O que fazer em Izmir na Turquia

por Andressa Silva

Izmir, ou também conhecida como Esmirna, na Turquia, é uma das maiores cidades do país. Nós visitamos a cidade e viemos contar o que fazer em Izmir com detalhes das principais atrações e passeios pela região. 

Entre as atrações da cidade que foi reconstruída por Alexandre, o Grande, museus a céu aberto e um centro comercial agitado estão na lista. Além disso, Esmirna guarda tesouros em seus museus e mesquitas. 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abaixo deixamos uma lista com os assuntos que são abordados neste artigo. Clique no tema que desejar para ser encaminhado e tenha uma boa leitura. 

Como chegar em Izmir

Izmir é uma das maiores cidades da Turquia e está na região do mar Egeu. Isso quer dizer que a cidade tem boa localização tanto para quem está viajando pelo país e vem do Brasil, quanto para quem está na Grécia. 

Avião: Não existem voos do Brasil para Esmirna, mas você pode chegar por Istambul ou fazer conexão na Europa, por exemplo. Nós, por exemplo, chegamos em Izmir partindo de Antália para o Aeroporto de Esmirna-Adnan Menderes (ADB). 

Ônibus: Quem quiser sair de Istambul para Izmir de ônibus, existem diversas empresas e horários para escolher. A viagem entre as cidades dura de 6 a 7 horas dependendo da companhia, por isso recomendamos a 12Go para ver os preços e horários.

Carro: Entre todas as opções de transporte na Turquia, alugar um carro é com certeza a que vai te dar mais conforto e liberdade. Ainda mais porque a carteira de motorista internacional – PID do Brasil é válida no país. 

Barco: Por estar localizado no Mar Egeu, a cidade tem serviço de ferry entre seus bairros e para a Grécia porque fica bem próximo de algumas ilhas. Outra opção de rota é de Kusadasi, que fica a 100km de Izmir, para as ilhas e cidades gregas. 

Trem: Em Izmir também tem uma estação de trem da TCDD, a empresa de trens do país que oferece diversas rotas. A rota mais conhecida saindo de Izmir é para Ancara numa viagem de quase 14 horas.

Excursão: Quem não tem muito tempo para viajar pela Turquia, pode fazer uma excursão a Izmir. É uma espécie de bate e volta que inclui voo, passeios e guias, sendo uma opção para quem quer se aventurar pelo país.

Onde ficar em Izmir

Bairro Alsancak em Izmir na Turquia
Bairro Alsancak

Existem várias áreas e uma boa rede hoteleira em Izmir, na Turquia. No entanto, depois de viajar e conhecer a cidade, percebemos que há basicamente duas regiões que são boas para se hospedar. 

Portanto, deixamos algumas dicas de hotéis nas partes boas da cidade para você se hospedar.

Shantihome Hostel: Nossa primeira dica é para quem busca um lugar econômico. Este hostel fica na região mais descolada da cidade onde você encontrará vida noturna em Izmir.

ibis Izmir Alsancak: Esta é outra boa opção de hotel na mesma região do bairro Alsancak e ainda faz parte de uma rede de hotéis bem conhecida e com padrão internacional.

L’agora Old Town: Este é o único hotel que indicamos na região do bazar de Izmir, pois tem boa qualidade e ótima nota e comentário no Booking. Além disso, ele fica num prédio histórico para uma experiência completa.

Park Inn by Radisson: Este hotel 4 estrelas fica de frente a orla oferecendo uma vista maravilhosa. Sem falar que a região é muito organizada e agradável para passear, comer e fazer compras.

Mövenpick Hotel İzmir: Por último, deixamos uma opção de hotel 5 estrelas com mais conforto e sofisticação também de frente a orla de Izmir no bairro Kultur, que é um dos melhores.

Veja todas as opções de hotéis e pousadas em Izmir e faça a sua reserva já!

O que comer e beber

Boyoz e Chá Turco em Izmir
Boyoz e Chá Turco

Nossa experiência gastronômica por Izmir foi muito positiva, principalmente porque a cidade tem muita comida do mar. É lá que você poderá experimentar muita coisa da culinária turca e se surpreender.

Para começar o dia, recomendamos provar o Boyoz, um pão feito com uma espécie de massa folhada com recheio de queijo branco, azeitonas e berinjela, por exemplo. O local mais indicado é o Zeynel Ergin Gevrek Fırını, pois você também pode provar o Gevrek a rosquinha com gergelim parecido com o famoso Simit. 

