Cidade de Éfeso, Turquia: Visitação + Templo de Ártemis e Museu

por Flávio Mendes

A cidade de Éfeso da Turquia passou por todos os impérios que conquistaram essa região do país, mas foi no império romano que ela mais cresceu e se destacou. Nesse tempo, Éfeso chegou a ser considerada a segunda maior cidade do império romano, ficando atrás apenas de Roma.

Com cerca de 250.000 habitantes, o que era muito na época, ela também foi classificada como uma das maiores cidades do mundo no período de sua ascensão. Com toda sua importância, seja para Turquia e também para o mundo, ela se tornou um dos pontos turísticos da Turquia que são mais visitados hoje em dia.

Dessa forma criamos um guia completo de como visitar Éfeso na Turquia, contando desde sua história no passado até os dias atuais. Também vamos te mostrar a melhor forma de chegar lá, quando visitar e dicas de passeios para fazer na região.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Se quiser saber tudo isso, leia esse artigo até o final para que não reste dúvidas na hora do planejamento. Você também pode ir direto ao tópico desejado, utilizando o menu abaixo.

Como era a cidade de Éfeso – Um pouco de história

Com quase 3000 anos de história, a cidade de Éfeso passou pelas mãos de muitos impérios e povos do mundo. Dentre eles estão os Lídios, Persas, Egípcios, Romanos, Godos e Bizantinos.

Lídios

Durante o governo do rei Lídio, Creso, entre os anos 560 e 547 a.C, Éfeso prosperou e era um lugar onde homens e mulheres tinham as mesmas oportunidades. Foi nessa época que o Templo de Ártemis foi reconstruído. Os estudos dizem que 3 outros templos menores sucederam o templo construído por Creso.

Acontece que Herostratus, um louco da época, quis chamar a atenção de todas as formas e queimou o Templo de Ártemis que foi reconstruído novamente, só que dessa vez 4 vezes maior. Dessa forma ele se tornou uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Persas e Alexandre, O Grande

Os Persas conquistaram a cidade no ano de 546 a.C, e mesmo quando outras cidades decaíram durante o seu domínio, Éfeso continuou crescendo, devido sua importância portuária. Alexandre, O Grande, 200 anos depois, no ano de 334 a.C, derrotou os Persas e tomou conta da cidade até sua morte no ano de 323 a.C.

Com isso, Lisímaco, um dos generais de Alexandre, O Grande, assumiu o controle da cidade e quis mudá-la para um lugar mais protegido, que ficava a 3km do lugar original. Dessa forma, o nome da cidade mudou para Arsineia. É claro que os moradores não quiseram deixar suas casas para trás, mas o general os forçou a ir, causando uma inundação proposital.

Egípcios

Em 281 a.C, Lisímaco foi morto em batalha e então a cidade voltou a ter seu nome original, Éfeso. Depois, em 263 a.C, ela caiu sob o domínio dos egípcios até 192 a.C quando os Pérgamos dominaram a cidade. Já em 129 a.C, o rei de Pérgamo deixou a cidade de Éfeso em seu testamento para o Império Romano.

Império Romano

Foi durante o Império Romano que Éfeso floresceu de verdade. O imperador César Augusto tornou a cidade grande, e boa parte das construções que podemos visitar hoje em dia foram construídas durante esse império.

Dentre elas estão o Grande Teatro, a Ágora e a Biblioteca de Celso. Tibério, filho do imperador Augusto, foi o segundo imperador do Império Romano e transformou a cidade com a construção do novo porto, em 43 a.C.

Por fim, o imperador Teodósio foi o último a governar o Império Romano, iniciando seu governo em 379 d.C. Ele foi responsável por apagar todos os vestígios de Ártemis, além de fechar escolas, templos e impedirem as mulheres de fazer várias coisas, tornando a vida muito difícil para Éfeso.

Império Bizantino

Durante o Império Bizantino (330 – 1453 d.C), Constantino, O Grande, transformou Constantinopla na capital do Império Romano Oriental. O cristianismo foi declarado com a religião oficial do império, por isso, Éfeso foi deixada de lado e começou a entrar em declínio.

Seu porto já não funcionava mais, quase não haviam visitantes na cidade e junto com terremotos que são muito comuns na região, só ajudaram a agravar ainda mais a situação da cidade.

Império Otomano

Para finalizar, o Império Otomano tomou conta da região a partir do século XV. Só que era tarde demais para fazer algo, já que a cidade já se encontrava quase abandonada. Éfeso entrou em esquecimento até 1869, quando o governo inglês começou as escavações à procura de vestígios da cidade.

