Guia de monções do sudeste asiático

por Flávio Mendes

Já pensou você com tudo planejado para seu tão sonhado mochilão pelo sudeste asiático e quando finalmente chega no país de destino da de cara com chuva atrás de chuva? Pois é, em alguns meses, tanto no sudeste quanto no sul da Ásia, chove praticamente o volume anual previsto. Essa época é chamada de época das monções.

O que são as monções asiáticas

É um fenômeno climático, onde o clima se altera de tal forma que as massas de ar, ora viajam do continente para a mar,  chamada monção continental ou ora viajam do mar para o continente, chamada monção marítima. Esse fenômeno acontece no região sul e sudeste da Ásia, castigando mais alguns países do que outros.

Durante o verão asiático, o calor aquece rapidamente o continente, causando também o aquecimento das massas de ar que estão sobre o continente. Esse acontecimento acarreta em ventanias e chuvas ininterruptas. Esse é o período das chuvas, causando inundações e em alguns países mudanças climáticas drásticas como tufões e furacões.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Já no inverno, as massas de ar do continente esfriam mais do que as massas de ar oceânicas e é aí que os ventos vindos do Himalaia empurram as massas úmidas do oceano para longe, causando um grande período sem chuva. Esse período é o das secas, que em muitos países acabam causando a morte de centenas de pessoas.

Sendo assim, cada país possui uma data especifica para o acontecimento das monções, e é em cima dessas datas que você deverá montar seu roteiro pra Ásia. A seguir detalho mais quando as monções acontecem em cada país dos 11 que compõe o sudeste asiático.

Tailândia

Na Tailândia, as monções ocorrem em dois períodos diferentes. Na costa oeste, no Mar de Andaman, onde ficam Phi Phi Island, Krabi, Phuket, Lipe e outras ilhas, o período de chuva vai de abril a outubro. Já na costa leste, no golfo da Tailândia, onde ficam Tao, Samui e Phangan, o período de chuva vai de setembro a dezembro.

Entre fevereiro e abril o país vira um forno. As temperaturas passam dos 40oC mesmo de noite. Sendo assim a melhor época para visitar o país vai do final de novembro quando as chuvas já são quase nulas até fevereiro. Esse período ainda é quente, só que bem menos.

Devido ao um grande número de mensagens relacionadas a previsão do tempo que recebo, deixo essa nota aqui. É impossível prever quando vai chover. Essas datas são estimativas, mas não seguem uma regra.

Laos

Como o país fica mais para o norte, as monções são mais brandas, sendo o período de chuvas entre maio e outubro. Como na Tailândia, de fevereiro a abril o país se torna muito quente, o que se agrava pela ausência de praias. Sendo assim a melhor época para visitar o país vai de novembro a fevereiro.

Camboja

No Camboja a época das chuvas vai de maio a outubro. E como fica bem próximo da Tailândia e Laos, a melhor época para visitação continua a mesma, de novembro a fevereiro.

Vietnam

Como o Vietnam tem o formato de uma tripinha, se estendendo por um longo caminho, o período das chuvas por lá é um pouco diferenciado. A época das chuvas vai de abril a outubro, sendo a melhor época para visitar entre meados de janeiro até abril. Mas não para por aí. O país sofre frequentemente com tufões que alagam boa parte das cidades e são perigosos. Eles costumam ocorrer entre os meses de julho a novembro.

Filipinas

Outro país que sofre com tufões e furacões podendo ser extremamente perigosos. De acordo com a BBC, em 2013 o tufão Haiyan matou mais de 6000 pessoas no sudeste das Filipinas e mais de 11 milhões de pessoas foram afetadas, quase 10% da população do país. A época das chuvas vai de maio a outubro e dos tufões de junho a dezembro.

Chuva em El Nido
Chuva em El Nido

Estive lá entre maio e junho e peguei apenas algumas chuvas no fim da tarde em El Nido. Eram aquelas chuvas que caia um pé d’agua durante uns 30 minutos e logo parava. Claro que posso ter tido sorte, mas é bom se precaver. A melhor época para visitar o país vai de janeiro a abril.

Malásia

Como na Tailândia, a Malásia possui duas costas marítimas e também duas épocas de monções diferentes. Na costa oeste, do lado do mar de Andaman e onde fica a ilha de Langkawi, as chuvas ocorrem entre os meses de maio a outubro e são mais brandas.

Já na costa leste, onde ficam as ilhas Perhentian, a coisa fica mais séria. As chuvas ocorrem entre os meses de novembro e março e são bem piores, causando até o fechando de diversos estabelecimentos e hotéis.

Cingapura

Em Cingapura chove praticamente o ano inteiro, mas nada que se compare aos outros países do sudeste asiático. Assim como na Tailândia e Malásia, em Cingapura ocorrem duas épocas de monções. A mais forte delas é a que vem do nordeste, com ventos e chuvas mais fortes e ocorre entre os meses de dezembro e março.

Já a outra, que vem do sudoeste, ocorre entre os meses de junho e setembro e é bem mais fraca. A melhor época para visitar o país fica entre os meses de junho e setembro, durante a monção do sudoeste, quando chove menos. Estive em Cingapura no mês de maio e não peguei chuva alguma, só muito sol e muito calor.

Indonésia

A Indonésia é pouco afetada pelas monções. Seu período chuvoso vai de outubro a março, diferente dos países falados anteriormente e apenas algumas chuvas caem sem muita preocupação. No entanto, a melhor época para visitar o país vai de abril a setembro.

Myanmar

Em Myanmar, a época das chuvas vão de maio a novembro. Entre novembro e fevereiro entra a estação seca, a melhor de todas para viajar. Entre fevereiro e maio, assim como na Tailândia, a temperatura fica insuportável de quente.

Brunei

Brunei também possui dois tipos de monções. De dezembro a março, a monção do nordeste trás fortes ventos e chuvas para Brunei. Já de maio a outubro, na monção do sudeste, as chuvas diminuem bastante.

Timor Leste

No Timor Leste, os meses mais chuvosos vão de dezembro a maio. Já entre junho e novembro entra a estação mais seca do país. A melhor época para visitar o país é entre os meses de junho e outubro. Pelo menos uma vez por ano o país é atingido por tufões. Podem ocorrer enchentes durante a época chuvosa assim como também deslizamentos de terra.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio aqui

 


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Renata Marques
Renata Marques
6 anos atrás

A chuva está começando a chegar no Andaman! Chegou meio tímida mas já está aumentando a frequência e duração!

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Renata Marques

Oi Renata, tudo bem?

Obrigado pela informação, vai ajudar outros leitores..

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x