10 Pontos turísticos de Berlim que são imperdíveis

por Viaje Leve

Os pontos turísticos de Berlim são repletos de história e recebem visitas de pessoas de todas as partes desse mundão. A cidade conta com muitas opções culturais, museus,  monumentos históricos, parques e muita presença de escombros da 2º Guerra Mundial. Outra coisa que não podemos deixar de mencionar é a culinária típica alemã e claro, muita cerveja.

Então, aperte os cintos, coloque sua melhor almofada de pescoço e acompanhe a leitura para conhecer os principais pontos turísticos de Berlim e conheça um pouco mais sobre a capital alemã.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar nos países europeus e o atendimento hospitalar pode sair bem caro. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça como essa, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguradoras e ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você vai ver informações completas sobre:

O que fazer em Berlim

Não dá para resumir facilmente os pontos turísticos de Berlim, pois a capital alemã realmente é cheia de encantos. Por essa razão, além de pesquisar bastante, nós temos uma parceria bem legal que nos ajuda a otimizar o tempo e aproveitar cada minuto das nossas experiências.

Quem já acompanha nossas aventuras, sabe que estamos falando da Get Your Guide, uma empresa que oferece diversos passeios e pacotes com atividades. Além disso, há visitas guiadas aos principais pontos turísticos com diferenciais como hora marcada e transportes, por exemplo. Tudo isso para deixar a criação do roteiro muito mais fácil. 

Por fim, vale lembrar que Berlim é uma cidade europeia e por lá, o seguro viagem para Alemanha é obrigatório. A gente já conversou sobre isso em outro post aqui do blog, mas é bom ressaltar que o seguro viagem europeu é obrigatório. Ele deve ter a cobertura mínima de 30 mil euros para emergências médicas em todo o velho continente. 

Segurança é um ponto que a gente sempre vai mencionar aqui, afinal viajar é ótimo, mas a nossa segurança e a de quem amamos sempre vem em primeiro lugar, não é? Dito isso, finalmente estamos todos prontos para iniciar mais uma aventura.

Estamos com você, para te ajudar a montar o melhor roteiro e conhecer os pontos turísticos de Berlim da melhor forma. Acompanhe a leitura e gute Reise*!!

Cartões Turísticos – Berlin WelcomeCard

Uma coisa que dá para afirmar sobre a Get Your Guide é que eles conhecem Berlim com a palma da mão, afinal a sede da empresa fica na cidade. Por isso oferecem cartões turísticos para se passear pela cidade com desconto, além de acesso facilitado a alguns pontos turísticos de Berlim.

Nem precisa dizer que ficar correndo atrás da compra de bilhetes toma um tempo precioso. Portanto, a gente usou esses cartões para ir em vários lugares pela capital alemã. Dessa forma, você terá descontos e a gente também te ajuda a economiza tempo. 

As condições valem para transporte público, incluindo aeroportos e também acesso a alguns pontos turísticos específicos, dependendo do cartão que você escolher. Se ficar em dúvida, você pode deixar aqui nos comentários que a gente te ajuda a escolher a melhor opção. 

Hop-on Hop-off para os pontos turísticos de Berlim

Os passeios hop-on e hop-off são aqueles ônibus de dois andares que tem uma rota turística específica para seguir.  Enquanto você conhece os principais pontos turísticos de Berlim, conta com um guia de áudio na sua língua nativa para não perder nenhum detalhe.

Esses passeios são ótimos para quem está com a agenda apertada e quer conhecer tudo em pouco tempo. E o melhor de tudo, é que você pode entrar e sair do ônibus durante o passeio, por isso é uma experiência que vale a pena experimentar. 

Se você está com bastante tempo para conhecer tudo, vale apostar nos hop-on hop-off para conhecer tudo nos primeiros dias e depois voltar com mais calma nos seus lugares favoritos.

