Ayutthaya, a antiga capital do Reino de Sião

por Flávio Mendes

Considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO, Ayutthaya é um dos tesouros da Tailândia. Por isso, neste artigo vamos falar o que fazer em Ayutthaya e mais dicas de viagem para a cidade das ruínas.

São dezenas de templos históricos, entre eles o templo com a famosa cabeça de Buda que está entre as raízes de uma árvore. Além disso, Ayutthaya guarda mercados e a vida noturna bem tradicional tailandesa.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abaixo está a lista de temas que falaremos neste artigo, por isso clique no assunto e seja encaminhado se desejar. 

Breve História de Ayutthaya

Ayutthaya já foi capital do antigo Reino de Sião, hoje conhecido como Tailândia e também já foi a maior cidade do mundo, com 1 milhão de habitantes. Ela era considerada capital do comércio, já que fica no caminho entre Malásia, China e Índia.

Foi fundada em 1350, mas em 1767 foi saqueada pelo exército da Birmânia que hoje é o Myanmar. Eles destruíram boa parte dos palácios e templos, bem como decapitaram a maioria dos Budas que tinham nos edifícios sagrados da cidade.

Hoje em dia a cidade antiga guarda um verdadeiro museu a céu aberto com seus templos espetaculares. Além disso, ela é considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO com suas ruínas espalhadas por todos os lados.

Como chegar em Ayutthaya

O jeito mais comum de visitar a cidade é em uma viagem de bate-volta saindo de Bangkok. Contudo, é muito comum a viagem para o antigo Reino de Sião partindo de cidades do norte do país como Chiang Mai, Sukhothai e Lopburi, por exemplo.

Excursão: As agências oferecem excursão de um dia que inclui diversos serviços como o transporte de ida e volta, guia para os templos, almoço e lanche. No entanto tem alguns que incluem até uma visita ao mercado do trem, ou com um guia que fala espanhol, depende muito do programa que você quiser.

Trem: Os trens partem de hora em hora da Hualamphong Station. Na segunda classe os trens têm assento marcado e possuem ar condicionado, mas na terceira classe não existe assento marcado, não tem ar condicionado e algumas pessoas viajam de pé.

Transfer: Quem busca conforto pode contratar o serviço de transfer saindo dos aeroportos de Bangkok, pois o motorista vai te deixar em qualquer ponto de sua escolha ou no hotel.

Carro: Se você quiser mais liberdade para conhecer Ayutthaya, pode alugar um carro, retirar em diversos pontos de Bangkok e dirigir até lá. Por outro lado, se quiser mais comodidade, um motorista particular pode te levar, fazendo algumas paradas. 

Ônibus: Existem ônibus saindo da estação Mo Chit em Bangkok com a empresa The Transport Company. No entanto, para voltar para Bangkok você precisa comprar o ticket em um pequeno guichê que fica próximo ao mercado Chao Phrom na Naresuan Road.

Van: As vans também partem de Mo Chit entre 05h e 19h. Para voltar para Bangkok, o local de partida será o mesmo do usado pelos ônibus, no entanto, é possível escolher onde desembarcar em Bangkok: Mo Chit, Victory Monument (BTS Station) ou terminal Sai Tai Mai.

Onde ficar em Ayutthaya

Ayutthaya antiga capital da Tailândia
Templos de Ayutthaya

Quem gosta de viajar com mais calma e deseja ficar pelo menos uma noite em Ayutthaya, separamos algumas opções de hospedagem. Isso porque existem hotéis com diversas categorias e preços que podem ser uma boa escolha para os viajantes que tem mais tempo de viagem. 

Abaixo estão algumas opções de hospedagem econômica

Early Bird Hostel: Para começar, um hostel econômico que oferece certo conforto, pois as camas têm cortinas, luz e tomadas individuais.

Plus Hostel: Mais uma opção de hostel em Ayutthaya para quem quer economizar. Neste local as acomodações e comodidades não deixam nada a desejar.

Baan Khun Ya: Esta pousada é simples, mas tem boas notas e avaliações no Booking. Nela, você estará hospedado num ambiente com decoração típica das casas de madeira da Tailândia. 

Ayothaya Riverside House: Mais uma opção econômica, porém muito agradável, principalmente por ter jardins às margens do rio e casas tradicionais de madeira.

Veja algumas opções de hotéis com luxo e sofisticação

Phuttal Residence: Esta pousada tem 4 estrelas e por isso oferece conforto para toda família. Ela fica de frente ao rio, onde é possível tomar um banho e se refrescar, bem como estender uma canga no gramado e relaxar nas sombras das árvores.

Sala Ayutthaya: Com um novo conceito para a cidade, este hotel 4 estrelas tem maior sofisticação em seus ambientes e claro, qualidade e conforto em suas comodidades.

Cattani’s Riverside:  Hotel 4 estrelas com sofisticação e muito bom gosto em todos os detalhes vistos em sua decoração tradicional. Além disso, as notas e comentários são excelentes sobre todas as comodidades e serviços.

Baan Pomphet: Por fim, mais uma belíssima opção de hotel com 4 estrelas que vai fazer a sua estadia em Ayutthaya ser maravilhosa. 

Veja todas as opções de hospedagem em Ayutthaya na Tailândia

O que fazer em Ayutthaya, Tailândia

Ayutthaya é bem grande, mas é possível conhecer boa parte dela em apenas 1 dia se você tiver com o tempo apertado. Isso porque a cidade é conhecida mundialmente pelos seus templos e com certeza esse é o grande atrativo de Ayutthaya, mas há outras coisas para conhecer por lá.

