O que fazer em Chiang Mai na Tailândia

por Flávio Mendes

Achar o que fazer em Chiang Mai não será tarefa difícil, já que a cidade é uma das mais legais da Tailândia. Ela tem cara de cidade de interior, é rodeada por montanhas, rios e possui uma infinidade de templos. 

A cidade é lar de diversos nômades digitais, seja pelo clima mais relaxado ou pelo custo de vida mais barato do que outros lugares do país. Além disso, a cidade também é jovem, com diversas universidades e turistas do mundo todo que chegam diariamente por lá.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Deixamos abaixo uma lista com os assuntos abordados neste artigo para você clicar se quiser ser encaminhado direto a um assunto.

Como chegar em Chiang Mai

Chegar em Chiang Mai é fácil, pois há várias maneiras como avião e ônibus, por exemplo. Você também pode chegar à cidade fazendo uma excursão, caso não tenha muito tempo para conhecer o país, bem como alugar um carro para ter mais conforto.

Avião: O aeroporto internacional de Chiang Mai recebe voos diários vindos de Bangkok e outras cidades do país. Para quem escolhe o aeroporto de Suvarnabhumi, as companhias aéreas Thai Airways e Bangkok Airways fazem o trajeto. Já quem vai pelo aeroporto Don Mueang, pode utilizar as cias low cost Air Asia e Nok Air.

Transfer: Para sair do aeroporto para o centro da cidade, a melhor opção é usar o serviço de transfer. Você pode contratar o serviço e deixar de lado qualquer preocupação na chegada, pois o motorista te busca no aeroporto e deixa direto no hotel.

Trem: Existem quatro tipos de trem que conectam Bangkok e Chiang Mai que são o Rapid, Express, Sprinter e o Special Express. São diferentes classes, desde poltronas simples até camas. 

Ônibus: Os ônibus partem de Bangkok diversas vezes ao dia numa viagem que dura nove horas. Há opções de ônibus mais confortáveis, sendo uns com ar condicionado e outros não.

Para ver os horários, rotas e preços, indicamos o site 12Go que oferece os melhores transportes em toda a Ásia e claro na Tailândia. Acesso o site e faça a pesquisa para comprar com antecedência e viajar com tudo programado.

Da rodoviária para o hotel: Existem quatro rodoviárias em Chiang Mai, mas é na Arcade Bus Station que os ônibus que vêm de Bangkok param. Ela fica a 5km do centro da cidade. Se você preferir chegar em seu hotel utilizando o transporte público, é possível pegar um táxi ou um songthaew (caminhonete compartilhada) para ir até seu hotel.

Onde ficar em Chiang Mai

Quarto do hotel 137 Pillars House em Chiang Mai na Tailândia
Quarto do 137 Pillar house

A melhor região para se hospedar é na cidade velha, entre as muralhas, porque fica perto de tudo e dá para fazer programas a pé. Outra região boa é perto do Night Bazaar, na beira do rio Ping, pois existem bons hotéis, restaurantes e bares nesta região.

Na nossa última visita à Chiang Mai, nos hospedamos em dois ótimos hotéis. Um deles fica na região próxima ao rio, que se chama 137 Pillars House, um hotel boutique. São 30 quartos divididos em amplos bangalôs em uma área verde maravilhosa. Já falamos sobre ele aqui no blog e você pode conferir detalhes da nossa estadia e avaliação.

Também ficamos no The Balcony Chiang Mai Village que está um pouco afastado do centro, mas tem fácil acesso. Para quem quer sossego e se isolar um pouco, esse é o melhor lugar. 

Abaixo estão outras opções de hospedagem em Chiang Mai:

  • About A Bed Hostel: Um hostel cheio de charme com ótimos serviços e acomodações. É uma ótima opção para quem quer economizar, mas se hospedar com qualidade.
  • The August Hostel: É outra opção de hostel super em conta que vai fazer a alegria dos mochileiros. Nele você poderá reservar um quarto compartilhado e conhecer pessoas do mundo todo.
  • Estia Chiangmai: Este hotel tem 3 estrelas, ótima nota e muitas avaliações positivas no Booking. Além disso, sua localização é central e boa para quem deseja fazer tudo andando.
  • Baan Boo Loo Village: Outra opção de hotel 3 estrelas que fica no centro da cidade, tem acomodações bem bacanas e confortáveis.
  • Decharme Hotel: Mais um hotel de qualidade, porém tem 4 estrelas, mais charme e conforto para quem busca um local com toque de sofisticação.

