A capital portuguesa é a principal porta de entrada de brasileiros para a Europa, ainda mais por causa da facilidade com o idioma, o que torna o país um dos mais procurados para turismo. Portanto reunimos os principais pontos turísticos de Lisboa reunindo história, gastronomia, montanhas e lindas praias formando o cenário ideal para suas férias.
Neste artigo você encontrará informações de cada ponto turístico, incluído bate e volta para algumas cidades vizinhas. Dessa forma, você pode organizar um roteiro pela cidade para conhecer da melhor forma possível.
Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Passeios e ingressos dos pontos turísticos de Lisboa
Neste artigo você vai ver como conhecer os pontos turísticos de Lisboa de forma rápida e sem pegar filas. Mas antes, vale falar que o nosso blog tem parceria com a Get Your Guide, uma empresa alemã de venda de ingressos para atrações turísticas e experiências.
Com ela, você pode comprar ingressos para os principais pontos turísticos em Lisboa, além de outros destinos pelo mundo, que falaremos em outros artigos. Há diversas vantagens em comprar seus passeios com antecedência, por isso vamos citar algumas:
- Tudo é feito online e em português sem sair de casa, o que facilita a compra e ainda receber tudo por e-mail.
- Boa parte das atrações custam a mesma coisa ou até mais barato, por isso você pode aproveitar os melhores preços.
- Outra grande vantagem é que você vai entrar mais rápido porque poderá furar as filas com os ingressos online.
- Então poderá comprar online de sua casa e ainda vai receber tudo em seu e-mail;
- A Get Your Guide é uma das maiores empresas do setor e dá garantia de bom serviço, portanto compre sem medo.
- Além de tudo isso, usando os links aqui desse artigo você ajuda o blog a continuar funcionando e não paga nada a mais por isso.
Visite os pontos turísticos de Lisboa com cartão especial
Se você deseja visitar muitas atrações, recomendamos comprar o Lisboa Card, porque ele dá direito a entrar em várias atrações e dá desconto em outras atrações e lojas. Com ele você ainda poderá utilizar o transporte público de Lisboa à vontade de acordo com o período contratado.
Dentre eles estão inclusos os bondes, ônibus, elevadores e metrô da Carris, funcionando também para trens CP entre Cais do Sodré e Cascais, assim como trens entre Oriente, Rossio e Sintra.
Você consegue comprar o cartão com validade de 24, 48 e 72 horas para conhecer os pontos turísticos de Lisboa com calma. Além disso, você não pegará filas e entrará rapidamente em atrações como Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, por exemplo, que costumam ter filas enormes.
Portanto, recomendamos comprar o Lisboa Card aqui pelo blog de forma simples, segura e rápida no site do Get Your Guide, nosso parceiro de passeios no mundo todo.
19 principais pontos turísticos de Lisboa, Portugal
Falaremos sobre os principais pontos turísticos de Lisboa e aqueles que recomendamos conhecer porque são os mais visitados do país. Além disso, falaremos de alguns pontos turísticos nos arredores de Lisboa e bate-voltas a partir da capital portuguesa.
Os principais pontos turísticos de Lisboa estão listados abaixo:
- Padrão dos Descobrimentos
- Torre de Belém
- Mosteiro dos Jerónimos
- Palácio Nacional da Ajuda
- Castelo de São Jorge
- Elevador de Santa Justa
- Convento do Carmo
- Bairro Alto e Praça Luís de Camões
- Rua Augusta, Arco da Rua Augusta e Praça do Comércio
- Parque das Nações
- Pavilhão do Conhecimento
- Oceanário de Lisboa
- Telecabine de Lisboa
- Assistir um show de Fado
- Passeio de barco pelo rio Tejo
- Estádio da Luz – Benfica
- Passeio de elétrico (bondinho)
- Bate-volta para Sintra
- Bate-volta para Cascais
1 – Padrão dos Descobrimentos
Para começar a nossa lista com os principais pontos turísticos de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos é o número 1. Ele é um monumento em formato de caravela que fica bem de frente para o rio Tejo. Foi feito em 1940 em homenagem às conquistas de Portugal e por isso, nele estão presentes os principais navegadores da época, incluindo Pedro Álvares Cabral.
O lado de fora é bonito, mas você também pode visitar o museu que fica no interior do monumento. Sempre acontecem novas exposições que trocam de tempos em tempos e vale bem a pena.
Aproveite que o ônibus hop-on hop-off que vai para Belém e você pode chegar com maior facilidade. Além disso, está incluído o áudio guia que fala sobre vários pontos da cidade.
2 – Torre de Belém
A Torre de Belém é um dos cartões postais da cidade e claro, um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Ela era uma das 3 fortalezas que foram construídas para proteger a entrada do rio Tejo de ataques.
O local está aberto a visitação, mas costuma ter filas quilométricas, portanto a nossa dica é ter o Lisboa Card em mãos. Além do ingresso ser incluído no cartão, você vai evitar a fila do ingresso.
