Coron Island: A Continuação do Paraíso nas Filipinas

por Flávio Mendes
Skeleton Wreck nas Filipinas

Coron Island é um conjunto de ilhas, formada por Coron, Uson, Apo, Bulacao e Cabilauan, que fazem parte de Palawan, a mesma região de El Nido e Puerto Princesa. No entanto, Coron Island fica no extremo norte de Palawan e é um lugar diferente de tudo. Formada por praias paradisíacas com mar transparente.

Neste post vamos falar tudo sobre as ilhas de Coron, como chegar, onde ficar e os melhores passeios. Você também vai conhecer as atrações, praias e minhas dicas depois de conhecer a região durante meu mochilão pela Ásia.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver:

Como chegar em Coron Island

Coron Island nas Filipinas
Chegando em Coron Island

Geralmente quem visita as Filipinas não vai à Coron Island pela dificuldade de chegar ou até mesmo por não saber da existência dela. Muitas vezes isso também acontece porque é um lugar difícil de chegar, principalmente se sua intenção é ir de barco. Mas veja minhas dicas a seguir para facilitar o seu planejamento de viagem pelas Filipinas.

Existem 2 maneiras de chegar em Coron Island, que são de barco ou avião. No entanto, acabei optando pela primeira alternativa e descobri que é a mais difícil delas. Isso porque na época não conseguia achar informação na internet a respeito do barco que interligava El Nido e Coron Island. Muitas informações falavam mal da embarcação, que era perigosa e demorava demais.

Perigoso não achei nem um pouco, mas demora sim, e bastante. A viagem de balsa dura 5 horas, sai ao meio-dia do porto de El Nido e você pode comprar o bilhete nas agências espalhadas por El Nido ou direto pelo site da 12Go para deixar sua viagem organizada.

Outra maneira de chegar na ilha é de avião, para quem não parte de El Nido, Manila ou Puerto Princesa, que fica bem próximo. Saí de Coron Island de avião, contratei o serviço de transfer que me buscou no hotel e me deixou no aeroporto. O aeroporto fica na cidade vizinha chamada Busuanga, mas fica na mesma ilha de Coron.

Onde ficar em Coron Island

Fiquei hospedado bem no centro e próximo ao porto, no Luis Bay Travellers Lodge e não indico. Além do péssimo atendimento, um dos dias encontrei uma barata do tamanho de um rato que se enfiou debaixo da cama velha do quarto e sumiu. Pedi para trocar de quarto e não quiseram deixar sem cobrar a diferença pro único quarto disponível, que era mais caro. 

Existem ótimas opções de hotéis em Coron e acho que não vale economizar tanto nesta região, porque os hotéis de forma geral acabam saindo baratos. Veja algumas dicas para você se hospedar, a seguir:

  • The Funny Lion Coron: Este hotel é um dos mais bem classificados em Coron Island, sendo perfeito para quem busca uma hospedagem excelente e de alto padrão.
  • Two Seasons Coron Bayside Hotel: Essa é mais uma excelente opção, pois tem 4 estrelas e conta com academia, restaurante e piscina, por exemplo, entre suas comodidades.
  • Argamosa Bayside Inn: Localizado no centrinho de Coron, ao se hospedar neste hotel você terá diversos restaurantes, lojas e serviços ao seu redor.
  • Kalis Viewpoint Lodge Coron: Outra opção no centro da cidade, porém com mais qualidade e conforto para quem deseja mais privacidade durante a estadia.
  • Michel’inn Coron: Este hostel é mais uma boa opção para ficar em Coron Island, pois além de bem localizado, sua estrutura e comodidades são de qualidade seja para um viajante solo ou duplas.
  • B&B Backpackers: Hostel de ótima qualidade e nota que revela ter bons serviços e comodidades. Ele está localizado bem próximo de onde fiquei, então é uma área boa.

Acesse a lista completa de hotéis em Coron Island e descubra as tarifas, fotos e mais detalhes.

Onde comer e beber na ilha

Restaurante no centro de Coron
Restaurante no centro de Coron

Coron Island possui mais opções de bares e restaurantes do que El Nido, por exemplo. Logo que cheguei lá, deixei minhas coisas no hotel e fui dar uma volta pela cidade, parando para almoçar em um restaurante na rua principal. Infelizmente não lembro o nome do lugar, mas comi uma entrada, um prato principal e uma cerveja e paguei 200 PHP (em 2015).