Cidade de Éfeso, Turquia: Guia de visitação completo

Rua na cidade de Éfeso
Rua na cidade de Éfeso

Antes de saber o que visitar em Éfeso, preparamos um guia de visitação para saber antes de ir e se preparar. Embora pareça indispensável, abaixo você terá informações e dicas que podem fazer toda a diferença para a sua ida a Éfeso. Nós, por exemplo, só nos demos conta de que esse tipo de informações era necessária quando estávamos lá.

Onde fica Éfeso

A cidade antiga de Éfeso hoje em dia fica em Selçuk, na província de Izmir, no sudoeste da Turquia. Fica a 3km do centro da cidade, sendo necessário pegar um transporte público ou táxi para chegar até lá. Nós fomos a pé e acabamos voltando de carona.

Quando visitar a cidade de Éfeso

Você pode visitar Éfeso durante todo o ano, porém o mais recomendável é visitá-la na meia estação, antes e após o verão da Turquia. Isso porque as temperaturas são mais amenas e o clima não é tão seco e quente como no verão. 

Outra dica é pegar a cidade de Éfeso mais vazia durante essa época do ano. Dessa forma, a melhor época para visitar Éfeso fica para os meses de abril/maio e setembro/outubro. Você ainda consegue pegar o horário de verão de entrada, o que adiciona meia hora pela manhã, podendo chegar mais cedo para a visitação.

Como chegar na cidade de Éfeso

Para chegar em Éfeso, primeiro será necessário chegar em Selçuk, a cidade base para fazer a visitação. Você não precisa ficar hospedado necessariamente em Selçuk para fazer a visita, porque dá para fazer um bate-volta partindo de Izmir na Turquia.

Trem: Quem opta por ir de trem saindo de Izmir, pode utilizar o mesmo trem que conecta a cidade de Izmir até o Aeroporto de Izmir. A diferença é que você vai seguir viagem até Selçuk, que é a última estação dessa linha. Contudo, será necessário fazer 2 trocas de trem pelo caminho, uma na estação Cumaovasi e outra na estação Tepekoy. Só existe uma linha, você ainda terá que trocar de trem.

Abaixo estão os horários de funcionamento dos trens entre Selçuk e Tepekoy e vice-versa. Eles também servem para você se orientar quando estiver voltando a Izmir. 

  • Selçuk Tepekoy: 5h50, 07h, 08h, 09h20, 10h50, 12h30, 14h, 15h20, 16h50, 17h50, 19h, 20h, 21h20, 23h
  • Tepekoy Selçuk: 06h30, 7h30, 8h30, 9h50, 11h20, 13h, 14h30, 15h50, 17h20, 18h30, 19h30, 20h30, 21h50, 23h50.

Passeios: É o modo menos complicado e confortável de chegar em Éfeso e passar o dia por lá. Os passeios te pegam no hotel em Izmir e outras cidades da Turquia, mas não recomendamos fazer o passeio se não for saindo de Izmir ou outras cidades nos arredores. Existem passeios de bate-volta saindo de Istambul, contudo você vai passar mais tempo dentro do transporte do que fazer o passeio em si.

Portanto, recomendamos o passeio de dia inteiro saindo de Izmir, que visita Éfeso, a Casa da Virgem Maria, bem como a Basílica de São João. Outra opção é conhecer Éfeso junto com a cidade de Sirince, mas vamos falar sobre Sirince mais a frente deste artigo.

Quanto tempo é necessário para visitar Éfeso

Éfeso na Turquia foi construída ao redor de uma montanha e tem quase 2km de extensão, com 2 entradas (norte e sul). Separe de 2 a 3 horas para visitar a cidade de Éfeso se você é daqueles que visitam as coisas rapidamente. 

Nós chegamos atrasados e com 2 horas tivemos que visitar às pressas e portanto, não recomendamos. Digamos que dá para passar o dia inteiro dentro de Éfeso se você quiser. Falo isso porque dá para conhecer cada canto da cidade e ler todas as placas que explicam sobre ela com calma. 

Se esse não for seu caso e você desejar visitar em um mesmo dia outros lugares que indicamos neste artigo, chegue cedo e separe de 3 a 4 horas do seu dia para a visitação. Acreditamos que esse é o tempo ideal para visitar sem correria.

Chegar durante a abertura vai te garantir um passeio mais agradável, tanto por causa do calor que faz durante boa parte do ano, mas também pela quantidade de pessoas que visita Éfeso diariamente. Isso sem contar que com menos gente suas fotos vão ficar muito melhores.

