Lavanderia: como lavar suas roupas durante o mochilão

por Flávio Mendes
lavanderia

As lavanderias self-service não são tão utilizadas no Brasil, mas em países da Europa e Ásia, é possível achar praticamente uma em cada esquina. Viajar com várias malas, levando um monte de roupas é algo que pode ser evitado com essa simples dica: lavar suas roupas durante a viagem.

Pense bem, carregar uma mala pesada durante 30 dias, em uma viagem feita pela Europa de trem ou ônibus. Experiência própria, no 10o dia ou até antes, você vai estar xingando sua mala e se xingando por ter levado tanta coisa.

Sendo assim, porque não levar roupas suficientes para apenas uma semana de viagem e perder umas 3 horas de sua semana para ir até uma lavanderia e lavar e secar suas roupas? Vai por mim, essa é a melhor coisa que você pode fazer.

Pra você que nunca usou esse tipo de lavanderia, vou fazer um passo a passo, mostrando como tenho lavado minhas roupas aqui na Ásia e como é bem simples. Claro que as lavanderias mudam de lugar para lugar, mas é mais ou menos os mesmos passos a se seguir. Então, bora lá!

Nunca viaje sem um seguro viagem. A Seguros Promo tem as melhores promoções, faça um orçamento no botão abaixo ou veja o passo a passo de como fazer. Cotar seguro viagem

Como utilizar uma lavandeira self-service

As máquinas de lavar roupas desse tipo de lavanderia funcionam com moedas. Preste sempre atenção no valor da moeda que a máquina opera e se ela devolve troco. Normalmente as lavanderias são abarrotadas de painéis informativos de como utilizar as máquinas de lavar. Sempre leia as regras antes de usar.

lavanderia

Trocando dinheiro

A lavanderia que tenho usado possui uma máquina que troca notas por moedas. As máquinas funcionam com moedas de 50 centavos. A lavanderia possui uma máquina para comprar sabão e amaciante que também troca notas por moedas.

lavanderia

Note que existem lavanderias que não possuem essa máquina, como foi o caso da lavanderia que usei em Amsterdam. Eles tinham uma máquina de snacks que vendia salgadinhos e chocolates que eles mesmo falavam para você comprar algo e aproveitar para trocar seu dinheiro, bem espertos.

Comprando sabão e amaciante

Todas as lavanderias possuem uma máquina em que é possível comprar sabão, saco plástico para carregar as roupas, amaciante e outros produtos. No caso da máquina que uso, os valores ficam na faixa dos 2,50 RM, só que as porções são individuais sendo possível lavar as roupas apenas uma vez.

lavanderia

Para quem vai lavar a roupa apenas uma vez compensa, mas para quem lava toda semana, vale mais a pena comprar os produtos em um mercado. Nesse caso, a máquina funciona com notas e moedas.

Usando a máquina de lavar

São 3 tipos de máquinas, cada uma suportando um volume de roupa (10kg, 15kg e 25kg). Cada máquina dessas tá programada para fazer 3 tipos diferentes de lavagem: com água fria, água morna e água quente. Cada uma delas também possui um preço.

lavanderia

Eu uso a máquina de 10kg que é suficiente para lavar nossas roupas. Também uso a lavagem mais barata, gastando 7,50 RM (R$ 7,50) em uma lavagem. Para usar a máquina é bem simples. Primeiro você vai colocar suas roupas dentro dela. Em seguida, colocar o detergente e o amaciante na parte indicada.

No caso dessa máquina, a lavagem mais barata já está programada, mas é possível alterar o tipo de lavagem nesse momento. Feito isso, conforme você vai colocando as moedas, o valor vai caindo, até chegar em 0. Nesse caso é preciso colocar 15 moedas de 50 centavos. A lavagem vai variar de lugar para lugar. As etapas vão ser as mesmas de quando você lava sua roupa em casa.

Usando a secadora

Para quem necessite, é possível secar as roupas. No caso das secadoras, a função é um pouco diferente. Os minutos de secagem variam de acordo com a quantidade de moedas que você coloca. Nesse caso, a configuração básica funciona com 22 minutos de secagem por 6,50 RM, mas colocando menos moedas, também é possível usar alguns tipos de máquinas, dependendo da lavanderia.

lavanderia

Quanto mais dinheiro você colocar, mais tempo sua roupa vai ficar secando. Nunca deixe suas roupas secando por muito tempo, pois elas encolhem muito. A gente não utiliza a máquina de secar, pois é possível deixar as roupas secando naturalmente no hostel.

Lavanderia: outras informações

Algumas lavanderias oferecem wifi, máquinas com bebidas e comidas e ficam abertas 24 horas. Evite deixar suas roupas lavando e sair para fazer outras coisas. Pelo menos nessa lavanderia que usamos, existem vários cartazes de pessoas que tentam arrombar as máquinas para levar as roupas.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio aqui


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x