Mercado Flutuante de Bangkok: Os Melhores da Cidade

por Flávio Mendes

Conhecer um mercado flutuante em Bangkok é um dos programas que todo turista viaja disposto a fazer. Portanto, listamos os principais e qual mercado flutuante nós aconselhamos você a conhecer. 

Se sua intenção é conhecer um lugar que remete a história do país, experimentar muita comida gostosa e se divertir, acompanhe esse post até o final. Isso porque aqui você vai encontrar todas as dicas para fazer um passeio perfeito.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abaixo está a lista com os assuntos abordados neste artigo, ou seja, você pode clicar e ir direto ao tema que deseja. 

História do mercado flutuante na Tailândia

A história vem lá do passado, da época em que a Tailândia ainda se chamava reino de Sião e sua capital era Ayutthaya. Boa parte da região que fica ao redor do rio Chao Phraya, o rio que corta Bangkok, era uma planície inundada formada por uma densa floresta.

Na época, os barcos eram usados como meio de transporte, já que era muito mais fácil se locomover pelos rios e canais, do que abrir caminho pela floresta. Além disso, os barcos eram utilizados no comércio regional, trazendo e levando produtos para que fossem vendidos em mercados locais.

Com a mudança da capital da Tailândia para Bangkok, a região teve que ser drenada, criando uma série de canais. Esses canais cortam a cidade e são utilizados até hoje como rota de barcos. 

Embora tenha acontecido essa mudança, os mercados flutuantes permaneceram, mesmo que alguns tenham perdido suas características originais. Além disso, muitos acabaram virando mercados flutuantes voltados ao turismo.

O que é um mercado flutuante e o que vou encontrar nele?

Damnoen Saduak floating market
Comerciante no mercado Damnoen Saduak

Os mercados flutuantes sempre foram usados para o transporte e venda de produtos, principalmente da rica agricultura tailandesa. Boa parte dos barcos ficam carregados de frutas e vegetais, mas muitos deles vendem comidas que são preparadas em cozinhas adaptadas dentro do próprio barco.

Talvez seja isso o que nos deixe de boca aberta, algo que não estamos acostumados e que reflete a cara da Tailândia. Ao redor desses canais fica o restante do mercado, com barracas que vendem de tudo, como artesanato e roupas, por exemplo.

Os tailandeses costumam frequentar os mercados flutuantes para comprar vegetais e frutas. No entanto, eles também vão para comer e curtir, e como um programa relaxante no final de semana.

Afinal, qual mercado flutuante de Bangkok devo visitar? 

Vendedores-mercado-flutuante-khlong-lat-mayom

Os mercados flutuantes devem fazer parte das suas atividades para fazer em Bangkok. Sem falar que eles fazem parte da cultura tailandesa há muitos anos e visitar um deles é programa obrigatório de quem visita o país.

Dessa forma, listamos os 4 principais mercados flutuantes de Bangkok e falaremos um pouco sobre cada um deles. Além disso, damos informações de como chegar e passeios que valem a pena fazer.

Damnoem Saduak (ตลาดน้ำดำเนินสะดวก)

Mercado flutuante em Bangkok Damnoen Saduak
Mercado flutuante Damnoen Saduak

Entre 1866 e 1888 o canal Damnoen Saduak foi construído para conectar os dois principais rios da região. O canal tinha mais de 30 km de comprimento e a partir dele, foram construídos canais menores que serviam como rota de barcos que logo deram origem a alguns mercados flutuantes.

Contudo, houve o surgimento das estradas na década de 60 e muitos canais deixaram de funcionar, dando fim a maioria dos mercados flutuantes dessa região. Em 1981 já existia um mercado flutuante que era voltado para os turistas, chamado Lad Plee, mas outro canal foi construído a partir dele, dando origem ao mercado flutuante Damnoen Saduak.

O Damnoen Saduak é o mercado mais conhecido e também o mais turístico de Bangkok. É para lá que vão a maioria dos passeios de mercados flutuantes que saem de Bangkok. Muitos passeios aproveitam para visitar outros mercados interessantes, como o mercado do trem.

Normalmente as excursões não incluem o passeio de barco, ou seja, você vai pagar apenas pelos transportes até o mercado. Chegando lá, você paga 200 baht para fazer o passeio de barco pelos canais, onde moradores locais vendem suas mercadorias no rio.

No mercado Damnoen Saduak também tem restaurantes na beira do rio que vale a pena conhecer. Isso porque durante o passeio de barco há um certo trânsito pelos canais e fica difícil de comer bem.

