E foi daí que saiu o nome do blog, então vamos ao que interessa!
Viajar leve já faz parte da minha vida, e a não ser que seja uma viagem só para compras, o que eu nunca fiz, não faço a mínima questão de viajar despachando mala.
Viajar leve é a melhor opção e vou dizer o porquê!
Vou ensinar todas as dicas de como proceder desde sua casa, montando sua mala de mão, até você passando pelo raio-x, embarcando, desembarcando, se locomovendo e assim por diante.
Arrumando a mala
Primeiro, defina o local que vai e a estação do ano. Feito isso, fica mais fácil de arrumar sua mala. Tente levar roupas neutras que combinem com tudo e não se importe em sair nas fotos com a mesma roupa, o que os outros pensam é problema deles.

Vou citar o que levo em minha mala tanto para lugares quentes quanto para lugares frios.
Lugares quentes
- 4 camisetas
- 2 regatas
- 3 bermudas de surf
- 1 bermuda de pano
- 1 calça
- 1 chinelo
- 1 tênis (eu levo só por emergência porque nem na Europa eu uso tênis)
- 6 cuecas
- 3 meias
- 1 toalha de camping
- Notebook, câmeras, documentos, baterias, dinheiro, passaporte, vistos, reservas
- Itens de higiene – shampoo, sabonete, protetor solar, desodorante
- Medicamentos.
O tênis, a calça ou bermuda de pano e a camiseta já podem ser usados na hora do voo. Os eletrônicos, documentos e líquidos vão na minha bolsa pequena para fácil acesso na hora do raio-x e o restante vai na mochila maior.
Lugares frios
Aí que você vai dizer, quero ver viajar com uma mala de mão carregando casacos. Que nada, muitos itens serão trocados e vai dar praticamente no mesmo. Lugares frios não precisam de tantas roupas diferentes, pois você não sujará a roupa tão fácil.
- 3 camisetas
- 1 casaco
- 1 blusa de manga comprida
- 1 bermuda de surf
- 1 bermuda de pano
- 1 calça
- 1 luva
- 1 gorro
- 1 chinelo
- 1 tênis
- 5 meias
- 6 cuecas
- 1 toalha de camping
- Notebook, câmeras, documentos, baterias, dinheiro, passaporte, vistos, reservas
- Itens de higiene – shampoo, sabonete, protetor solar, desodorante
- Medicamentos.
A diferença aqui, é que você irá embarcar utilizando os itens que ocupam mais espaço, no caso, o casaco, calça, tênis e se faltar espaço na mochila, a blusa de manga comprida, as luvas e o gorro podem ser vestidos, tudo em camadas, apenas para embarcar. Estando dentro do avião você já pode se desmontar.

O que posso levar na bagagem de mão?
Por regra da maior parte das cias aéreas, para viagens internacionais você pode carregar uma mala de mão de 7kg a 10kg. Quanto ao tamanho, é permitido levar uma mala de mão nas dimensões 55 x 40 x 20 cm e mais uma bolsa para documentos nas dimensões de 35 x 20 x 20 cm.

Como você não irá despachar a mala, você não poderá carregar nenhum daqueles itens proibidos, como canivete, isqueiro, faca e etc. Quanto aos líquidos, a mesma regra, você poderá carregar frascos de até 100 ml, no máximo, totalizando 1 litro (10 frascos). Todos devem estar dentro de um saco plástico transparente daqueles tipo ziplock.
Quando viajei usei um saco grande, com tubos de 100 ml de shampoo, sabonete líquido, protetor solar e pasta de dente pequena, perfume pequeno, desodorante pequeno.

No momento de passar pelo raio-x você deve passar esse saco separado fora da mochila. Até hoje não tive problemas e peguei mais de 20 voos assim já! Se você está levando notebook, ele também deve ser passado fora da mochila e colocado em uma bandeja separada. Viajando com tubos pequenos provavelmente precisará comprar mais durante sua viagem, se essa for de longa duração, mas isso é o de menos.
Não precisar despachar mais
Imagina você não tendo que pegar aquelas filas imensas de check-in para despachar sua mala e depois ainda ter que esperar pela sua mala na esteira? Fora que você não corre o risco de extraviarem sua mochila ou até mesmo roubarem.
Tudo que você precisará fazer é o check-in online e salvar seu bilhete aéreo no celular. Muitas cias aéreas oferecem esse serviço, mas fique atento às cias aéreas low cost, como por exemplo a Ryanair, que exige que você imprima seu ticket.

