Mochilão pela Europa: Como planejar, o que levar e roteiro

por Flávio Mendes
Ponte 25 de Abril em Lisboa - mochilão pela europa

Viajar pela Europa é o sonho da maior parte das pessoas que pensam em fazer seu primeiro mochilão pela Europa. E isso se deve a facilidade de percorrer países diferentes em uma única viagem. Mas para que isso aconteça é preciso ter um planejamento prévio.

Sendo assim, criei um passo a passo de como se planejar desde o Brasil até o tão sonhado mochilão pela Europa. Algumas regras básicas devem ser seguidas para que ocorra tudo conforme planejado. Dentre os principais itens estão: itens necessários para a viagem, documentação necessária, reserva de hotéis e criar um roteiro.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para qualquer destino?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Qual mochilão comprar para viajar pela Europa?

Viagem com mala de mão leve - Mochilão pela Europa
Viagem com mala de mão leve

Durante esses quase 10 anos viajando de mochilão, já tive 3 mochilas, todas da marca Deuter, que para mim a melhor de todas, apesar de cara. Ainda tenho todas intactas, só que com o tempo fui comprando mochilas cada vez menores e deixando de usar as maiores.

Minha primeira mochila tem 80L + 10, mas é imensa e não sei onde eu tava com a cabeça que precisava de algo gigante para viajar. Isso porque ela só me trouxe dor nas costas e não recomendo para ninguém. Acabei não usando mais e tive a necessidade ter uma menor e mais leve.

Minha segunda mochila, também da Deuter, tem 45L + 10, um tamanho bem melhor para quem costuma despachar malas. Depois de ter morado na Irlanda e antes de fazer meu primeiro mochilão pelo sudeste asiático, resolvi comprar uma mochila ainda menor e viajar apenas com uma mala de mão. Ela tem 32L e está sendo suficiente pra mim.

Conseguir o hábito de viajar leve não é fácil, sendo assim, para quem quer viajar confortável o ideal é uma mochila entre 40 e 50L. Essa terceira mochila tenho até hoje e tem sido suficiente em todas as viagens, que por sinal, tem sido cada vez mais econômica.

Veja abaixo algumas opções bacanas de mochilas para fazer um mochilão pela Europa!

O que levar no Mochilão pela Europa?

Relógio Big Ben
Relógio Big Ben

Alguns itens básicos devem ser comprados antes da viagem, mas isso vai de pessoa para pessoa e não deve ser levado à risca. Uma dica para quem quer viajar leve é levar roupas apenas para 1 semana de viagem. Perca 2 horas do dia uma vez por semana para lavar suas roupas em alguma lavanderia. 

Uma pochete daquelas fininhas chamada doleira é um item que sempre uso, principalmente em países com fama de furtos e com batedores de carteira. Usando uma doleira, seus documentos e dinheiro ficam escondidos embaixo da roupa.

Outro item essencial é o cadeado. Ficando em hostels, o uso dele será necessário para trancar sua mala dentro de um armário quando ficar em quartos compartilhados. Além disso, muitas pessoas investem em um calçado para caminhada e botas, principalmente em lugares extremamente frios.

Não esqueça também de levar um adaptador de tomada universal para seu mochilão, principalmente para países do Reino Unido.

Documentos para o Mochilão pela Europa

Passaporte Brasileiro - Como planejar um mochilão pela europa
Passaporte Brasileiro

Os documentos necessários para entrar na Europa e viajar tranquilos, para mim, são os principais, pois sem a documentação certa você nem entra no país. Brasileiros não precisam de visto para viajar para os países que fazem parte do Tratado de Schengen e alguns outros países da região, o que facilita muito.

Para viagens no continente europeu, seu passaporte brasileiro deve ter validade mínima de 6 meses contando da sua data de volta ou do último dia de sua viagem. Por exemplo, se você viajar entre 01/06 a 30/06, seu passaporte deve vencer só depois do dia 30/12.

A imigração poderá te fazer algumas perguntas ou nem olhar na sua cara no momento em que você chegar. A comprovação de renda poderá ser solicitada (dinheiro em espécie, extrato da conta bancária, extrato do cartão de viagem ou conta digital internacional) e também comprovante de hospedagem, como sua reserva de hotel ou uma carta convite de algum amigo ou familiar residente no país

O seguro viagem é obrigatório para visitação dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Para ver todos os detalhes de como ele funciona e porque você deve contratar um, leia o post que fiz só sobre ele.

Eu sempre organizo uma pastinha no celular com alguns comprovantes de renda, a reserva do primeiro hotel (isso se sua viagem não for programada), seguro viagem, algum documento que prove vínculo com o Brasil e algum outro documento sem ser o passaporte, por exemplo.