Outra coisa que você tem que pedir nessa padaria é o Kumru, pão de gergelim com queijo de Izmir e tomate, mas o diferencial deles é que o sanduíche vai ao forno. Você verá Kumru em muitos carrinhos pelas ruas de Izmir, porém esses são frios e tem uma pimenta verde de acompanhamento.

Para sobremesa, indicamos ir ao Çelebi Unlu Mamüller e pedir um Izmir Bomba de cada sabor. Este lugar é famoso por ser pioneiro e talvez o criador do doce, sem falar da qualidade que é sem igual. 

No centro da cidade, recomendamos o Balikhane para comer peixes e o melhor Midye Dolma (mexilhão recheado). No entanto, se quiser um lanche, o Osman Usta Antalya Borekcisi tem um Burek feito com pastrami e queijo que é dos deuses. Até hoje não vi outro lugar vendendo tão bom e igual a esse. 

Para curtir um bar e a vida noturna de Izmir, a rua Gazi Kadınlar Sokağı é o melhor lugar, pois há vários bares descolados, com decoração e temas exóticos. No bairro de Alsancak, em sí é um dos lugares mais populares em Izmir, pois preserva a arquitetura das antigas casas gregas.

O que fazer em Izmir na Turquia

Izmir é uma cidade grande e cheia de histórias, por isso tem muitas atrações e pontos turísticos para visitar. Por isso, indicamos ficar pelo menos 2 dias para conhecer o que há de mais importante na região. 

Nossa recomendação é para você passar um dia na região do centro comercial e outro dia nos bairros da região norte da cidade. No segundo dia você ainda poderá aproveitar seu tempo para pegar um barco e ir para outras regiões da cidade, fazendo um passeio diferenciado.

Para otimizar o seu tempo e obter maior conhecimento sobre os pontos turísticos e atrações da cidade, recomendamos o passeio guiado. Com um guia e transporte incluídos você poderá conhecer tudo da melhor forma possível.

Kemeralti Bazar

No centro da cidade, na parte de trás da Praça Konak, você verá o Kemeralti Bazar. Ele está entre dois distritos de Izmir e pega uma área enorme de comércios de todos os tipos com lojas, restaurantes, lanchonetes, bares e muito mais. 

A história deste bazar começou em torno de 1650 graças a um dique feito para o mar e a construção da Pousada Kizlaragasi. O comércio dessa região nessa época era na maioria de ferreiros, carvoeiros e especiarias, mas hoje em dia tem de tudo.

Por lá, você também vai encontrar algumas mesquitas históricas que fazem parte da mesma região. Uma delas é a Mesquita Salepçioglu que foi Inaugurada em 1896, com uma mistura de arquitetura otomana e barroca. 

Outra mesquita que vale a pena entrar é a Mesquita Hisar de 1598, pois é a maior mesquita em Izmir hoje em dia. Segundo a história, ela já foi convertida de uma igreja latina para mesquita e foi destruída por terremotos várias vezes.

Torre do Relógio de Izmir

Torre do Relógio de Izmir na Turquia
Torre do Relógio

Este é o principal símbolo de Izmir e ponto de partida de uma bela caminhada pelo centro comercial. A torre está localizada bem no centro da cidade, na Praça Konak, um dos principais pontos turísticos da cidade onde as pessoas se divertem com os pombos.

A Torre do Relógio tem 25 metros de altura e quatro andares com muitos detalhes em mármore que são impressionantes. Na mesma praça você verá uma mini mesquita e alguns prédios antigos que são usados pelo governo. 

Além disso, a praça e a torre ficam de frente para o Píer de Konak com alguns restaurantes e cafeterias, um parque e uma orla. Se quiser caminhar pela orla, passe no Konak Pier AVM, um shopping localizado nos antigos armazéns que tem vários restaurantes e cafeterias com uma bela vista do mar.

Pousada Kızlarağası 

Pousada Kislaragazi Izmir
Pousada Kislaragazi

Como falamos anteriormente, a Kızlarağası Inn faz parte da história de Esmirna e principalmente da região comercial. Ela foi construída em 1744 à beira-mar, ficava a 200 metros da praia, mas hoje em dia, está a quase 1 km por causa dos aterramentos feitos no porto.

Entre tantos anos de história, a pousada sobreviveu a terremotos, incêndios e deslizamentos de terra no mar e ainda continua com uma bela estrutura. Ela tem uma área de 4000 metros quadrados em formato retangular onde seu pátio central tem uma cafeteria e o que era quarto, virou lojas.