Uma boa pedida é fazer o tour de bicicleta, pois apesar dos principais templos ficarem ao redor de uma praça enorme, é bem cansativo andar a pé no calor que faz na cidade. Por isso, antes de viajar, pense nessa possibilidade. 

Outra opção é fazer todo o trajeto com tuk-tuk que é ainda mais confortável.  Você pode contratar um tuk-tuk que servirá de guia e te levará nos templos combinados, negociando previamente.

Templos de Ayutthaya

Cabeça do Buda na Arvore no Wat Mahathat em Ayutthaya
Wat Mahathat em Ayutthaya

Os templos de Ayutthaya são bem diferentes e cada um tem uma história e beleza únicas. Vale comentar que a maioria dos templos abre diariamente entre 08h e 18h e custam a partir de 20 Baht.

Wat Mahathat: Construído em 1374, esse templo é famoso pela cabeça de Buda que foi abraçada pelas raízes da árvore. A história vem do tempo em que a cidade foi invadida e os soldados decapitaram todas as imagens de Buda. Uma árvore cresceu ao redor da cabeça e quando a cidade foi “redescoberta” deixaram a imagem na árvore.

Phra Si Sanphet: Construído no século 15, já foi o maior templo de Ayutthaya e serviu como palácio real, abrigando as estupas com suas cinzas. Nele, vemos um Buda de pé medindo 16m de altura.

Lokkayasutharam: Este é o famoso templo do Buda reclinado de Ayutthaya, com um Buda medindo 37m de comprimento.

Phra Mongkhon Bophit: É nesse templo que fica um dos maiores Budas de bronze da Tailândia, medindo 17m de altura.

Wat Ratchaburana: Esse templo foi construído no século 15 e no lugar onde 2 irmãos morreram quando lutavam entre si pela disputa do trono.

Chai Wattanaram: Templo construído em 1673, mas hoje em dia é um dos templos mais visitados da cidade com a melhor vista para o pôr do sol.

Wat Thammikarat: Esse templo tem como destaque seu chedi central que é rodeado por estátuas de leões impressionantes.

Yai Chai Mongkhon: Um dos templos mais bonitos de Ayutthaya, com estupas distribuídas em um gramado e um Buda reclinado com 7m de comprimento.

Phanan Chong: Esse templo fica na outra margem do rio, podendo ser atravessado de barco. É nele que fica uma das estátuas de Buda sentado mais bonitas, medindo 19m.

Ayutthaya Floating Market

O mercado flutuante de Ayutthaya é ideal para quem quer conhecer um mercado desse tipo fora de Bangkok. Isso porque o Ayutthaya Floating Market tem diversas barracas que vendem roupas, artesanato e claro, muita comida. 

Se você ficar hospedado em Ayutthaya vai ter bastante tempo para explorar as barraquinhas na parte terrestre ou pegar um dos barcos. No entanto, se seu tempo é apertado, recomendamos fazer o tour que vai te levar aos lugares certos.

Passeio de barco

Ayutthaya é envolta por 3 rios, sendo um deles o Chao Phraya, o mesmo que corta Bangkok. Um passeio no cruzeiro, com almoço incluído, pode ser um bom complemento para a sua viagem para Ayutthaya. 

Outra opção é fazer o passeio de barco tradicional no final do dia para ver o pôr do sol e relaxar um pouco. Se você ficar hospedado na cidade, poderá reservar o passeio com o seu hotel e ver os horários disponíveis.

Mercado noturno de Ayutthaya

O mercado noturno de Ayutthaya acontece todas as noites a partir das 19h. Ele fica na Bang Lan Road e vai até a esquina da Chukun Road sendo uma atração noturna para quem vai ficar até mais tarde ou dormir na cidade. 

No night market, você poderá comprar diversas lembrancinhas da cidade bem como artesanato do país. Aproveite para provar diversos lanches e pratos da culinária tailandesa e se delicie entre as sobremesas.

Museu Chao Sam Phraya

Além dos templos, a cidade ainda guarda um museu com 3 prédios que contém artefatos de Ayutthaya. Neste museu, você poderá aprender mais sobre a história da cidade, assim como dos templos através das exposições. 

O museu está localizado na Rojana Road, em frente à Universidade da cidade com um acesso super fácil para você visitar. Portanto, não deixe de incluir na sua lista com o que fazer em Ayutthaya para completar a sua visita à cidade.

Guia da Tailândia

Guia-da-Tailandia
Guia da Tailândia

Quer saber mais sobre Ayutthaya e a Tailândia? Então conheça o nosso ebook Guia da Tailândia. Um livro em PDF com tudo sobre o país para você viajar com informações das melhores atrações nas mãos.

As dicas vão muito além das áreas turísticas, pois são mais de 30 destinos entre cidades e ilhas que você pode conhecer. Neste guia você também vai encontrar informações sobre a cultura, religião, o rei e muito mais. Para adquirir o seu é só clicar no botão abaixo, é super simples!

BAIXAR AGORA

Passeios em Ayutthaya

Agora que você já sabe o que fazer em Ayutthaya e sabe a importância de visitar todos os templos, já pode se programar e fazer suas reservas. Por isso, deixamos abaixo várias dicas de passeios para Ayutthaya que você pode fazer.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Renata Maia
Renata Maia
7 anos atrás

Oi Flávio,

Estou montando um roteiro pra visitar a Tailândia em abril e estou adorando suas dicas! Será que posso te fazer umas perguntas via email, pra me ajudar com umas outras dúvidas?

=)

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x