Pamukkale na Turquia: Guia completo de visita

por Andressa Silva

Pamukkale na Turquia quando traduzido para português significa “Castelo de Algodão”, uma das atrações mais exóticas que já visitamos no país. Isso porque a região é composta por piscinas termais de calcário que são totalmente brancas.

Além disso, a região de Pamukkale tem várias atrações que às vezes passam despercebidas por quem vai para a região. Portanto, fizemos este guia completo com informações e dicas do que fazer em Pamukkale, suas atrações e passeios para você fazer uma viagem completa e imperdível.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abaixo está a lista com os temas abordados neste artigo para você clicar e ser encaminhado direto ao assunto que desejar.

Onde fica Pamukkale na Turquia

Pamukkale está localizado em Denizli, no sudoeste da Turquia. Você pode ter como referência as cidades de Izmir que fica a oeste e Antália que está ao sul. A maior cidade do país, Istambul, fica mais distante e mais ao norte de Denizli.

Quando ir a Pamukkale?

Nós viajamos no final de março e acabamos pegando um dia de chuva e neblina, mas como ficamos dois dias, o segundo foi bom, com sol e calor. Essa época foi boa porque deu pra conhecer as piscinas termais de manhã com o vapor saindo da água, já que estava frio. De tarde estava mais quente e deu para tomar banho mais tranquilamente, pois deu uma esquentada na área externa.

Durante o verão, o clima vai ser sempre quente e você tem grandes chances de pegar Pamukkale lotada e com preços mais altos. Além disso, algumas das piscinas termais de Pamukkale ficam secas neste período do ano.

Vale a pena visitar Pamukkale?

Pé na água termal de Pamukkale, Turquia
Pé na água termal de Pamukkale, Turquia

Sim, vale muito a pena visitar Pamukkale, tomar banho nas águas termais e conhecer a cidade histórica de Hierápolis. O primeiro motivo para você se deslocar para uma região tão distante é que você conhecerá uma região única. 

O castelo de algodão não tem esse nome à toa, pois o calcário que vem das águas termais está ali há séculos, onde você poderá tocar, colocar seu pé e se banhar. O local é realmente incrível e tão bonito, que nós poderíamos ficar dias admirando a beleza das montanhas brancas. 

Além disso, a cidade antiga de Hierápolis faz parte do complexo que é um prato cheio para quem gosta de história. Você poderá conhecer uma região que tem grande importância histórica para o mundo e que foi citada até na bíblia.

Como chegar em Pamukkale na Turquia

Chegar em Pamukkale é bem fácil, pois há várias opções de transporte como trem, ônibus e avião. Você também pode fazer excursão se não tiver muito tempo de viagem pelo país, mas sempre recomendamos viajar com tranquilidade e ficar alguns dias na cidade.

Avião: Existem voos diários saindo de Istambul, para o Aeroporto Cardak que é próximo a Denizli e fica a 65 km de Pamukkale. 

Ônibus: Há ônibus partindo de diversas cidades como Istambul e Ancara, por exemplo. Existem rotas direto para Pamukkale durante o verão, mas no inverno e meia estação, você terá que desembarcar em Denizli e pegar o micro-ônibus.

Nós pegamos um ônibus partindo de Antália para Pamukkale numa viagem de 3 horas. Ao chegar na rodoviária de Denizli, desça para o subsolo, local de onde saem os ônibus intermunicipais. Em seguida, vire à direita e procure a plataforma 76 de onde saem os micro-ônibus para Pamukkale que vai até Karahayit. A passagem custa 9 TL, chega em 20 minutos e você pode descer onde quiser.

Trem: Há uma rota saindo de Izmir e Afyon diariamente com algumas opções de horários durante o dia. Por outro lado, saindo de Istambul a viagem dura 14 horas e é de noite.

Para ver os horários e preços do avião, ônibus e trem, acesse 12Go, que é nosso parceiro e aproveite para fazer sua reserva. 

Excursão: Se você tem pouco tempo de viagem e quer conhecer Pamukkale na Turquia com uma excursão, acesse o Get Your Guide para ver as melhores opções. Há passeios saindo de Istambul, Antalya, Izmir, Kusadasi e outros.

Carro: Com um carro, você vai poder conhecer as atrações que ficam pela região com mais facilidade, então acesse a RentCars que é nossa parceira no blog e faça a sua reserva.

Quantos dias ficar em Pamukkale?

Dá para conhecer Pamukkale em um dia facilmente e se você for com excursão, poderá conhecer o básico. Contudo, como sempre falamos, viajar com tranquilidade é sempre melhor, por isso recomendamos 2 dias em Pamukkale como fizemos. 

