Penang Malásia: Guia Completo Com O Que Fazer!

por Flávio Mendes
Penang Malásia

Sem sombra de dúvidas podemos dizer que Penang, Malásia foi um dos lugares que mais gostamos durante todo esse tempo que temos passado no país. Durante 3 meses na ilha, conseguimos conhecer muita coisa e mergulhar de cabeça na cultura local.

Penang é procurada principalmente pelos malaios por causa da sua culinária farta, com pratos de autoria da ilha, que não encontramos em outros lugares do país. Isso porque há um grande número de chineses e indianos que residem por lá, as outras 2 etnias que compõem a população do país. Essa mistura de etnias reflete na culinária, religião e no estilo de vida de Penang, tornando-a uma região diferente de todas as outras. 

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver:

Quando ir para Penang, Malásia

O sudeste asiático sofre com as monções asiáticas, chuvas fortes que atingem essa região em determinadas épocas do ano. Sendo assim, vale a pena saber qual a melhor época para visitar cada região da Malásia para não ter a viagem arruinada.

  • Dezembro a fevereiro: É a alta temporada, quando as temperaturas caem, ou seja, ficam entre 27 e 30 graus, e o clima fica mais agradável. É também a época mais seca, sem chuvas e quando tem mais turistas em Penang.
  • Março a agosto: É a época mais quente com temperaturas que não passam dos 35 graus, mas com a sensação térmica que pode ultrapassar os 40 graus. Podem haver pancadas de chuva no final do dia.
  • Setembro a novembro: É a época das chuvas do lado oeste da Malásia, onde fica Penang. Podem haver apenas pancadas de chuva ao final do dia, mas também dias chovendo sem parar. Sendo assim, é melhor evitar!

Quantos dias ficar em Penang

Apesar de ser uma ilha, Penang é conectada ao continente por duas pontes que ultrapassam os 10 km de extensão. Com isso em vista, você dificilmente vai se sentir em uma ilha, já que tudo chega fácil por lá e também pelo seu tamanho de 30 km de extensão.

Tendo em vista o tamanho de Penang, podemos dizer que para quem pretende conhecer o essencial da ilha, acredito que 2 a 3 dias sejam o suficiente. Nesse tempo dá para conhecer bem George Town, ir a alguma praia, visitar os principais pontos turísticos e experimentar o melhor da culinária da Malásia, que é uma delícia.

Onde ficar em Penang, Malásia

Ilha de Penang na Malásia
Ilha de Penang na Malásia

Achar locais para ficar em Penang não será tarefa difícil, mesmo a ilha sendo bem grande. Isso porque os hotéis se concentram em lugares específicos da ilha, que vamos explicar abaixo para não ter dúvida na hora da reserva.

Centro de George Town

A capital da ilha é mais recomendado para quem quer economizar, já que nela você vai encontrar hostels, hotéis baratos e até hotéis mais arrumadinhos. Também é o centrão da ilha, onde tudo acontece. O melhor de tudo é que dá para fazer tudo a pé.

Para quem procura uma pousada boa e barata em George Town, nossa recomendação vai para: 

  • Carnarvon House: A ótima relação custo-benefício, é o que mais chama atenção neste hotel em Penang, na Malásia.
  • B Street Hotel: Opção com ótimo custo benefício e está localizado em uma das ruas mais movimentadas do centro.
  • Eastern & Oriental Hotel: Esse é um dos hotéis mais chiques da ilha, perfeito para quem deseja uma hospedagem com mais conforto. 
  • The Prestige Hotel: Com arquitetura inglesa e ótima relação custo-benefício, essa é outra ótima opção para quem deseja um hotel mais luxuoso.

Acesse a lista completa de hotéis em Penang na Malásia

Batu Ferringhi

É uma das maiores praias de Penang e onde ficam os principais resorts de luxo. Sendo assim, essa é a melhor recomendação se sua intenção é se hospedar bem e ainda de frente a praia. A região fica um pouco mais afastada do centro de Penang, mas tem um grande número de restaurantes e bares disponíveis.

