Curso de Culinária Tailandesa em Chiang Mai

por Flávio Mendes

Fazer um curso de culinária tailandesa sempre esteve em nossa lista de coisas para fazer na Tailândia. A cidade escolhida foi Chiang Mai, famosa por ter diversas escolas do gênero e o local escolhido foi o Aromdii Family Cooking School.

A culinária tailandesa é farta com sua cultura única e pratos com sabores indescritíveis. Sendo assim, como bons fãs da comida tailandesa, resolvemos fazer um curso de culinária para descobrir alguns segredos e quem sabe replicá-los em nossa cozinha. 

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Como é o curso de culinária tailandesa

Cozinhando durante o curso de culinária na Tailândia
Cozinhando durante o curso

Antes de mais nada, já queremos dizer que vale muito a pena fazer o curso, seja com a mesma escola que fizemos ou com outros locais. Falo isso porque existem diferentes experiências como o curso que inclui a visita a uma fazenda orgânica.

Em nosso curso, Awk e Nok foram os anfitriões, um casal que ensina como cozinhar há anos. Além disso, eles são super gentis, falam bem inglês e explicam tudo com muito detalhe e paciência.

Acreditamos que a maioria dos cursos são com pessoas que falam bem inglês, pois esse tipo de aula é em sua maior parte é feito por turistas. Além disso, vale comentar que essas aulas de comida da Tailândia tem duração média de 5 horas.

1 – Escolher os pratos que deseja fazer

Nos cursos de forma geral estão inclusos vários pratos e todos serão preparados por nós mesmos. Quando contratamos, escolhemos as aulas com 5 pratos entre as diversas opções. Como estávamos em dois, demos preferência por escolher pratos diferentes e poder experimentar mais coisas.

Entre as opções de pratos da culinária tailandesa, alguns são mais famosos e outros não são tão populares, mas vale a pena seguir pelo novo e provar algo inusitado. No entanto, tenha atenção ao nível de pimenta de cada prato.

O melhor de tudo é que você comerá tudo que fez, então, vá de barriga vazia e com bastante fome. Abaixo estão as opções que tivemos para escolher.

Mexidos: Pad thai ou frango frito com gengibre ou Pad kee Mao.

Aperitivos: Salada de frango ou rolinho primavera ou salada de papaya.

Sopas: Tom Yum Kung (de frutos do mar) ou Frango com leite de coco ou Sopa de Porco moído.

Pasta de Curry: Khao Soi ou Curry Verde ou Curry Vermelho.

Curry: Khao Soi ou Curry Verde ou Curry com Abóbora.

Sobremesa: Manga com arroz grudento ou Khao Tom Mud ou banana frita (esse eles já dão pronto).

2 – Comprar os ingredientes

O serviço de transfer nos pegou na cidade, pois estávamos conhecendo o centro de Chiang Mai, mas normalmente eles te buscam no hotel. Fomos levados até uma feira que fica no centro da cidade e segundo eles, é a maior feira da região.

Aprendemos sobre os ingredientes necessários e básicos para alguns dos pratos tailandeses, assim como escolher os melhores. Dentre eles, diversos molhos, temperos, folhas e legumes.

Algumas coisas diferentes que vimos na feira foram um tipo de siri em conserva e um abacaxi do tamanho da palma da mão que é vendido em diversos lugares. Além disso, vimos cogumelos gigantes que foram utilizados nas sopas que preparamos.

3 – Preparando os pratos nocurso de culinária tailandesa

Fazendo leite de coco na tailândia
Fazendo o leite de coco

Para o primeiro prato, escolhemos o tradicional pad thai e o pad kee mao. No pad thai usamos macarrão de arroz, alguns vegetais como cebolinha, broto de feijão e cenoura, por exemplo. Além disso, ainda adicionamos tofu, camarão, ovo, molho de tamarindo, shoyu e um pouco de açúcar. 

Para o segundo prato, fizemos o rolinho primavera e a salada de papaya verde. No recheio do rolinho usamos frango moído, legumes e tofu picado, misturamos tudo e enrolamos em uma massa pronta. Já na salada usamos mamão verde, cenoura, amendoim, pimentas e alguns vegetais. Tudo é misturado e batido no pilão e está pronto. 

