Viagem ao Qatar: dicas e informações importantes

por Andressa Silva
Barcos tradiiconais do Qatar

O Qatar é conhecido por sua cultura rica e diversa, cheio de influências islâmicas, árabes e beduínas. Por isso, antes de fazer uma viagem ao Qatar, é importante estar ciente das diferenças culturais e dos costumes locais. Isso porque existem algumas normas que devem ser seguidas por todos os visitantes. 

Neste guia você verá dicas e informações importantes sobre as regras sociais e comportamentais que os visitantes devem seguir para garantir uma experiência segura e agradável. Você poderá aproveitar sua viagem ao Qatar ao máximo e estará preparado para explorar a cultura, a culinária e os lugares fascinantes que o país tem a oferecer.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene às vezes não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguradoras e ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver:

O que saber antes de fazer sua viagem ao Qatar

Antes de preparar as malas para fazer sua Viagem ao Qatar, é importante que você saiba um pouco mais sobre o país. Algumas informações quanto a moeda, língua falada na região, clima e atrações serão abordadas. Além disso, também queremos falar sobre a religião e a cultura, que estão entrelaçadas e mostram um país completamente novo, para nós brasileiros.

Moeda e economia

A moeda do Qatar é o Rial Catariano, ou em inglês Qatar Riyal, com a sigla QAR. Ela é a única moeda usada no país e pode ser obtida com facilidade em caixas eletrônicos espalhados por toda Doha, se você tiver um cartão multimoedas como o da Wise, por exemplo.

Caso você queria levar papel moeda para chegar com algum dinheiro no país, recomendamos que troque seus reais por dólares americanos para trocar por rial nas casas de câmbio do país, onde US$1 dá em torno de QAR 3,65.

Sendo assim, com o dinheiro local, você conseguirá pagar todos os tipos de serviços no país, como hotéis, lojas e restaurantes nos arredores de Doha. Os cartões da Conta Wise, por terem bandeira Visa ou Mastercard, também serão aceitos em dezenas de estabelecimentos. Caso deseje usar o seu cartão de crédito do Brasil, lembre-se de desbloqueá-lo.

Por fim, vale comentar que se você fizer uma viagem de luxo ao Qatar e levar valores iguais ou superiores a QAR 50.000, você deve declarar na chegada. Isso faz parte dos regulamentos alfandegários do país e inclui jóias, metais e pedras preciosas, por exemplo.

Língua falada no Qatar

Bandeira do Qatar
Bandeira do Qatar | Foto: Rowen Smith via Unsplash

O Qatar tem uma mistura de nacionalidades que chega a cerca de 100 povos diferentes, por isso se tornou um caldeirão cultural enorme, com diversas línguas. Apesar disso, a língua oficial é o árabe, mas é fácil se comunicar em inglês em praticamente todos os lugares públicos, assim como na hora de fazer algumas atividades e passeios com guia. Quando falamos de áreas turísticas, você irá encontrar pessoas que falam inglês com facilidade.

Religião e Cultura

A religião e a cultura se misturam e são a cara do país. Então, é importante que antes de fazer uma viagem ao Qatar, você saiba que o país é muçulmano e o Islã é parte da vida cotidiana. As orações acontecem cinco vezes por dia e você vai ouvir as cinco chamadas diárias à oração a partir dos megafones localizados nos minaretes das mesquitas.

Essas chamadas para as orações acontecem ao amanhecer junto com o nascer do sol (Fajr), por volta do meio-dia (Dhuhr), de tarde (Asr), logo depois do pôr do sol (Maghrib) e a noite, aproximadamente duas horas após o pôr do sol (Isha). Não há horário fixo, pois pode variar de acordo com o sol e você deve respeitar este momento.

Outro fator importante da religião muçulmana no Qatar é o mês do Ramadã. Durante esse período os visitantes são convidados a fazer jejum também, ou pelo menos não comer, beber e fumar em locais públicos durante o dia. Por isso os hotéis em Doha só servem refeições em locais fora da vista do público.

Por fim, vale comentar que as sextas-feiras normalmente são diferentes e por isso os estabelecimentos comerciais podem ficar fechados durante as orações no período da manhã entre 10h às 12h, fechar o dia todo ou abrir só no período da tarde.

Feriados e períodos festivos

Katara Cultural Village
Katara Cultural Village | Foto: Visit Qatar via Unsplash

Quando falamos em períodos festivos e grandes datas comemorativas, é importante ficar atento antes de programar sua viagem ao Qatar. Isso porque o país fica fechado por três dias durante o Eid al Fitr e o Eid al Adha que acontecem ao final do mês de Ramadã, tradição religiosa que faz parte do Qatar.

Além disso, no país também há outras datas importantes que são feriados como o Dia Nacional do Catar, em 18 de dezembro e o Dia do Esporte que acontece na segunda terça-feira de fevereiro de cada ano. 