Com 2 dias, você pode conhecer um pouco de Denizli, ir para Laodicéia e explorar a pequena vila de Pamukkale, fazer belas fotos da parte de baixo da cidade e ainda dá tempo de fazer um voo de paragliding ao final do dia. 

Com mais um dia completo, você pode fazer um passeio de balão e visitar o complexo das piscinas termais de Pamukkale. Você pode se banhar na piscina de Cleópatra, andar por Hierápolis com tranquilidade, lendo sobre cada lugar que restou da cidade e sua história e ainda dá tempo de conhecer a caverna Kaklik.

Se você tiver mais tempo, dá até para ficar 3 dias de acordo com a nossa lista do que fazer em Pamukkale, que você verá neste artigo. Serão dias cheios de atividades e diversão pela região e claro, na pequena vila de Pamukkale.

Onde ficar em Pamukkale, Turquia

Vila de Pamukkale
Vila de Pamukkale

Quem está procurando hotel em Pamukkale deve ficar atento as áreas que estão as hospedagens. Isso porque muita gente fala que é melhor ficar em Denizli, mas os hotéis são mais caros e você estará a 18km de distância, sendo necessário usar um transporte para se locomover.

A melhor opção é ficar na cidade de Pamukkale mesmo, que é de frente as piscinas térmicas e a cidade histórica de Hierápolis. Outra alternativa é ficar em Karahayit, que está a 5 km das atrações turísticas e oferece SPA e hotéis de luxo.

Abaixo, nós deixamos algumas sugestões de hospedagem em Pamukkale, Turquia.

Pinar Hotel: Quem quer ficar num local econômico, porém com boa qualidade e pertinho das piscinas naturais de Pamukkale, esta é uma boa opção.

Melrose Viewpoint: Outro hotel bem localizado, com boa estrutura na vila de Pamukkale, sendo uma ótima opção para quem busca conforto com preço bom.

Whiteheaven Suite Hotel: Este hotel tem ótimas referências, notas e avaliações no Booking.com, o que indica ser um bom lugar para se hospedar perto dos travertinos.

Hierapark Thermal & SPA Hotel: Esta é uma ótima opção para se hospedar com conforto e qualidade em Karahayit, pois a estrutura é muito boa, tem piscina termal e ótimas comodidades.

Doğa Thermal Health & Spa: Mais uma opção de luxo em Karahayit perfeito para quem quer tratamentos no SPA, mas ao mesmo tempo quer ficar super bem hospedado.

Veja todas as opções de hospedagem em Pamukkale e faça sua reserva.

Onde comer e beber em Pamukkale

Nossa dica é provar um prato típico chamado Kuyu Tandoori, um churrasco de cordeiro cozido tradicionalmente num forno construído com tijolos no chão. No entanto, nós só vimos este prato na região do Bazar Antigo de Denizli, onde pedaços da carne ou a cabeça de cordeiro ficam expostas na vitrine para você escolher o pedaço que deseja comer.

O Pamukkale Belediyesi Restorant-Cafe é um restaurante na frente de um lago e da montanha branca de Pamukkale. A região é linda e fica cheia de patos e gansos, onde você vai ter uma bela visão das montanhas brancas e pode fazer lindas fotos. 

Além disso, as bebidas e comidas têm preços baixos e são ótimos. Nosso pedido foi o Tavuk Sis, o churrasco de frango turco, que veio acompanhado de saladas e fritas, e o Cheeseburger que estava no ponto e também veio com fritas e molhos. A comida estava ótima, a porção estava boa e a vista finalizou com chave de ouro.

Nós também fomos ao Ege Salonu, um restaurante simples, barato e familiar. Provamos o Manti, que é uma espécie de ravioli recheado com carne e servido com molho de iogurte e alho. O pessoal foi bem simpático, a comida é muito boa, porém os pratos são pequenos.

Perto da montanha branca de Pamukkale, na Turquia, você vai ter muitas opções de restaurantes, principalmente asiáticos. Nós acabamos não experimentando, mas vimos que o Restaurante Asian Kitchen tinha um bom cardápio, boas avaliações no Google e a vista a partir do rooftop também é maravilhosa.

Outro lugar muito bem avaliado é o Hiera Coffee & Tea House, com opções de comida turca, massas e doces tradicionais. Ele fica bem perto das montanhas também, mas aparentemente é um lugar mais simples e mais em conta.

