Roteiro no Sudeste Asiático: Nossa Viagem pela Região

por Flávio Mendes

Podemos afirmar que a Ásia está nos planos da maior parte dos mochileiros que querem  uma viagem completa no sudeste asiático. Praias paradisíacas, comida boa e tudo mais barato, são apenas algumas coisas que você vai ver em nosso roteiro no sudeste asiático.

Queremos deixar as dicas e principais informações do roteiro que fizemos passando pela Tailândia e Laos, numa viagem com cidades, ilhas e cenários surpreendentes. Dessa forma, você poderá seguir o roteiro e fazer a sua viagem para conhecer esses países com tranquilidade.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Sudeste asiático e vida na Ásia

Depois de passar um tempo no Brasil e agoniado de não ter feito nenhuma viagem internacional, resolvemos sair para uma longa jornada. Morar fora novamente já estava nos planos desde que voltamos do intercâmbio na Irlanda.

Contudo, desta vez queríamos ter uma vida na Ásia e a nova casa foi a Tailândia. Sim, o paraíso, que todos sonham em visitar, nós também sonhamos só que a intenção era de ficar mais tempo, fazer trabalho voluntário e viajar pelos países ao redor.

Meu roteiro no sudeste asiático

Antes de começar a morar na Tailândia fizemos um pequeno mochilão de pouco mais de um mês pela Tailândia e Laos. Dessa vez, fizemos toda a viagem por terra, sem pegar nenhum voo interno, já que foi um mochilão bem economico.

Roteiro de viagem na Tailândia

Khaosan Road em Bangkok
Khaosan Road em Bangkok

Nosso ponto de partida foi a cidade de Bangkok, capital da Tailândia. Caótica e ao mesmo tempo exótica, nós gostamos tanto que viajamos diversas vezes e incluímos ela mais uma vez neste roteiro pelo sudeste asiático.

Em Bangkok, há muitos templos misturados a trânsito intenso, sky bars, ruas lotadas e mercados de todos os tipos. Para visitar, coloque nos seus planos Khaosan Road, mercados flutuantes e as comidas de ruas, por exemplo, mas não esqueça que há tantas atrações que dá para ficar muitos dias pela cidade.

Saindo de lá você pode subir de trem em direção a Ayutthaya, a antiga capital do Reino de Sião como fizemos, mas há várias opções de transporte para chegar na cidade. Passe o dia pela cidade conhecendo os templos de bicicleta e vá para os mercados flutuantes.

Durante a noite ou talvez no outro dia pela manhã siga para Sukhothai, onde é possível ficar mais dois dias. Sukhothai respira história e é uma das cidades mais importantes da Tailândia, por isso é bom ter alguns dias na região para aproveitar bem. 

Seguindo a viagem e saindo de Sukhothai, subimos de ônibus para Chiang Mai, para ficar mais quatro dias. Em Chiang Mai há muitas atrações e atividades, e nós escolhemos fazer um curso de culinária tailandesa, conhecer seus diversos templos, parques, mercados noturnos, por exemplo.

De Chiang Mai partimos para uma longa jornada de mais de 18 horas até a cidade de Luang Prabang, no Laos. A primeira parte do trajeto foi em uma minivan, passando pela cidade de Chiang Rai e visitando o templo branco. Continuamos viagem até a fronteira, onde atravessamos de barco, carimbamos nosso passaporte e pegamos um ônibus com destino a Luang Prabang.

Roteiro de viagem no Laos

A cidade de Luang Prabang é um retiro espiritual, pois respira paz e é lar de diversos monges. É lá que fica uma das cachoeiras mais bonitas da Ásia, a Kuang Si Falls, que vale a pena visitar. Ficamos pela cidade por quatro dias e seguimos viagem de van descendo para o sul do Laos, até a cidade de Vang Vieng.

Vang Vieng é uma cidade um pouco mais turística, que atrai jovens do mundo todo para a prática do river tubing. Descer de boia pelo rio com diversos bares no caminho é apenas uma das atividades da cidade.

Saindo de Vang Vieng e descendo mais ao sul do Laos, em mais umas cinco horas de viagem, chegamos em sua capital, Vientiane. Ficamos mais dois dias pela capital do Laos e seguimos mais ao sul, dessa vez voltando para Tailândia, mas ainda fizemos uma parada em Udon Thani.

De volta à Tailândia

O que fazer em Krabi
Krabi na Tailândia

Udon Thani é uma das grandes cidades da Tailândia, mas nossa estadia por lá foi bem curta. Em resumo, passamos apenas o dia e durante a noite pegamos um ônibus em uma grande jornada de doze horas de volta para Bangkok. 

Nós ficamos em Bangkok por mais dois dias, pois como falamos anteriormente, a cidade tem muita coisa para conhecer, principalmente se você quiser explorar as partes que não são tão turísticas. Partindo da capital tailandesa, pegamos um ônibus até o sul do país. 

Foram três dias entre Ao Nang Beach e Railay Beach, as duas principais praias de Krabi. A partir delas, conhecemos as ilhas vizinhas como Hong Island, Poda Island, Chicken Island, por exemplo. Isso porque há diversos passeios de barco que você pode fazer para conhecer as ilhas e praias da região.

