O que fazer em Koh Samui na Tailândia

por Flávio Mendes

Uma das maiores ilhas da Tailândia, achar o que fazer em Koh Samui será fácil, já que a ilha é recheada de atrações e tem praias lindas. Com todo esse tamanho, recomendamos que fique pelo menos 5 dias na ilha para conhecer os principais pontos e tudo que ela tem a oferecer.

Estivemos na ilha e ficamos 8 dias, mas mesmo tendo ficado todo esse tempo, ainda não conseguimos conhecer tudo que queríamos. Isso aconteceu porque ficamos vários dias relaxando na praia e aproveitando o sol e o mar da Tailândia.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo sobre o que fazer em Koh Samui, também abordaremos temas relacionados à viagem para a ilha. Portanto, se desejar ir direto a algum assunto, clique nos links abaixo.

Como chegar em Koh Samui

Para chegar em Koh Samui, você terá muitas formas, pois apesar de estarmos falando de uma ilha, ela é bem grande e tem até aeroporto. Dessa forma, deixamos abaixo as diversas maneiras de chegar até Koh Samui. 

Avião: Quem quiser chegar de avião, pode pegar um voo para Koh Samui sem problemas, pois o aeroporto recebe voos de várias cidades da Tailândia. Além disso, o aeroporto também recebe alguns voos internacionais.

Ônibus: Há várias rotas de ônibus pela Tailândia que conectam a Koh Samui. Isso só é possível porque você comprará o bilhete do ônibus junto com o ferry que chega na ilha. Acesse o site 12Go e veja as melhores rotas e preços para fazer a sua reserva.

Carro: Koh Samui é uma ilha grande e carro é mais do que essencial. Você pode alugar um carro e retirar na própria ilha, bem como pode retirar em Bangkok e viajar até lá. No ferry, há bastante espaço para carros, motos e até caminhões. Faça a sua cotação com nosso parceiro RentCars e escolha onde vai retirar o seu carro alugado na Tailândia.

Barco: Para chegar na ilha de Samui, você poderá usar o ferry, principalmente se estiver de carro. No entanto, existe o speed boat que também vai para a ilha e é bem mais rápido, mas vale ficar atento em qual porto você vai chegar.

Para fazer a reserva dos seus bilhetes de avião, ônibus e barco para chegar em Koh Samui, faça uma cotação no 12Go, que é nosso parceiro aqui no blog. Neste site, você poderá ver as melhores combinações de transporte, horários e dias disponíveis.

Onde ficar em Koh Samui

Chaweng Resort em Koh Samui Tailândia
Chaweng Resort

As melhores e maiores praias para se hospedar são Chaweng e Lamai Beach. A primeira é a mais agitada na ilha, onde ficam diversos bares que fazem shows de pirofagia na areia e muitos restaurantes, pubs e até shoppings. Lamai Beach é grande, mas bem mais sossegada, por isso é muito procurada por casais.

Outra praia muito boa, mas muito menor, que fica do outro lado da ilha é a Bophut Beach, bem do lado da Fishermen’s Village. Há diversas outras opções que você pode conferir acessando o nosso post sobre onde ficar em Koh Samui, pois lá falamos sobre cada praia e damos dicas de hotéis.

Timeless Hostel: Este hostel é perfeito para os mochileiros que querem economizar ficando num quarto compartilhado, no entanto, o local também oferece quartos privados.

Chaweng Resort: Nós ficamos hospedados neste hotel 3 estrelas que é bem de frente a praia e gostamos bastante. O café da manhã está incluso e o resort possui piscinas e uma boa área de jardim com cadeiras de praia de frente ao mar.

OZO Chaweng Samui: Na mesma praia está este hotel que tem 4 estrelas e ótimas acomodações. Além disso, sua nota e avaliação no Booking.com são muito boas com muitos comentários de uma estadia confortável.

Punnpreeda Beach: Este pequeno resort também está de frente a praia, só que dessa vez estamos falando da Bangrak. Ele está bem localizado na Área de Bophut e traz excelentes acomodações.

Anantara Lawana: Este é um hotel 5 estrelas para quem busca uma estadia acima do padrão, pois estamos falando da rede Anantara. Entre as opções de bangalôs e suítes, você poderá ter uma piscina privada num espaço com muito luxo e sofisticação.

Veja todas as opções de hotéis em Koh Samui e faça sua reserva já!

O que fazer em Koh Samui, Tailândia

Koh Samui é bem grande e a melhor forma para conhecer a ilha é de scooter ou de carro. Você pode alugar uma moto em muitos lugares ou até mesmo em seu hotel, mas para alugar carro é melhor reservar com RentCars como falamos anteriormente.