Para saber mais sobre a história e conhecer a região, o tour de um dia inteiro em Lisboa é uma ótima opção.
3 – Mosteiro dos Jerónimos
É no Mosteiro dos Jerónimos que estão os túmulos de Fernando Pessoa, Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões. Isso quer dizer que essa é uma das atrações mais visitadas em Lisboa e costuma ter filas imensas.
Quando fomos, preferimos comprar o ingresso do Mosteiro online, o que nos livrou dessa pequena fila da foto acima. Contudo, quem tem o Lisboa Card pode entrar de graça porque esta atração está incluída no cartão.
4 – Palácio Nacional da Ajuda
O Palácio Nacional da Ajuda já foi residência oficial da família real portuguesa, mas hoje em dia abriga um museu que está aberto à visitação. Ele ainda conserva toda decoração do século 19 e tem obras de arte do século 18 e 19.
Se você gosta de visitar palácios para conhecer mais sobre a vida da Família Real Portuguesa, pode ir a diversos locais. Para tanto, existe a excursão aos palácios reais que visita o Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos, o Palácio da Ajuda num só dia.
5 – Castelo de São Jorge
Visitar um dos castelos mais importantes de Portugal é um programa que não pode ficar de fora da lista dos pontos turísticos de Lisboa. Falamos isso porque o castelo foi construído em meados do séculos 11.
Ele só recebeu o nome de Castelo de São Jorge no século 14 e hoje expõe objetos do século 11 que foram encontrados na região. Faça uma visita pelo Castelo de São Jorge e adquira seu ingresso antecipadamente para ganhar uma introdução de guia profissional e evitar filas.
6 – Elevador de Santa Justa
Esse meio de transporte peculiar funciona há mais de 100 anos levando pessoas entre a cidade baixa e alta. Desde 1902 o elevador transporta pessoas desde o bairro da Baixa até o Bairro Alto de Lisboa, facilitando a subida das ladeiras nesta região da cidade.
Para quem quer conhecer um pouco mais da história do bairro de Chiado e do Bairro Alto, é possível fazer um tour de 3 horas pela região, que passa pelo Elevador de Santa Justa. Porém, quem tem o Lisboa Card, essa atração é grátis, porque faz parte dos transportes públicos da cidade.
7 – Convento do Carmo
O Convento do Carmo é sem sombra de dúvidas um dos lugares que merecem ser visitados. Depois do terremoto que aconteceu em 1755 em Lisboa, boa parte da cidade ficou destruída, mas o Convento do Carmo conseguiu sobreviver por causa da sua localização no alto da colina.
Apesar disso, você pode visitar as ruínas do convento através de uma experiência imersiva pelas lendas de Lisboa. O espetáculo com show de luzes nas paredes do convento é um evento sem igual.
8 – Bairro Alto e Praça Luís de Camões
Dentre ruelas e ladeiras, bares e restaurantes, se destaca o bairro mais boêmio de Lisboa, o Bairro Alto. No final da tarde, quando tudo começa a abrir, as pessoas começam a se aglomerar nas portas dos bares para beber pela rua mesmo, ver Fado e comer bacalhau.
Para os boêmios de plantão, é possível fazer uma maratona pelos bares do Bairro Alto com direito a bebidas incluídas. Os comilões e fãs da gastronomia portuguesa, por outro lado, podem fazer um passeio pelos principais bairros gastronômicos de Lisboa com direito a degustação de pratos e vinhos.
9 – Rua Augusta, Arco da Rua Augusta e Praça do Comércio
Esses 3 pontos turísticos de Lisboa ficam praticamente juntos e você vai poder conhecer de uma vez só. A Rua Augusta e o Arco surgiram com a reconstrução dessa região que foi destruída quase que completamente, mas hoje ela é um boulevard onde funcionam diversas lojas e restaurantes.
Aproveite para subir no Arco da Rua Augusta e ter uma vista completa do rio Tejo e da Praça do Comércio, que é outro ponto de extrema importância para a cidade. Era nela que chegavam os barcos mercantes e servia de porta de entrada para o comércio marítimo.
10 – Parque das Nações
Local que antigamente abrigava uma região industrial, foi revitalizada para receber a EXPO 98. Diferente do restante da cidade, ele foi construído para parecer algo moderno, fugindo do padrão arquitetônico de Lisboa.
Nada como conhecer uma região tão moderna através de um passeio de e-bike. Nele, você vai explorar o bairro futurista de Lisboa com um guia local usando uma bicicleta elétrica.
11 – Pavilhão do Conhecimento
No Parque das Nações ficam algumas atrações como o Pavilhão do Conhecimento. Trata-se de um museu interativo voltado à química, ciências, matemática e física de fala de forma interativa sobre esses assuntos.
O local tem a missão de promover a cidadania apoiada pelo conhecimento científico e fazem isso de forma majestosa. Você também pode aproveitar para ir até a sala de leitura e ao café se preferir.