Dicas para visitar a cidade de Éfeso: Resumo

Dolmus azul e branco de Éfeso
Dolmus de Éfeso

Resumimos abaixo algumas coisas a se levar em consideração durante sua visita a Éfeso.

  • Reserve de 3 a 4 horas para fazer a visitação. É um tempo bom para conhecer tudo com calma e entender como as coisas funcionavam no passado;
  • Leve água, petiscos e tudo que for consumir porque é permitido a entrada. As lojas e restaurantes de Éfeso custam o triplo do valor da cidade de Selçuk e só ficam nas duas entradas;
  • Os transportes públicos chegam e saem apenas na entrada norte da cidade. Você pode chegar de táxi pela entrada sul, andar todo o templo e sair pelo norte, e por fim, pode pegar um transporte público para voltar. Se preferir ir e voltar com transporte público, chegue pela entrada norte, ande pela cidade até a entrada sul e volte para a entrada norte, é bem rápido. Contudo, se você optar por ir e voltar de táxi, tanto faz a entrada que for começar e acabar;
  • Se for no verão, procure fazer a visitação de Éfeso na Turquia antes das 10h ou depois das 16h, porque o calor é intenso na região. As temperaturas ficam mais altas com as construções em pedra que refletem o calor do sol;
  • O dolmus é o transporte público local. Esse tipo de micro-ônibus faz a conexão da rodoviária de Selçuk até a porta norte (vice-versa) de Éfeso por 5 TL.

O que conhecer na antiga cidade de Éfeso na Turquia

Agora que você já sabe tudo sobre a cidade de Éfeso, hora de saber o que visitar enquanto estiver por lá e deixar sua viagem perfeita. Assim, lembramos que os pontos a serem visitados estão listados da entrada norte para a sul, que foi a ordem que fizemos a visita.

Necrópole

Era o cemitério das cidades da antiguidade e é o primeiro ponto a ser visitado, já que ele fica bem na entrada da cidade. Um fato interessante é que as necrópoles normalmente ficavam fora da cidade.

Mesmo estando dentro da região do museu, na realidade essa parte ficava fora de Éfeso em si. Os sarcófagos eram feitos em pedra e todos eram desenhados com figuras. 

Porto de Éfeso

Rua-principal-de-Éfeso
Rua principal de Éfeso

Atualmente a cidade de Éfeso fica a 5km de distância da praia mais próxima, mas na época ela tinha um porto. Isso porque um canal fazia a conexão até uma bacia que servia de porto, onde os barcos ficavam estacionados. 

Com o tempo esse canal foi desaparecendo por causa do excesso de lodo até sumir de vez. Olhando pelo Google Earth é possível ver a marca dessa bacia e parte do canal. É a partir dele que fica a rua principal de Éfeso, que fazia a ligação do porto até o Ginásio e ao Grande Teatro.

O ginásio

O ginásio se encontra em reforma, mas os ginásios do império romano eram em formato oval e onde aconteciam atividades esportivas. Ele ficava bem ao lado do Grande Teatro da cidade de Éfeso e servia também de local para treino de atletas.

Grande Teatro de Éfeso

Grande teatro de Éfeso
Grande teatro

O Grande Teatro de Éfeso talvez seja a construção que mais chame a atenção de quem entra na cidade. Ele foi construído durante o período helenístico, no século 3 a.C, mas foi durante o Império Romano que ele tomou as proporções que tem.

Estima-se que caibam mais de 25.000 pessoas sentadas. Também estava em reforma, dando para acessar apenas as primeiras fileiras, mas já foi o suficiente para sabermos que foi o maior teatro antigo que visitamos até o momento.

Agora de Éfeso (Tetragonos)

A ágora de Éfeso é a atração que fica logo depois do teatro. Ela servia como centro comercial da cidade de Éfeso, onde comerciantes vendiam seus produtos em suas barracas. Seu tamanho era de 150m x 150m, bem grande para a época.

Biblioteca de Celso

Biblioteca de Celso
Biblioteca de Celso

Esse monumento é o mais concorrido para aquela foto perfeita dentro de Éfeso. Talvez seja porque ele é o mais bem conservado, apesar de ter sido todo reconstruído depois que um terremoto botou a fachada da biblioteca abaixo.

A Biblioteca de Celso começou a ser construída em homenagem ao senador romano Tibério Júlio Celso, no século II a.C. Ela foi construída não apenas para guardar 12.000 manuscritos, mas também para servir de mausoléu para Celso. 