Outra opção muito confortável para quem não estiver com carro alugado, é contratar um carro privado com motorista, reserve no Get Your Guide. Com ele, você terá uma pessoa para ir onde você quiser na ilha toda durante um dia.

Além disso, você pode se locomover utilizando os songthaews, aquelas camionetes em que os passageiros vão na caçamba. No entanto, elas custam a partir de 60 baht por trecho, sendo que alguns deles funcionam como um ônibus circular, fazendo algumas rotas pré estabelecidas. Os táxis estão presentes, mas eles não utilizam o taxímetro, o que encarece muito cada corrida.

A seguir, conheça as melhores atrações, praias e pontos turísticos de Koh Samui na Tailândia.

Praia Chaweng

Praia Chaweng em Koh Samui
Praia Chaweng

Essa é uma das principais praias de Koh Samui e também uma das mais agitadas, pois acontecem festas à noite e fica lotada de turistas de dia. Durante o dia você pode fazer banana boat, paraglider ou apenas ficar relaxando na praia. Por lá, você vai encontrar muitos bares e restaurantes na beira mar, o que significa ter uma boa estrutura.

Ela normalmente está cheia e ao contrário de outras praias da Tailândia, existem ambulantes vendendo comida e artesanato. Ao passar o dia por lá, talvez você lembre de algumas praias do Brasil, pois tem essa questão dos ambulantes que não é muito comum pelo país.

Praia Choeng Mon

Choeng Mon Beach na Tailândia
Choeng Mon Beach

Essa praia é dividida em várias baías, com o mar bem calmo, algumas pedras, corais e alguns resorts, ou seja, é uma ótima praia para passar pelo menos a metade do dia. Além disso, podemos dizer que por ter um mar tranquilo e não ficar com muita gente, é uma boa opção para famílias e crianças se divertirem.

Baía Thongson

A Thongson Bay é uma praia bem menor e quase deserta sendo um ambiente perfeito para quem procura momentos de paz e relaxamento. Ela, como muitas praias da Tailândia, é tomada por resorts que bloqueiam a passagem de pessoas. Contudo, você pode entrar na praia passando por dentro de alguns dos resorts, sem problemas.

Em Koh Samui você vai ver que muitas praias acabam sendo “isoladas” pelos resorts, mas você poderá entrar e passar para a areia na grande maioria dos casos. Outra praia praticamente deserta para conhecer é a Samrong Bay.

Praia Lamai

Praia Lamai em Koh Samui
Lamai Beach

Esta é mais uma praia que deve entrar na sua lista do que fazer em Koh Samui, pois é bem grande e calma, ótima para quem procura sossego. Dá para passar algumas horas ou até mesmo o dia inteiro por lá, mas ficamos apenas uma horas. 

Percebemos que apesar de calma, ela é uma das principais da ilha e tem uma boa estrutura. Você vai encontrar vários hotéis e resorts, bem como bares, restaurantes e esportes aquáticos para se divertir.

Praia Tongtakian

Praia Tongtakian, Tailândia
Tongtakian Beach

Avistamos a praia Tongtakian a partir do viewpoint do Restaurante Tarua Seafood, e mesmo não tendo ouvido falar sobre ela, resolvemos parar por lá e curtir um pouco. Passamos por dentro de uma pousada, pois parecia ser o único caminho para chegar à praia. 

A praia possui muitas pedras, alguns corais e árvores, onde dá para se esconder do sol forte da Tailândia. Resolvemos que era hora de comer e fomos num bar que faz parte de um dos resorts pé na areia dessa praia.

Mirante Lad Koh

Mirante Lad Koh
Mirante Lad Koh

Em direção ao sul da praia de Chaweng em Koh Samui há um mirante bem legal para tirar fotos chamado Lad Koh View Point. Nele, há uma plataforma onde você pode caminhar e gastar um tempo observando o mar bater nas pedras.

Ao lado desse observatório tem uma pequena praia com areia e algumas pedras grandes onde é possível tomar um banho de mar agradável. Para chegar a essa praia, entramos pela pousada chamada Coral Cove.

Pedra do Elefante

Elephant rock, a pedra do elefante em Koh Samui, Tailândia
Elephant Rock

A Elephant Rock é uma pedra em formato de elefante que chama muita atenção e por isso virou uma atração na ilha. Ela fica na estrada entre Chaweng e Lamai sendo facilmente acessível. Antes de chegar na pedra, você pode parar no Restaurante Tarua Seafood que possui outro viewpoint na parte lateral e dá para descer e mergulhar no mar, como fizemos.