Veja todas as opções de hospedagem em Chiang Mai e faça a sua reserva!

O que fazer em Chiang Mai na Tailândia

Listamos tudo o que fazer em Chiang Mai e separamos em dias com um roteiro especial ao final do artigo. Dentre os programas, estão duas das montanhas mais altas da Tailândia. Junto a isso, ainda podemos contar com uma culinária farta, mercados e feiras onde é possível fazer compras e se divertir.

Wat Phra That Doi Suthep

Templo Doi Suthep em Chiang Mai na Tailândia
Templo Doi Suthep

Também chamado de Doi Suthep, esse templo fica no alto de uma montanha, sendo o templo mais famoso da cidade. Para chegar lá, você precisa subir uma escadaria com 306 degraus, mas vale a pena o esforço.

Existem dois terraços, o primeiro conta a história do templo e o segundo tem uma estupa dourada e algumas estátuas de Buda. O templo fica no parque nacional de Doi Suthep Pui, ou seja, é afastado da região central da cidade e para chegar lá você pode ir de transporte público ou com tour guiado.

Para chegar por conta própria, você precisa pegar um songthaew (caminhonetes que funcionam como transporte público) até a Universidade de Chiang Mai. Em seguida, terá que pegar o segundo transporte, um songthaew que leva até o templo. Para voltar ao centro da cidade você consegue pegar apenas um songthaew. 

A forma mais confortável é fazendo um tour guiado, pois nele você já vai com o transporte e ainda pode conhecer outros locais. Existe o tour que vai para a ​​Tribo Hmong, por exemplo, no mesmo dia.

Wat Chedi Luang

Templo Wat Chedi Luang na Tailandia
Templo Wat Chedi Luang

O Buda de esmeralda (Phra Kaew) que hoje encontra-se no Grand Palace de Bangkok, ficou nesse templo até 1475, sendo um dos templos mais importantes da cidade. Logo de entrada você verá um templo todo talhado em madeira, o Wat Phan Tao, que tem um Buda dourado.

Indo pela lateral esquerda você estará de frente a uma estupa gigante do Wat Chedi Luang, toda ornada com estátuas de elefantes feitas em pedra. Ao seu redor ficam diversas estátuas de Buda que são bem interessantes.

Wat Phra Singh

Templo Wat Phra Singh em Chiang Mai
Templo Wat Phra Singh

É um dos maiores templos de Chiang Mai e tem um salão principal que fica a estátua de um Buda Leão. Os murais de parede descrevem cenas do estilo de vida local, bem como, alguns contos de folclore popular.

Outros templos legais para visitar são o Wat Chiang Man, que é o templo mais antigo de Chiang Mai, datado de 1296, assim como o Wat Srisuphan que é um templo todo coberto por prata, níquel e alumínio. Por outro lado temos o Wat Suan Dok que possui uma coleção de estupas brancas sobre um lindo gramado.

Para conhecer vários templos de Chiang Mai, recomendamos que faça um passeio com guia, pois irá aos locais certos e otimizará o seu tempo. Você pode fazer o passeio de tuk-tuk pelos templos da cidade, bem como poderá fazer o circuito de bicicleta e visitar vários no mesmo dia.

Sunday Walking Street

Mercado noturno do domingo em Chiang Mai na Tailândia
Mercado noturno do domingo

Durante o Sunday Walking Street, o governo fecha a rua Th Ratchadamnoen entre as 16h e 00h para dar lugar a uma feirinha. Nela, você vai achar de tudo um pouco, pois há barracas de souvenir, roupas e muita comida.

Se você estiver por lá num domingo, recomendamos fortemente visitar esta feirinha porque é uma atividade bem tradicional da Tailândia. Sem falar que nesse tipo de feira noturna, você pode comprar presentes e artesanato com preços bem acessíveis e provar muita comida boa.

