Viagem Com Mala de Mão: Modo Prático e Simples

por Flávio Mendes
Chegada em Koh Lipe numa viagem com mala de mão

Fazer uma viagem com mala de mão faz parte da minha vida desde que aprendi que não é necessário ter tantas coisas, e principalmente depois de fazer meu primeiro mochilão com 20 kg nas costas. Por isso, vou ensinar todas as dicas de como proceder, desde sua casa, montando sua mala de mão, até passar pelo raio-x, embarcar, desembarcar, se locomover e assim por diante.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para qualquer destino?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Viagem com mala de mão: Como se preparar?

Avião da Cebu Pacific - Quanto custa viajar para as Filipinas
Avião da Cebu Pacific

Viajar leve faz parte da minha vida e foi daí que surgiu o nome do blog. Viajar leve é a melhor opção e vou dizer o porquê, principalmente quando você sabe como planejar um mochilão ou uma viagem comum! A não ser que seja uma viagem só para compras, o que eu nunca fiz, não faço a mínima questão de viajar despachando malas.

Para fazer uma viagem com mala de mão, primeiro, defina o local que vai e a estação do ano. Feito isso, fica mais fácil arrumar sua mala. Tente levar roupas neutras que combinem com tudo e não se importe em sair nas fotos com a mesma roupa, pois o que os outros pensam é problema deles.

Viagem com mala de mão para verão e inverno

Skeleton Wreck nas Filipinas
Skeleton Wreck nas Filipinas

Vou citar o que levo em minha mala, tanto para lugares quentes, quanto para lugares frios. As malas acabam sendo bem diferentes dependendo do destino, mas você pode até fazer uma boa combinação, caso faça uma viagem que terá quente e frio, fazendo por exemplo, camadas de blusas. Os lugares frios não precisam de tantas roupas diferentes, pois você não suja a roupa tão fácil, então pode levar um ou dois casacos grandes.

Em lugares quentes a viagem com mala de mão tem:

  • 4 camisetas
  • 2 regatas
  • 3 bermudas/short (levo sempre de surf)
  • 1 bermuda (saia para mulheres)
  • 1 calça jeans (vestido para mulheres)
  • 1 chinelo 
  • 1 tênis
  • 6 peças de roupa íntimas
  • 3 meias
  • 1 toalha de camping
  • Itens de higiene e medicamentos
  • Eletrônicos como laptop, câmera, baterias, celular, cabos e carregadores
  • Documentos como passaporte, dinheiro e cartão de conta internacional, vistos, reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus e trem, bilhetes de passeios, etc.

Em lugares frios a viagem com mala de mão tem:

  • 3 camisetas
  • 1 casaco
  • 1 blusa de manga comprida
  • 1 bermuda/short leve
  • 1 bermuda (saia para mulheres)
  • 1 calça (vestido para mulheres)
  • 1 luva, gorro e cachecol
  • 1 chinelo
  • 1 tênis ou bota
  • 5 meias
  • 6 peças de roupa íntima
  • 1 toalha de camping
  • Itens de higiene e medicamentos
  • Eletrônicos como laptop, câmera, baterias, celular, cabos e carregadores
  • Documentos como passaporte, dinheiro e cartão de conta internacional, vistos, reservas de hotéis, passagens de avião, ônibus e trem, bilhetes de passeios, etc.

A diferença aqui, é que você irá embarcar utilizando os itens que ocupam mais espaço, no caso, o casaco, calça, tênis e se faltar espaço na mochila, a blusa de manga comprida, as luvas e o gorro podem ser vestidos, tudo em camadas, apenas para embarcar. 

O que posso levar na viagem com mala de mão?

Viagem com mala de mão leve
Viagem com mala de mão leve

Por regra da maior parte das companhias aéreas, para viagens nacionais e internacionais você pode carregar uma mala de mão de 7kg a 10kg. Quanto ao tamanho, é permitido levar uma mala de mão nas dimensões 55 x 40 x 20 cm e mais uma bolsa para documentos nas dimensões de 35 x 20 x 20 cm. Mas atenção: algumas companhias aéreas low cost não permitem a segunda bolsa.

Como você não irá despachar a mala, você não poderá carregar nenhum daqueles itens proibidos, como canivete, isqueiro, faca e etc. Quanto aos líquidos, a mesma regra, você poderá carregar frascos de até 100 ml totalizando 1 litro (10 frascos) para voos internacionais. 

Todos os líquidos da sua viagem com mala de mão devem estar dentro de um saco plástico transparente daqueles tipo ziplock. Quando viajei usei um saco grande, com tubos de 100 ml de shampoo, sabonete líquido, protetor solar, pasta de dente pequena, perfume pequeno e desodorante pequeno, por exemplo.

No momento de passar pelo raio-x você deve passar esse saco separado fora da mochila. Se você está levando notebook, ele também deve ser passado fora da mochila e colocado em uma bandeja separada. Viajando com tubos pequenos provavelmente precisará comprar mais durante sua viagem, mas isso é bem fácil.

Em viagens nacionais a regra é mais tranquila e você poderá levar em frascos de até 500ml, mas o total é de até 2 litros. A melhor coisa é levar tudo pequeno, porque assim não pesa na sua mala e no destino, caso precise, você poderá comprar mais itens de higiene. 

Vantagens da viagem com mala de mão

Carona em Langkawi, na Malásia
Carona em Langkawi, na Malásia

Imagina você não tendo que pegar aquelas filas imensas de check-in para despachar sua mala e depois ainda ter que esperar pela sua mala na esteira? Fora que você não corre o risco de extraviar sua mala ou até mesmo roubá-las. Arrumar as malas, ter fácil locomoção e tantos outros itens estão a seguir.

