Tudo sobre o Funeral do Rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia

por Flávio Mendes

No dia 13 de outubro de 2016 faleceu o rei da Tailândia, mas apenas um ano depois aconteceu o funeral do rei Bhumibol Adulyadej. Esses eventos alteraram muita coisa tanto no dia a dia como na parte turística do país. Sendo assim, é bom saber sobre algumas coisas antes de visitar a Tailândia em outubro.

Isso porque ele foi considerado o pai e um segundo semideus para a população tailandesa. Além disso, o rei Bhumibol Adulyadej foi o rei com mais tempo de reinado em todo o mundo, desde 1946, completando 70 anos de trono.

O Rei Bhumibol Adulyadej realizou diversas intervenções na política do país e ajudou a acabar com os golpes de estado que aconteceram em 1981 e 1985. Não é difícil achar murais, altares e outdoors com a imagem dele, pois continua sendo venerado pela população.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Eventos do funeral do Rei Bhumibol Adulyadej

Veja abaixo o calendário de eventos que aconteceram durante o período do funeral do rei tailandês:

  • O funeral aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro de 2017, um ano depois da sua morte.
  • A partir desse ano, todo dia 13 de outubro passa a ser feriado nacional na Tailândia, pois foi a data que o Rei Bhumibol Adulyadej faleceu.
  • A cerimônia de cremação aconteceu no dia 26 de outubro de 2017.
  • Assim como dia 13, dia 26, o dia da cremação foi declarado feriado nacional, mas apenas para o ano de 2017.
  • O crematório real em Sanam Luang foi aberto ao público de 1 a 30 de novembro em sessão especial das 07h às 22h.

O que saber antes de visitar a Tailândia no mês de outubro

Grand Palace em Bangkok na Tailândia
Grand Palace em Bangkok

O mês de outubro nunca mais foi o mesmo na Tailândia e em Bangkok as coisas também mudaram bastante durante o ano da morte e funeral do Rei Bhumibol Adulyadej. Dessa forma, descrevemos a seguir o que aconteceu naqueles anos e como está hoje em dia.

Grand Palace

O Grand Palace ficou fechado durante todo período de luto e cremação do rei. Em outras palavras, não foi possível visitar o Grand Palace durante o mês de outubro todo. Como o templo do Buda de esmeralda (Wat Phra Kaew) fica dentro do Grand Palace, ele também acabou não abrindo durante esses dias.

O motivo do Grande Palácio ter ficado fechado e os outros templos de Bangkok não, foi porque o corpo do rei estava lá e as visitas foram proibidas. Hoje em dia, tudo funciona normal, mas no dia 13 de outubro fecha ao meio dia. 

Apesar disso, o Templo do Buda de Esmeralda fica aberto em horário normal. Portanto, se quiser visitar essa atração de Bangkok, exatamente nesta data, programe bem o seu roteiro em Bangkok para aproveitar o local ao máximo e não perder nada.

Vestir-se adequadamente

Durante o funeral do Rei Bhumibol Adulyadej foi pedido a todos que vestissem preto e que todas as empresas colocassem faixas pretas e brancas em suas entradas. Mesmo os turistas não tendo a necessidade de usar preto, foi aconselhável. 

Em sinal de respeito, todos os tailandeses realmente vestiram-se de preto durante o mês de outubro, assim como aconteceu durante boa parte do desses anos. Se possível, vista-se da mesma forma, mas se não puder, tente usar alguma peça de roupa preta por respeito.

Festas de Koh Phangan

A famosa festa da lua cheia não aconteceu no mês de outubro de 2016 e 2017, assim como o Half Moon Festival e outras festas da ilha também foram canceladas durante o mês de outubro daqueles anos. 

Atualmente as festas estão acontecendo normalmente, mas vale a pena ficar atento na data do feriado 13 de outubro. Isso porque é bem possível que cancelem algum evento devido a data da morte do Rei Bhumibol Adulyadej 

Transportes

Todos os meios de transporte de Bangkok funcionaram normalmente pelo país e como sempre houve congestionamento e excesso de pessoas pelas ruas. O BTS Skytrain foi gratuito durante o dia 26. Já nos dias 25 e 27, apenas o trecho entre as estações On Nut até Samrong e Wongwian Yai até Bang Wa foram gratuitos.

O MRT, o metrô de Bangkok, foi gratuito durante o dia 26,. Já o Airport Rail Link foi gratuito durante os dias 25 e 26. Os barcos que navegam pelo rio Chao Phraya foram gratuitos das 09h às 16h durante os dias 25 e 26 e das 10h às 15h durante no dia 27.

O serviço de barco funcionou desde o Commerce Ministry Pier, The Nonthaburi Pier e Rama VIII Bridge Pier para o norte e desde o Sathorn Pier e Tha Pimarn Pier para o sul. O Chao Phraya Express Boat não parou no Tha Chan, Tha Phra Arthit (Khao San Road) e Tha Rajinee Pier, mas hoje em dia tudo funciona normalmente todos os dias. 

Detalhes das cerimônias

Imagem do Rei Bhumibol Adulyadej
Imagem do Rei Bhumibol Adulyadej

No dia 25 aconteceu uma Cerimônia Real de realização de mérito no Salão do Trono no Dusit Maha Prasat que fica dentro do Grand Palace, às 17h30. No dia seguinte às 07h, a urna que continha o corpo do rei foi do Salão do Trono Dusit Maha Prasat para o Crematório Real em Sanam Luang. 

A cerimônia real de cremação iniciou às 17h30 e a cremação aconteceu às 22h. Durante o evento, houveram performances e algumas bandas de orquestras realizando o tributo final até o dia seguinte.

No entanto, no dia 27 a coleção de relíquias foi para o Crematório Real em Sanam Luang e  apenas no outro dia aconteceu uma Cerimônia de Realização do Mérito para as relíquias reais. Este evento aconteceu no Salão do Trono de Dusit Maha Prasat, dentro do Grand Palace.

Durante a manhã do dia 29, as relíquias reais foram transportadas do Salão do Trono de Dusit Maha Prasat e consagradas no Salão do Trono Chakri Maha Prasat. Por fim, neste mesmo dia as cinzas reais foram consagradas em dois templos em Bangkok: no Wat Ratchbophit e Wat Bovoranives.

Guia de Viagem da Tailândia

Guia-da-Tailandia-Viaje-Leve

Quer saber mais sobre o rei e a cultura da Tailândia?! Conheça o Guia da Tailândia, um ebook de viagem com tudo sobre o país. Nós moramos no país e depois de dois anos garimpando informações reunimos tudo num só lugar.

Neste livro você terá as melhores dicas sobre a Tailândia de norte a sul, através das mais de 190 páginas. Ele é perfeito para quem vai viajar pela primeira vez ou para quem já foi e quer visitar cidades fora da rota turística.

Passeios na Tailândia

Sabendo essas informações sobre o funeral do Rei Bhumibol Adulyadej, agora você pode programar a sua viagem à Tailândia. Dessa forma, recomendamos reservar com antecedência todos os passeios pelo país.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x