Os melhores pontos turísticos de Berlim

Ainda estamos começando, mas o post já está repleto de dicas para você aproveitar Berlim tanto quanto a gente. Então, sem mais demora, vamos te contar um pouco mais sobre os principais pontos turísticos de Berlim. São diversas histórias entre as nossas experiências favoritas nessa cidade cheia de história, cultura e cerveja boa!

Torre de TV de Berlim

Torre de Tv de Berlim é um ponto turístico de Berlim
Torre de Tv de Berlim

A Berliner Fernsehturm é uma famosa torre de TV de Berlim, um monumento com 368 m de altura e foi inaugurada em 1969. Atualmente é um dos lugares mais visitados da cidade, pois conta com uma galeria transparente com observatório que proporciona a vista deslumbrante dos principais pontos turísticos de Berlim.

Além disso, também é possível apreciar uma experiência gastronômica deliciosa e peculiar no restaurante giratório que fica a 207 metros de altura. Enquanto abastecemos, pudemos vislumbrar uma vista única da cidade. 

O mais bacana é que tem muitas coisas para fazer por lá, não importa a hora. Você pode degustar um café da manhã, almoço e jantar. Se for o caso de uma pausa rápida para repor as energias, você pode parar para um chá da tarde e apreciar a vista enquanto se prepara para novas aventuras.

Melhores passeios na Torre de Berlim

  • Ingresso prioritário para a Torre de TV: Programe a sua visita na torre de TV de Berlim com acesso prioritário e sem filas para apreciar a vista panorâmica da cidade do ponto mais alto da capital.
  • Torre de TV de Berlim: Desfrute de uma boa refeição no restaurante Sphere, o famoso restaurante giratório no alto da torre da TV. Abasteça as energias com a vista mais bonita de Berlim. 

Rio Spree

Berlim tem uma paisagem ainda mais exuberante por ser banhada pelo Rio Spree. Ele faz parte da Europa Central, pois nasce entre a República Checa e a Alemanha e divide os dois países. Atravessando a capital alemã, o rio passa por vários pontos turísticos de Berlim, incluindo uma parte do muro de Berlim, um monumento histórico da capital. 

Vale muito a pena apreciar alguns momentos a bordo de um cruzeiro pelas águas do Spree, degustar uma boa refeição e tirar fotos de tirar o fôlego. 

Além disso, essa atração turística também é legal para visitar em qualquer horário. A paisagem diurna conta com a contemplação das paisagens arborizadas e dos principais pontos turísticos de Berlim. De noite você ainda consegue ver todas as luzes da cidade no auge da vida noturna.

Melhores passeios no Rio Spree

  • Passeio no rio Spree com guia de áudio: Desfrute o melhor passeio com toda a comodidade a bordo do catamarã solar de luxo, relaxe e aprecie a vista enquanto experimenta pratos de ótima qualidade e drinks típicos.
  • Cruzeiro noturno pela cidade: Aprecie as luzes brilhantes da noite em Berlim a bordo de um cruzeiro noturno pelo Rio Spree. Aproveite para fazer fotos de tirar o fôlego nessa experiência incrível da capital alemã.

Muro de Berlim e Museu do Muro de Berlim

Muro de Berlim na Alemanha
Grafites do Muro de Berlim

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que dividiu a Alemanha em duas. Em 1947, após o país perder a Segunda Guerra Mundial, Berlim foi palco desse conflito e tornou-se duas capitais.

De um lado estava Berlim Ocidental e de outro Berlim Oriental, divididas por ideologias e regimes diferentes (capitalista e socialista). Essa divisão culminou na construção do Muro de Berlim, que dividia a população de acordo com a política local. 

O Muro de Berlim existiu entre 1961 e 1989 e foi derrubado com a crise que se instaurou no regime socialista da Alemanha Oriental. Ao longo de sua existência, aproximadamente 140 pessoas perderam a vida ao tentar cruzar a fronteira. 

Hoje existem alguns resquícios do muro em que se tornaram pontos turísticos em Berlim, além do Museu do Muro de Berlim, inaugurado em 2016. Ele conta com tecnologia de áudio e vídeo para remeter os visitantes a trechos do muro que hoje são irreconhecíveis. Uma incrível experiência de volta para o passado onde também é possível conhecer uma das guaritas de onde os guardas do muro de Berlim faziam a vigilância. 

