O que fazer Koh Tao: O melhor lugar para mergulhar na Tailândia

por Flávio Mendes

Com praias paradisíacas, um mar cristalino e muita vida marinha, Koh Tao se tornou um paraíso para os mergulhadores do mundo inteiro. Contudo, a ilha oferece muitas atrações e a lista com o que fazer vai muito além, fazendo a experiência e viagem à ilha completa.

Koh Tao é a menor das 3 principais ilhas mais visitadas do golfo da Tailândia, junto com Koh Samui e Koh Phangan. Muitas vezes ela acaba não entrando na rota de quem visita as outras 2 ilhas porque é mais afastada do continente e não é tão festeira quanto as vizinhas.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Durante este artigo, nós abordaremos diversos temas, por isso deixamos abaixo uma lista com os assuntos para você clicar e ser encaminhado ao que desejar.

Um pouco da história de Koh Tao

Koh Tao, na Tailândia, servia apenas como ponto de pesca até a década de 40. Contudo, durante os anos de 1943 e 1944, a ilha serviu como prisão política, que depois foi transferida para Koh Tarutao. 

Foi então que em 1947, dois irmãos pegaram um barco para Koh Tao, partindo de Koh Phangan e resolveram ficar por lá. Eles construíram uma cabana com os restos da prisão, trazendo suas famílias para morar junto com eles 6 anos depois. 

Foi em meados de 1977 que os primeiros viajantes começaram a chegar em Koh Tao em busca de suas águas cristalinas, perfeitas para mergulho. Foi assim que a ilha começou a se desenvolver, mais pessoas foram morar na ilha e a área começou a ganhar estrutura turística.

Como chegar em Koh Tao

Depois de parar em um hospital na Tailândia e conhecer Koh Lanta, fomos para Koh Tao e apesar de ser a ilha mais distante do continente, quando comparamos com as vizinhas Koh Phangan e Koh Samui, é possível chegar nela com tranquilidade. Isso porque a ilha oferece uma boa estrutura com píer onde barcos chegam e partem diariamente.

Avião: Para chegar em Koh Tao a partir de uma viagem de avião, você terá que desembarcar no aeroporto de Koh Samui ou de alguma cidade mais próxima. Em seguida, será necessário pegar o ferry para chegar na ilha.

Ônibus: Em toda Tailândia as viagens de ônibus estão disponíveis, mas o melhor de tudo é que você poderá comprar o bilhete do ônibus e do ferry juntos. Comprando a passagem “casada” com a 12Go, você terá orientação de onde e como chegar à ilha.

Carro: Outra forma muito boa de viajar pelo país é de carro, portanto reserve seu carro com a RentCars com antecedência para retirar em Koh Samui ou Bangkok por exemplo. Mas fique atento, pois não são todos os ferry para Koh Tao que tem espaço para carro.

Barco: Bem, como mencionamos anteriormente, os ferries partem e chegam com frequência ao terminal de balsas de Koh Tao. As rotas são a partir de Chumphon e de Surat Thani (Donsak) com pausa em Koh Phangan.

Excursão: Nós recomendamos que passe alguns dias na ilha para aproveitar ao máximo, mas se seu tempo de viagem pelo país for curto, vá com um grupo. A Get Your Guide oferece um passeio saindo de Koh Samui, onde você poderá passar o dia inteiro pela ilha.

Veja todas as rotas, horários e preços no site da empresa 12Go, que é nossa parceira e é especialista em transporte no continente asiático.

Como se locomover em Koh Tao

A melhor forma de se locomover em Koh Tao é de moto ou carro, mas no caso da moto você terá que alugar na ilha mesmo. A ilha é bem pequena e sua parte principal, indo do pier até o final da Sairee Beach, é plana. No entanto, você deve tomar cuidado, pois tem muita areia no asfalto, ocasionando alguns acidentes.

Outra opção de transporte para se locomover pela ilha é pegar um táxi coletivo, mas as tarifas normalmente são altas. Além disso, você pode andar por toda a orla de Sairee a pé, porque tem uma espécie de ciclovia, só que para pedestres, bicicletas e motos.

Onde ficar em Koh Tao

Sairee Beach em Koh Tao
Sairee Beach

A praia mais concorrida é a Sairee Beach, que fica na região central da ilha, na parte oeste. Nesta área você vai encontrar uma boa estrutura de restaurantes, bares e hotéis para todos os gostos. No entanto, há outras boas praias para ficar em Koh Tao, muitas opções de hostel a resorts e vilas de luxo.

The Dearly Hostel: Este hostel é super recomendado para os mochileiros que querem economizar mas ficar num lugar bacana. Apesar dos quartos compartilhados, o hostel oferece espaços modernos e de alta qualidade.