Nós visitamos ele na primeira vez que viajamos pela Tailândia, mas depois de conhecer outros mercados, pudemos comparar e ver quais são os mais legais da cidade. Se mesmo assim sua intenção for conhecê-lo, você pode contratar seu passeio com nosso parceiro Get Your Guide, porque é mais fácil de chegar e barato.

  • Distância de Bangkok: 95 km
  • Endereço: Damnoen Saduak, Damnoen Saduak District, Ratchaburi
  • Horários: Aberto diariamente das 07 às 17h

Amphawa (ตลาดน้ำอัมพวา)

Mulheres vendendo comida no mercado flutuante
Mulheres vendendo comida no mercado flutuante

Apesar de ser bem turístico, o mercado Amphawa é mais recomendável para quem deseja conhecer um mercado flutuante na Tailândia mais tradicional. Isso porque ele ainda guarda algumas características antigas que fazem o local ser especial.

Este mercado é cortado por um canal bem largo onde os vendedores ficam vendendo de tudo. Além disso, é possível fazer um passeio de barco pelo mercado todo para ir vendo as barraquinhas e comprando o que desejar.

Ele costuma lotar muito durante a tarde, então a dica é visitá-lo pela manhã. Dessa forma, você poderá ver todas as barracas com tranquilidade e quem sabe experimentar algumas comidas tailandesas diferentes.

Vale lembrar que ele fica distante do centro de Bangkok e por isso recomendamos conhecê-lo fazendo um passeio. Outra opção é alugar um carro para chegar lá e aproveitar outras regiões de Bangkok.

  • Distância de Bangkok: 90 km
  • Endereço: Amphawa, Amphawa District, Samut Songkhram
  • Horários: Aberto na sexta, sábado e domingo das 11h às 21h30

Khlong Lat Mayom (ตลาดน้ำคลองลัดมะยม)

Mercado flutuante Bangkok Khlong Lat Mayom
Mercado flutuante Khlong Lat Mayom

Fundado em 2004 por um agricultor local para ajudar no desenvolvimento das plantações da região, o Khlong Lat Mayom é um mercado relativamente novo. Apesar disso, esse foi o mercado que mais representou a cultura tailandesa.

Para nós, esse foi considerado o melhor mercado flutuante de Bangkok, pois havia poucos turistas e muitos moradores locais. Isso fez a gente sentir mais a cultura local, porque podemos ver como é a cidade sem turistas.

Uma ponte corta o mercado ao meio e provavelmente será onde você vai desembarcar quando chegar por lá. Do lado esquerdo há barraquinhas vendendo roupas e alguns pequenos restaurantes.

Já o lado direito é reservado apenas a restaurantes e tem até umas mesinhas que ficam na borda do rio. Portanto, aproveite para experimentar alguns pratos, como o omelete de marisco, tomar uma cerveja e apreciar o movimento e como os tailandeses vivem. 

Além disso, você tem a opção de passear de barco pelos canais pagando 100 baht. Com os barquinhos, você vai poder comprar coisas direto das pessoas que também ficam nos barcos, ou seja, é diferente da parte na terra. 

Para chegar, você pode fazer o passeio pelo Khlong Lat Mayom, pois é mais rápido e confortável. Também dá para ir de táxi, bem como de metrô (MRT) pela linha azul e descendo na estação Lak Song e de lá pegar o ônibus 146.

  • Distância de Bangkok: 15km
  • Endereço: Bang Ramat Rd, Bang Ramat, Taling Chan
  • Horários: Aberto aos sábados e domingos das 07h às 17h

Taling Chan (ตลาดน้ำตลิ่งชัน)

Vendedora no mercado flutuante em Bangkok
Vendedora no mercado flutuante em Bangkok

Taling Chan é um distrito da província de Bangkok numa região que sempre foi famosa pela agricultura e plantação de legumes e vegetais. Até hoje a região é conhecida como a cozinha de Bangkok, abrigando tanto o mercado flutuante de Taling Chan quanto o Khlong Lat Mayom.

O mercado flutuante Taling Chan talvez tenha sido o menor que visitamos, mesmo ele tendo uma longa entrada com diversas barraquinhas. Além disso, a parte que fica ao redor do rio é pequena, mas muito aconchegante. 

Quem quiser passear pelo mercado flutuante de barco, é possível fazer isso pelo preço mais barato de todos, 70 baht. Portanto, aproveite e não deixe a oportunidade de conhecer um mercado flutuante com o barco da forma mais tradicional. 

Na parte interna, tem um canal menor onde são vendidos alguns pratos de comida tailandesa. Experimente a papaya salad que fica no barco mais bonito do mercado, pois foi uma das melhores que já comemos em Bangkok. 