Melhores passeios no Muro de Berlim

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo em Berlim
Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo é um monumento neoclássico que antigamente era a porta da cidade. Ele foi construído entre 1788 e 1791, inspirado no Propylaeum, a entrada da Acrópole em Atenas, na Grécia.

Atualmente, o monumento é um marco da vitória da paz sobre as armas e se tornou um dos principais pontos turísticos históricos de Berlim. Sua estrutura conta com uma doriga (deusa grega da paz) conduzindo sua biga com cavalos. 

Um fato histórico sobre a estátua da doriga é que ela foi capturada pelo exército francês e levada a Paris. No entanto, o exército alemão recuperou a região e também o adorno, que retornou ao seu lugar com uma cruz e uma águia prussiana. 

O Portão de Brandemburgo não era único, pois existiam aproximadamente mais 17 deles, porém o único que resistiu às duas guerras e hoje encontra-se preservado foi ele. Hoje em dia segue como um dos principais pontos turísticos de Berlim e recebe milhares de visitantes todos os anos. 

Enfim, esse é um local que vale a pena conhecer e registrar várias fotos sob o arco central do monumento, que na época da monarquia, era destinado apenas à família real. 

Melhores passeios no Portão de Brandemburgo

Palácio do Reichstag

Palácio de Reichstag
Palácio de Reichstag

O Palácio do Reichstag é o prédio parlamentar do governo alemão, mas foi incendiado após a vitória do chanceler fascista Adolf Hitler. O fogo começou em vários locais do palácio, no dia 27 de fevereiro de 1933, às 21h14. 

Algum tempo depois, esse ato culminou na prisão dos comunistas locais, após o ato ter sido declarado um protesto contra os avanços nazistas. Hitler então, tirou proveito da situação para conseguir ainda mais poderes no seu governo.

Após se eleger, as sessões parlamentares foram para outro prédio e o palácio já danificado pelo fogo, estava sendo usado para fins de propaganda. Além disso, durante a  Segunda Guerra Mundial, o local foi utilizado para propósitos militares, ficando em ruínas ao fim do conflito. 

Depois da queda de Hitler o local ficou como estava, mas com a reunificação da Alemanha e a transição da sede do governo para Berlim, o Palácio do Reichstag foi restaurado como marco histórico e se tornou novamente a sede parlamentar em 1999. 

Melhores passeios no Palácio do Reichstag

Museus de Berlim

Os museus são absolutamente os melhores pontos turísticos para qualquer viajante que gosta de conhecer a história e a cultura do local. Berlim está repleta deles, você já conheceu um pouco mais sobre o Museu do Muro de Berlim anteriormente. 

Agora você vai saber um pouco mais sobre os melhores passeios nos cinco museus mais visitados de Berlim.

  • Neues Museum: Um monumento que conta com mostras da arquitetura egípcia, além de muitos artigos como estátuas de faraós, coleções de antiguidades e mapas do Egito.
  • Museu de Pérgamo: Onde você pode fazer uma viagem no tempo à 1.900 anos, por meio de uma recriação digital e conhecer a cidade de Pérgamo exatamente como era para os habitantes da época. 
  • Alte Nationalgalerie: Um museu histórico de arte que faz parte dos museus da UNESCO., onde você pode apreciar obras tradicionais do Classicismo, Romantismo, Biedermeier, Impressionismo e início do período Moderno.
  • Museu da Fotografia de Berlim: Seguindo para mais uma experiência artística, esse museu conta com obras de fotógrafos de todo o mundo, além de esculturas e muitos itens de arte moderna.
  • Museu Bode: Para fechar com chave de ouro na ilha dos museus de Berlim temos o local  onde você pode ampliar sua experiência com a arte das pinturas litúrgicas e bizantinas e também conhecer a Münzkabinett, uma das maiores coleções de moedas antigas do mundo.

