Viagem para Tailândia: Tudo que você precisa saber antes de viajar

por Flávio Mendes

Fazer uma viagem para Tailândia é o sonho da maioria dos mochileiros e viajantes. Praias paradisíacas, povo hospitaleiro e uma culinária farta são algumas coisas que chamam a atenção. No entanto, antes de explorar esse paraíso é bom se atentar a algumas coisas básicas. 

Portanto, reunimos tudo nesse post, com um passo a passo do que fazer antes de viajar. Você terá dicas e informações completas sobre o país, como chegar, guia de viagem e  passeios pelo país, por exemplo. Para completar ainda tem informações sobre a moeda, religião, língua, visto e muito mais!

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Como chegar na Tailândia

Ônibus de Sukhothai para Chiang Mai na Tailândia
Ônibus em Sukhothai

Não existem voos diretos do Brasil para Tailândia, mas algumas companhias aéreas que voam do Brasil para a Tailândia fazendo conexão são: Emirates, Qatar Airways, Etihad Airways, British Airways e Ethiopian Airlines.

A viagem dura em média 23 horas, contando os 2 voos mais o tempo de conexão em algum país no meio da caminho. No entanto, esse tempo pode variar se você fizer conexões maiores ou pegar mais voos e conexões, por exemplo. 

O aeroporto de chegada de quem parte do Brasil é o Suvarnabhumi, o principal aeroporto de Bangkok e um dos maiores do sudeste asiático. O segundo aeroporto de Bangkok é o Don Mueang International que normalmente recebe voos regionais.

Para comprar sua passagem de trem, ônibus, avião, táxi ou barco na Tailândia, recomendamos a 12Go. Uma empresa especializada em transportes do mundo todo que te dá diversas opções de valores e tem até passagens combinadas.

Quando ir para Tailândia

Koh Chang Marine Park
Koh Chang Marine Park

Para planejar bem uma viagem para Tailândia, fique atento a quando ir para o país para pegar a melhor época. Isso porque faz calor o ano inteiro no país e dificilmente as temperaturas vão ficar abaixo dos 27 oC. Porém, mesmo o clima sendo quente, ele se difere de acordo com os meses do ano.

De novembro até meados de abril, o clima no país é mais agradável e mais seco, sem chuvas e com dias de sol. Essa é a época da alta estação da Tailândia e a melhor época para visitar o país com tranquilidade.

Também é possível viajar para Tailândia em outras épocas do ano, mas deve-se evitar abril que é o mês mais quente do ano. Outra coisa importante é ver se você não está indo viajar na época das monções do sudeste asiático, quando ocorrem chuvas e inundações.

Cultura e Religião da Tailândia

Big Buddha de Wat Phra Yai
Big Buddha de Wat Phra Yai

O budismo é a religião oficial da Tailândia, com praticamente 95% da população praticando. Uma pequena parte da população segue o islamismo, principalmente na região de Krabi e mais ao sul do país, perto da fronteira com a Malásia que é um país de maioria mulçumana.

Independente da sua religião, recomendamos que vista-se corretamente para entrar nos templos. Não é permitido entrar usando roupas acima dos joelhos, mostrando os ombros e de boné ou chapéu. Até existem alguns templos que não seguem essa regra à risca, mas é sempre bom evitar e respeitar.

Sempre tire seu calçado para entrar em um templo, assim como para entrar na casa das pessoas locais e em alguns estabelecimentos. Alguns locais como agências de turismo, casas de massagem e hotéis pedem que você tire seu calçado antes de entrar.

Nunca aponte seus pés diretamente para uma estátua de Buda e tente sempre se ajoelhar ou sentar com perna de índio. Faça silêncio nos locais apropriados para a oração e respeite quem está rezando. 

Além disso, não toque na cabeça das crianças, pois a cabeça é considerada sagrada e não encoste seus pés em ninguém, porque o pé é considerado a parte mais suja do corpo.

Moeda da Tailândia

A moeda da Tailândia é o Baht (fala-se Bá) e vale mais ou menos R$ 1,00 = 7 baht na cotação atual (abril 2022). Pode ser trocada facilmente por dólar, euro e as principais moedas européias e asiáticas nas diversas casas de câmbio que você encontrar pelo país.