In Touch Resort: Esta opção de hotel com duas estrelas é boa para quem quer economizar, mas ainda assim ter um espaço privado e confortável. Além disso, está localizado na praia principal de Koh Tao, a Sairee.

Sai Ree Hut: Já este hotel tem 3 estrelas, sendo uma hospedagem com um toque de sofisticação. Sua nota e comentários são muito bons no Booking.com, o que dá uma segurança a mais na hora de reservar.

Ban’s Diving Resort: Como o nome já fala, este hotel tem um centro de mergulho entre as tantas opções de serviço que oferecem. Você vai ficar na praia de Sairee com muito conforto neste hotel 4 estrelas.

Jamahkiri Resort & Spa: Quem busca uma hospedagem com 5 estrelas, pode contar com este hotel. Ele fica numa área totalmente privativa, com uma bela vista do mar da Tailândia e praia particular.

Veja todas as opções de hospedagem em Koh Tao e faça sua reserva!

O que fazer em Koh Tao, Tailândia

Mesmo a ilha sendo bem pequena, não faltam coisas para entrar na sua lista do fazer em Koh Tao. Como falamos anteriormente, mergulhar é uma das principais atrações da ilha, mas há uma bela seleção de praias e mirantes.

Sair desbravando algumas das praias de Koh Tao é um programa bem legal para fazer. Nós, por exemplo, fizemos um roteiro indo para o sul da ilha, parando de praia em praia e aproveitando tudo com calma.

Opções não faltam na ilha, você pode fazer escalada, trilha, alugar um caiaque, fazer um passeio para pescar, aulas de yoga, muay thai e até aulas de culinária tailandesa.

Mergulho em Koh Tao

Koh Tao é o lugar ideal para quem quer ver algumas das praias mais bonitas da Tailândia e explorar a vida marinha. Você pode escolher entre fazer um mergulho livre por algumas horas ou pode fazer um curso completo. 

Para quem não tem experiência, contratar o mergulho de um dia é a melhor opção, pois você terá instruções básicas antes de ir para o mar. O seu dia vai começar com aulas fora da água, onde um professor te ensinará diversas técnicas e informações.

Além disso, existe a opção de curso de 4 dias para tirar a certificação internacional de mergulho. Com este tipo de curso, você estará apto para fazer mergulhos autônomos em águas abertas em Koh Tao ou qualquer outro lugar do mundo.

Os valores tanto para fazer os cursos quanto para mergulhar são muito abaixo dos praticados nas outras ilhas da Tailândia e até mesmo da Ásia. Mesmo eu tendo a certificação, acabei não mergulhando desta vez, pois dias antes tive problemas intestinais e fui parar no hospital na Tailândia. 

Praia Taa Toh

Taa Toh Beach em Koh Tao
Taa Toh Beach

São 2 praias juntas onde é preciso pagar uma taxa de acesso para entrar. A primeira delas fica seguindo o caminho para o lado direito, que é a Taa Toh Beach. Esta é uma praia bem pequena, com um resort e um caminho que liga pra outra praia. 

Para chegar na segunda praia, você terá que achar o acesso por uma passarela que vai por cima das pedras. Achar o acesso é bem fácil e você não terá dificuldades de encontrar esta passarela nas pedras, pois a praia é pequena e não tem tanta estrutura.

Praia Freedom

Freedom beach em Koh Tao na Tailândia
Freedom beach

A passarela que falamos anteriormente, é o acesso para chegar na Freedom Beach. No caminho entre essas duas praias é possível fazer snorkeling e ver alguns peixes e corais que ficam nas pedras dessa passarela.

O legal dessa praia é que algumas árvores nasceram dentro da água em toda sua extensão, fazendo dela uma praia exótica e espetacular ao mesmo tempo. Nela você também vai encontrar um barzinho bem no final, sendo uma praia ótima pra relaxar, com bastante sombra. 

Thian Og Bay (Shark Bay)

Shark bay em Koh Tao na Tailândia
Shark bay

A Baía Thian Og é muito conhecida como Shark Bay, pois é possível ver tubarões nessa praia e até nadar alguns metros mar adentro para ver tubarões maiores. A praia é muito tranquila, privada e sem muita estrutura, mas tem areias claras e bem limpas onde dá para ver até tartarugas verdes.

Existe uma taxa para entrar nesta praia e o acesso pode ser feito de barco ou caiaque. Além disso, existe um caminho alternativo dentro de um resort, ou seja, você precisa descer uma escadaria entre os bangalôs do resort para chegar até o mar.

Chalok Baan Kao Bay

Esta é a terceira maior praia de Koh Tao, na Tailândia, com uma boa estrutura em toda a vila. Nela, você terá um ambiente com águas calmas e diversos resorts pé na areia ao mesmo tempo que tem mercado, lojas e diversos restaurantes na vila.