Clima no Qatar

Para preparar suas malas antes de embarcar para sua viagem ao Qatar, fique atento às temperaturas, pois o país tem clima desértico, ou seja, o sol está presente o ano todo. Sendo assim, podemos dizer que as temperaturas são altas e com o verão bem quente, que fica na média de 36°C podendo chegar a 40°C. Já no inverno, o clima é mais ameno, variando na casa dos 17°C. 

Atrações, Museus e Ano da cultura

O Qatar é um país com atrações turísticas diversas que são interessantes para todos os tipos de visitantes. Alguns dos pontos turísticos mais visitados são o Museu Nacional do Qatar, o Museu de Arte Islâmica e o Souq Waqif, que é um mercado tradicional com especiarias, roupas e artesanato, por exemplo.

Você pode conhecer mais sobre essas atrações em nosso artigo sobre o que fazer em Doha. Nele você também verá dicas de viagens que incluem transporte, hospedagem e restaurantes. Outro artigo que indicamos a leitura é sobre os pontos turísticos de Doha para você conhecer os passeios pela região.

Acessibilidade no Qatar

Os visitantes com deficiência que vão ao Qatar podem contar com um aplicativo para celulares chamado Accessible Qatar que dispõe de muitas informações sobre acessibilidade e instalações pelas cidades de todo o país. Essas informações são sobre os locais públicos e turísticos, oferecendo uma nova experiência para o público com deficiência. Além disso, há atendimento em caso de emergências para surdos, que falaremos mais a frente.

Viagem em conexão/escala no Qatar e vistos

Quem planeja uma viagem ao Qatar não precisa se preocupar com a burocracia de fazer um visto antes da partida. Isso porque o visto do Qatar é apenas “uma carimbada” em seu passaporte, dado após a conferência de documentação. O mesmo acontece para as pessoas que desejam fazer uma conexão ou escala, já que é possível entrar no Qatar e visitar as cidades por no mínimo 5 horas e no máximo 96 horas pela Qatar Airways.

Leia nosso artigo sobre o visto do Qatar e veja todas as possibilidades que passageiros de todo o mundo têm para entrar no país. 

Condutas numa Viagem ao Qatar

Homem no deserto do Qatar
Homem no deserto do Qatar | Foto: Darshan Gajara via Unsplash

Fazer uma viagem ao Qatar exige uma boa preparação, não só porque você estará indo a um novo país, mas porque esse país é cheio de regras sociais e comportamentais que todos devem seguir. A cultura do Qatar é bem diferente da nossa e por lá, a vestimenta deve ser adequada, assim como o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros é controlado.

Afeto, saudações e vestimenta

As questões de afetos, saudações e vestimentas são pontos importantes e você deve ficar atento antes de fazer sua viagem ao Qatar. Isso porque no Qatar, assim como em todos os países do Oriente Médio, a desaprovação ao demonstrar afeto ou intimidade de qualquer tipo em público, é enorme. Tanto é que mulheres e homens desconhecidos não apertam as mãos e não se tocam, como um gesto de respeito.

O governo do Qatar diz que “as atitudes em relação ao vestuário no Catar são relaxadas”, mas ao mesmo tempo indicam que os shorts, bermudas e saias curtas devem ser evitados, assim como regatas, decotes e blusas sem alças, pois espera-se que ombros e joelhos estejam cobertos.

Dessa forma, o vestuário é outro tema que você deve ter atenção, já que tanto homens quanto mulheres devem respeitar a cultura e religião local. Portanto, ao preparar as malas, coloque roupas leves, que cubram o corpo e tenha um lenço sempre em mãos, para cobrir os ombros e a cabeça em momentos que se façam necessários.

Bebida e cigarro

O cigarro é outro tema polêmico entre os visitantes brasileiros que fazem uma viagem ao Qatar, já que é proibido fumar em todos os espaços públicos. Não importa se é um museu, loja ou restaurante, o ato de fumar pode gerar multas entre QAR 1.000 e 3.000.

A bebida alcoólica só é liberada para consumo em certos locais, ou seja, hotéis e restaurantes que têm autorização do órgão responsável, pode servir todos os tipos de cerveja e destilado. Essa proibição faz com que os valores sejam altos, mesmo se você quiser comprar uma garrafa para beber no seu quarto de hotel.

Falando nisso, apenas moradores locais com posse de uma autorização podem comprar bebidas alcoólicas para consumir em casa. E você como visitante, não pode entrar no país com bebidas, tampouco presentear alguém com uma lata ou garrafa de bebida alcoólica. Isso pode gerar multa e até cadeia.

Compras, barganha e gorjeta

Especiarias no Qata
Especiarias no Qatar | Foto: Stella Tzertzeveli via Unsplash

Fazer compras é uma das primeiras coisas que nós pensamos ao ver a beleza dos artesanatos nos mercados tradicionais em Doha, mas na hora de escolher os presentes que irá levar pra casa, não deixe de barganhar. Os vendedores locais já esperam essa atitude dos visitantes e estão preparados para dar descontos.