Em seguida partimos para o terceiro prato que foi a sopa tom yum kung para ambos. Essa sopa de camarão é bem famosa na Tailândia, mas é apimentada. Nos ingredientes usamos leite de coco que fizemos na hora, vegetais refogados e pimenta. 

O quarto prato não era bem um prato, pois fizemos uma pasta de curry que usamos no quinto prato. Adicionamos diversas sementes e pimentas a um socador onde foram espremidas com um pilão durante 10 minutos e depois peneiradas.

Para o quinto prato fizemos curry de abóbora e khao soi. Para fazer o curry de abóbora, levamos ao fogo o leite de coco e a abóbora para cozinhar até quase secar todo o leite. Em seguida misturamos a abóbora com a pasta de curry e pimentas. Já no khao soi, o curry foi frito com frango, vegetais e molhos.

Para finalizar, tivemos a sobremesa, mas não precisamos cozinhar, pois ela já estava pronta. Escolhemos um doce de banana com leite de coco, que não estava no menu para preparar, por isso já estava pronta.

4 – Hora da degustação

Como tínhamos falado anteriormente, tudo que fizemos, nós pudemos experimentar e comer. Foi por isso que decidimos escolher pratos diferentes, pois assim tivemos a oportunidade de provar mais coisas, degustando o prato um dos outros.

Sem falar que foi muito bom poder fazer o molho de tamarindo em vez de usar um industrializado. Esprememos a própria fruta em uma tigela e retiramos o caldo. Da mesma forma, pudemos fazer a pasta de curry e o leite de coco fresco.

No caso do rolinho primavera, achávamos que era mais difícil fazer, mas foi bem fácil. Ainda mais por ter todas as instruções com detalhes de como fazer. Esses detalhes fazem toda a diferença durante o curso de culinária tailandesa.

5 – Final do curso de culinária tailandesa

No fim do curso ganhamos um livro com todas as receitas, passo a passo e algumas de nossas fotos foram para o Facebook da escola. Depois da comilança e de um dia de aprendizado sobre a cultura e culinária do país, fomos levados com o transfer do hotel The Balcony Village onde estávamos hospedados.

Recomendamos bastante que faça o curso de culinária tailandesa em Chiang Mai. Além do curso você também pode fazer um tour pelo mercado e provar vários tipos de comida de rua do país e se aprofundar ainda mais no assunto.

Seguro Saúde na Tailândia

Não esqueça de viajar para a Ásia protegido contra qualquer imprevisto, principalmente quando falamos de alimentos diferentes e saúde. Com o seguro viagem para Tailândia você poderá viajar sem medo.

Acesse o link abaixo e utilize nosso código VIAJELEVE5 para ganhar 5% de desconto e  mais 5% de desconto pagando no boleto bancário. Então, não perca tempo para contratar o seu, clique no botão abaixo e veja as melhores opções.

FAZER COTAÇÃO

Guia de Viagem para Tailândia

Guia-da-Tailandia-Viaje-Leve

Para saber mais sobre o curso de culinária tailandesa e sobre a viagem ao país, tenha em mãos o Guia da Tailândia. Um ebook que fizemos com quase 200 páginas com tudo sobre o país. 

Preparamos este livro a partir de 2 anos de trabalho reunindo todas as informações possíveis para que você planeje sua viagem do início ao fim. Nós moramos na Tailândia e por isso podemos afirmar que você terá uma viagem dos sonhos.

Passeios em Chiang Mai

Agora que você sabe tudo sobre o curso de culinária tailandesa é hora de fazer as reservas e viajar. Dessa forma, deixamos várias opções de passeios em Chiang Mai e por toda Tailândia para você aproveitar da melhor forma possível.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Dharma
Dharma
7 meses atrás

ola. e em relação a preços? quanto foi o curso a estadia… Obrigada pela partilha

Andressa Silva
Admin
7 meses atrás
Responder para  Dharma

Olá Dharma, os valores do curso eram de 800 a 900 baht (dependendo do horário) no ano que fizemos, mas hoje em dia deve ser um pouco mais caro.
Abraços!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x