El Nido é formada por 45 ilhas paradisíacas e tem uma pequena e charmosa vila de pescadores que atrai pessoas de todo o mundo. Está localizada no norte da ilha de Palawan, uma das mais famosas e procuradas ilhas das Filipinas. É um paraíso ainda pouco explorado, mas que não pode ficar de fora, se você está viajando pelas Filipinas.
Portanto, neste post queremos te mostrar o que fazer em El Nido, quando viajar para aproveitar esse destino tão especial ao máximo, onde ficar, comer e beber e muito mais. Se prepare para ver informações completas e como foi minha experiência pela região.
O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Neste post você vai ver:
- Quando viajar para El Nido
- Como chegar em El Nido
- Onde comer e beber em El Nido
- Onde ficar em El Nido
- O que fazer em El Nido, nas Filipinas
- Tours em El Nido, nas Filipinas
- Seguro viagem nas Filipinas
- Passeios imperdíveis nas Filipinas
Quando viajar para El Nido
A melhor época para visitar as Filipinas é entre janeiro e junho. Isso porque de junho a dezembro é a época das monções e chove no país. Estive em junho, peguei chuva alguns dias, mas eram apenas chuvas passageiras e não atrapalham tanto minha viagem.
Lembrando também que a época que estive é a mais quente. Sendo assim, pegava a média de 35º todos os dias e às vezes a mesma temperatura durante a noite. Portanto, vale a pena ficar atento aos melhores meses para conhecer tudo sem passar nenhum tipo de problemas.
Como chegar em El Nido, nas Filipinas
Existem algumas formas de chegar em El Nido e todas elas vão exigir sua paciência. Por outro lado, tenha certeza que ao ver o paraíso que lhe espera, vai compensar seu cansaço. Então, veja as opções a seguir:
Van: Puerto Princesa é a capital da ilha de Palawan e o principal aeroporto da ilha fica lá. A partir de Puerto Princesa, você pode pegar uma van que parte várias vezes ao dia em direção a El Nido. Essas vans podem te pegar no hotel ou partem direto do aeroporto, ideal para quem não quer conhecer Puerto Princesa.
Meu voo partiu de Caticlan, aeroporto próximo à ilha de Boracay e o voo levou cerca de 1 hora com a cia aérea Cebu Pacific. Como eu fiquei hospedado 2 dias em Puerto Princesa, contratei a van para El Nido, direto no hostel.
Avião: Há um aeroporto em El Nido que opera voos diretos a partir de algumas cidades Filipinas. Você também consegue pegar voo a partir de outras ilhas, mas lembre-se que a maioria faz conexão em Manila. Ao chegar em El Nido, você pode pegar o transfer até o seu hotel.
Barco: A partir de Coron Island, você pode pegar um barco para El Nido ou uma balsa mais rápida. Quando fui, peguei o barco que leva 8h para chegar e não tem conforto algum, mas a balsa leva cerca de 5h para chegar e com certeza é mais confortável.
Também dá para chegar de barco a partir de Manila, mas esse último é o estilo mais aventureiro de todos. Isso porque existe um barco que faz o trajeto Manila – Coron Island – El Nido, mas acredito que não compensa, tanto pelo tempo perdido, quanto pelo valor, pois pode ultrapassar o valor de um ticket aéreo.
Onde comer e beber em El Nido
El Nido possui diversos restaurantes e barzinhos em frente a Bacuit Bay e você não vai ter dificuldades em achar bons lugares. A maioria é “pé na areia” e as mesas ficam quase na beira do mar. É possível comer um peixe na brasa que você escolhe na hora por 300 PHP (em 2015), que vem acompanhado de arroz e salada.
Outro lugar bem barato para comer, que eu indico, é na casa de uma família que faz sanduíches em uma portinha que montaram em frente a casa deles. Eu comi todos os dias lá, um x-burger delicioso que custava 25 PHP (em 2015) e era muito bom. Esse lugar fica na St. Joaquin Street.
