As Batu Caves são um conjunto de cavernas e um dos principais pontos turísticos de Kuala Lumpur, na Malásia. Dentro dessas cavernas existem templos hindus que são visitados diariamente por turistas do mundo inteiro. Estive visitando a atração em 2015 e em 2016 e vou mostrar o que é e como fazer a visita.
Sendo assim, neste post você vai conhecer um pouco sobre a história das Batu Caves, como é a estrutura do local, o que você vai conhecer por lá e muito mais! Além disso, deixo dicas de como chegar até a atração e mais detalhes para fazer o passeio com tranquilidade e segurança.
O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Neste post você vai ver:
- História das Batu Caves
- Como são as Batu Caves
- Ramayana Cave
- Temple Cave
- Dark Cave e Cave Villa
- Quanto custa a visita nas Batu Caves
- Vídeo na Malásia
- Seguro viagem para Malásia
- Passeios na Malásia
História das Batu Caves em Kuala Lumpur
As Batu Caves ficam dentro de uma rocha de 2km de extensão por mais de 300 metros de altura. É a partir daí que surge o nome do local, pois Batu significa Rocha e Caves, traduzido do inglês, quer dizer caverna. Acredita-se que o local tenha cerca de 400 milhões de anos e os templos, há mais de um século.
O templo foi fundado em 1892, mas só em 1920 é que uma escadaria de madeira foi construída para que em 1940 fosse substituída por uma escadaria de concreto com mais de 270 degraus. Quando visitamos em 2016, a escadaria ainda não tinha todas as cores que possui hoje em dia, o que fez o local ficar ainda mais famoso.
Durante o festival Thaipusam, o principal festival que ocorre nas Batu Caves, cerca de 1 milhão de hindus e mais de 10 mil turistas visitam as cavernas. Uma procissão se estende desde o Templo Sri Maha Mariamman por 12km até as Batu Caves, com duração de 8 horas.
Os hindus sobem as escadarias do templo principal jogando leite para o Deus Murugan, que está representado numa estátua gigante bem de frente a entrada da caverna principal. Ao chegar nos templos dentro das cavernas, mais rituais são feitos e a celebração do festival continua.
Conhecendo as Batu Caves
Quando falamos das Batu Caves, estamos falando de um complexo de cavernas e templos reunidos num só lugar. A região conta com pequenas lojas de presentes, restaurantes com comidas típicas da Malásia e barraquinhas com água de coco e refrescos. Veja a seguir o que você vai encontrar por lá.
Ramayana Cave
Na chegada é possível ver a estátua do Deus Hanuman, o deus macaco que toma conta da entrada da primeira das 3 cavernas, a Ramayana Cave. No entanto, para visitar essa primeira caverna, você precisa pagar uma pequena taxa para entrar, mas vale a pena porque o local é bem interessante.
Logo depois do guichê de entrada você encontra uma estátua do Deus Vishnu e uma carruagem com uma cascata de fundo. Dentro da caverna existe uma exposição de estátuas contando todas as fases da vida do Deus Rama que é o sétimo avatar do Deus Vishnu.
Temple Cave ou Cathedral Cave
Seguindo para a caverna principal, chamada de Temple Cave ou Cathedral Cave, você vai ver uma estátua do Deus Murugan medindo 42 metros de altura. A subida é bem cansativa então leve água, boné e prepare-se para enfrentar os 272 degraus. Na segunda vez que estive lá, o templo estava em reforma e para ajudar “ganhamos” baldes de terra para carregar até o topo.
Tome cuidado com os macacos que frequentam a escadaria e parte do templo, pois eles costumam pegar as coisas das pessoas. Segure firmemente sua bolsa ou mochila, sacolas, chapéu, óculos e tudo que eles possam tentar roubar, pois eles puxam das mãos das pessoas com facilidade.
A caverna é imensa com uma parte de fundo aberta. Sendo assim, você vai encontrar uma pequena loja onde vende algumas lembrancinhas e presentes. Há também algumas estátuas espalhadas e um mais templo na lateral esquerda para você conhecer, apreciar e tirar fotos.