O que fazer em Pamukkale na Turquia

Um dos lugares mais visitados da Turquia, Pamukkale é uma mistura de atração natural com histórica. Você poderá conhecer o complexo que inclui as piscinas naturais termais e a cidade histórica de Hierápolis, mas também pode se divertir na cidade e fazer passeios pela região.

Piscinas termais de Pamukkale

Banho termal em Pamukkale
Banho termal em Pamukkale

As piscinas termais de Pamukkale, na Turquia, são um dos lugares mais impressionantes que vimos na vida. Não é à toa que a região faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1988 e recebe milhares de visitantes todos os anos.

São 3 opções de entrada para o complexo de visitação que inclui as piscinas termais na montanha branca de calcário, a cidade histórica de Hierápolis e a piscina de cleópatra. Para começar o passeio pela montanha e ver primeiro as piscinas termais, você terá que acessar pela “Walkway” que fica perto do lago e abre às 8h.

Ao chegar na parte da colina que é formada por calcário, você terá que tirar os sapatos para andar no mármore travertino. Há muitas partes onde a água termal passa e outras que estão secas, mas dá para nadar tranquilamente porque não escorrega.

Quando você estiver subindo a colina e caminhando por lá, terá acesso ao conjunto de piscinas termais, que são bacias gigantescas de água. Elas foram formadas com o passar dos séculos porque as águas termais são ricas em calcário e descem em cascatas.

Você pode tomar banho por lá, mas no fundo delas, o calcário é bem lamacento. As duas piscinas no topo da montanha branca são um pouco mais fundas, o que por outro lado acaba lotando de turistas. Outro lugar que dá para tomar banho é na corredeira que se formou com a força da água e parece um tobogã.

  • Horários: Aberto diariamente das 6h30 às 21h, mas o horário varia de acordo com o portão e meses do ano
  • Entrada: 110 TL para o complexo que inclui as Piscinas Termais e Hierápolis ou 170 TL com audioguia

Hierápolis na Turquia

Teatro de Hierápolis
Teatro de Hierápolis

Essa é outra parte fantástica de Pamukkale que você deve dedicar pelo menos uma hora para visitar. Isso porque a cidade era enorme e as ruínas revelavam muita história que aconteceu por lá desde o período helenístico. 

Ao visitar, você verá que a grande maioria das ruínas são do período romano, pois um grande terremoto destruiu a cidade, perdendo as características do período helenístico. Se você quiser começar o passeio pela cidade histórica, recomendamos chegar pela “entrada norte” que abre às 8h, pois conseguirá pegar a entrada principal da cidade como era antigamente. 

Logo na entrada tem a necrópole, que era o cemitério das cidades antigas e ficava fora dos portões e muralhas da cidade. Em seguida está a Basílica com os banhos romanos, pois antes de entrar na cidade todas as pessoas tinham que tomar banho e entrar limpos. 

Esse ritual era super importante, pois mostrava que eles se preocupavam com a limpeza corporal e a prevenção de endemias. Depois disso é que você realmente vai entrar na cidade ao cruzar o Portão Frontino com sua estrutura monumental e a rua que era formada de colunas.

Há muitos prédios e áreas em ruínas com placas falando um pouco sobre cada local, como o monumental Teatro Romano e a parte do Martírio de São Felipe. Não deixe de visitar o museu arqueológico que guarda muitos artefatos, estátuas e peças importantes que foram encontradas na cidade histórica. Por fim, seguindo para o portão sul, que é outra opção de entrada no complexo, ainda tem as ruínas do Ginásio de Hierápolis.

  • Horários: Aberto diariamente das 6h30 às 21h, mas o horário varia de acordo com o portão e meses do ano
  • Entrada: 110 TL para o complexo que inclui as Piscinas Termais e Hierápolis ou 170 TL com audioguia

Piscina de Cleópatra

Piscina de Cleópatra
Piscina de Cleópatra

Essa piscina histórica faz parte do complexo de ​​Pamukkale e Hierápolis, onde você pode tomar banho mais tranquilamente. Ela também é conhecida como a Piscina Antiga, pois há histórias que Cleópatra, Rainha do Egito, se banhava nela. 

A piscina não tem a estrutura natural e branca por causa do calcário, mas tem partes com 5 metros de profundidade e as mesmas águas termais naturais. Essas águas têm diversas propriedades benéficas à saúde que dão ao tomar banho e ao beber. Elas são ótimas para tratamentos de pele, do coração e outros órgãos. 

O local de banhos romanos fazia parte do Templo de Apolo, mas depois dos terremotos que devastaram a cidade, as ruínas formaram um local único. Hoje em dia as ruínas romanas e os pedaços de colunas de mármores estão no fundo da piscina.