Onde ficar em El Nido, nas Filipinas
Fiquei hospedado no El Gordo’s Adventures. Esse hostel fica em cima de umas pedras de frente para o mar, a uns 10 minutos de caminhada do centrinho da vila de El Nido.
O lugar é bem simples, com quartos individuais ou compartilhado para 6 pessoas. Fiquei no compartilhado, não possui chave nem lockers e o hostel fica aberto à noite, sem perigo algum. O dono é um canadense que se mudou para lá há alguns anos e casou com uma Filipina. Quem administra o hostel são só os 2 e estão sempre lá para te ajudar no que precisar.
No entanto, El Nido oferece acomodação para todos os bolsos, possui diversos hostels no centro, hotéis e resorts de luxo espalhados pelas ilhas paradisíacas, que são acessados por barco.
Veja algumas dicas de hospedagem a seguir:
- Chislyk Inn: Hotel simples e com tarifas baixas, mas que fica na beira mar da praia da vila de El Nido.
- Bpod El Nido: Hotel pé na areia de ótima qualidade para quem quer mais conforto e praticidade no centro de El Nido.
- S Resort El Nido: Este hotel no centro, possui três estrelas e todos os serviços, comodidades e conforto que você deseja para uma viagem perfeita.
- Sea Cocoon Hotel: Mais uma opção de hotel 3 estrelas na vila de pescadores e centro de El Nido, onde você terá lojas e restaurantes a poucos passos.
- Balai Adlao: Localizado próximo ao aeroporto de El Nido, este hotel oferece estrutura e comodidades luxuosas.
- Mua Tala Hotel El Nido: Este hotel tem ótima classificação e fica numa praia paradisíaca e mais deserta.
Acesse a lista completa de hotéis em El Nido e veja mais opções, preços e fotos.
O que fazer em El Nido
El Nido é formada por 45 ilhas paradisíacas, formando uma baía. A vila principal é bem humilde, com pequenas ruelas, alguns comércios, operadoras de mergulho e alguns bares e restaurantes de frente para a Bacuit Bay, a praia principal de El Nido.
Quando estive em El Nido em meu mochilão pela Ásia, fiquei apenas 3 dias na ilha, achando que lá não tinha muito o que fazer. Erro meu, porque além dos passeios, dá para explorar as praias, o centro e relaxar o quanto quiser.
Comprar pérolas
Enquanto estava tomando uma cerveja e vendo o pôr do sol, passavam diversos vendedores ambulantes vendendo algo e vi que as pessoas compravam. Todos os dias quando a maré baixa, eu sempre via pessoas com a água até o joelho catando algo na água.
Fui descobrir que eram pérolas, e com elas os artesãos faziam brincos e colares e vendiam. Comprei um brinco de pérolas negras por 200 PHP (em 2015), isso porque não pechinchei muito! Ele até queimou com isqueiro para mostrar que era de verdade e vi que em todas as cidades de praia das Filipinas que estive tinham catadores de pérolas no mar.
Nacpan Beach
Como quase tudo em El Nido se trata de praias paradisíacas, você não pode deixar de conhecer a Nacpan Beach, que foi classificada como uma das melhores praias do mundo. Para acessar Nacpan Beach é meio complicado e não há transportes regulares que cheguem até lá, por isso pode contratar o serviço de traslado até a praia para aproveitar o dia na região e depois voltar para o centro de El Nido com tranquilidade.
Passeio de Jeepney
Um passeio em grupo com duração de 8 horas que envolve pontos de visitação incríveis e muita festa, é mais uma opção em El Nido. Isso porque a excursão de Jeepney oferece a visita a Lio Beach, Bulalacao Waterfalls, Nacpan Beach e mais locais interessantes no meio do caminho. o almoço, petiscos e coquetéis estão incluídos no pacote para agitar ainda mais o passeio que vai até o pôr do sol.