  • Shangri-la: Começamos a lista com um clássico que nunca vai te decepcionar, pois é um hotel luxuoso que oferece muitas comodidades para sua estadia. 
  • Lono Pine: Outra boa opção é este hotel boutique pé na areia, pois tem todo conforto que você pode precisar durante uma viagem pela ilha. 
  • Hard Rock Hotel: Perfeito para quem não quer ter dúvida na escolha de um excelente resort, ainda mais por ser tão renomado.
  • Parkroyal Penang Resort: Mais uma opção de resort 5 estrelas com luxo e sofisticação para quem busca um local de alto padrão.

Acesse a lista completa de hotéis em Penang na Malásia

Tanjung Tokong e Tanjung Bungah

A parte norte da ilha de Penang, na Malásia, é onde ficam as praias mais calmas e que preferimos. Tem alguns resorts e pousadinhas para quem quer um pouco mais de sossego. Veja algumas opções a seguir para ter uma ótima estadia.

  • Mercure Penang Beach: Ótima opção pé na areia, ou seja, fica de frente a praia de Tanjung Bungah. 
  • Flamingo Hotel: É uma opção maravilhosa que também fica de frente a praia oferecendo diversas comodidades e muito conforto aos seus hóspedes.
  • Jazz Hotel Penang: Hospedagem 4 estrelas que é perfeito para quem busca sucesso e muito conforto durante a viagem por Penang.
  • G Beach Front Villa: Essa hospedagem oferece diversas villas confortáveis e cheias de charme.

Acesse a lista completa de hotéis em Penang na Malásia

O que fazer em Penang, na Malásia – George Town

Antes de ler sobre o que fazer em Penang, vale saber que a ilha é grande, com mais de 30nkm de extensão. Além disso, você deve saber que ela está dividida em cidades e vilas, sendo que George Town é a principal delas, onde a maioria dos turistas ficam e conhecem.

Sendo George Town tão conhecida, é por lá que ficam a maior parte das atrações turísticas de Penang. Vale saber que não iremos apenas abordar George Town neste guia, mas sim, tudo que Penang tem a oferecer.

Moramos 3 meses em Penang e temos conhecimento necessário para mostrar muita coisa que acaba ficando de fora dos roteiros básicos. Ainda mais porque George Town é conhecido mundialmente pelas suas artes de rua, pinturas misturadas com objetos que decoram becos e vielas, trazendo mais cor e alegria para esse lugar. Veja tudo o que fazer em George Town a seguir.

Penang Street Arts – Arte de rua em Penang

Penang Street Arts
Penang Street Arts

Um dos principais motivos que levam as pessoas a visitarem Penang, principalmente nós brasileiros, é por causa das Street Arts que decoram George Town na ilha de Penang. Em 2008 a região foi nomeada como Patrimônio Mundial da UNESCO e por isso, o governo da Malásia contratou 4 artistas do estúdio Sculpture At Work, para construir 52 esculturas pela cidade.

Essas esculturas são caricaturas do dia a dia de George Town contando um pouco da história e estão espalhadas por todos os cantos. Elas são divertidas, mas as pinturas misturadas com objetos físicos chamam mais atenção. 

O artista mais famoso é Ernest Zacharevic, da Lituânia, pois suas artes de rua começaram a ganhar fama na Malásia e em 2012 ele foi convidado para fazer algumas artes no festival Mirrors George Town. As esculturas mais famosas são: “Crianças na bicicleta”, que faz fila para tirar foto, “Menino em uma cadeira”, “Motocicleta Velha” e até “Bruce Lee”, que anda meio apagado por causa do tempo.

Nem todas as pinturas de George Town são de Ernest. Duas outras artes que misturam objetos físicos e são bem famosas são: “Irmão e Irmã” em um balanço e a “Crianças jogando basquete”. As duas foram feitas pelo artista Louis Gan.

Ainda existem dezenas de street arts em Balik Pulau, por exemplo, vila que fica a 30 km de George Town, assim como em Butterworth, na parte continental do estado de Penang. 

Pegue um mapa no centro de informações e veja onde estão todas as artes para sair à procura. Além disso, alguns senhores com Trishaw ficam pelas redondezas levando pessoas em suas bicicletas de 3 rodas para passear e ainda explicar um pouco da história de Penang. Se puder, faça esse passeio pois eles fazem parte da história de Penang.