Grand Canyon Chiang Mai

O que antes era uma mina, virou um cânion após uma inundação na região e hoje é conhecido como Grand Canyon de Chiang Mai. Este lugar fica a apenas 20km do centro da cidade e por isso é uma boa opção para fugir da poluição e do calor que faz na cidade.

Você pode praticar alguns esportes, ficar no parque aquático com brinquedos infláveis e pode fazer um salto de uma altura de quase 10 metros. Além disso, você poderá alugar um caiaque ou uma prancha de stand up paddle para remar pelo cânion. 

Curso de culinária tailandesa

Cozinhando durante o curso de culinária na Tailândia
Cozinhando durante o curso

Uma das melhores atividades para fazer em Chiang Mai é um curso de culinária tailandesa. Para começar, a equipe te pega no hotel e leva até o mercado para fazer compras e em seguida eles explicam e dão dicas dos melhores ingredientes para usar na aula.

Aprendemos a fazer 5 tipos de pratos e o melhor é que no final da aula a gente pode comer tudo que cozinhou. Temos um post onde contamos todos os detalhes desse curso que foi uma experiência sem igual.

Saturday Walking Street

O Saturday Walking Street fica rua Th Wualai e tem um tamanho bem menor do que a do domingo, que falamos anteriormente. As barracas vendem mais ou menos as mesmas coisas em ambos os mercados.

Night Bazaar

Kalare Night Market em Chiang Mai, Tailândia
Kalare Night Market

O night bazaar acontece todo dia e é mais uma opção de feirinha para você conhecer em Chiang Mai. Diversos vendedores montam suas barracas na calçada e vendem tudo que você possa imaginar, assim como muitas opções de comida típica, sendo possível fazer um food tour.

Na parte interna de um conjunto de prédios fica o restante da feira, com dezenas de outras barracas. Além disso, há restaurantes, pubs, casas de massagem e até mesmo um ringue de muay thai, onde acontecem as lutas da cidade.

Curso de massagem tailandesa

Melhor do que receber uma massagem tailandesa é poder aprender essa arte e por isso existem cursos de 1, 3 e 5 dias. Nele você aprende todas as técnicas para fazer uma boa massagem e ainda ganha uma apostila que mostra tudo detalhado.

Se preferir só fazer uma boa massagem, você pode reservar o spa para receber um tratamento de qualidade, mas vale lembrar que uma massagem num spa é completamente diferente daquelas oferecidas na rua, pois são bem melhores e feitas com profissionais da área.

O que fazer em Chiang Mai num bate e volta

Chiang Mai está numa região montanhosa cheia de cultura e história. Por lá, você poderá fazer vários passeios de um dia para ter maior contato com a natureza, assim como para conhecer outras cidades da região. 

Doi Inthanon National Park

No parque nacional Doi Inthanon existem cachoeiras, jardins e duas enormes estupas. Nesta região, você pode fazer caminhadas e observar pássaros, além de contemplar o visual (em dias com céu limpo) a uma altitude de 2565m.

O parque nacional de Doi Inthanon fica a 85km de Chiang Mai. Para chegar lá, você pode reservar a excursão partindo de Chiang Mai, pois a agência oferece um bate-volta de um dia para o parque.

Chiang Rai

É em Chiang Rai que fica o Wat Rong Khun, também conhecido como o templo branco que é super famoso. Existem excursões que fazem bate-volta de um dia para conhecer o templo e voltar para Chiang Mai, mas é bom lembrar que a viagem dura 03h30 cada trecho.

Normalmente o passeio vai até o templo branco e passa pelo Golden Triangle que fica na divisa entre Laos, Tailândia e Myanmar. Existe a opção de conhecer a Long Neck Tribe (tribo das mulheres girafa) nesse mesmo passeio.

Santuário de elefantes

Santuário de Elefantes na Tailândia
Alimentando o elefante

Para quem gosta de fazer atividades com animais de forma responsável, pode cuidar de um elefante por um dia. Quando visitamos Chiang Mai, tivemos a oportunidade de fazer esse passeio indo para um santuário de elefantes chamado Patara Elephant Farm, mas existem diversos como o Nature Park e o Lanna Kingdom, por exemplo.