Reserva de hotéis para o Mochilão pela Europa

Teleferico de Lisboa Telecabine
Teleferico de Lisboa Telecabine

Eu costumo sempre reservar os hotéis antecipadamente para deixar minha viagem programada. Há quem não goste disso, que gosta de deixar a viagem em aberto e mais flexível no caso de mudanças nos planos. No entanto, não recomendo, pois os preços ficam bem mais caros e é possível que te peçam a reserva na hora da imigração. 

Em meu primeiro mochilão pela Europa reservei todos os meus hotéis direto pelo site dos hotéis que fiquei, mas percebi que na maioria das vezes acabava saindo mais caro. Desde então, venho reservando todos os hotéis pelo site do Booking.com, a maior empresa de reservas de hotéis no mundo. 

O Booking é nosso parceiro aqui no blog e reservando seus hotéis por nossos links, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog com uma pequena comissão que o Booking paga direto para nós. Veja as políticas do blog em caso de dúvidas.

Roteiro viagem para o Mochilão pela Europa

Pontos Turisticos de Paris - Torre Eiffel
Torre Eiffel

Criar um roteiro vai te fazer economizar muito durante sua viagem. Então, leia tudo sobre o destino que está indo, pesquise sobre como se locomover dentro da cidade e como chegar e sair da mesma. Veja todos os meios de transporte disponíveis quando você estiver indo de um país para o outro e qual sai mais em conta.

Como organizar o roteiro pelo Europa

O ideal é fazer uma planilha com todas as suas reservas, quantos dias em cada lugar, valores gastos e tudo o que achar necessário. Com essa planilha será possível ter mais controle de gastos durante seu mochilão pela Europa. Prefira conhecer países fronteiriços, não faça um roteiro corrido querendo conhecer 10 países em 20 dias.

De preferência para conhecer mais cidades dentro de um único país. Um país não se resume apenas a sua capital ou cidade mais famosa. Há sempre muito mais coisas para se conhecer. Errei nesse planejamento quando fiz meu primeiro mochilão, mesmo tendo feito tudo que tinha aqui nesse post, não fiz o básico que era conhecer com calma cada cidade.

Ficar de pinga pinga pela Europa só porque você “acha” que ela é pequena não é o jeito certo de viajar. Isso porque você vai acabar gastando mais tempo na estrada do que conhecendo as cidades. Então, nunca coloque apenas 1 dia para conhecer uma cidade a não ser aquelas que dá para fazer um bate-volta como Pisa e Bratislava, por exemplo.

O dia de deslocamento entre uma cidade e outra ou um país e outro é um dia praticamente perdido. Você tem que colocar no planejamento o tempo de sair de seu hotel, ir até o aeroporto ou estação de trem, viajar, chegar na outra cidade, achar seu hotel, deixar suas coisas, fazer check in e aí sim, começar a se familiarizar com a cidade e sua nova língua.

Quantos dias do roteiro pela Europa

Coloque pelo menos 2 dias para conhecer cidades pequenas como: Veneza, Praga, Bruges, Bruxelas. Já para cidades um pouco maiores, como Viena, Amsterdam, Budapeste, Florença e Barcelona, por exemplo, coloque 3 dias. Cidades um pouco maiores e algumas capitais e cidades grandes como Roma, Berlim, Lisboa, Munique, Paris e Londres, o ideal são 4 a 6 dias.

Claro que isso varia de pessoa para pessoa. Eu mesmo prefiro conhecer os lugares com mais calma. Falei apenas sobre uma média do que geralmente é necessário para conhecer bem a cidade. Quando fui pela primeira vez para Praga, fiquei 2 dias, mas da segunda fiquei 4 dias e não achei muito. Munique fiquei 4 dias e achei pouco também, Budapeste já fui 2 vezes e voltaria de novo.

Em resumo, para um mochilão de 30 dias pela Europa, não coloque mais do que 6 países. É possível passar um mês inteiro só em países como Alemanha, Itália e Espanha. Escolha mais de uma cidade dentro de cada país e trace uma rota que facilite a transição entre cidades e países. Viaje leve levando só o essencial, leve todos os documentos necessários e planeje muito.

Seguro viagem pelo mundo

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas ao viajar pelo mundo, é mais importante ainda. Isso porque você estará exposto a diversas condições e só de estar fora de casa já é um motivo mais do que suficiente para estar protegido.

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos de voos, por exemplo. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso, recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem de boa qualidade e alta cobertura para embarcar com uma segurança extra em qualquer emergência.

Acessando o site da nossa parceira, Seguros Promo, você terá uma lista completa com as melhores seguradoras, preços acessíveis e descontos incríveis. 

Passeios pelo mundo

Agora que você já sabe como fazer uma viagem como mala de mão, já pode se programar e fazer o seu roteiro pelo mundo afora. Para te ajudar com essa programação, abaixo deixo diversas sugestões de passeios imperdíveis com a GetYourGuide, uma empresa de confiança que oferece passeios, ingressos e experiência no mundo todo!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x