O que fazer em Koh Lipe, na Tailândia

por Flávio Mendes

Apesar de pequena, você vai encontrar várias atividades e muito o que fazer em Koh Lipe. Tem aqueles que procuram a ilha apenas para descansar e curtir o sol. Ficar nas areias claras com aquele mar de fundo já é mais do que suficiente.

Koh Lipe ou Lipe é uma ilha bem pequena em formato de bumerangue que fica no extremo leste da Tailândia, já na divisa com a Malásia. A ilha não costumava entrar no roteiro dos brasileiros que visitavam a Tailândia, mas desde a primeira vez que estive lá em 2015, as coisas mudaram um pouco.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Veja nossa lista de assuntos abordados neste artigo e clique no tema que deseja ser encaminhado.

Como chegar em Koh Lipe

Walking Street em Koh Lipe
Walking Street

O único jeito de chegar em Koh Lipe é de barco, já que estamos falando de uma ilha. Os barcos partem de Koh Lanta, Koh Phi Phi, do pier de Pak Bara e até da Malásia. No entanto, você pode comprar os transportes combinados que envolvem van ou ônibus mais o barco que partem de Krabi e Hat Yai, por exemplo. 

Lembrando que durante a baixa temporada (maio a outubro), não existem barcos partindo de algumas ilhas. Portanto, será necessário ir por terra até o Pak Bara Pier em Satun e pegar barco. 

Koh Lipe não possui pier e os barcos param em um flutuante no meio do mar. De lá ainda é necessário pegar um long tail boat que vai te deixar na praia principal. Portanto tenha atenção a quantidade de malas e roupa que você vai chegar, pois o desembarque é na beira mar e na areia.

Se você pretende ir da Malásia para lá, existem barcos que fazem o trajeto Lipe – Langkawi diariamente. A imigração de Lipe é na areia da praia, algo que ainda não tínhamos visto em nenhum lugar. É neste mesmo local que você vai pagar a taxa de preservação da ilha, independente de onde estiver vindo.

Para ir embora de Lipe você precisará comprar o ticket de um barco em alguma das lojas da Walking Street, pegar o taxi boat até a balsa flutuante e de lá pegar seu barco para Pak Bara, para alguma ilha vizinha ou até mesmo para a Ilha de Langkawi, na Malásia. Algumas empresas de lancha param na areia da praia, o que facilita bastante.

Veja todas as rotas, valores e horários no site 12Go, uma empresa especializada em transportes.

Onde ficar em Koh Lipe

Achar onde ficar em Koh Lipe será fácil, já que a ilha oferece hospedagem para todos os tipos de viajantes. A praia mais calma e simples é a Pattaya Beach, onde fiquei hospedado da primeira vez que fui sozinho para Tailândia. 

A escolha foi o Family Song Bungalow, com bangalôs de palha bem simples, mas arrumados que ficavam quase de frente para o mar. Da segunda vez em Koh Lipe, optamos pelo Lipe Beach Resort que tem 3 estrelas. Seus bangalôs são de madeira, estão de frente ao mar e localizados na Sunrise Beach.

Contudo, separamos uma lista de hotéis que vão fazer sua viagem ótima pela ilha:

The Chic Lipe: Este hostel é um dos melhores da ilha, pois sua estrutura e decoração são fantásticos. Quem busca fazer uma viagem econômica, esta é a opção perfeita.

Salisa Resort: Este hotel é de baixo custo, mas tem 3 estrelas e fica de frente ao mar. Seus quartos são completos para uma estadia com conforto.

Bayview Sunset: Outra opção com boa relação custo benefício, pois seus bangalôs apesar de simples, estão espalhados à beira mar e no gramado de uma pequena praia de Sunset Beach

Idyllic Concept: Uma opção com mais luxo e sofisticação entre as nossas indicações, sendo perfeito para quem quer dias com mais conforto e um lugar com requinte. 

Akira Lipe Resort: Suas 4 estrelas dizem tudo e revelam um espaço de muito bom gosto. Alguns de seus quartos têm acesso exclusivo para a piscina e uma bela vista do mar.

Veja todas as opções de hospedagem em Koh Lipe e faça sua reserva já!