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie - Pontos Turísticos de Berlim
Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie foi um posto militar que ficava na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, durante o período da Guerra Fria. O local ligava o setor americano ao setor soviético com uma cabine. 

Com a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, o posto foi removido e a cabine original, onde ficava o guarda, foi colocada em exposição no Museu dos Aliados. Entretanto, no ano de 2000, foi colocada uma reprodução da cabine no local da original e existem pessoas vestidas de soldados para tirar fotos com os turistas. 

Atualmente, o Checkpoint Charlie é um dos principais pontos turísticos de Berlim, recebe turistas do mundo todo e a placa com a frase “Você está deixando o setor americano” figura entre as melhores fotos para fazer na cidade. 

Melhores passeios no Checkpoint Charlie

  • Tour soviético privado em um micro-ônibus russo: que tal voltar nos tempos da Alemanha Oriental e fazer um tour pela cidade a bordo de um micro-ônibus russo? Nesse passeio você vai fazer uma verdadeira viagem no tempo e conhecer os detalhes preservados do governo alemão-soviético.
  • Excursão a pé sobre a Guerra Fria: Conheça o Checkpoint Charlie, o icônico ponto turístico da Guerra Fria e muito mais resquícios desse conflito político ideológico em uma excursão guiada a pé pelos arredores de Berlim.

Torre Kollhoff

Se você adora vistas panorâmicas, aqui vai mais um ponto turístico de Berlim que vale a pena conhecer. A Torre Kollhoff fica na movimentada Potsdamer Platz, uma praça a um quilômetro de distância do Portão de Brandemburgo e do Reichstag.

Na torre você pode apreciar o pôr do sol, subindo os 24 andares do prédio em apenas 24 segundos, no elevador mais rápido da Europa! Depois, ainda é possível conhecer um pouco mais a história de Berlim desde os primórdios até a queda do muro e a reunificação alemã nos telões do local. 

Para finalizar, você pode ter uma experiência gastronômica incrível a 100 metros de altura, enquanto aprecia a vista de Berlim de uma forma indescritível. Você também poderá observar a energia de Berlim com prédios super modernos e arrojados a partir de um dos locais mais movimentados e visitados da cidade.

Melhores passeios na Torre Kollhoff

Grafite e street art em Berlim

Muro de Berlim - Pontos turísticos de Berlim
Grafites no que restou do Muro de Berlim

Imagina poder pintar a diversidade em um dos locais mais representativos de uma política repressiva? Você pode apreciar a arte de rua da capital alemã nos escombros do muro de Berlim e muitos outros locais.

O muro conta com a célebre imagem do beijo entre os líderes da Alemanha Oriental e Ocidental, representando a luta pela igualdade e a celebração da pacificação do país e da queda do nazismo.

Sem dúvida, essas são atrações turísticas que valem a pena apreciar em Berlim e o local é visitado por turistas de todos os lugares, rendendo várias fotos muito bacanas para recordar a viagem com causa.

Melhores passeios para ver street art e grafite em Berlim

  • Excursão a pé por locais secretos: Conheça os becos escondidos de Berlim e os bairros de vida judaica, coloridos e estampados com as mais belas ilustrações de grafite e arte de rua.
  • Berlim alternativa by bike: Conheça a maior parte restante e preservada do Muro de Berlim e aprecie a arte de rua e grafite em uma excursão guiada de bicicleta pelos bairros alternativos e jovens da capital alemã. 

Memorial de Sachsenhausen

Um dos pontos turísticos de Berlim que remetem a um período marcante na história mundial é o Memorial de Sachsenhausen, um monumento no antigo campo de concentração nazista onde mais de 200.000 pessoas ficaram aprisionadas durante o governo nazista. 

Esse foi o primeiro campo de concentração do governo de Hitler e foi o protótipo para os demais campos que foram instalados, ficando ativo entre 1936 e 1945. Depois disso, fez parte da Alemanha Oriental servindo de abrigo aos soviéticos até 1950. 