Não precisar despachar a mala de mão

Tudo que você precisará fazer é o check-in online e salvar seu bilhete aéreo no celular. Muitas companhias aéreas oferecem esse serviço, mas fique atento às companhias aéreas low cost, como por exemplo a Ryanair, que exige que você imprima seu ticket ou terá que pagar cerca de 40 euros por um pedaço de papel.

No momento do check-in, você se dirigirá a parte do raio-x, fará o que disse nos itens anteriores, separando o saco dos líquidos e notebook, irá tirar tudo de metal do bolso, cinto e etc, e passará numa boa. Dentro do avião, eu normalmente coloco a mochila maior no compartimento superior e a menor embaixo do banco da frente.

Sua coluna agradece

Imagina não ter mais que carregar aquele peso todo que você carregava pelos 15, 30 ou mais dias de viagem. Além disso, toda sua locomoção ficará mais ágil. Andar pelas cidades à procura do seu hotel será mais fácil, pois subir e descer, assim como pegar um trem ou metrô cheio serão mais simples e rápidos ao fazer uma viagem com mala de mão.

Acessibilidade na viagem com mala de mão 

Imagina você viajando pela Ásia, e ao chegar naquelas ilhas paradisíacas, onde só se chega em pequenos barcos e não tem um pier para descer, tudo é simples e fácil?! Passei por isso em Koh Lipe na Tailândia, onde não existia um píer, e os pequenos barcos que faziam o translado do barco maior até a praia paravam na areia. O único jeito era descer com os pés na água e na areia. É nessas horas que carregar pouca bagagem ajuda.

Arrumar e desarrumar a mala

Durante uma viagem, você terá que arrumar e desarrumar a mala muitas vezes para pegar uma roupa que está no fundo da mala. Muitas das vezes você vai deixar para montar sua mala de novo apenas quando estiver indo para outra cidade. A velocidade que você fará isso durante uma viagem com mala de mão, não tem preço. 

Lavar as roupas na viagem com mala de mão

Viajar leve tem seus contras, mas para mim, isso não é contra nenhum. Lavar roupas em uma lavanderia durante a viagem pode até ser uma forma de conhecer gente de outros países. Uma hora você precisará lavar as roupas, então tente sempre lavar algo no banho, principalmente as roupas íntimas. Minha média, de acordo com a experiência nas viagens, é de 1 vez por semana.

Quando estava fazendo um mochilão na Ásia, fiquei 2 meses viajando com apenas uma mala de mão e usei a lavanderia apenas 2 vezes. Eu lavava as roupas no banho e como estava na maioria das vezes em quarto privado, colocava para secar dentro do quarto. Quando eu chegava no final do dia, tudo já estava seco.

O ideal é você comprar um sabão líquido para roupas, que vende em qualquer mercado. Eu até cheguei a carregá-lo para outros países dentro do vidro de sabonete ou shampoo que estava vazio. Mesmo que você esteja dividindo quarto, não vejo nenhum problema em estender as roupas no quarto de hostel.

Fiz isso em Berlim, depois de ter lavado as roupas na lavanderia do hostel e ter deixado pouco tempo na secadora. O tempo não determinará se você viajará leve ou não, porque 1 semana de viagem ou 20 semanas irão dar no mesmo, contando que você lave as roupas frequentemente.

Seguro viagem pelo mundo

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas ao viajar pelo mundo, é mais importante ainda. Isso porque você estará exposto a diversas condições e só de estar fora de casa já é um motivo mais do que suficiente para estar protegido.

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos de voos, por exemplo. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso, recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem de boa qualidade e alta cobertura para embarcar com uma segurança extra em qualquer emergência.

Acessando o site da nossa parceira, Seguros Promo, você terá uma lista completa com as melhores seguradoras, preços acessíveis e descontos incríveis. 

Passeios pelo mundo

Agora que você já sabe como fazer uma viagem como mala de mão, já pode se programar e fazer o seu roteiro pelo mundo afora. Para te ajudar com essa programação, abaixo deixo diversas sugestões de passeios imperdíveis com a GetYourGuide, uma empresa de confiança que oferece passeios, ingressos e experiência no mundo todo!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
8 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
gabriela
gabriela
8 anos atrás

Legal cara! Vou pra Ásia agora e vou viajar só com a mala de mão também. A mochila que você foi é de quantos litros?

Marco Quintanilha
Marco Quintanilha
7 anos atrás

Flávio, na terceira foto que tem um mochilão e uma mochila pequena (além de câmera e documentos), vc consegue entrar na nave com elas? Eles não consideram duas bagagens de mão? Em todos os sites aéreos eles citam qeu só pode levar 1 bagagem de mão e 1 acessório.

Marco Quintanilha
Marco Quintanilha
7 anos atrás

Eu tava pensando em levar para um vôo para Paris uma mala pequena (de rodas) e uma mochila (igual a que os estudantes usam para colocar cadernos) onde iriam câmeras, revistas e coisas de higiene. Vc acha que passa (pela sua experiência)?

Marco Quintanilha
Marco Quintanilha
7 anos atrás
Responder para  Flávio Mendes

Valeuuuuu pela dica cara. Vc foi o único que deixou bem claro este assunto. Parabéns.
Saio do Rio pela Air France, então a de mão tem limite de 12 kg. dentro da Europa vou usar a Air France tb. Eles agem como as low cost ou como as brasileiras que não costumam pesar as malas de mão ?

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

8
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x