Onde comer e beber em Koh Lipe

Bar em Koh Lipe a beira mar
Bar em Koh Lipe

A Walking Street certamente é o ponto que reserva a maior quantidade de bares e restaurantes da ilha. Porém, nos últimos anos as ruas que ficam próximas à Sunrise Beach começaram a se desenvolver mais e abriram novas opções.

A Sunrise Beach é outro local onde você vai encontrar os barzinhos pé na areia mais legais e bem decorados. Tem até uma opção com casa na árvore que é muito legal para tomar uma bebida e relaxar na sombra.

Quem quiser experimentar frutos do mar feitos na grelha, a recomendação é o BungRoon. Um lugar com mais opções de comida tailandesa é o Nee papaya Thaifood & BBQ com comida de qualidade e preços justos.

Quem gosta de lanches como hambúrgueres e pizza, o Elephant Koh Lipe e o The Box são as opções. Falando de bares, adoramos o Sea La Vie Bar que tem uma casa na árvore localizada na Sunrise Beach.

O que fazer em Koh Lipe, Tailândia

Koh Lipe é ideal para quem quer descansar e se sentir em uma ilha deserta igual aquelas de filmes. É daqueles lugares para quem quer ficar sem fazer nada. Mesmo assim, existe bastante coisa para fazer em Koh Lipe.

Além disso, em Koh Lipe tudo pode ser feito a pé, mas vale comentar que existem ruas de terra e outras de concreto. Na rua principal, chamada Walking Street, se concentram a maioria dos bares e restaurantes, sendo o centrinho da ilha.

Pattaya Beach

Koh Lipe possui 3 praias: Pattaya, Sunset Beach e Sunrise Beach, todas de areias bem claras, águas muito transparentes e vida marinha abundante. Por lá também não existem carros, apenas algumas motos que fazem o trajeto entre praias.

Esta é a praia de chegada na ilha onde os barcos param. Possui poucas opções de hospedagem e poucos restaurantes. Apesar disso, tem as areias e mar limpo para mergulhar e passar o dia relaxando.

Sunset Beach

Pôr do sol: O que fazer em Koh Lipe
Pôr do sol em Koh Lipe

É a menor das praias, um pouco mais isolada e está do lado onde o sol se põe. Possui poucos hotéis e quase nenhum comércio, pois a costa é toda dividida em pequenas praias. Vá para o pontal onde tem um belo areal entre ela e a Sunrise para ver o sol se despedir.

O mar é limpo, mas durante nossas caminhadas achamos bastante lixo na areia. Acreditamos que eram das pessoas que iam para ver o pôr do sol e acabavam deixando por lá. Contudo, se você explorar bem esta costa, vai encontrar diversas praias pequenas, mas todas sem muita estrutura.

Sunrise Beach

Sunrise Beach em Koh Lipe
Sunrise Beach

Esta é a maior das praias de Koh Lipe e a mais bonita com uma bela faixa de areia e o mar cristalino. É neste lado que o sol nasce e vale a pena acordar cedo para ver o espetáculo na natureza, nem que seja da sua cama, caso fique num hotel à beira mar.

Você vai encontrar também uma ótima oferta de hotéis com seus restaurantes e bares abertos a não hóspedes. Além disso, há outros bares e restaurantes para você fazer refeições, beber um coquetel ou passar o dia nas espreguiçadeiras.

Ainda existem pequenas praias ao redor de Koh Lipe que são acessadas apenas de barco ou caiaque. Isso quer dizer que para chegar nelas, você terá que pegar um taxi-boat ou conhecer através dos passeios.

Passeios de barco em Koh Lipe

Barcos tradicionais da Tailândia em Koh Adang, Tailândia
Barcos tradicionais em Koh Adang

São 3 programas básicos para conhecer as outras ilhas que compõem o arquipélago que Koh Lipe pertence. Contudo, 2 deles só funcionam durante a alta temporada (novembro a maio) e durante a baixa temporada (junho a outubro) você só terá uma opção.