Para visitar, você pode ir com o ônibus turístico hop-on hop-off de Lisboa.
12 – Oceanário de Lisboa
Outra atração de Lisboa que é muito visitada e fica na mesma região do pavilhão é o Oceanário da cidade. Ele é um dos aquários mais importantes da Europa e tem proposta de não tornar os animais escravos do turismo, mas sim contribuir para a reprodução e conservação das espécies.
Essa é uma ótima oportunidade para quem está procurando o que fazer em Lisboa, seja em família ou com crianças.
13 – Telecabine Lisboa
O Telecabine Lisboa é o teleférico que passa por uma parte da orla do rio Tejo localizado no Parque das Nações. Esse é um dos pontos turísticos de Lisboa que achamos imperdível e recomendamos conhecer.
O teleférico tem 1230 metros de extensão que é percorrido em 10 minutos. A dica é fazer um passeio que passa por diversos pontos turísticos em Lisboa como um city tour e finaliza no parque das Nações com o passeio de teleférico.
Por outro lado, o ingresso do teleférico também está disponível para você adquirir com antecedência. O valor disponível no Get Your Guide é o mesmo vendido no local, por isso, deixe tudo certo antes de viajar.
14 – Assistir um show de Fado
Esse estilo musical português pode ser visto e ouvido em diversas casas de Fado espalhadas por Lisboa. Há quem prefira vê-lo em um restaurante ou bar, lugares em que os fadistas também se apresentam.
Portanto, recomendamos que faça um passeio pela noite de Lisboa com um show de Fado incluso e conheça mais sobre esse estilo musical. Você ainda pode escolher entre outras alternativas de passeios e shows com jantar pela cidade.
15 – Passeio de barco pelo Rio Tejo
Navegar pelo Rio Tejo é um ótimo programa para fazer em Lisboa. Você pode, por exemplo, ver o pôr do sol a bordo de um barco tradicional ou quem sabe navegar num barco a vela durante horas.
Contudo, se busca um programa com mais sofisticação, um cruzeiro com direito a champanhe cai super bem. Esses são apenas alguns dos passeios que você poderá fazer pelo Rio Tejo, mas há diversas opções disponíveis no Get Your Guide.
16 – Estádio da Luz – Benfica
Visitar o estádio do Benfica sem sombra de dúvidas é um programa bem legal e que foge um pouco da rota turística da cidade. No tour no Estádio da Luz você vai visitar várias partes, como o vestiário e a sala de imprensa, por exemplo.
Além disso, o guia te leva até a entrada do campo de futebol para você sentir a emoção de um jogo no local. O ingresso do Museu Benfica também está incluído para você conhecer ainda mais da história do time.
17 – Passeio de Elétrico (bondinho)
Andar de bondinho ou elétrico, como ele é chamado em Portugal, pode ser um dos passeios para fazer em Lisboa. Existe até uma tipo de city tour onde você vai embarcar dentro do famoso bondinho. Para quem quer imergir culturalmente, com certeza esse é um dos passeios mais recomendados da cidade. Além de andar de bondinho, o guia explica tudo sobre a rota e a história da cidade.
18 – Bate-volta para Sintra – além dos pontos turísticos de Lisboa
Sintra fica a apenas uma hora de Lisboa e é uma opção de bate-volta se você tiver vários dias para ficar em Lisboa. A cidade reserva alguns dos pontos turísticos de Portugal que recebem muitos visitantes.
O Palácio Nacional de Sintra, por exemplo, é uma das atrações, pois foi um dos palácios reais de Portugal. Outra grande atração, e um dos castelos mais bonitos que já visitamos, é o Castelo dos Mouros. Ele fica no topo da maior montanha da cidade e está completamente conservado. Ele foi construído na mesma época que o Castelo de São Jorge, no século 10, também pelos muçulmanos, depois deles tomarem conta da Península Ibérica.
Já a Quinta da Regaleira é um dos lugares mais exóticos e diferentes de Portugal. Dentre jardins, palácios e poços, existe muita arte. Por fim, o Palácio Nacional da Pena foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal e é uma atração imperdível na cidade.
19 – Bate-volta para Cascais – além dos pontos turísticos de Lisboa
Durante o verão europeu, portanto, recomendamos fazer um bate-volta para Cascais e Sintra ou passar alguns dias por lá. Isso porque a região é encantadora e abriga surpresas que farão a sua viagem mais completa.
A dica é descer na estação Estoril e ir caminhando pelo calçadão que margeia toda a orla de Cascais. Assim ficará mais fácil escolher uma das praias de Cascais para passar o dia e também apreciar a vista da cidade. O centrinho da cidade é bem legal e tem grande oferta de bares e restaurantes.
Contrate seu passeio em Lisboa
Com a lista dos principais pontos turísticos de Lisboa em mãos, é hora de contratar os seus passeios. Portanto, não esqueça que os valores online e no local são os mesmos e as excursões são inigualáveis e essenciais para sua visita ser completa.