Dark Cave e Cave Villa
Ao descer você poderá visitar a Dark Cave, que fica ao lado direito da escadaria. Estima-se que existam mais de 200 mil morcegos e 250 espécies de invertebrados nesta caverna, portanto, se você tem medo ou algum tipo de fobia, fique atento a este fato. Nós preferimos não entrar lá, mas você pode fazer a visita que é guiada e tem duração de 45 minutos a 1 hora.
Ao lado da Temple Cave fica a Cave Villa, que é uma outra caverna onde é possível ver alguns animais como pavões e peixes. Antes de entrar nela, você cruzará uma ponte por um lago e passará por um aviário. Só vimos pelo lado de fora, pois preferimos não entrar nessa caverna também.
Quanto custa visitar as Batu Caves
Para entrar na caverna principal você não paga nada, mas para entrar nas outras cavernas é necessário pagar uma taxa. A Ramayana Cave, aquela que tem a estátua do deus macaco na entrada, custa RM10. Já para entrar na Dark Cave, a caverna que fica quase no final da escadaria para a caverna principal, o bilhete custava RM35 com tour guiado em 2016, mas o local está temporariamente fechado (setembro de 2023). E a Cave Villa custa RM15.
Veja a seguir algumas opções de passeios para ir nas Batu Caves com mais conforto:
- Passeio privado para Batu Caves: Com esse passeio privativo, você terá motorista e guia exclusivos para visitar as cavernas sagradas com conforto, tranquilidade e segurança.
- Excursão de meio dia às Cavernas Batu: Neste passeio você terá serviço de transfer e guia para visitar as Batu Caves e Batik Factory.
- Excursão às cavernas Batu e observação de vaga-lumes: Aqui você fará três atividades numa viagem de bate e volta no mesmo dia, indo as cavernas, no Parque Natural Kuala Selangor, no Parque Kampung Belimbing Fireflies e ainda terá jantar incluído.
- Passeio cultural ao templo das Batu Caves: Nada como conhecer a Little India, o bairro Brickfields e as Batu Caves no mesmo dia, ainda mais com o conforto de ter um motorista e guia o tempo todo.
- Genting Highlands e Batu Caves: Conheça a região montanhosa de Genting Highlands e depois visite as cavernas hindus da Malásia.
- Petronas Twin Towers e Batu Caves: Neste passeio privativo você poderá visitar duas das principais atrações de Kuala Lumpur com todo conforto possível.
Como chegar nas Batu Caves
As Batu Caves ficam a cerca de 12km do centro de Kuala Lumpur e a aproximadamente 30 minutos de trem. O trem te deixa praticamente na porta, ou seja, é super fácil de chegar com transporte público se essa for sua escolha. Veja essa e mais opções a seguir:
Trem: O KTM Komuter linha 1 Batu Caves – Pulau Sebang de cor azul escuro, aquele trem que viaja do centro para os locais mais afastados de Kuala Lumpur te deixa na porta. Pegue a linha do KTM Komuter e desça na estação Batu Caves, a última. Se tiver dúvidas sobre como utilizar os trens de Kuala Lumpur, leia o post sobre todos os transportes da cidade aqui no blog.
Ônibus: Também é possível pegar o monotrilho até a estação Titiwangsa e de lá um ônibus para Batu Caves.
Táxi e aplicativos: Não recomendo ir de táxi por ser bem mais caro e porque a maioria dos motoristas não querem ligar o taxímetro. Se puder, utilize os carros por aplicativo como Uber e Grab, por exemplo, pois são muito baratos em Kuala Lumpur.
Carro: Existe sempre a possibilidade de alugar um carro para viajar, por isso, indicamos que acesse a RentCars aqui no blog. O site é de confiança e mostra os melhores valores de seguradoras de todo o mundo.
Quer saber mais sobre a Malásia? Assista nosso vídeo!
Durante o tempo que passamos na Malásia gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a região e seus costumes. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!
Seguro Viagem para Malásia
Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas.
Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Ásia e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.
Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.
Passeios na Malásia
Agora que você conhece a Batu Caves, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem pela Malásia. Para te ajudar com essa programação, abaixo você verá diversas sugestões de passeios em Kuala Lumpur, assim como por toda Malásia e seus pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!