A praia é muito boa para relaxar na areia e tomar banhos, mas não é a melhor para snorkeling. Se quiser mergulhar e ver tartarugas, peixes e tubarões, a melhor área é a praia anterior que fica bem próxima do Chalok Baan Kao Bay e dá para ir andando.

Sairee Beach

Sairee Beach em Koh Tao
Sairee Beach

Já falamos bastante sobre esta praia nesse artigo e já deu para perceber que ela é a principal praia da ilha, com seus quase 2km de extensão. Em Sairee você terá uma ótima estrutura com espreguiçadeiras e espaço para esportes, sendo boa para famílias também.

Por lá, você terá diversas opções de bares e restaurantes que oferecem comida boa o dia inteiro. À noite acontecem shows de pirofagia, outras apresentações com fogo com muita música boa.

A partir dela, você pode conhecer as praias mais isoladas, que ficam no leste da ilha fazendo um passeio de barco. Estes passeios normalmente passam o dia todo dando a volta em Koh Tao e incluem almoço.

Koh Nang Yuan

Koh Nang Yuan, Tailândia
Koh Nang Yuan

É uma ilha bem pequena que fica colada a Koh Tao e é um dos cartões postais da Tailândia. Na verdade, são 3 ilhas conectadas por 2 bancos de areia, que dão um efeito de paraíso quando olhamos de cima, de seu mirante.

Para chegar em Koh Nang Yuan você precisa pegar um barco na praia de Sairee, por exemplo, ou chegar com um passeio. Ao desembarcar na ilha será necessário pagar uma taxa de preservação ambiental para entrar. 

Na ilha existe um restaurante no banco de areia central que aluga cadeiras para quem quer passar o dia todo por lá. Contudo, vá preparado, pois é tudo mais caro e o pessoal do restaurante chega a dizer que você não pode nem mesmo sentar na areia.

O mais concorrido mesmo é tirar uma foto lá de cima do mirante que dá uma visão completa da ilha. São 10 minutos de subida por uma escadaria, mas vale muito a pena subir.

Viewpoint (mirante)

Mirante John Swan em Koh Tao, Tailândia
Mirante John Swan

Koh Tao possui 4 mirantes, mas nós visitamos apenas um deles, chamado John-Swan, que fica junto com a Freedom Beach e a Taa Toh Beach. Ele é o principal mirante da ilha, pois dá para ver as baías de Chalok Baan Kao e Thian Og ao mesmo tempo.

Para chegar lá, você terá que ir até o Freedom Beach Resort para começar a trilha até o mirante John-Swan. Ela é bem íngreme e vai exigir um pouquinho de força, tanto que em algumas partes da trilha tem algumas cordas de apoio. O visual lá de cima vai compensar seu cansaço e a taxa de entrada.

Outro viewpoint em Koh Tao é o Mango que tem fácil acesso pela estrada principal de Aow Muang. Lá de cima você vai ter a vista da praia de Sairee e da Baía de Mae Haad onde fica o píer principal da ilha.

Além desses mirantes ainda tem o Diesha View que fica a 50 metros do bar de mesmo nome com a vista da Baía de Chalok Baan Kao, de Koh Phangan e Koh Samui. No meio da ilha ainda fica o mirante West Coast perto de Two View Rock.

Guia de viagem para Tailândia

Guia-da-Tailandia
Guia da Tailândia

Para saber mais sobre as praias de Koh Tao e os passeios em todo o país, tenha em mãos o Guia da Tailândia. Um ebook em PDF recheado de informações sobre a Tailândia, sua cultura e encantos. 

Com este guia você poderá descobrir lugares fantásticos em toda a Tailândia. Além disso, te damos de presente, diversos roteiros prontos pelas cidades e ilhas mais turísticas e roteiros inéditos por cidades fora da rota comum. Clique no botão abaixo e adquira já o seu!! 

BAIXAR AGORA

Passeios na região de Koh Tao

Agora que você já sabe o que fazer em Koh Tao, suas principais praias e atividades, é hora de reservar seus passeios e hotéis. Com os links que deixamos durante este artigo, você estará nos ajudando a manter o blog com a maior quantidade de informações gratuitas possíveis. Além disso, abaixo ainda tem várias dicas de passeios em todo o país.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Flávio Borges
Flávio Borges
6 anos atrás

Cara, paraíso é pouco pra esse lugar!
Parabéns pelo post, tá top

Abç!

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Flávio Borges

E aí Flavio, tudo bem?

Valeu pelo comentário, Koh Tao é mesmo um paraíso, uma das minhas ilhas favoritas da Tailândia

Abraço

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x