Museus de Penang

Se tem uma cidade que tem museus, é Penang. Você vai achar museu de tudo que é coisa um tanto diferente. Nós não conhecemos muitos deles por opção, mas vamos listar o que você vai encontrar. A maioria deles fica em George Town, então é facinho ir andando de um para o outro. Dentre os principais estão esses:

  • 3D Trick Art Museum: É um museu dedicado a truques e mágicas.
  • Upside Down Museum: Entre em uma casa de cabeça para baixo e tire ótimas fotos.
  • Ghost Museum: Local dedicado aos fantasmas, teria coragem?
  • Wonder Food Museum: E como tudo gira em torno de comida na Malásia, um museu dedicado ao tema.

Templos de Penang, Malásia

Templo Hainan em Penang
Templo Hainan

Não só Penang, mas a Malásia mistura etnias de 3 principais países: Malásia, Índia e China. Dessa forma, você vai encontrar templos hindus, templos budistas chineses, mesquitas muçulmanas e até igrejas católicas, tudo em uma rua só.

Penang é lotada de templos e para quem pretende visitá-los, segue a lista com os principais e mais bonitos. É possível visitar alguns, outros não. Lembre-se de sempre entrar em templos budistas com roupas apropriadas. Para mesquitas, homens e mulheres usando calça e mulheres com cabelo coberto.

  • Templos Budistas: Kuan Yin Teng, Han Jiang, Hainan, Toi Shan Wui Kwun, Yap Kongsi:
  • Templo Hindu: Sri Mariamman.
  • Mesquitas: Kapitan Keling, Malaia. Flutuante Tanjung Bungah.

Mercados noturnos

Comida, comida e mais comida! Tudo que você fizer na Malásia vai envolver comer muita coisa gostosa. E Penang é o paraíso para isso, sendo uma das cidades mais famosas da Malásia em relação à culinária.

Com isso em vista, que tal visitar um mercado noturno para experimentar os principais pratos típicos da Malásia?! Opções não vão faltar, já que existe um mercado noturno para cada dia da semana em Penang. Todos eles costumam começar durante o pôr do sol, funcionando até meia noite.

  • Segunda: Maccalum Street Night Market – fica pertinho de George Town e dá para ir andando.
  • Terça: Tanjung Bungah Night Market
  • Quarta: Farlim Night Market
  • Quinta: Batu Ferringhi Night Market
  • Sexta: Jelutong Night Market
  • Sábado e domingo: Sungai Dua Night Market

Se você preferir, também pode contratar um tour que te leva para experimentar as melhores comidas de rua de Penang.

The Top Penang

O prédio mais alto de Penang reserva um observatório em seu último andar, onde você pode andar por uma passarela com chão de vidro. Restaurantes, um aquário e outras atrações ainda podem ser visitadas no prédio.

Lá de cima você terá uma visão 360 graus de toda ilha de Penang, além do estreito de Malaca e da parte continental da Malásia. Eles oferecem pacotes promocionais com atrações e refeições inclusas.

Forte Cornwallis

Forte Cornwarllis em Penang Malásia
Forte Cornwarllis

Foi construído em 1786, inicialmente como defesa durante as guerras napoleônicas, quando a Malásia ainda pertencia ao Reino Unido. O capitão Francis Light, que tomou posse de Penang na época, guerreou com o sultão de Kedah, estado que fica mais ao norte da Malásia.

Esse forte foi inicialmente construído em madeira e troncos de palmeira, mas alguns anos depois, em 1804, uma nova estrutura de pedra foi feita. Para a construção, condenados indianos foram usados, terminando a reforma em 1810.

Hoje em dia é possível visitar seu interior e experimentar um pouco da culinária local no Kota Dine & Coffee, restaurante e cafeteria que fica dentro do forte.

Quase ao lado, porém na parte fora do Forte Cornwallis, fica a Torre do Relógio – Memorial da Rainha Victoria, que foi construída em homenagem aos 60 anos de reinado da rainha Victoria. Você pode visitar e tirar algumas fotos do monumento para complementar a visita pela região, mas fique atento, pois essa área tem grande fluxo de carros e uma estrada bem movimentada.

