Hoje em dia é difícil achar alguém que não goste de viajar certo? E ninguém pensa na possibilidade de algum acidente acontecer, né? Mas acidentes acontecem ou você pode ficar doente e é aí que o seguro viagem entra. Muitas pessoas nunca ouviram falar de um seguro viagem ou mesmo as que já conhecem optam por não contratar, pois acham que nada de ruim vai acontecer na viagem.
Contratar ou não contratar um seguro viagem
As pessoas preferem excluir o seguro viagem do orçamento por acharem que não vão precisar usar. Conheço pessoas que precisaram usar, pois sofreram acidentes graves e se não tivessem um seguro viagem, teriam deixado as calças para pagar a conta do hospital. Hospitais fora do Brasil, principalmente na Europa e Estados Unidos são muito caros, principalmente para o tratamento de algum acidente grave.
Leia também: Seguro viagem nacional – porque você deve contratar
Acho que não vale a pena economizar em algo que vai custar menos de 5% do orçamento de um mochilão e no fim ter que gastar mais do que com a própria viagem para pagar uma conta de hospital. Além do mais, é possível parcelar esse valor em diversas vezes, o que se dilui com o tempo.
Eu mesmo já utilizei 5 vezes o seguro viagem em minhas viagens. Uma delas foi quando ainda morava em Dublin na Irlanda e precisei passar pelo médico por conta de uma sinusite. Entrei em contato com o numero do Brasil, eles ligaram para o hospital mais próximo e agendaram uma consulta para 2 horas depois. Não precisei pagar nada da consulta, fui muito bem atendido e os medicamentos geralmente são pagos por você e depois reembolsados pela empresa.
Outra vez foi em meu último mochilão pela Europa, que também tive uma sinusite, mandei uma mensagem pelo whatsapp, me retornaram uma ligação minutos depois que haviam marcado uma consulta para mim 1 hora depois em um hospital em Berlin. Novamente fui muito bem atendido, passei por 3 médicos, tomei medicação no hospital e me receitaram os antibióticos que precisava, tudo sem pagar nada por isso.
Leia também: O dia que fui parar no hospital em Koh Lanta
Como utilizar o seguro viagem
Assim que você contratar um seguro viagem, você irá receber um voucher em seu email, isso se o seguro for fechado pela internet, que é o mais comum para mochilão. No caso de uma emergência durante sua viagem, você precisará ligar para o número de telefone do Brasil que está nesse voucher, geralmente pode ser a cobrar e eles vão agendar uma consulta para você e te retornar a ligação em alguns minutos dizendo qual o endereço do hospital.
Algumas vezes é oferecido que um médico vá até seu hotel te examinar, mas procura saber se seu seguro cobre esse tipo de serviço. Dependendo da empresa de seguro que você contratar, também é possível ser atendido em um hospital sem agendamento prévio e ser reembolsado quando voltar de viagem.
O que está incluso no seguro viagem
- Despesas médicas hospitalares
- Despesas médicas odontológicas
- Despesas farmacêuticas
- Morte acidental
- Invalidez permanente ou parcial por acidente
- Traslado médico
- Extravio de bagagem
- localização de bagagem
- Orientação na perda de documentos
- Entre outros
Os itens acima podem variar de empresa para empresa. Sempre leia toda a apólice de seguro viagem e veja o que está incluso no valor contratado.
O que não está incluso no seguro viagem
- Esportes radicais (alguns seguros incluem no valor ou pagando a parte)
- Doenças preexistentes (alguns incluem)
- Danos de óculos, cadeira de rodas, muletas, próteses e afins
- Entre outros
O seguro viagem é obrigatório?
Por mais que nunca tenham me pedido no momento da imigração, os países que fazem parte do Tratado de Schengen exigem uma assistência viagem no valor mínimo de € 30.000. Esses países são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça. Alguns estão em processo de implantação como: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.
Qual seguro viagem contratar?
Existem ótimas seguradoras e para cotar de uma só vez em 10 delas, eu recomendo a SEGUROS PROMO. Além de ser uma empresa brasileira, com atendimento 24 horas e em português, a SEGUROS PROMO compara os valores e lista todos os tipos de seguros, desde os mais baratos e simples até os mais caros e completos. São diversas cotações em apenas uma pesquisa com os melhores preços garantidos.
Ainda está com dúvidas? Veja o passo a passo que fizemos!
Imagens utilizadas no post: Shutterstock
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
-
- Curta Viaje Leve no Facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube
Recomendo o world nomads, cobre muita coisa e esportes radicais!