Iates Seacret Catamaran
Outro passeio pelas praias e ilhas de El Nido bem popular é neste catamarã à vela. O roteiro muda de acordo com os dias da semana e da temporada, mas normalmente visita 3 ilhas e algumas praias. Além disso, o grande diferencial desse passeio é que além do barco ser bem confortável e diferente, você poderá conhecer a Star Beach que pertence ao grupo do iate e somente com eles você pode ir para lá.
Passeios de barco em El Nido
El Nido possui basicamente 4 passeios de barco pelas praias e ilhas da região. Eles são divididos em Tour A, Tour B, Tour C e Tour D, sendo que cada tour visita em média 7 locais, partindo pela manhã, oferecem almoço preparado pelos barqueiros em uma das ilhas que retorna ao centro de El Nido no final do dia.
Como fiquei apenas 3 dias em El Nido, contando o dia que cheguei no fim da tarde, tive apenas 2 dias para conhecer tudo. Eles dizem que os melhores são o Tour A e o Tour C, então fica a dica para você buscar essas opções caso tenha pouco tempo em El Nido como eu.
Tour A
Como no primeiro dia eu cheguei de tarde em El Nido, fiquei andando pelas ruas do centro e aproveitei o pôr do sol. No segundo dia eu quis fugir um pouco do tour e tentar conhecer as ilhas do Tour A por conta própria.
O Tour A visita a ilha de Miniloc, que fica a 9 km de El Nido. Por volta das 07h da manhã sai do hostel, passei no mercado e comprei 1 cacho de bananas e uma garrafa de água grande para aguentar a jornada. Mesmo o dono do hostel me dizendo que era impossível remar até lá, não desisti.
Aluguei um caiaque e comecei a remar às 08h. Cheguei na ilha de Miniloc por volta das 11h, um pouco cansado, mas orgulhoso de ter conseguido atravessar os 9 km de caiaque. O sacrifício valeu a pena, pois tive tempo a vontade para conhecer aquele paraíso, que com certeza foi o lugar mais bonito da viagem, talvez até as praias mais bonitas que já vi até hoje.
Conheci o cartão postal de El Nido, a Big Lagoon, conheci também a Small Lagoon e a Shimizu Island que também estão no tour A. Então, fiquei um bom tempo admirando as ilhas, deitado no caiaque, até que o tempo começou a fechar. Isso era 13h00, foi então que resolvi voltar, já que os raios estavam caindo no mar.
Os passeios do Tipo A não fazem exatamente nesta ordem que fiz, mas passam basicamente pelos mesmos locais. Então, se você não pratica esse tipo de esporte e não tem preparo físico, não recomendo que faça o mesmo, pois é muito puxado. Reserve seus passeios na GetYourGuide com antecedência!
Tour B
No terceiro dia resolvi fazer o Tour B, já que eu não tinha forças para fazer nada por conta própria e um dos hóspedes do meu hotel também estava indo para esse tour e eu resolvi ir junto.
A primeira parada foi em um jardim de corais para snorkeling, mas como o tempo estava fechado, as cores dos corais não ficaram tão bonitas. A segunda parada foi na Snake Island, que é uma ilha conectada por um banco de areia, que dá direto em um manguezal no meio do mar, e dizem os guias, é infestado de cobras. Nosso almoço foi nessa ilha.
O Tour B também passa por uma caverna chamada Cudugnon Cave, com acesso direto pela areia da praia, e a passagem é muito apertada. Essa caverna fica inundada com a maré alta já foi um esconderijo para os moradores locais nos períodos de guerra e invações na região.
Em seguida, o tour parou em frente a Cathedral Cave, que segundo o guia, é infestada de cobras aquáticas e por fim, passamos pela Pinagbuyutan Island, outro paraíso em El Nido. O passeio acabou com uma tempestade para dar uma refrescada, mas não deixamos de conhecer nenhum dos pontos prometidos no roteiro.
