Carteira de motorista internacional: como fazer a sua PID

por Flávio Mendes
Permissão internacional para dirigir

Alugar um carro ou moto é coisa simples em diversos países pelo mundo. A maioria aceita a CNH brasileira como documento oficial, tanto na hora de alugar o veículo, quanto para dirigir o mesmo. Por outro lado, alguns países exigem a carteira de motorista internacional. Além disso, é sempre bom andar com um documento que comprove que você pode dirigir e que qualquer um o entenda.

Carteira de motorista internacional: O que é a PID?

como tirar a carteira de motorista internacionalA carteira de motorista internacional na verdade é chamada de Permissão Internacional para dirigir (PID). Com ela é possível dirigir em mais de 100 países estrangeiros que façam parte da Convenção de Viena.

Podemos dizer que a PID é uma tradução da sua habilitação nacional e tem a mesma validade dela. Ela possui várias páginas onde é possível achar ela traduzida em 6 línguas: inglês, alemão, francês, russo, árabe e espanhol, além do português que é nossa língua.

Sua PID vai ter a mesma validade de sua CNH, então o ideal é faze-la quando for renovar sua habilitação brasileira, já que o valor da PID é um pouco alto.

Muitas vezes ao alugar um carro em um país estrangeiro, a PID pode não ser pedida, mas você pode ser parado por policiais de trânsito e eles podem lhe pedir e multar se você estiver apenas com a CNH. Por via das dúvidas é melhor fazer a sua antes de viajar.

Atenção ao fato de que ter apenas a PID não exclui a necessidade de você ter a CNH junto, ou seja, leve as duas carteiras de habilitação na sua viagem. 

Países signatários da Convenção de Viena

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moçambique, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Montenegro, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República Tcheca, República Dominicana, Romênia, Rússia (Federação Russa), San Marino, São Tomé e Príncipe, Seychelles, Senegal, Sérvia, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

Leia também: Como tirar o passaporte brasileiro

Como tirar a carteira de motorista internacional ou a permissão internacional para dirigir

como tirar a carteira de motorista internacionalCarteira de motorista internacional

Ao pensar em fazer a PID, a sua CNH não pode estar com nenhuma situação irregular, ou seja, não pode estar suspensa, cassada ou ter algum processo em aberto. A PID deve ser emitida no Detran da sua cidade. Se você reside em outro estado, deve primeiro fazer a transferência para depois dar entrada. Todo procedimento é bem simples e fácil de fazer. Veja abaixo o passo a passo para fazer a sua.

1 – Documentos para tirar a carteira de motorista internacional

O primeiro passo é reunir os documentos necessários, que são a CNH e um comprovante de residência. Leve esses documentos junto com uma cópia no dia que for tirar seu PID.

2 – Dar entrada na PID

Para dar entrada na PID, primeiro você deve verificar a necessidade de ir a um posto do Detran, de marcar hora, fazer pela internet ou ir direto em alguma agência do Poupatempo. É que essa etapa varia de estado para estado. Busque o site do Detran da seu estado para informações mais detalhadas.

3 – Pagar a taxa

A taxa de emissão da PID vai variar bastante de acordo com o estado. Aqui no Estado de São Paulo, paguei R$ 275,77 mais R$ 11,00 da taxa de entrega do correio. Em alguns lugares não há opção de entrega da documentação através dos correios e você deve recolher no mesmo posto que fez. Em alguns estados já tem o sistema para pagamento em cartão de débito, que facilita a emissão.

4 – Pegar a PID

Se você não escolher, ou não tiver a opção de entrega pelos correios, é só esperar o prazo de entrega que é em média de 3 a 5 dias úteis. Para receber a PID no posto que você deu entrada, será necessário apresentar seu documento de identidade e CPF.

Eu tirei minha PID em uma agência do Poupatempo, que só tem no estado de São Paulo. Foi bem simples, pois estava renovando minha CNH e já dei entrada junto. Só precisei mostrar a CNH antiga junto com um comprovante de residência, tirei cópia dos 2 documentos, paguei a taxa e pedi pra receber em casa.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio aqui


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x