Se você gosta de peixe e frutos do mar, recomendamos parar em um dos restaurantes que ficam na borda do canal maior. Os peixes são feitos na grelha, assim como mariscos e caranguejos, tudo bem fresco e feito na hora. 

Nós conhecemos o Taling Chan no mesmo dia do Khlong Lat Mayom e achamos que valeu bem a pena. Ainda mais quando falamos em termos de transporte, já que eles ficam próximos um do outro e é o mercado flutuante mais perto de Bangkok.

Para chegar, basta pegar o metrô (MRT) na linha azul e descer na estação Bang Khun Non. A partir de lá, você terá que pegar o ônibus 79 ou um táxi. Outra opção é contratar o passeio de barco customizado que vai para lá.

  • Distância de Bangkok: 10 km
  • Endereço: Khlong Chak Phra, Taling Chan
  • Horários: Aberto aos sábados e domingos das 09h às 17h

Bônus: Bang Nam Pheung – Bang Krachao (ตลาดน้ำบางน้ำผึ้ง)

Mercado-flutuante-bang-krachao

Foi o mercado flutuante de Bangkok que achamos mais roots e quase zero turistas. Não é tão bonito como os outros e não vimos muitos barquinhos vendendo coisas, mas ele se estende por boa parte do canal que corta o parque Bang Krachao ao meio.

Tem muita comida diferente, o pessoal é bem simpático e adora turistas, já que essa é uma região fora da rota turística de Bangkok. O passeio pelo mercado flutuante pode ser combinado com o do parque num dia de bike pela região.

Para chegar, nós pegamos o metrô (MRT) da linha azul e descemos na estação Khlong Toei. Aproveitamos para conhecer o mercado Khlong Toei e fomos andando até o Khlong Toei Pier, e atravessar de barco. Também dá para pegar o ônibus 47 ou táxi.

  • Distância de Bangkok: 10km
  • Endereço: Bang Nam Phueng, Phra Pradaeng District, Samut Prakan
  • Horários: Aberto aos sábados e domingos das 07h às 16h

Guia de Viagem para Tailândia

Guia-da-Tailandia-Viaje-Leve

Você já conhece o nosso Guia da Tailândia!? É um livro em formato ebook (PDF) com 194 páginas que conta tudo sobre a Tailândia, país em que moramos. Foram 2 anos de trabalho para juntar todas as informações possíveis para que você planeje sua viagem do início ao fim.

Ele foi feito para quem não sabe nada sobre o país ou para quem já sabe, mas quer conhecer outros lugares diferentes. Tudo que você precisa saber sobre a Tailândia está nesse guia.

Viaje protegido para a Ásia

Para viajar para a Ásia é importante estar protegido contra qualquer imprevisto. Ainda mais quando sabemos que a região é responsável por muitos casos de infecção alimentar e insolação. Saiba mais sobre o seguro viagem para Tailândia e viaje sem medo.

Para viajar protegido recomendamos a contratação de um seguro viagem de qualidade. Indicamos a Seguros Promo, uma empresa que compara os melhores seguros do mercado e te dá o melhor custo-benefício.

Utilizando nosso código VIAJELEVE15 você ganha 15% de desconto e pagando no boleto bancário ainda ganha mais 5% de desconto.

FAZER COTAÇÃO

Onde ficar em Bangkok

Bangkok é uma cidade imensa, mas facilitamos sua vida mostrando as melhores partes para se hospedar pela cidade. Por isso, listamos abaixo as principais regiões e algumas opções de hotéis.

Bangrak: Essa região pega a região de Silom, centro empresarial da cidade e vai até a borda do rio Chao Phraya. É uma região com muita comida de rua boa, comércios e mercados locais. As dicas vão para o Narai Hotel e o Novotel Bangkok Silom.

Wathanna: Essa região pega boa parte do BTS e da região de Sukhumvit, a parte moderna de Bangkok. Tem muitos restaurantes e bares de todos os tipos, por isso indicamos se hospedar no K home Asok ou no The Connex Asoke.

Phra Nakhon: É a região antiga de Bangkok, onde ficam os principais templos como o Wat Pho e Grand Palace. É nela que também ficam as famosas ruas Khaosan Road e Rambuttri, por isso as dicas vão para o Rambuttri Village e para o Ibis Styles Bangkok Khaosan.

Pathum Wan: Essa região vai desde o complexo de shoppings de Siam até o Lumpini Park. Portanto, nesta região indicamos o Anantara Siam Bangkok para você se hospedar com qualidade.

Passeios em Bangkok

Agora que você já conhece os principais e melhores mercados flutuantes de Bangkok, já pode fazer as reservas da sua viagem. Por isso, durante todo esse artigo deixamos os links dos, mas você também pode ver algumas dicas abaixo. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x