No momento do check-in, você apenas se dirigirá a parte do raio-x, fará o que disse nos itens anteriores, separando o saco dos líquidos e notebook, irá tirar tudo de metal do bolso, cinto e etc e passará numa boa. Dentro do avião, eu normalmente coloco a mochila maior no compartimento superior e a menor em baixo do banco da frente.
Sua coluna agradece
Imagina não ter mais que carregar aquele peso todo que você carregava pelos 15, 30 ou mais dias de mochilão. Além disso, toda sua locomoção ficará mais ágil. Andar pela cidade a procura do seu hostel será mais fácil, subir e descer as escadas do metro também, assim como pegar um trem ou metrô cheio.

Acessibilidade
Imagina você viajando pela Ásia, e chegando naquelas ilhas paradisíacas onde só se chega em pequenos barquinhos, sem um pier para descer. Passei por isso em Koh Lipe na Tailândia, onde não existia um píer, e os pequenos barcos que faziam o traslado do barco maior até a praia paravam na areia. O único jeito era descendo com a água pela canela. É nessas horas que carregar pouca bagagem ajuda.

Arrumar e desarrumar a mala
Durante um mochilão, você terá que fazer isso muitas vezes para pegar uma roupa que está no fundo da mala. Muitas das vezes você vai deixar para montar de novo sua mala apenas quando estiver indo para outra cidade. A velocidade que você fará isso não tem preço. Você não terá que ficar socando as coisas para caberem da mesma forma como você trouxe arrumadinho.
Lavando as roupas
Viajar leve tem seus contras, mas para mim isso não é contra nenhum. Lavar roupas em uma lavanderia pode até ser uma forma de conhecer gente de outros países. Uma hora você precisará lavar as roupas, então tente sempre lavar algo no banho, principalmente as roupas intimas. Minha média, de acordo com a experiência nas viagens, é de 1 vez por semana.
Quando estava na Ásia, fiquei 2 meses viajando com apenas uma mala de mão e usei a lavanderia apenas 2 vezes. Eu lavava as roupas no banho e como estava na maioria das vezes em quarto privado, colocava para secar dentro do quarto. Quando chegava no final do dia já estava tudo seca.

O ideal é você comprar um sabão liquido para roupas, que vende em qualquer mercado. Eu até cheguei a carregar ele para outros países dentro do vidro de sabonete ou shampoo que estava vazio. Mesmo que você esteja dividindo quarto, não vejo nenhum problema em estender as roupas no quarto.
Fiz isso em Berlin, depois de ter lavado as roupas na lavanderia do hostel e ter deixado pouco tempo na secadora. Nunca deixe acumular muita roupa para assim querer lavar, pois você poderá ficar sem nada para sair.
Viajar leve para mim é a melhor opção. O tempo não determinará se você viajará leve ou não, porque 1 semana de viagem ou 20 semanas irão dar no mesmo, contando que você lave as roupas frequentemente.
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
-
- Curta Viaje Leve no facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube
Legal cara! Vou pra Ásia agora e vou viajar só com a mala de mão também. A mochila que você foi é de quantos litros?
Oi Gabriela
Fui com uma Deuter de 28 litros e levei mais uma daquelas fininhas que dobram e cabem no bolso pra eletrônicos, documentos e líquidos.
Boa viagem
Flávio, na terceira foto que tem um mochilão e uma mochila pequena (além de câmera e documentos), vc consegue entrar na nave com elas? Eles não consideram duas bagagens de mão? Em todos os sites aéreos eles citam qeu só pode levar 1 bagagem de mão e 1 acessório.
E ai Marco, blz?
Então, esse mochilão é pequeno, do tamanho de uma mala de cabine e o que tem na foto sempre carrego comigo nos voos e nunca tive problemas. Vejo sempre pessoas com mochilas até maiores que a minha e carregando muito mais coisas. Na verdade você pode levar uma mala de mão e mais uma bolsa pra documentos ou de notebook. Como carrego meu notebook nessa malinha menor e ela é pequena, nunca falaram nada.
Eu tava pensando em levar para um vôo para Paris uma mala pequena (de rodas) e uma mochila (igual a que os estudantes usam para colocar cadernos) onde iriam câmeras, revistas e coisas de higiene. Vc acha que passa (pela sua experiência)?
Passa sim, é só maneirar no peso e o tamanho da mala principal, pois algumas cias low cost pesam sua mala antes do embarque, bem na fila de embarque mesmo. Quase rodei aqui na viagem da Ásia que to fazendo, pois minha mochila com certeza ta acima dos 7kg. A easyjet costuma fazer isso na europa e a Airasia aqui na Ásia.
Abraços
Valeuuuuu pela dica cara. Vc foi o único que deixou bem claro este assunto. Parabéns.
Saio do Rio pela Air France, então a de mão tem limite de 12 kg. dentro da Europa vou usar a Air France tb. Eles agem como as low cost ou como as brasileiras que não costumam pesar as malas de mão ?
E ai Marco
Não sei dizer pois ainda nao viajei com eles, mas acredito que seja fácil também.