Durante o passeio com os elefantes, você vai poder aprender muita coisa sobre a vida dos animais. Além disso, vai poder alimentá-lo, dar banho e fazer atividades durante um dia inteiro na companhia de um guia do santuário.

Esportes radicais

Existe uma infinidade de atividades para fazer em Chiang Mai e os esportes radicais estão nessa lista. O rafting, trekking e tirolesa são apenas algumas das opções de esportes que você pode fazer.

Outra atividade muito legal é o passeio de ATV passando por 40 km de estradas cheias de aventuras. Você ainda pode fazer o caiaque no rio Ping, uma alternativa bem diferente para quem gosta de praticar esportes.

Roteiro em Chiang Mai

o que fazer en Chiang Mai na Tailândia
Portão da cidade velha de Chiang Mai

Como você viu, há uma boa lista com o que fazer em Chiang Mai, por isso deixamos um roteiro completo para aproveitar a cidade ao máximo. Lembrando que você pode trocar as atividades do roteiro de acordo com seu gosto. 

Ainda mais porque os mercados noturnos funcionam em dias determinados, ou seja, você pode inverter a ordem e os dias de visita. Sem falar que se você fizer os passeios com guia, conforme indicamos, você vai aproveitar o seu tempo na cidade mais ainda.

Roteiro de 1 dia em Chiang Mai

Comece seu primeiro dia em Chiang Mai conhecendo os principais templos. Um ponto de partida pode ser o Tha Phae Gate, o portão principal e o que sobrou da muralha que envolvia a cidade velha de Chiang Mai.

Dessa forma, aproveite a manhã e o começo da tarte para conhecer os Templos Wat Phra That Doi Suthep e Wat Chedi Luang ou fazer o tour dos templos como mencionamos anteriormente. 

A noite é hora de conhecer um mercado noturno e se o dia encaixar, recomendamos a Sunday Walking Street. Se não for domingo, substitua essa noite pelo Saturday Walking Street (sábado) ou pelo Night Bazaar (qualquer dia da semana).

Roteiro de 2 dias em Chiang Mai

Se você tem dois dias em Chiang Mai, pegue o primeiro dia para conhecer os templos como indicamos e o segundo dia para se refrescar no Grand Canyon de Chiang Mai. Comece seu dia aproveitando essa maravilha da região e se divirta.

Aproveite a outra metade do dia para fazer um curso de culinária tailandesa e comer bem, já que os pratos que você prepara, são só para você. Retorne ao seu hotel e se prepare para um jantar temático com danças e músicas tailandesas.

Roteiro de 3 dias em Chiang Mai

No terceiro dia recomendo ir até o Doi Inthanon, a montanha mais alta da Tailândia. Neste dia, um passeio fazendo um bate e volta é a melhor alternativa, porém se você não quiser fazer um passeio pelas montanhas, pode ir a Chiang Rai, por exemplo. 

Para a noite, conheça mais um mercado noturno, tome uma cerveja e relaxe com uma massagem tailandesa. Outra opção é fazer uma maratona de bares em grupo para conhecer gente e claro, a noite da cidade.

Roteiro de 4 dias em Chiang Mai

Seguindo a ideia de fazer os passeios dos dias anteriores, no quarto dia, quem estiver por Chiang Mai, pode fazer um passeio radical de ATV. Se você não gosta de esportes, sugerimos conhecer um santuário dos elefantes.

À noite, nada como conhecer a vida noturna de Chiang Mai. Portanto recomendamos um show de cabaré e depois ir para alguns bares. Entre as pontes Sapaan Lek e Thanon Charoen Mueang, do lado direito do rio, ficam alguns barzinhos feitos em decks sobre o rio. 

Guia de Viagem para Tailândia

Guia-da-Tailandia
Guia da Tailândia

Para saber mais sobre o que fazer em Chiang Mai e passeios em todo o país, tenha em mãos o Guia da Tailândia. Um ebook que fizemos depois de morar dois anos no Tailândia e viajar por todas as regiões, turísticas e não turísticas. 

Portanto, com este guia você poderá descobrir lugares fantásticos em toda a Tailândia para fazer uma viagem perfeita. São informações e dicas completas por todo o país. Clique no botão abaixo e adquira já o seu!! 