Como falamos anteriormente, não era normal enterrarem pessoas dentro das cidades, ainda mais dentro de uma biblioteca, mas abriram uma exceção em homenagem ao senador.

Templo de Adriano

Templo de Adriano
Templo de Adriano

Quem leu nosso artigo sobre Antália na Turquia, conseguiu ver que o Imperador Adriano recebeu diversas homenagens, como o Portão de Adriano em Antália. Em Éfeso ele ganhou um templo, que apesar de pequeno foi para cultuar a sua vida e história, medindo 10m x 10m. 

O templo foi construído no século II d.C, em homenagem ao Imperador Adriano que governou o Império Romano entre os anos 117 e 138 d.C. Em um dos arcos é possível ver o busto da deusa Tyche, a deusa que era responsável pela fortuna e prosperidade de uma cidade, seu destino e sorte.

Em outro arco tem a imagem da Medusa, a mulher com cabelos de cobra que transformava em pedra quem a olhasse nos olhos. A imagem dela era muito utilizada na entrada de lugares para afugentar o mal. 

Éfeso: Informações adicionais

Ruínas da Cidade de Éfeso
Ruínas da Cidade de Éfeso

Para finalizar, deixamos reunidas as informações adicionais da cidade para você ter em mãos. Falo isso porque é interessante ficar atento aos horários que a cidade está aberta a visitação, porque eles mudam um pouco de acordo com os meses de inverno ou verão. Além disso, deixamos o link disponível para você comprar o ingresso com antecedência e não deixar para última hora, pois a fila para comprar é bem grande.

  • Endereço: Efes Harabeleri, 35920 Selçuk/İzmir
  • Horário de funcionamento: 01 de abril a 01 de outubro das 08h às 19h30 e 01 de outubro a 01 de abril das 08h30 às 19h30.
  • Ingressos: Compre seu ingresso online aqui.

Cidade de Éfeso: Outras atrações na região

Existe muita coisa além da cidade de Éfeso para visitar na região. Assim, dá para aproveitar o dia e combinar outros passeios. Portanto veja abaixo informações de pontos turísticos e outros pontos de visitação que fazem parte de um dia de passeio pela região de Éfeso.

Museu de Éfeso

Museu-de-Efeso
Museu de Éfeso

O museu de Éfeso vai complementar sua visita à cidade de Éfeso. Isso porque é nele que ficam estátuas e outras obras que pertencem a Éfeso, mas por motivos de preservação estão no museu. Nós visitamos o museu antes de ir a Éfeso e deu uma clareada nas ideias sobre a história da cidade.

Saber um pouco da história que é contada faz toda diferença na hora que você for visitar Éfeso. No museu você ainda encontra esculturas, sarcófagos e uma maquete do Templo de Ártemis, para se ter uma ideia de como ele era antigamente.

  • Horários: Diariamente das 09h às 19h
  • Preço: O ingresso custa 30 TL.

Templo de Artemis

Templo-de-Artemis-Efeso-Turquia
Templo de Ártemis, o que sobrou dele

O templo de Ártemis é considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo, mas infelizmente hoje em dia só restam alguns vestígios. Ele não fica dentro da cidade de Éfeso, mas a visita a ele pode ser feita no caminho.

A entrada é gratuita, não existem placas nem nada falando sobre o local que parece um pouco abandonado. Construído pelos gregos para homenagear a Deusa Ärtemis, foi considerado um dos maiores templos do mundo.

Foi construído no século VI a.C, e reconstruído outras vezes, conforme falamos anteriormente, Na sua última construção, ele tinha 127 pilares de mármore de 18 m de altura. Possuía 145 m de comprimento por 46m de largura. Hoje em dia apenas um desses pilares está de pé e sem olhar uma foto ou réplica fica impossível saber como ele era.

Cidade de Selçuk

Cidade-de-Selcuk
Feira local na cidade de Selçuk

Selçuk é a porta de entrada para quem pretende visitar Éfeso. Será a cidade que você vai chegar antes de começar sua visita. Dessa forma, existem outras coisas para se fazer em Selçuk, além de ser um ótimo lugar para se hospedar durante sua visita a cidade de Éfeso.

A cidade é bem pequena, mas arrumadinha e legal para fazer um passeio no final da tarde. É possível ver alguns vestígios de construções históricas em algumas partes, além de visitar pontos importantes. O templo de Ártemis, o Museu de Éfeso e o Castelo de Selçuk ficam nela, por exemplo.