Programa 1: O passeio de barco passa em vários pontos de mergulho diferentes incluindo Jabang, Koh Hing Nam e Koh Hin Son, por exemplo. O passeio tem duração de 6h, incluindo o almoço numa das praias, máscara/snorkel, colete salva-vidas, água e frutas.

Programa 2: Esse passeio visita as ilhas mais distantes de Koh Lipe. Dentre elas estão Koh Hin Son, Koh Rokloy e Koh Dong, por exemplo. O passeio tem duração de 6h30min e estão inclusos o almoço, máscara/snorkel e colete salva-vidas.

Programa 3: Esse passeio passa pelas ilhas que ficam na parte de trás de Koh Lipe e Koh Adang. As paradas acontecem em locais como Koh Phai, Ao Ling e Koh Dong, por exemplo. A duração é também de 6h e estão inclusos máscara/snorkel, colete salva-vidas, água, frutas e a refeição no meio do dia.

Quem não tiver tempo de ficar em Koh Lipe, pode fazer o passeio de barco saindo de Koh Lanta com duração de mais de 7 horas. Por fim, vale comentar que você pode fazer o passeio privado, só para o seu grupo de amigos e familiares se desejar mais conforto e privacidade.

Plankton e Sunset Trip

Mergulho durante o passeio de barco em Koh Lipe
Mergulho em Koh Lipe

Se você procura algo de diferente para fazer em Koh Lipe, essa será a escolha ideal. Esse passeio acontece no período da tarde e da noite. Ele passa por Jabang, Hin Ngnam e Koh Yang para snorkel e durante o pôr do sol ele para em Koh Adang para um churrasco caprichado. 

O passeio é finalizado em alto mar, próximo à Koh Lipe, durante a noite. Por alguns minutos podemos nadar com os fitoplânctons que fazem a água acender quando nos mexemos. Todos os detalhes desse tour estão num artigo exclusivo que escrevemos aqui no blog.

Camping em Koh Rawi

Este é um passeio que visita uma ilha mais afastada chamada Koh Rawi, onde é possível acampar por uma noite. O passeio começa pela tarde, onde o barco vai até Koh Rawi e você já pode apreciar o mar. 

Em seguida, você fará um trekking até uma cachoeira, depois pode fazer snorkeling em algumas praias e terá um churrasco durante a noite. Você terá a oportunidade de mergulhar com os fitoplânctons e na hora de dormir é você quem escolhe: dormir na praia sob a luz das estrelas ou em uma rede.

Outras atividades para fazer em Koh Lipe

O que fazer em Koh Lipe, Tailândia
Centro de Koh Lipe

Entre os passeios e praias, você pode fazer mergulho em um dos mares mais bonitos do mundo. Além disso, dá pra alugar um caiaque e dar uma volta na ilha facilmente ou até mesmo cruzar até Koh Adang, a ilha vizinha.

Não esqueça de separar um tempo para caminhar pelas praias e explorar as ruelas da ilha. São várias vias escondidas que vão para diferentes pontos das praias e do centrinho com suas casas simples e coloridas.

Guia de Viagem da Tailândia

Guia-da-Tailandia
Guia da Tailândia

Você já conhece o nosso Guia da Tailândia? É um livro em formato ebook (PDF) com 194 páginas que conta tudo sobre a Tailândia, país em que moramos. Foram 2 anos de trabalho para juntar todas as informações possíveis para que você planeje sua viagem do início ao fim.

Com este guia você poderá descobrir lugares fantásticos em toda a Tailândia. Além disso, te damos de presente diversos roteiros prontos pelas cidades e ilhas mais turísticas e roteiros inéditos por cidades fora da rota.

BAIXAR AGORA

Passeios na Tailândia

Com todas as informações sobre o que fazer em Koh Lipe, que tal fazer as suas reservas?! Para te ajudar ainda mais, deixamos abaixo dicas de passeios em todo o país, assim você pode viajar com tudo programado e sem preocupações.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
55 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
PAULO CESAR COVRE MARTINS
PAULO CESAR COVRE MARTINS
4 anos atrás

Ola Flávio, show de bola o site e as informações, parabéns.

Estarei indo de Langkawi para Koh-Lipe e depois para Phi-Phi em fevereiro.