Ao visitar você poderá comprar diversos tipos de artesanato local, jóias e lembrancinhas. Aproveite, pois lá é um bom lugar para comprar esse tipo de coisa. Além disso, faça uma pausa para tomar um café turco numa das diversas cafeterias tradicionais que ficam ao redor da pousada.

Ágora de Izmir

Agora de Esmirna Turquia
Ágora de Esmirna

Visitar a Ágora da cidade é uma das coisas que você tem que incluir na sua lista do que fazer em Esmirna. Isso porque o lugar é um museu a céu aberto com suas ruínas do Período Helenístico, Romano, Bizantino e Otomano. 

As ágoras eram a parte central das cidades antigas onde aconteciam reuniões e assembléias, por exemplo, mas também tinha comércio e prédios importantes. A maioria das ruínas que se vê na Ágora de Izmir hoje em dia, é do Período Romano, que foi reconstruída com o apoio do Imperador Marco Aurélio após 178 terremotos.

Ao visitar o local você verá a estrutura do que foi uma basílica enorme que foi um dos maiores prédios da região. Além disso, há também um cemitério otomano, canais de água romano e muito mais. Quando fomos havia uma parte que estava fechada, pois ainda estavam acontecendo escavações.

Castelo de Izmir 

Castelo de Izmir
Castelo de Izmir

O Kadifekale, como é chamado o castelo da cidade, também foi a Acrópole, ou cidade alta de Izmir na Turquia. Ela está localizada num monte próximo ao centro da cidade com ruínas que são do século 3. 

Hoje em dia não há mais um castelo, mas sim ruínas que foram do período de Alexandre, o Grande e do período romano. Por lá vimos partes de uma cisterna romana que abastecia a área, uma mesquita, uma praça e partes da muralha. 

Numa das partes do castelo, você verá uma placa que mostra alguns pontos importantes da cidade como o busto gigante do Ataturk. Por fim, recomendamos que visite o Kadifekale no final do dia, pois como fica numa parte alta de Izmir, você poderá ver a cidade e o pôr do sol com uma vista fantástica. 

Torre do Elevador 

Vista da Torre do Elevador de Izmir
Vista da Torre do Elevador

O Asansör Binası, como é chamado em turco, é uma torre de elevador que liga duas partes da cidade. A torre foi construída em 1907 para fornecer transporte rápido e fácil entre dois distritos, pois antes só existia uma escadaria. 

Segundo contam a história, o pai dono da maior casa da parte alta da cidade caiu na escadaria e quebrou a perna, então o dono da maior casa da parte de baixo deu a ideia de fazer o elevador igual ele tinha visto em cidades europeias que tinha visitado. Daqui você vai ter a melhor vista da cidade.

Kültürpark

Kultur Park Izmir
Parque Kultur

Este é o maior parque da região central de Izmir, com uma mistura de área verde e local de diversão. O interessante deste parque é que ele é muito usado pela população que vai para correr, caminhar e andar de bicicleta, porém há muitas atrações dentro dele.

No parque você pode visitar a Galeria de Arte e Museu Resim Heykel que tem diversas exposições temporárias, bem como ir ao Museu de História e Arte de Izmir com diversas salas que expõem peças que foram encontradas na cidade.

Entre as atrações ainda há o parque de diversões Luna Parque, um cassino e um teatro a céu aberto. Vale comentar que é possível alugar uma bicicleta nas máquinas que ficam nas entradas do parque e pagar com seu cartão de crédito.

Museus de Izmir 

Monumento aos direitos da mulher Izmir
Monumento aos direitos da mulher Izmir

Um dos principais museus da cidade, o Museu de Arqueologia, mostra diversos artefatos arqueológicos que foram encontrados em toda província de Izmir. Nas exibições você verá artefatos que foram feitos à mão na Idade do Bronze, peças de vidro e moedas, por exemplo.

Ele fica ao lado da região do comércio e do Bazar, por isso pode ser combinado com a visita a região. Para conhecer outros museus na cidade, você pode ir para o bairro Alsancak, pois lá fica o Ticaret Tarihi Müzesi, que é um museu que conta um pouco da história do comércio de Izmir e é o primeiro na Turquia desse tipo.

Ao lado fica a Galeria de Artes Arkas Sanat Merkezi, que tem exposições diferentes a cada semestre. Nele você poderá ver obras de artistas famosos, feitos com tipos de artes e técnicas diferentes.