Clan Jetty em Penang Malásia

Clan Jetty Penang
Clan Jetty

A Clan Jetty é uma vila inteira se debruça no mar em cima de palafitas, que acabaram virando um ponto turístico. Na viela que sai da avenida litorânea e vai até o mar, moradores locais transformaram a frente de suas casas em restaurantes, lojinhas de souvenir e mercadinhos, para servir tudo que você imaginar, aos turistas que visitam esse lugar tradicional.

Mansão Azul – Cheong Fatt Tze

O comerciante Cheong Fatt Tze saiu da China ainda jovem sem dinheiro nenhum e com o passar do tempo, virou um dos homens mais ricos do sudeste asiático. Dentre todas as casas construídas, essa foi a sua principal e preferida. Ele visou construir uma casa típica chinesa, diferenciando da arquitetura local, com materiais de ótima qualidade. 

A mansão tem 32 quartos, pátios e jardins, mas tudo foi abandonado após sua morte em 1910. Comprada na década de 90 do seu último filho vivo, a mansão foi transformada em um museu e hotel boutique Cheong Fatt Tze – The Blue Mansion. Sendo assim, você pode tanto visitar seu museu, quanto se hospedar em uma das suas 16 suítes de luxo.

Little India – Bairro Indiano em Penang Malásia

Little India, Bairro Indiano em Penang, Malásia
Little India

O bairro indiano de Penang é um dos lugares mais baratos para se hospedar e comer. Lojas com música alta tocando, cheiro de incenso e lojas de temperos por todos os lados, com toda certeza vai fazer você se divertir andando pelas ruas da região.

Para quem quer ter a experiência de comer com as mãos – do jeito tradicional malaio e indiano – com a comida servida numa folha de bananeira, deve ir aos restaurantes Sri Ananda Bahwan ou ao Woodlands Vegetarian.

Agora, quem deseja comer o melhor churrasco de frango ao estilo tandori, feito dentro de um forno de barro, deve ir ao Restoran Kapitan. Já para experimentar o pão roti, o melhor lugar é bem de frente, no restaurante Ros Mutiara.

Chinatown – Bairro chinês em Penang Malásia

Chinatown em George Town
Chinatown em Penang

O bairro chinês se mistura ao centro de Penang e não tem nada dizendo que você está nele, ao contrário da Little India. Ele se estende pela Lebuh Campbell, uma das ruas mais arrumadinhas de George Town.

Você notará que está na Chinatown de Penang quando começar a ver todas as placas escritas em chinês. As ruas paralelas e transversais completam o bairro (Jalan Kuala Kangsar, Lebuh Cintra e Lebuh Kimberly).

Nesse bairro você vai achar muito restaurante chinês mais arrumadinho, além de barracas vendendo comida de rua. Lojas de chá, jóias e doces também estão presentes.

O que fazer em Penang fora de George Town

Mesmo George Town reservando quase todas as atrações da ilha de Penang, vale a pena pegar um ônibus ou Grab Car e conhecer outras regiões da ilha. Se você tiver tempo, recomendo visitar outras cidades e vilas de Penang para viver a cultura real malaia. Pontos menos frequentados da ilha, com mais natureza presente e menos pessoas, vão te ajudar a se desligar um pouco da loucura que o centro George Town pode ser.

Templo Kek Lok Si

Templo Kek Lok Si
Templo Kek Lok Si

O Kek Lok Si é o maior templo budista da Malásia. Sua construção começou em 1891, indo desde a base de uma das montanhas de Penang até seu topo. Tem até um bondinho para subir para a parte mais alta.

A pagoda de Kek Lok Si foi construída em 3 estilos diferentes: chinês, tailandês e birmanês. São 7 andares abertos a visitação. Subindo a pagoda você vai conseguir ver muitas estátuas de Buda, assim como no restante do templo.

A sua parte mais alta é avistada de diversas partes da ilha, já que tem a imponente estátua de 36,5 metros de altura da Deusa da Misericórdia, Kuan Yin. A entrada do templo Kek Lok Si é gratuita, mas eles aceitam doações.

Shoppings em Penang, Malásia

Para dar aquela fugida do calor que faz em Penang, nada como visitar um de seus shoppings. Eles não são grandes como os de Kuala Lumpur, mas vale uma voltinha. É uma ótima opção para quem procura comer algo diferente, seja fast-food ou comida asiática.