O Real não é trocado nas casas de câmbio da Tailândia, portanto será necessário trazer seu dinheiro em Dólar, Euro ou Libra. Se você levar notas de 50 e 100 elas valem mais em algumas casas de câmbio, ou seja, você troca por mais baht tailandês.

É possível sacar dinheiro em qualquer lugar nos diversos caixas eletrônicos (ATM) espalhados pelo país. Pagamos além do IOF brasileiro, uma taxa de 220 baht por saque, não importando a quantia, com limite de 10.000 baht por saque, por isso só recomendamos sacar em caso de emergência, já que as taxas são caras.

Língua falada na Tailândia

Por do sol na Tailândia
Por do sol na Tailândia

Quando planejar a sua viagem para Tailândia, tente decorar algumas palavras do país, pois a língua falada na Tailândia é o tailandês. A escrita tailandesa é descendente da escrita do Camboja, chamada Khmer. É bem difícil aprender a falar tailandês e principalmente aprender a escrever, já que todas as letras são diferentes das nossas e todas as palavras são escritas juntas.

Normalmente as palavras são acrescidas de Krap no caso de um homem falando e Kha se for uma mulher. Por exemplo, a palavra obrigado: KobKun Krap (homens) e KobKun Kha (mulheres) são usadas o tempo todo pelas pessoas locais. Mesmo morando no país por um tempão, não aprendemos a falar tailandês direito, pois as entonações são complicadíssimas.

Visto para Tailândia e vacina

Brasileiros não precisam de visto numa viagem para Tailândia com propósito de turismo ou negócios, podendo ficar até 90 dias no país. É necessário apenas o passaporte com validade mínima de 6 meses contando da sua data de retorno para o Brasil.

Para entrar no país é preciso tomar a vacina da febre amarela e emitir o comprovante internacional ainda no Brasil. Ah, isso deve ser feito pelo menos 10 dias antes do seu embarque, pois esse é o tempo para a vacina começar a fazer efeito.

Internet pelo país

Em muitos lugares é possível achar um wifi gratuito, o que facilita a vida quando você está sem um chip local. Alguns hotéis não possuem uma boa conexão, mas os planos 3G e 4G funcionam muito bem, até mesmo melhores que as conexões wifi de alguns lugares.

Usamos a operadora DTAC, uma operadora voltada mais para turistas e o chip pode ser comprado no aeroporto de Suvarnabhumi. Outra opção é comprar o chip com antecedência e chegar com conexão para o país inteiro e para outros países da região.

Segurança na Tailândia

Praia de Ao Nang em Krabi, Tailândia
Praia de Ao Nang

A Tailândia é um país seguro e a religião ajuda muito nisso, mas golpes são frequentes, principalmente com turistas desavisados. Já tentaram aplicar alguns na gente, mas já estávamos avisados aos tipos de golpes antes mesmo de viajar para Tailândia pela primeira vez. 

O mais famoso é dado pelos motoristas de tuk tuk dizendo que exatamente o templo que você quer ir está fechado. Isso porque eles querem que você vá com ele em outros templos e no caminho passe em alguma loja. Normalmente eles ganham uma comissão por isso ou ganham a gasolina do tuk tuk.

Não acredite, os templos não fecham dessa forma, só se for algum motivo nacional como aconteceu com o falecimento e funeral do rei do país. Por isso, recomendamos que contrate o hop on hop off de tuk-tuk em Bangkok para evitar qualquer coisa desse tipo. 

Alguns templos possuem placas mandando tomar cuidado com batedores de carteira. Como alguns templos vivem cheios de turistas, eles se aproveitam de aglomerações para praticar o crime. Quanto a assaltos achamos bem difícil isso acontecer e é bem tranquilo andar com sua câmera e celular nas mãos.

Nós comprovamos isso quando vivemos no país e andávamos a qualquer hora em qualquer lugar. Por fim, vale comentar que as drogas são estritamente proibidas no país com penas bem severas para pessoas que forem pegas portando ou usando.

Família real tailandesa

Imagem do Rei Bhumibol Adulyadej
Imagem do Rei Bhumibol Adulyadej

O falecido rei era tratado como um Deus pelo povo tailandês, mas acreditamos que com seu sucessor, seu filho, a história continuará a mesma. Você pode ser preso no caso de falar mal ou desrespeitar o rei e sua família, então tome cuidado. Existem outdoors e placas deles espalhadas por todo país, bem como altares com imagens gigantes vistas em todos os lugares.