Saindo de Krabi pegamos um barco em direção a Phi Phi Island para ficar quatro dias. No entanto, essa visita se tornou longa e nós decidimos morar em Phi Phi por um tempo, mas se você for visitar conheça as praias e ilhas ao redor como Bamboo Island e Mosquito Island, por exemplo, mas não deixe de visitar a Maya Bay, onde foi filmado o filme “A Praia”. 

Depois de ficar um tempo em Phi Phi Island, nós decidimos fazer trabalho voluntário usando a plataforma Workaway. Portanto ficamos mais tempo na Tailândia e depois seguimos para a Malásia onde ficamos num voluntariado por 3 meses.

Se você não quiser ter esse tipo de experiência, poderá seguir com o nosso roteiro no sudeste asiático da mesma forma. Isso porque saindo de Phi Phi, nós fomos para Khanom Beach, que não é nada turística, mas é encantadora. Depois seguimos para Koh Samui e Koh Phangan, duas ilhas perfeitas e com muitas atividades.

Roteiro de Viagem para Malásia

Day Use no Resort World Langkawi
Day Use no Resort World Langkawi

Saindo de Koh Phangan, fomos para o aeroporto mais próximo para chegar em Kuala Lumpur, a capital da Malásia. Se prepare pois a cultura é totalmente diferente e estar num país islamico pode ser um choque.

Em Kuala Lumpur, nós tivemos muitas experiências, fomos a vários mercados de rua, conhecemos a Batu Caves e até assistimos à Fórmula 1. São tantas atrações que você pode ficar na cidade por 3 ou 4 dias tranquilo para fazer o básico e aproveitar para fazer bate e volta para cidades vizinhas.

Depois disso, nossa próxima parada foi em Penang, uma ilha que fica próxima ao continente e é recheada de street arts. Ficamos 3 dias em Penang, tempo suficiente para andar pelas ruas de Georgetown, conhecer algumas praias e tudo que a ilha tem a oferecer. 

Seguindo o roteiro, subimos em direção à Langkawi, uma ilha que fica na divisa com a Tailândia, onde ficamos 5 dias explorando as ilhas que compõem o arquipélago. De Langkawi é possível atravessar de barco para Koh Lipe, na Tailândia. 

Mais uma viagem à Tailândia

Shark bay em Koh Tao na Tailândia
Shark bay em Koh Tao

Nós amamos tanto a cultura e o país que decidimos voltar e se esse for o seu caso, você pode também seguir viagem para Koh Lipe, uma pequena ilha que fica há 1 hora e meia de Langkawi e passar mais 3 ou 4 dias nesse paraíso. No entanto, se você quiser terminar a viagem, Langkawi tem um aeroporto com voos para as capitais vizinhas como Bangkok e Kuala Lumpur para voltar ao Brasil.

Mas como falamos, nós ficamos em Koh Lipe e aproveitamos para fazer os passeios de barco para algumas ilhas vizinhas. Saindo de Koh Lipe pegamos um barco para o continente e o trajeto seguiu até Koh Lanta, outra ilha, só que bem grande.

A viagem não seguiu muito bem, pois fui parar no hospital. Acabamos perdendo o curso de mergulho que tínhamos programado e deixamos de fazer alguns passeios de barco para as ilhas vizinhas de Koh Lanta.

Apesar disso, aproveitamos para relaxar em Koh Lanta e partimos para o outro lado da Tailândia, dessa vez para as ilhas do golfo. Fomos para Koh Tao, uma pequena ilha que é um dos melhores pontos de mergulho do país e aproveitamos a The Experience Festival, como a melhor opção para passar réveillon. Por fim, passamos por Koh Phangan para o “after” do festival e encerramos o roteiro do sudeste asiático.

Seguro Viagem para Ásia

Não esqueça de um item mais que essencial, o seguro viagem para Ásia, pois é algo indispensável para uma viagem pela região. Ainda mais quando falamos em países com calor forte e comidas exóticas onde tudo pode acontecer.

Portanto, estar protegido com um seguro significa viajar em paz e sem preocupações. E se você ainda não sabe qual seguro contratar de acordo com seu destino, veja nosso artigo aqui no blog com todas as dicas e detalhes.

Clique abaixo e faça uma cotação com a Seguros Promo e conheça os preços e as melhores seguradoras do país.

FAZER COTAÇÃO

Guia de Viagem da Tailândia

Guia-da-Tailandia-Viaje-Leve

Você já conhece o nosso Guia da Tailândia? É um livro em formato ebook (PDF) com 194 páginas que conta tudo sobre a Tailândia, país em que moramos. Foram 2 anos de trabalho para juntar todas as informações possíveis para que você planeje sua viagem do início ao fim.

Com este guia você poderá descobrir lugares fantásticos em toda a Tailândia. Além disso, te damos de presente diversos roteiros prontos pelas cidades e ilhas mais turísticas, bem como roteiros inéditos por cidades fora da rota.

Passeios na Ásia

Agora que você já sabe mais uma das nossas histórias e sobre a vida na Ásia, que tal se programar e conhecer os países da região também? Abaixo deixamos dicas e informações sobre os melhores passeios por toda Tailândia, mas ao acessar o Get Your Guide, você encontrará ingressos e passeios pelo mundo todo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x