BAIXAR AGORA

Seguro viagem para Tailândia

É muito importante, em qualquer viagem, contratar um bom seguro viagem, principalmente se for para o Sudeste da Ásia, onde o clima costuma ser bem quente e a diversidade de comidas é imensa. 

Caso aconteça algum imprevisto com malas, atrasos na viagem, acidentes e até mesmo casos de cirurgia e atendimento de emergência, é bom contar com toda a assistência que o seguro viagem oferece. 

Clique abaixo, confira os planos e os preços!

Perguntas frequentes

Qual é o templo mais famoso de Chiang Mai?

O Wat Phra That Doi Suthep, também conhecindo simplimente por Templo Doi Suthep é o local mais fomoso de Chiang Mai. Veja mais informações.

Quanto tempo ficar em Chiang Mai?

Nós recomendamos ficar 3 a 5 dias em Chiang Mai para conhecer as principais atrações e fazer passeios pela região. Veja mais informações.

Quais são as melhores regiões para ficar em Chiang Mai?

Os melhores bairros para ficar em Chiang Mais são Old City, assim como Riverside e a região no Night Bazaar, pois estão perto de muitas atrações. Veja mais informações.

O que fazer em Chiang Mai em 3 dias?

Um roteiro em Chiang Mai de 3 dias inclui atrações como o Tha Phae Gate, Templo Doi Suthep, Doi Inthanon, feiras e massagem por exemplo! Veja mais informações.

Passeios em Chiang Mai

Agora que você já sabe o que fazer em Chiang Mai e conhece algumas das principais atividades e passeios, é hora de fazer as reservas. Abaixo ainda deixamos mais dicas de passeios pela região com a Get Your Guide, nosso parceiro de confiança.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
18 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ruthia Portelinha
4 anos atrás

Nunca fui à Tailândia, mas confesso que tenho muita curiosidade, porque tudo é lindo. Gostei muito do seu roteiro em Chiang Mai, do ambiente descontraído da cidade, dos templos, da comida. E que lindo hotel, não é todos os dias que se fica num lugar assim. Vou colocar o seu post nos favoritos, esperando em breve usar todas as suas dicas

Andrea
4 anos atrás

Olá!
Por enquanto a Tailândia ainda está somente na lista dos destinos desejados. Curiosamente sempre a liguei a praia, então foi muito legal ver os pelos templos que a cidade possui.

Christian
4 anos atrás

Quando fui para Tailandia fiz o sul as praias, agora tenho que voltar e fazer o roteiro por Chiang Mai, pelas fotos vale muito pena visitar essa região

Sil Mendes
Sil Mendes
4 anos atrás

Queria ter tido mais tempo na Tailândia quando fui para poder desbravar mais esse destino incrível ., com certeza iria conhecer Chiang Mai.Fiquei com vontade de voltar.

Mariana
4 anos atrás

Que roteiro interessante por Chiang Mai! Eu confesso que tenho medo de encarar uma viagem para a Tailândia, mas amo ver as fotos de quem esteve lá. Acho tudo tão lindo! Gosto principalmente dos templos. Fiquei babando nas fotos do Wat Phra Singh. Lindo demais!

Maria Cristina
Maria Cristina
4 anos atrás

A Tailândia é um sonho que ainda não tirei do papel! Eu disse ainda! Doidinha pra explorar esse país e amando as dicas do que fazer em Chiang Mai😘

Edson Amorina Junior
4 anos atrás

Nós ainda não fomos para a Tailândia, está realmente na nossa lista. Que legal ler esse roteiro em Chiang Mai, muita coisa para se fazer, né?

ROBERTA KELLY NOGUEIRA
4 anos atrás

Que artigo sensacional e com fotos incríveis! Chiang Mai era um destino até então desconhecido pra mim, viu?! Tailândia parece ter sido muito bem aproveitada por vcs! Adorei a dica!

Roberta Lan
4 anos atrás

Um dos meus sonhos é conhecer a Tailândia. Esse roteirão pra Chiang Mai tá um escândalo de bom, já salvei aqui!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

18
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x