No geral, o local tem uma estrutura de clube com lanchonete, loja de suvenires, banheiros e trocadores. Você pode entrar e fazer fotos na parte de fora, mas para entrar na Piscina de Cleópatra e se beneficiar das águas termais tem que pagar uma taxa extra.

Você pode guardar seus pertences de graça em armários, deixando apenas um depósito de 10 TL ou num pequeno cofre para passaportes, celular e carteira por 5 TL na recepção do local. Além disso, há serviço de fotografia que custa 80 TL (por foto) impressa ou digital, já que não é permitido entrar na piscina histórica com celular nem câmeras.

  • Horários: Aberto diariamente das 8h às 21h, mas o horário varia de acordo com os meses do ano
  • Entrada na piscina: 100 TL

Lago central de Pamukkale, Turquia

Lagoa de Pamukkale
Lagoa de Pamukkale

Este lago é formado pelas águas termais que vem das montanhas de Pamukkale. Você pode entrar na região do jardim e do lago para apreciar a vista, fazer fotos e andar de pedalinho. É nesse lago que fica o Pamukkale Belediyesi Restorant-Cafe com comidas e bebidas a preços mais acessíveis na cidade e está de frente às piscinas públicas também.

  • Horários: Aberto 24h por ser um espaço público
  • Entrada: Gratuita.
  • Passeio no Pedalinho: 15 TL para 10 minutos

Piscina pública

Próximo a entrada “walkway” das piscinas termais e do lago da cidade, tem um espaço com piscinas que parece um clube. Ele fica na beira da montanha branca onde estão as piscinas termais naturais e talvez receba a água natural de lá também.

Esse espaço é uma outra opção para quem quer aproveitar os dias de sol em Pamukkale, pois é uma das atrações na cidade. Ele pertence ao governo da região, por isso tem preços baixos e localização perfeita, mas só abre no verão, então não conseguimos conhecer.

Na mesma área você verá banheiros e algumas lojas que vendem suvenir a preços bons também. Isso mostra que há uma boa estrutura para passar o dia e ainda acreditamos que haja trocadores, mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis.

  • Horários: Aberto apenas no verão das 10h às 19h
  • Entrada: 15 TL

Voo de Parapente em Pamukkale

Parapente em Pamukkale, Turquia
Parapente em Pamukkale, Turquia

Em Pamukkale é possível fazer o Voo de Parapente que sai das montanhas da região e sobrevoa a área dos travertinos de Pamukkale e a cidade histórica de Hierápolis com suas ruínas romanas. 

O passeio inclui o traslado do hotel para o local do voo, algumas instruções de segurança e o voo com um profissional. Tudo isso vai levar em média uma hora, mas o voo é de 15 a 30 minutos dependendo das condições do vento no dia que você for voar.

Esse passeio está disponível o dia todo e você poderá escolher se quer ir de manhã ou à tarde. Além disso, você pode contratar o pacote de fotos e vídeos para ter a lembrança desse passeio que é sem igual.

Contrate o seu passeio de paratente em Pamukkale com antecedência com nosso parceiro Get Your Guide. Você vai deixar sua viagem organizada e não terá preocupações durante a sua viagem na Turquia.

Passeio de Balão em Pamukkale

Passeio de balão em Pamukkale
Passeio de balão em Pamukkale

Outra atividade fantástica para ver o castelo de algodão da Turquia é o passeio de balão. Neste passeio, você vai acordar bem cedo para ver o sol nascer através do voo num balão que passa sobre a cidade histórica de Hierápolis, bem como sobre as piscinas naturais de Pamukkale.

O passeio normalmente inclui café ou chá para se aquecer antes do balão sair e depois do pouso tem um brinde com champanhe ou suco para comemorar a experiência. Também tem um certificado para você ter como lembrança e o serviço de traslado do hotel.

O voo no balão é de aproximadamente 30 minutos, mas pode ser maior ou menor porque tudo depende das condições climáticas e do vento. Quando estivemos em Pamukkale, nós fomos ver o sol nascer no lago e vimos os balões passando muito perto das piscinas travertinas e parecia fantástico.

Aproveite para contratar o seu passeio de balão com o nosso parceiro Get Your Guide para deixar sua viagem organizada. Fazendo as reservas com antecedência, você fica tranquilo e não corre o risco de ser enrolado pelos vendedores locais.

Igreja de Laodicéia – Cidade Histórica

A Cidade histórica de Laodicéia é uma das mais importantes da Turquia, porque foi a cidade mais rica da região da Frígia. Ela foi citada na Bíblia, no Livro do Apocalipse, como uma das sete igrejas da Ásia Menor e foi uma das primeiras sedes do cristiaismo.