Outra atração muito visitada que fica um pouco afastada do centro é a Casa de Virgem Maria. O local, que é uma pequena casa de tijolos, diz ser o local onde Maria foi levada por São João e ali viveram até a Assunção de Maria (doutrina católica) e dormição (doutrina ortodoxa).

Onde-comer-em-Selcuk-Turquia
Sanduíche do Emir Pamuk Bufe

Para experimentar uma comida de rua bem famosa na cidade e se preparar para visitar tudo que a região tem a oferecer, vá até o Emir Pamuk Bufe. É nele que são preparados os melhores sanduíches de rua da região. Queijo, salsicha, picles são apenas alguns dos ingredientes.

Quem for ficar por Selçuk e deseja indicação de hospedagem, recomendamos o Akanthus Hotel Ephesus, bem como o Celsus Boutique Hotel. Ambos tem nota excepcional no Booking, construídos em casarões antigos feitos de pedra e com disponibilidade de piscina e café da manhã muito bom.

Bate-volta para a cidade de Sirince

Vinhos-da-cidade-de-Sirince-Turquia
Os vinhos da cidade de Sirince

Sirince é o local ideal para experimentar os melhores vinhos produzidos na região de Izmir. Ela também é famosa pela produção de azeite e alguns tipos de suco. Fica a apenas 7km de Selçuk, dando para encaixar ela no mesmo dia da visita à cidade de Éfeso. 

A cidade foi habitada por gregos até 1923, quando então eles deixaram a região e ela começou a ser povoada pelos turcos. Mesmo sendo pequena e podendo ser conhecida em poucas horas, nos arrependemos de não ficar pelo menos uma noite por lá. 

Isso porque a cidade que fica nas montanhas, é ideal para relaxar após um dia cansativo em Éfeso, experimentando os diversos vinhos que são vendidos nas adegas espalhadas por suas ladeiras.

O melhor de Sirince é ir passando de adega em adega e fazer a degustação dos vinhos normais e dos feitos de frutas, tudo isso sem você ter a necessidade de comprar nenhum deles. Os vinhos feitos de frutas fazem sucesso, apesar da gente ter achado muito doce.

Frutas como ameixa, amora, framboesa, além de muitas outras são encontradas em qualquer loja. Tem até vinho feito de chocolate, mas não nos agradou muito. Você também consegue comprar sucos naturais concentrados, como o de uva que é delicioso.

Nós compramos uma garrafa de vinho seco e tomamos no próprio lugar. Algumas adegas tem um espaço com sofá e lareira, para fazer a degustação do vinho ou outra bebida adquirida por lá.
Se sua intenção for se hospedar em Sirince, recomendamos o Nikbin Konak e o Nisanyan Hotel, ambos ficando dentro de casarões da época e tendo a melhor vista da cidade. Além disso, as notas são excelentes para ambos.

Seguro viagem para Turquia

É obrigatório contratar seguro viagem para Turquia? Não é obrigatório, mas é altamente recomendado! Dessa forma, você poderá contar com um seguro que garante que você vai aproveitar sua viagem sem preocupações. Isso porque o seguro viagem para Turquia tem cobertura para imprevistos, como malas extraviadas ou emergência médica, por exemplo.

Ao viajar para a Turquia, existe a possibilidade de que você tenha que fazer escala em algum país no Espaço de Schengen, e nesses países, o seguro viagem é obrigatório. É melhor prevenir do que remediar! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem, não apenas pelas questões de saúde, mas para evitar possíveis problemas legais.

Clique no botão a seguir e faça um orçamento sem compromisso. Você descobrirá que um seguro viagem não custa nem 5% do seu orçamento de viagem!

Vídeo da Cidade de Éfeso

Durante nossa visita fizemos um vídeo mostrando todas as belezas da cidade de Éfeso que vale conferir até o final e entender um pouco melhor como ela era. Se você curtir o vídeo, se inscreva em nosso canal e acompanhe nossa viagem pelo mundo. Nós postamos vídeos semanalmente em nosso canal. Clique aqui para se inscrever e da aquela força pra gente.

Passeios para a Cidade de Éfeso

Agora que você já sabe tudo sobre a Cidade de Éfeso e como é a visitação, é hora de fazer as reservas e se programar. Portanto, deixamos abaixo os passeios para Éfeso disponíveis através do nosso parceiro Get Your Guide. Você poderá reservar com segurança pois esta empresa é de confiança e está disponível no mundo inteiro.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x