Você acha que é melhor comprar os tickets dos barcos entre as ilhas com antecedência pela internet, ou é de boa comprar no dia na própria ilha?

Gustavo Rezende
Gustavo Rezende
6 anos atrás

Oi Flávio, parabéns pelo site, excelente e está ajudando muito. Queria te pedir ajuda com o roteiro. Somos um grupo de 5 amigos, estaremos na Tailândia do dia 28/10 a 13/11. 28/10 – Chegada em Bangkok às 7:00 da manhã 29/10 – Bangkok 30/10 – ida para Railay 31/10 – no fim do dia ida para Phi Phi 01 a 05/11 – Phi Phi 06/11 – ida p/ Koh Lipe 07/11 – Koh Lipe Nesse ponto decidiremos lá em Koh Lipe a continuação da viagem e a compra da passagem de avião para Bangkok. Algumas opções que poderemos tomar a… Read more »

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Gustavo Rezende

E ai Gustavo, tudo bem? Que bom que tem gostado do blog, fico feliz. O roteiro está muito corrido e vc está cortando muita coisa boa Fique pelo menos 4 dias em Bangkok (ver o link abaixo). Não chegue e vá direto pra Railay, pois é muito cansativo. Em railay tente ficar pelo menos 2 a 3 dias inteiros para poder fazer os passeios. (ver o link abaixo) Chegar em Koh Lipe come um dia seu, mesma coisa para ir embora. Uma alternativa para sair de lá e ir pra Bangkok é atravessando de barco para Langkawi, uma ilha na… Read more »

Gustavo Rezende
Gustavo Rezende
6 anos atrás
Responder para  Flavio Mendes

Oi Flávio, Muito obrigado pela grande ajuda, que bom que você teve um tempo para me responder. Fiz algumas alterações sugeridas, poderia dar uma olhada nesse novo roteiro? 28/10 – Chegada em Bangkok às 7:00 da manhã 29/10 – Bangkok 30/10 – Bangkok 31/10 – ida para Railay 01/11 – Railay 02/11 – Railay pela manhã e no final do dia ida para Phi Phi 03/11 – Phi Phi 04/11 – Phi Phi 05/11 – Phi Phi 06/11 – Phi Phi 07/11 – Phi Phi 8/11 – ida p/ Koh Lipe 9/11 – Koh Lipe 10/11 – Koh Lipe 11/11… Read more »

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Gustavo Rezende

Acho que deu uma melhorada legal o roteiro, só fique de olho nessa volta de Koh Lipe pra Bangkok. Talvez vc perca mais do que um dia se locomovendo se o trajeto for feito por terra ou tenha que pernoitar em Krabi pra de lá pegar um voo no dia seguinte. Isso porque se não me engano existem apenas 2 barcos por dia ligando Koh Lipe pro continente e eles saem de manha e depois do almoço. Os voos sei que saem durante o dia, mas talvez vc não chegue a tempo de pega-lo no mesmo dia. Pra Railay, disse… Read more »

Gustavo Rezende
Gustavo Rezende
6 anos atrás
Responder para  Flavio Mendes

Muito obrigado Flávio, ajudou demais. Abraços.

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Gustavo Rezende

De nada, boa viagem 🙂

Luan Ferraz Chaves
Luan Ferraz Chaves
6 anos atrás

Olá Flávio,
Estamos planejando o seguinte roteiro
Bangkok – 3 dias
Chiang Mai – 3 dias
Railay Beach 3 dias
Phi Phi – 3 dias
Koh Lipe – 3 dias
Langwaki – 3 dias
Bangkok – 1 dia
Te parece um bom roteiro? Dá pra voltar direto de Langwaki para Bangkok?
Obrigado!
Muito bom o blog!

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Luan Ferraz Chaves

E ai Luan, tudo bem

O roteiro parece bem distribuído e viável., principalmente se for fazer alguns trechos de avião.
De Langkawi existem voos com conexão em Kuala Lumpur pra Bangkok
Se ainda não contratou um seguro viagem, dá uma conferida aqui pelo blog. Além de nos ajudar vc ainda pagar o melhor preço garantido.

Abraços

1 3 4 5

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

55
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x