Higiene na Tailândia

Comida de rua em Bangkok
Comida de rua em Bangkok

Comparado com outros países do sudeste asiático, nós achamos que a Tailândia é bem limpa no quesito “ruas sem lixo”. É bem triste ver algumas praias cheias de lixo, mas isso é culpa de turistas sem educação e por isso, sempre leve seu lixo para uma lixeira fora das praias.

As comidas de rua tailandesas são preparadas com as mãos, sem muito cuidado com higiene. No entanto, percebemos que faz parte da cultura e também é mais fácil para manusear os alimentos no espaço tão pequeno que tem nos carrinhos. Não é recomendável tomar água das torneiras, pois elas não passam por um tratamento adequado para o consumo.

Os banheiros em sua maioria não possuem papel higiênico, pois eles costumam usar chuveirinho para fazer higiene. Portanto ande com papel higiênico na bolsa em caso de emergência ou se não tiver vendendo nas portas dos banheiros. Alguns banheiros são no estilo antigo asiático, com um vaso sanitário embutido no chão, no qual você faz suas necessidades de cócoras.

Doenças no país

Hospital na Tailândia
Hospital na Tailândia

Poucos lugares do país sofrem com a Malária, por exemplo, mas diversos hospitais falam para você tomar comprimidos contra a malária. Infelizmente esses comprimidos não protegem 100% e fazem um mal danado para o organismo, e por isso acreditamos que não  existe necessidade de tomar. Dessa forma, leve um bom repelente para áreas de mata e algumas praias mais desertas.

O país sofre com o zika vírus e a dengue, mas não chega nem aos pés da epidemia que acontece no Brasil. Antes da viagem para Tailândia, tomamos as vacinas da Hepatite A, transmitida através da água contaminada e a vacina da febre tifóide.

Tomamos todas as vacinas e sempre temos repelente na bolsa por precaução, mas acreditamos que seja difícil pegar alguma doença mais grave por lá. Independente disso, é altamente recomendável fazer um seguro viagem antes de ir para ter uma segurança maior durante a sua viagem e porque no momento está sendo obrigatório devido o covid-19.

Seguro Viagem para Tailândia

Não esqueça de um item mais que essencial, o seguro viagem para Tailândia, pois é algo indispensável para uma viagem pelo sudeste asiático. Ainda mais quando falamos em viajar para um país com calor forte e comidas exóticas onde tudo pode acontecer.

Portanto, estar protegido com um seguro significa viajar em paz e sem preocupações. Se você ainda não sabe qual seguro contratar de acordo com as datas da sua viagem, veja nosso artigo aqui no blog com todas as dicas e detalhes. 

Clique abaixo, faça uma cotação com a Seguros Promo para conhecer os preços das melhores seguradoras do país.

FAZER COTAÇÃO

Guia de Viagem para Tailândia

Guia-da-Tailandia
Guia da Tailândia

Para saber mais sobre as praias paradisíacas da Tailândia, ilhas e cidades em todo o país, tenha em mãos o Guia da Tailândia, um ebook com quase 200 páginas de informações sobre a Tailândia, sua cultura e encantos. 

Com este guia você poderá descobrir lugares fantásticos em toda a Tailândia. Além disso, te damos de presente diversos roteiros prontos pelas cidades e ilhas mais turísticas e roteiros inéditos por cidades fora da rota comum. Clique no botão abaixo e adquira já o seu!! 

BAIXAR AGORA

Passeios na Tailândia

Agora que você já tem várias opções de roteiro de viagem na Tailândia, que tal se programar para conhecer esses paraísos? Para te ajudar a se programar, deixamos abaixo várias sugestões de passeios com a Get Your Guide em todo o país.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Felipe
Felipe
7 anos atrás

Tô indo pra Tailândia em Fevereiro, saindo de Dublin. Muito boas as matérias do blog. Valeu!

Eduardo
Eduardo
7 anos atrás

Você foi através de alguma agência ou foi mochilão,as passagens sabe me dizer algum site com promoção

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x