Como é um paredão rochoso, a vida marinha é bem abundante nesta parte, mas não é comum ver pessoas nadando por lá. Ninguém estava fazendo snorkeling nem mergulhando, mas como gostamos de descobrir lugares novos, fomos nos aventurar.

Pedras Hin Ta & Hin Yai

Pedras Hin-Ta e Hin-Yai em Koh Samui
Pedras Hin-Ta e Hin-Yai

As palavras Hin Ta & Hin Yai significam vovô e vovó em tailandês, mas as pedras possuem uma lenda por trás que diz que elas têm o formato da genitália masculina e feminina. Apesar disso, o local atrai diversos turistas que vão tirar fotos e tentar entender melhor esta lenda. 

Esta região tem uma pequena praia e algumas formações rochosas onde é possível fazer snorkeling. Atravessamos nadando para umas pedras que ficavam mais pra dentro do mar e nos divertimos bastante.

Se você preferir conhecer esta região com um passeio, um grupo sai com Jipe desbravando a ilha e passando por várias atrações.

Templo Plai Laem eBig Buddha

Deusa Guanyin, KohSamui
Deusa Guanyin

É um templo onde você verá um Buda sorridente imenso e a deusa Guanyin, a deusa da misericórdia e compaixão, com seus 18 braços. Este templo chama a atenção e atrai muitos turistas todos os dias.

Não deixe de visitar também o Big Buddha Temple, um templo com uma estátua de Buda medindo 12 metros. Esse templo fica em uma pequena ilha que é conectada por um estreito e chama a atenção de longe.

Vila dos pescadores 

Fisherman Village em Koh Samui
Fisherman Village

A Fisherman’s Village é uma região que fica ao norte de Koh Samui e vale muito a pena visitar. Há uma rua estreita que é cheia de bares e restaurantes, e dá lugar a um Night Market todas as sextas do final do dia até a noite. 

Por lá, você também verá muitos resorts de ótima qualidade e uma praia bem calma chamada Bophut. Se quiser passar o dia nesta praia, pode ir tranquilo pois há uma boa estrutura e vários lugares para comer.

Templo Ratchathammaram

Templo Vermelho em Koh Samui, Tailândia
Templo Vermelho

Este templo também é conhecido como o templo vermelho por causa da sua cor. Ele chama muita atenção de quem visita, pois não é comum ver templos vermelhos na Tailândia, ainda mais com uma arquitetura tão bonita e cheia de detalhes.

O templo é sempre muito tranquilo e por lá você terá momentos de silêncio e paz absoluta. Na região deste templo tem uma pequena baía onde você pode fazer uma pausa para tomar um banho de mar.

Guan Yu Shrine Samui

O Guan Yu Shrine é um templo chinês fantástico, mas quando visitamos ainda estava em fase de construção. Este templo tem uma estátua gigante do guerreiro Guan Yu em sua entrada e logo depois está a sala de orações do templo.

Monge mumificado

Monge Mumificado em Koh Samui
Monge Mumificado

O Monge Mumificado fica no Wat Kunaram, mais um templo da nossa lista com o que fazer em Koh Samui. Esse monge se chamava Phra Khru Samathakittikhun, que dedicou sua vida a sua família até completar 50 anos, mas depois resolveu se dedicar a vida de monge em um mosteiro.

Ele teve a capacidade de prever sua própria morte e quando tinha 79 anos, acabou falecendo na posição de meditação. Ele nunca passou por um processo de mumificação, mas seu corpo permanece inteiro dentro de uma caixa de vidro.

Cachoeira Na Mueang

Em Koh Samui é possível fazer diversas atividades no safari como quadriciclo, alimentar os elefantes e visitar as 2 cachoeiras. No caminho das cachoeiras existem restaurantes e toboáguas em meio a natureza, onde você desce e cai em uma piscina natural no meio das pedras.

Angthong Marine Park

O Angthong Marine Park é um arquipélago formado por 42 ilhas, do qual você pode conhecer saindo tanto de Koh Samui quanto de Koh Phangan. O local é espetacular, mas para chegar lá, só com um passeio de barco.

Portanto, faça a sua reserva com antecedência e marque a data que deseja visitar o parque marinho. Vale comentar que para visitar esse arquipélago é preciso pagar uma taxa de preservação ambiental que pode ou não estar inclusa no passeio, por isso verifique antes de viajar.

Outras atrações em Koh Samui

Melhores Praias de Koh Phangan na Tailândia
Koh Phangan na Tailândia

Se tiver vários dias para explorar Koh Samui, aproveite ao máximo, pois a ilha ainda oferece tudo o que é tipo de atrações. Koh Samui é totalmente voltada para o turismo sendo possível fazer de tudo como kart, bungee jump, simulador de skydiving e simulador de surf com ondas, por exemplo.