Os shoppings mais legais de Penang são o Queensbay e o Gurney, esse segundo se dividindo em 2, o Plaza e o Paragon. O legal do Gurney é que ele fica numa região bem mais moderna e de frente para a praia (não dá pra utilizar essa praia).

Praias de Penang, Malásia

Moonlight Bay
Moonlight Bay

Quem procura praias com águas cristalinas como as do lado leste do país, sinto dizer, mas Penang não é o lugar. Mesmo Penang sendo uma ilha, você vai se sentir numa grande metrópole. Junto a isso, o porto de Penang e o Estreito de Malaca fazem com que as águas de Penang sejam turvas.

Vale lembrar que os malaios são muçulmanos e vão para a praia de roupa comprida. Nós sempre preferimos praias mais desertas aqui na Malásia por esse motivo. Eles não ficam olhando, mas preferimos respeitar.

Mesmo assim, deixo dicas das principais praias para se refrescar do calor que faz na cidade:

Pantai Tanjung Tokong: É nossa praia preferida em Penang. Ela é pequena, praticamente deserta e tem barquinhos de pescadores como decoração. O pôr do sol ainda acontece bem de frente para finalizar o espetáculo. O legal é que o supermercado Tesco fica a poucos metros dali e nós costumávamos fazer umas compras de bebidas e petiscos antes de passar o dia por lá.

Batu Ferringhi: É a maior praia de Penang e a mais movimentada. Isso não quer dizer que ela seja a melhor, pelo menos para a gente que prefere algo mais vazio. É nela que ficam os principais resorts de Penang e ótima estrutura com bares e restaurantes pé na areia.

Moonlight Bay: Outra prainha que gostamos bastante e apesar de não ser tão deserta, é ótima para passar o dia. É bem pequena e ideal para quem quer algo um pouco mais reservado.

Pantai Pasir Panjang: É a praia mais deserta da ilha de Penang. Nós conhecemos essa praia durante os primeiros dias que passamos na ilha, na cidade de Balik Pulau. Tem uma placa dizendo que é proibido entrar no mar por causa da correnteza, mas vale a visita.

Butterworth

Butterworth Penang
Butterworth

Penang é um estado da Malásia e não se resume apenas à ilha de Penang. O restante do estado fica na parte continental do país. Saindo do Jetty de Georgetown, você pode pegar uma balsa que faz a travessia de pedestres e veículos para Butterworth.

Não custa nada para quem vai da ilha ao continente, mas o retorno é pago (apenas 1,20 RM em julho de 2020). A parte continental de Penang não é tão interessante quanto a ilha, mas vale a pena visitar se você tiver dias de sobra em seu roteiro.

Comece pela Butterworth Artwalk, uns becos com diversas pinturas e artes. Bem parecido com os de Georgetown que são legais de conhecer. Siga até o bairro indiano da cidade e tente ir até um templo taoista chamado Temple of Nine Emperor, pois é bem bonito.

Se ainda quiser, dá para estender até uma praia e comer uns frutos do mar. A praia de Pantai Besir fica próximo ao templo, mas você terá que procurar por alguma entrada que tenha areia. Boa parte delas são pedras com alguns piers ao redor.

Balik Pulau

Nos primeiros dias na ilha, moramos em Balik Pulau, uma vila que parece ter parado no tempo. Sua população é de maioria chinesa e foram as pessoas mais legais que conhecemos na Malásia até agora.

Como não é muito comum turistas irem para aqueles lados, éramos atração na pequena vila. Por onde passávamos nos cumprimentavam e nos tratavam muito bem. 

Não tem muito o que fazer para esses lados, mas vale a pena ir até lá se você tiver tempo de sobra, dar uma voltinha, tirar umas fotos e experimentar a culinária local. Já aproveite para ir até a praia de Pantai Pasir Panjang que fica por aquela região.

Quer saber mais sobre a Malásia? Assista nosso vídeo!

Durante o tempo que passamos na Malásia gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a região e seus costumes. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro Viagem para Malásia

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas. 

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Ásia e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência. Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios na Malásia

Agora que você sabe o que fazer em Penang, Malásia, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem pelo país. Para te ajudar com essa programação, abaixo você verá diversas sugestões de por toda Malásia e seus pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x