Tour C
Como você já sabe, eu não fui nos outros passeios, mas deixarei informações e locais que o Tour C visita. O primeiro local de parada do tour C é a Ilha do Helicóptero, que leva esse nome por causa de seu formato. Depois você vai conhecer o Santuário Matinloc, a Hidden Beach que é conhecida por causa dos peixes-palhaço, o famoso nemo. Em seguida você ainda visitará a Praia Secreta e a Praia de Talisay.
Tour D
Até agora você já sabe o que fazer em El Nido e conhece alguns passeios, então fica a última dica que é o Tour D. Esse passeio tem um itinerário menor, porém tem o mesmo tempo de excursão dos outros tours, que dão em média 7 horas, ou seja, o dia todo. Sendo assim, você vai conhecer a Small Lagoon, a Cadlao Lagoon e a Bukal Beach com tempo para se divertir e almoçar.
Seguro Viagem para Filipinas
Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pela Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas.
Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Filipinas e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.
Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.
Passeios em El Nido, nas Filipinas
Agora que você sabe tudo sobre El Nido, nas Filipinas, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem. Para te ajudar com essa programação, abaixo você verá diversas sugestões de passeios pelo país e seus pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!
Fala brother!
Que isso quanto a demora ta tranquilo, faz parte rs.
Cheguei em manila 11 da noite encontrei bem perto da saída mas ainda dentro do aeroporto 5 bancos* kkkkk , e acabou que ficamos lá no aeroporto terminal 1 sussegado até dar umas 4:30 da madruga e ir para o terminal 4 p pegar o voo para PP , enfim foi sussegado ficar ali no aeroporto.
Abraçossss..
Que show!!! Até eu que tenho medo de avião fiquei DOIDO pra encarar essa viagem!!! Minha mulher iria adorar!
Tudo bem sim graças a Deus e contigo Flavio??
Cara mas mesmo assim , que coragem kkkk 🚣🏽
Diz uma coisa pra mim eu vou chegar em manila meia noite e as 4 da manhã ja preciso estar no terminal de voo doméstico ,entao decidi dar um tempo ali no aeroporto mesmo , sera q é meio perigoso??vale resaltar que aqui japao dizem q tenho à aparência de filipino e nao de brasileiro!!hahaha
Abraços..
Desculpa a demora, não tinha visto a mensagem
Então, o aeroporto de Manila é meio doido, dividido em 4, no terminal que peguei meu voo, não tinha espaco nem pras pessoas que estavam passando pela revista ficarem, muito menos esperar, é horrível. Agora dependendo do terminal, não cheguei a ver outros
Fala Flavio!!
Legal as dicas sobre el nido , estarei indo pra la dia 26 e ficarei 8 dias .
que trip dahora , eu ia fazer 5 dias em el nido e 3 boracay..mas vou deixar boracay pra próxima , moro no Japão então é um pulo rs
Não botei uma fé que vc remou no kayak 9 km tu é doido mermao , rachei quando li que a pele da maos estava quase saindo ..kkkkkkk
Abraços ..
E ai Felipe, tudo bem??
Po irado heim, melhor coisa que você faz dedicar todos os dias a El Nido, tem muito mais coisas pra fazer lá do que em Boracay.
Ah, a remada foi de boa, só fiquei com medo mesmo da chuva e dos raios que estava, vindo juntos hahahaha
Abraços
Muito legal cara! Vi o blog a partir de um grupo de Dublin no face. Preciso fazer um planejamento desse, ainda mais que meu trabalho (desenvolvimento de programas/sites) permite que eu faça home office.
A propósito, tenho uma GoPro Hero 3+ e uso ela para tirar algumas fotos submersas.
Que câmera você utiliza para essas fotos? Ficaram incríveis!
Que bom que gostou Leonardo.
Usei uma Gopro Hero 4 silver, mas elas estava com problemas e as fotos não saíram com a resolução boa.
Mas já mandei pra garantia e recebi uma nova.