Também é possível fazer passeios de barco, mergulhar, fazer aula de Muay Thai, jogar futebol e atirar. Além disso, existem outros viewpoints que não conseguimos visitar e cachoeiras que estavam vazias. Apesar disso, abaixo ainda deixamos mais algumas opções de atrações e passeios.

Koh Phangan: Esta ilha é vizinha a Samui, mas é um pouco menor, ela é muito conhecida pela festa da lua cheia, mas abriga diversas praias espetaculares. Recomendamos que visite e se hospede por lá, mas se não tiver tempo, faça o passeio por um dia completo.

Koh Tao: Esta ilha é o paraíso dos mergulhadores e também recomendamos passar alguns dias por lá. No entanto, se não puder, faça o passeio para Koh Tao e as ilhas Koh Nang Yuan que são fantásticas também.

Aulas de culinária: Aproveite os seus dias em Koh Samui para conhecer ainda mais a culinária tailandesa com o curso de um dia. Você ainda poderá conhecer os ingredientes e ir ao mercado da cidade.

Jardin Secreto do Buda: No meio da ilha você vai encontrar um lugar mágico com um jardim e várias estátuas diferentes de budas. Você pode fazer um passeio com trekking para visitar o local da melhor forma possível.

O que fazer em Koh Samui à noite

O que fazer em Koh Samui a noite
Koh Samui a noite

Os melhores bares e restaurantes ficam na região da Chaweng Beach, tanto na avenida principal, quanto na praia. É ali de frente pra praia que também fica o Ark Bar Beach Resort, um resort/bar/balada de frente ao mar onde acontecem shows de pirofagia todos os dias.

A Fisherman’s Village não é tão agitada quanto Chaweng, mas dá para curtir os bares ou restaurantes locais. Existem diversas steakhouses australianas nesta praia e outros locais com muita qualidade de frutos do mar, por exemplo.

Roteiros em Koh Samui

Buda sorridente em Koh Samui
Buda sorridente

Para fazer um roteiro em Koh Samui, comece seu dia alugando uma moto ou carro e siga em direção nordeste/norte. Recomendamos ir primeiro para Choeng Mon Beach e suas baías para passar uma parte do dia. Siga para Thongson Bay e se quiser, recomendamos que vá até conhecer Samrong Bay.

Para finalizar o primeiro dia, vá para os bares que ficam próximos ao Central Festival Samui, o shopping da ilha. É ali que está concentrada boa parte da vida noturna e você pode ir várias noites.

No segundo dia, recomendamos começar pela Praia Chaweng e depois conhecer o mirante Lad Koh e a praia ao lado, bem como a Elephant Rock e a Tongtakian Beach. Em seguida passe bons momentos na Praia Lamai e conheça Hin Ta & Hin Yai Rocks.

Tire o terceiro dia para fazer um passeio de barco até Ang Thong Marine Park ou para alguma das ilhas próximas como Koh Phangan e Koh Tao. Outra opção é fazer o passeio de barco para a Ilha dos Porcos de Koh Madsum ou outras ilhas da região.

No quarto dia dá pra ir para o norte da ilha, para conhecer algumas praias, uma vila e 2 templos muito importantes. Você pode começar com o Wat Plai Laem, pois ali perto fica o Big Buddha Temple e a Fisherman’s Village com a Praia Bophut e se quiser, já pode emendar pra noite.

No quinto dia você pode seguir novamente para o sul da ilha, ir a alguns templos, viewpoints e cachoeiras. Faça seu roteiro incluindo os templos Ratchathammaram, o Guan Yu e o do Monge Mumificado. A última parada pode ser em Na Mueang Waterfall e no Safari. Se tiver mais dias em Koh Samui, conheça o Chaweng Lake ou faça passeios de barco na região.

Guia de Viagem para Tailândia

Guia-da-Tailandia-Viaje-Leve

Para saber mais sobre as praias de Koh Samui e os passeios em todo o país, tenha em mãos o Guia da Tailândia. Um ebook com quase 200 páginas de informações sobre a Tailândia, sua cultura e encantos. 

Com este guia você poderá descobrir lugares fantásticos em toda a Tailândia. Além disso, te damos de presente diversos roteiros prontos pelas cidades e ilhas mais turísticas e roteiros inéditos por cidades fora da rota comum.

Passeios em Koh Samui

Com todas as informações sobre o que fazer em Koh Samui, você já pode fazer as suas reservas e viajar. Para te dar mais uma ajudinha, deixamos abaixo diversos passeios pela região que vão deixar as suas férias ainda melhores.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x