Após a pacificação, o local foi fechado e hoje é um dos locais mais visitados do mundo todo, para conhecer essa triste, porém importante história da humanidade. 

Você pode fazer uma excursão a pé e conhecer os detalhes históricos com um guia turístico para não perder nenhum detalhe desse importante ponto turístico de Berlim.

Melhores passeios no Memorial de Sachsenhausen

Pontos turísticos de Berlim – Experiências gastronômicas

Para finalizar a viagem pelos principais pontos turísticos de Berlim, não dá para esquecer a culinária tradicional, as cervejas e bebidas típicas da cidade. Então, agora você vai conhecer os nossos passeios preferidos na hora de encher a barriga e apreciar uma bebida na capital alemã.

Bairro Kreuzberg

Esse é um dos principais lugares para fazer passeios gastronômicos de Berlim. Isso porque o Kreuzberg é um bairro jovem e agitado que conta com demonstrações de arte de rua, grafite e uma das culinárias mais apreciadas da cidade. 

Dessa forma, você pode conhecer a história do local e voltar ao tempo em que as pessoas alugavam quartos para dormir, ao invés de casas e apartamentos. Por lá também vai conhecer lugares mais escondidos e saber mais sobre histórias locais, como do “Jack, o Estripador de Berlin” e outros marcos históricos. 

Por fim, recomendamos uma experiência gastronômica pelos diversos restaurantes do local. Há lugares selecionados para apreciar vários pratos ao invés de uma única refeição, enquanto conhece a ampla variedade de opções do cardápio.

Maratona de Bares em Berlim

Bicicleta com cerveja passeia nos Pontos turísticos de Berlim
Beba cerveja enquanto pedala pelas ruas de Berlim

Separe sua identidade que você vai precisar, chegou a hora (finalmente) de falar um pouco mais sobre a tradicional cerveja de Berlim e das opções de bebidas em vários bares agitados da vida noturna da capital.

Solte os cabelos, coloque sua roupa de festa e brinde a viagem na maratona de bares em Berlim. Esse será o lugar ideal para você conhecer as melhores cervejas e bebidas na companhia de um guia animado e parceiro de copo. Sem falar que será a melhor experiência para curtir, fazer novos amigos e conhecer toda a energia contagiante das noites em Berlim.

Seguro Viagem Alemanha

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas ao viajar para a Europa, é mais importante ainda. Isso porque além de ser obrigatório, você estará exposto a diversas condições só por estar fora do Brasil, sendo um motivo mais do que suficiente para estar protegido.

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos de voos, por exemplo. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o Seguro Viagem Alemanha e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.

Acessando o site da nossa parceira, Seguros Promo, você terá uma lista completa com as melhores seguradoras, preços acessíveis e descontos incríveis. 

Perguntas frequentes

O que fazer em Berlim?

Existem vários pontos turísticos em Berlim, como o Portão de Brandemburgo e o Muro de Berlim, além de muita vida noturna, culinária tradicional e museus históricos. Veja mais informações.

Qual é o ponto turístico mais famoso de Berlim?

O ponto turístico mais famoso é o Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha durante o período da Guerra Fria. Veja mais informações.

Quais são os melhores pontos turísticos de Berlim?

Entre as melhores opções estão o Portão de Brandemburgo, os museus Neue e Alte Nationalgalerie, o Muro de Berlim, o Rio Spree e os bares, por exemplo. Veja mais informações

O que fazer em Berlim à noite?

Há diversos bares e boates, além de poder apreciar a culinária local e se divertir em locais icônicos como o Friedrichstadt-Palast e o Wilde Mathilde Bar. Veja mais informações.

Passeios em Berlim

Agora que você conhece os principais pontos turísticos de Berlim, já pode programar todos os seus passeios e visitas aos locais. Para te ajudar ainda mais, deixamos abaixo outras opções de passeios pela capital alemã, onde você poderá desfrutar de uma viagem completa, com guia e entradas garantidas sem filas e perda de tempo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x