Seguro Viagem: Tudo que você precisa saber

por Flávio Mendes
Bolsa de soro em hospital

Hoje em dia é difícil achar alguém que não goste de viajar, certo? E ninguém pensa na possibilidade de algum acidente acontecer, né mesmo? Mas infelizmente acidentes acontecem ou você pode ficar doente e é aí que o seguro viagem entra. Muitas pessoas nunca ouviram falar de um seguro viagem ou mesmo as que já conhecem, optam por não contratar, pois acham que nada de ruim vai acontecer na viagem.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para qualquer destino?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Contratar ou não contratar um seguro viagem?

Pesquisa de seguro viagem
Pesquisa de seguro viagem | Foto: National Cancer Institute via Unsplash

As pessoas preferem excluir o seguro viagem do orçamento por acharem que não vão precisar usar. Conheço pessoas que precisaram usar, pois sofreram acidentes graves e se não tivessem um seguro viagem, teriam “deixado as calças” para pagar a conta do hospital. 

Hospitais fora do Brasil, principalmente na Europa e Estados Unidos são muito caros, especialmente para acidentes graves. Por isso, acho que não vale a pena economizar em algo que vai custar menos de 5% do orçamento de uma viagem e no fim ter que gastar mais do que com a própria viagem para pagar uma conta de hospital. 

Além disso, é possível parcelar esse valor em diversas vezes, o que se dilui com o tempo. Eu mesmo já utilizei o seguro viagem diversas vezes em minhas viagens. Uma delas foi quando ainda morava em Dublin na Irlanda e precisei passar pelo médico por conta de uma sinusite. 

Entrei em contato com o número do Brasil, eles ligaram para o hospital mais próximo e agendaram uma consulta para 2 horas depois. Não precisei pagar nada pela consulta, fui muito bem atendido e os medicamentos geralmente são pagos por você e depois reembolsados pela empresa.

Outra vez foi em um mochilão pela Europa, que também tive uma crise de sinusite, mandei uma mensagem pelo whatsapp, me retornaram a ligação minutos depois falando que haviam marcado uma consulta para mim 1 hora depois em um hospital de Berlim, na Alemanha.

Novamente fui muito bem atendido, passei por 3 médicos, tomei medicação no hospital e me receitaram os antibióticos que precisava, tudo sem pagar nada por isso. Sem falar na vez que fui parar no hospital em Koh Lanta, na Tailândia, porque comi alguma coisa ruim.

Como utilizar o seguro viagem

Médico em atendimento
Médico em atendimento | Foto: Francisco Venâncio via Unsplash

Assim que você contratar um seguro viagem pela Seguros Promo usando nossos links no blog, você receberá um voucher por email. No caso de uma emergência durante sua viagem, você precisará ligar para o número de telefone do Brasil que está nesse voucher, ou até mesmo pelo whatsapp e eles vão agendar uma consulta para você e te retornar a ligação em alguns minutos dizendo qual o endereço do hospital mais próximo.

Algumas vezes o seguro oferece que um médico vá até seu hotel te examinar, mas procura saber se seu seguro cobre esse tipo de serviço. Caso você não consiga ligar para o seguro, também é possível ser atendido em um hospital, sem agendamento prévio, para ser reembolsado quando voltar de viagem. 

O que está incluso no seguro viagem

  • Despesas médicas hospitalares
  • Despesas médicas odontológicas
  • Despesas farmacêuticas
  • Morte acidental
  • Invalidez permanente ou parcial por acidente
  • Traslado médico
  • Extravio de bagagem
  • Localização de bagagem
  • Orientação na perda de documentos
  • Entre outros.

Os itens acima podem variar de empresa para empresa. Sempre veja a cobertura oferecida e leia toda a apólice de seguro viagem para saber o que está incluso no valor contratado.

O que não está incluso no seguro viagem

  • Esportes radicais (alguns seguros incluem no valor ou pagando a parte)
  • Doenças preexistentes (alguns incluem)
  • Danos de óculos, cadeira de rodas, muletas, próteses e afins
  • Cobertura de Covid-19 (alguns incluem)
  • Entre outros

Mais uma vez, vale comentar que a cobertura vai variar de seguradora para seguradora, por isso você deve contratar um seguro com atenção e deve escolher um seguro que tenha um grande valor da cobertura total e dos itens individuais.

O seguro viagem é obrigatório?

Big Ben Londres
Big Ben Londres

Por mais que nunca tenham me pedido o comprovante do seguro no momento da imigração, você viu neste post que foi essencial ter um seguro viagem de boa qualidade contratado. Sendo assim, você deve ter um seguro viagem de boa qualidade, não importa muito para onde vai, mas sim qual seguro contratar de acordo com o destino visitado.

Isso porque os países na Europa que fazem parte do Tratado de Schengen exigem uma assistência viagem no valor mínimo de € 30.000. Esses países são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça. Além disso, alguns estão em processo de implantação como: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.

Países do continente Asiático, Africano e das Américas não faziam a exigência de seguro viagem, mas depois da pandemia alguns passaram a exigir. No entanto, independente do destino, vale a pena ter um seguro para você ficar protegido em caso de uma simples dor de cabeça ou extravio de mala, e até mesmo um acidente grave. Então, não deixe de viajar com um seguro que tenha pelo menos US$40.000 de cobertura total. 

Qual seguro viagem contratar?

Seguro viagem - Site Seguros Promo
Site Seguros Promo

Existem ótimas seguradoras e para fazer um orçamento de uma só vez em mais de 10 delas, eu recomendo a Seguros Promo. Além de ser uma empresa brasileira, com atendimento 24 horas e em português, a Seguros Promo compara os valores e lista todos os tipos de seguros, desde os mais baratos e simples até os mais caros e completos. 

Você terá diversas cotações em apenas uma pesquisa com os melhores preços garantidos. Sem falar que ao usar o nosso código VIAJELEVE15 você terá 15% de desconto e ainda pode ter mais 5% de desconto ao realizar o pagamento à vista. Ainda está com dúvidas? Veja como encontrar o melhor Seguro Viagem!

Passeios pelo mundo

Agora que você já sabe como fazer uma viagem como mala de mão, já pode se programar e fazer o seu roteiro pelo mundo afora. Para te ajudar com essa programação, abaixo deixo diversas sugestões de passeios imperdíveis com a GetYourGuide, uma empresa de confiança que oferece passeios, ingressos e experiência no mundo todo!

Foto de capa: Marcelo Leal via Unsplash

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Giovanni
Giovanni
7 anos atrás

Recomendo o world nomads, cobre muita coisa e esportes radicais!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

1
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x