Você pode fazer uma visita e incluir essa cidade histórica na sua lista com o que fazer em Pamukkale. Isso porque a cidade de Laodicéia fica a 5 km de Denizli e a 12km da vila de Pamukkale, sendo facilmente acessível.

Ao visitar, você poderá ver as ruínas da cidade que guarda dois teatros, ginásio, estádio e os aquedutos, por exemplo. Infelizmente não conseguimos ir porque quando chegamos na cidade estava chovendo muito, mas acreditamos que vale a pena visitar. 

  • Horários: Aberto todos os dias entre abril e outubro das 08h às 19h, e entre outubro e abril das 8h às 17h 
  • Entrada: 37 TL

Kaklik Cave

Conhecida como a pequena Pamukkale, esta caverna tem características super diferentes de outras na Turquia e provavelmente no mundo. Esta caverna tem um lago, estalactites, estalagmites, bem como uma parte com travertino branco, igual aos que tem nas montanhas de Pamukkale.

Há várias partes da caverna de onde saem água, tem o lago, uma espécie de cachoeira e acreditamos que haja uma nascente no local. Um cheiro de enxofre incomoda um pouco assim que você entra, mas aos poucos se acostuma e dá para caminhar tranquilamente entre as plataformas e escadarias.

  • Horários: Aberto todos os dias entre abril e outubro das 08h às 19h, e entre outubro e abril das 8h às 17h 
  • Entrada: 5TL

Denizli, Turquia

Cidade de Denizli na Turquia
Cidade de Denizli na Turquia

A cidade de Denizli, que serve como base para chegar em Pamukkale, é também uma área com muitas histórias e atrações. Portanto, recomendamos dar uma volta na cidade assim que chegar, como nós fizemos para visitar algumas atrações.

A palavra Denizli vem de outro nome que em turco antigo, significa Mar. Outro fato interessante sobre a cidade é que ela não começou neste mesmo local, mas sim a 6 km de distância dali. A região inteira foi dominada pelo império romano por muito tempo, tanto que a cidade antiga de Laodicéia e Hierápolis estão ali perto. 

Depois passou pelo Império Bizantino, foi tomada pelos Seljúcidas, Bizantinos novamente e depois foi dos Turcomanos e Otomanos. Claro que Denizli teve sua participação na Guerra da Independência da Turquia com tropas organizadas.

Você poderá ver mais na Casa Ataturk e Museu de Etnografia que é uma casa histórica usada nos primeiros anos da República na Turquia, para festas do então presidente Ataturk, em 1931. No local há exposições etnográficas que mostram roupas, artesanato tradicional, espadas e armas, por exemplo.

Outra atração é o Museu Folclórico da Boneca de Pano, o Denizli Rag Doll House Muzesi. Ele está localizado na Casa Balci, que é um prédio histórico importante para a cidade. Nele você verá uma exposição com mais de 500 bonecas de pano, sendo esse museu o único do tipo na Turquia.

O “Galo Denizli” é o símbolo da cidade porque tem uma raça local que é totalmente diferente das outras do país e por isso se destacou. Você verá estátuas de galos pela cidade, no Antigo Bazar e na Colina Pamukkale, por exemplo. Aproveite para pegar o teleférico para ver toda a cidade de cima.

Seguro viagem para Turquia

É obrigatório contratar seguro viagem para Turquia? Não é obrigatório, mas é altamente recomendado! Dessa forma, você poderá contar com um seguro que garante que você vai aproveitar sua viagem sem preocupações. Isso porque o seguro viagem para Turquia tem cobertura para imprevistos, como malas extraviadas ou emergência médica, por exemplo.

Ao viajar para a Turquia, existe a possibilidade de que você tenha que fazer escala em algum país no Espaço de Schengen, e nesses países, o seguro viagem é obrigatório. É melhor prevenir do que remediar! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem, não apenas pelas questões de saúde, mas para evitar possíveis problemas legais.

Clique no botão a seguir e faça um orçamento sem compromisso. Você descobrirá que um seguro viagem não custa nem 5% do seu orçamento de viagem!

Quer saber mais sobre Pamukkale na Turquia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Pamukkale, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre esse lugar mágico e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Pamukkale na Turquia

Agora que você já sabe o que fazer em Pamukkale na Turquia, é hora de se programar para viajar. Por isso, deixamos abaixo várias sugestões de passeios para a região e para toda a Turquia com o nosso parceiro de viagens Get Your Guide. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x