As taxas de serviços normalmente estão incluídas nos estabelecimentos como em restaurantes, por exemplo. No entanto, as gorjetas são muito apreciadas e muito comum de se ver por lá, por isso tenha dinheiro em mão para dar gorjetas equivalentes de 10% a 15% do valor da sua conta, ou dê um valor que mostre sua satisfação pelo serviço prestado. 

Informações de segurança para sua viagem ao Qatar

Agora que você já sabe um pouco sobre fatores importantes no país e está a par de algumas regras sociais, é hora de ficar por dentro das informações de segurança no país. Afinal, você estará fazendo uma viagem ao Qatar, um país desconhecido onde tudo é diferente e novo para você. Então, fique de olho nas dicas a seguir!

Seguro viagem para o Qatar

Antes de falar sobre qualquer tipo de perigo no Qatar, quero falar sobre o seguro viagem, que é um item indispensável para qualquer pessoa. Isso porque um seguro viagem vai além da questão de saúde, e como você já deve saber, o seguro te dará todo suporte para emergências e atendimentos hospitalares. O seguro viagem do Qatar, te dará cobertura desde o embarque no Brasil até o retorno para casa, pois pode incluir proteção de bagagem, desvio e até atraso de voo.

Leia nosso artigo exclusivo sobre seguro viagem para o Qatar, e veja mais detalhes e informações. Se quiser fazer um orçamento sem compromisso, clique no botão e veja preços e opções. Não deixe de fazer o seu!

Acesse o buscador de seguros clicando no botão abaixo e use o cupom VIAJELEVE15 para ter 15% de desconto. Com ele, você poderá conhecer as melhores seguradoras do país, vai ter os melhores preços e vantagens.

Segurança numa viagem ao Qatar

O Qatar é um país altamente seguro e já foi classificado como uns dos mais seguros do mundo de acordo com o Numbeo Crime Index de 2020. Isso faz com que você se sinta tranquilo ao visitar o país ao saber que estará livre de furtos, roubos e qualquer outro tipo de insegurança ou falta de proteção.

Apesar disso, aconselhamos que fique atento aos seus objetos de valor para não deixar solto em qualquer lugar. Além disso, sempre tenha atenção nas pessoas ao seu redor para não cair em pegadinhas e golpes contra turistas, que acontecem em qualquer lugar do mundo, por mais seguro que seja.

Números de emergência

Cidade de Doha p o que fazer em Doha
Cidade de Doha no Qatar | Foto: Kazuo Ota via Unsplash

Aqui estão alguns números importantes para você ter em mãos durante sua viagem ao Qatar. 

  • Polícia, Bombeiros, Ambulância: 999
  • Polícia de Trânsito e Patrulha: 4890666
  • Emergência com serviços especializados para surdos: 992 – usando a câmera do computador ou celular.

Caso haja alguma emergência, você poderá ligar para algum desses número ou ir até um dos hospitais e centros de saúde do Hamad General Hospital para atendimento. Outra opção é ligar para o seu seguro viagem do Qatar para ser encaminhado ao hospital mais próximo. 

Embaixadas e Consulados

Ter em mãos os dados da embaixada brasileira é uma ótima opção, para eventuais necessidades, afinal, nunca sabemos quando precisaremos usar esse tipo de serviço. Caso você tenha outra nacionalidade, pode ficar tranquilo, em Doha há mais de 100 embaixadas estrangeiras e um consulado.

Abaixo estão os dados da embaixada do Brasil no Qatar:

  • Endereço: North of Saha Street 95, Area 66, West Bay – Doha
  • Telefone: (+974) 4483-8812, (+974) 4483-8227
  • Fax: (+974) 4483-8087
  • E-mail: brasemb.doha@itamaraty.gov.br

Seguro Viagem para o Qatar

Claro que não poderíamos deixar de te lembrar da importância de curtir a sua viagem sem preocupação com imprevistos. Além disso, o seguro viagem Qatar é uma exigência do país. Portanto, não deixe de incluir no seu planejamento a contratação de um bom seguro viagem para o Qatar.

Acesse o buscador de seguros clicando no botão verde abaixo e use o cupom VIAJELEVE15 para ter 15% de desconto. Dessa forma, você poderá conhecer as melhores seguradoras do país, vai ter os melhores preços e vantagens.

Passeios no Qatar

Viajar já é bom e fica ainda melhor quando podemos compartilhar com nossos amigos do blog as mesmas facilidades que a gente tem na hora de planejar as nossas aventuras. Portanto, queremos deixar algumas dicas de passeios em Doha e por outras regiões do Qatar para te ajudar ainda mais com o planejamento e roteiro da sua viagem!

Foto da capa: Micha Brandli via Unsplash

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x