Ali perto também tem o Museu Ataturk que foi usado como quartel-general pelo exército turco em 1922. Anos depois o local virou hotel e foi usado por Atatürk (o primeiro presidente e fundador da República da Turquia) várias vezes em suas visitas à cidade.

No porto da balsa, pegue um barco para o Terminal Karşıyaka que fica do outro lado. Recomendamos uma caminhada pelo centro comercial e a visita ao Monumento aos Direitos da Mulher localizado na Praça da Constituição. Além de ser um belo monumento, há um pequeno museu que fala das mulheres que revolucionaram a Turquia e da mãe de Ataturk.

Se quiser ir além, pegue o barco para o Terminal Bostanli para conhecer o Museu de Arqueologia a Céu Aberto. Nele você vai ver 90 obras que ficam em exposição no Parque de Belas Artes de Bostanli.

Bate e Volta de Izmir

Como você já deve ter percebido, a cidade de Izmir na Turquia é super histórica e a região de toda a província não seria diferente. Por isso, há alguns locais especiais que você deve visitar quando você estiver em Izmir, como Éfeso e Pamukkale, o castelo de algodão da Turquia, por exemplo.

Éfeso e Selçuk

Biblioteca de Celso na Cidade de Éfeso
Biblioteca de Celso na Cidade de Éfeso

A primeira e mais importante atração é para visitar Éfeso, que fica ao lado da cidade de Selçuk. Você pode chegar lá de trem, mas para chegar a Éfeso precisará pegar um táxi, pois fica a 4 km de distância do centro.

A melhor forma de conhecer toda a região é fazendo um passeio com guia, pois há diversas atrações e tudo fica meio distante um do outro. Independente da sua escolha, em Selçuk você pode conhecer o Museu de Éfeso, o Aqueduto Bizantino, o Hamam e o Castelo. 

Para começar o passeio por Éfeso, passe no Templo de Artemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo e na Casa da Virgem Maria. Depois vá para a cidade antiga de Éfeso, onde poderá ver o Antigo Teatro, a Biblioteca de Celso e o Templo de Adriano, por exemplo.

Caso você decida ir por conta própria, chegue o mais cedo possível porque a região é grande e sem um guia, você vai acabar perdendo mais tempo. Além disso, não esqueça de comprar o seu ingresso com antecedência para evitar as filas enormes que se formam.

Şirince

Vinhos da cidade de Sirince Turquia
Vinhos em Sirince

Essa cidade fica bem perto de Éfeso e Selçuk e por isso recomendamos visitar no mesmo dia, fazendo um bate e volta de Izmir. Uma opção super recomendada é passar pelo menos uma noite por lá, pois a cidade é muito bonita e agradável. 

Şirince fica nas montanhas da região e apresenta algumas características que fazem dela um ótimo local. Uma das coisas que chama muita atenção é a arquitetura das casas feitas em pedras e com muitas janelas. 

Em toda a cidade você vai ver muitas lojas que vendem artesanato, presentes e produtos locais. O que mais se destaca são os vinhos de frutas e as compotas de doces. Você pode ir em diversas lojas para experimentar, comprar e se quiser, consumir na hora.

Seguro viagem para Turquia

É obrigatório contratar seguro viagem para Turquia? Não é obrigatório, mas é altamente recomendado! Dessa forma, você poderá contar com um seguro que garante que você vai aproveitar sua viagem sem preocupações. Isso porque o seguro viagem para Turquia tem cobertura para imprevistos, como malas extraviadas ou emergência médica, por exemplo.

Ao viajar para a Turquia, existe a possibilidade de que você tenha que fazer escala em algum país no Espaço de Schengen, e nesses países, o seguro viagem é obrigatório. É melhor prevenir do que remediar! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem, não apenas pelas questões de saúde, mas para evitar possíveis problemas legais.

Clique no botão a seguir e faça um orçamento sem compromisso. Você descobrirá que um seguro viagem não custa nem 5% do seu orçamento de viagem!

Quer saber mais sobre Izmir na Turquia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Izmir, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Izmir, Turquia

Agora que você já sabe o que fazer em Izmir na Turquia e conhece as atrações principais, que tal fazer as suas reservas e programar a viagem?! Abaixo deixamos dicas de passeios pela região para você conhecer a Turquia da melhor forma.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paulo Silva
Paulo Silva
1 ano atrás

Lugares lindos, belas paisagens, belas amostras e comentários. Continuem firmes em seus propósitos. Excelente trabalho.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x