Teve outra noite que jantei num restobar e outro dia que peguei uma pizza no meu hotel. Então, você pode ver que há diversos locais para comer na rua principal que oferecem comida local, mas as comidas ocidentais como sanduíches, pizzas, café da manhã costumam ser mais caros.

A maioria dos dias tomava café da manhã em uma padaria chamada Julie’s Bakeshop na Real Street. Há mini salgados e doces que saem em média 5 PHP, muito barato e excelente para quem está economizando. Comia uns 5 desses e era o suficiente para aguentar até o almoço. Eles também vendiam vários tipos de cafés.

O que fazer em Coron Island, nas Filipinas

A ilha de Coron está listada como um dos melhores lugares do mundo para mergulho, principalmente se sua intenção é mergulhar em dos naufrágios. Dezenas de navios japoneses naufragaram pela região durante a segunda guerra mundial, onde é possível mergulhar e conhecê-los.

Além disso, existem diversas lagoas escavadas há milhares de anos em suas ilhas, formando um ambiente visto em poucos lugares do mundo. Sua lagoas são uma mistura de água salgada e doce que mudam de temperatura de acordo com a profundidade mergulhada.

As principais atrações de Coron são seus passeios pelas ilhas e praias da região, que são muitas. Então, reserve pelo menos uns 5 dias por lá para conhecer tudo com calma e conseguir fazer todos os passeios. 

Centro de Coron Island

O centro da cidade é bem pequeno, e por isso você pode conhecê-lo em poucas horas de caminhada e não há muito que se fazer sozinho. Mas você pode contratar um passeio com guia para ir a alguns pontos mais distantes como o deck de observação do Monte Tapyas com sua subida de 700 degraus, por exemplo, e uma fonte termal natural de água salgada chamada Maquinit Hot Spring.

Passeios de barco em Coron

Kayangan Lake visto de cima
Kayangan Lake visto de cima

Os passeios em Coron são divididos da mesma forma do que em El Nido, em Tours A, B, C e D e mais outros. No entanto, algumas agências fazem algumas mudanças nisso, realizando passeios privados ou adicionando destinos e reduzindo o número de pessoas por barco, o que encarece bem o valor. 

Portanto, pesquise bastante antes de fechar com alguma agência local, pois o valor muda muito. Cheguei a ver tour pelo valor de 2500 PHP e outro lugar por 870 PHP, mas não tinha quase diferença nos itinerários. Eu indico pesquisar e fechar com a GetYourGuide com antecedência, para programar seus dias em Coron.

Fiz os 2 principais tours. A primeira parada do tour foi no Barracuda Lake, depois continuou em direção às Twin Lagoons e fomos para a parte de fora da Banul Beach, onde foi servido o almoço. O barco nos deixou em uma região com uma pequena barreira de corais e fizemos snorkeling até essa praia. Pudemos ver diversas espécies de acroporas de diversas cores e cardumes de peixe, isso tudo com 1 metro de profundidade.

Continuamos em direção ao Skeleton Wreck, um naufrágio que é possível vê-lo fazendo snorkeling e mergulho. De lá fomos para o Coral Gardens, que era uma barreira extensa de corais de todos os tipos que conectava 2 micro ilhas.

No último dia fiz outro tour por outras ilhas e praias, começamos parando na Hidden Lagoon para snorkeling, paramos acho que em Atwayan Beach para almoço. Em seguida, partimos para o Kayangan Lake, um lago do mesmo estilo do Barracuda, só que muito maior. Do mesmo jeito, pegamos uma trilha, só que muito mais longa e demorada. Subimos até o topo, onde está a vista de Coron Island nas Filipinas.

Mergulho em Coron Island

Mergulho em Coron Island, nas Filipinas
Mergulho em Coron Island

No segundo dia na ilha, resolvi mergulhar e fiz 3 mergulhos com pessoas do mesmo nível que eu e outras pessoas que estavam fazendo curso para dar aula. O primeiro mergulho foi algo inédito pra mim, pois mergulhamos no Barracuda Lake, aquele lago que visitei no dia anterior e tive que aprender algumas coisas antes de entrar. 

A visibilidade estava chegando nos 20m e pude ver a mistura de água salgada com doce, o que trazia um efeito turvo na água. Também consegui sentir a mudança de temperatura da água em algumas partes no fundo, ficando bem quente chegando aos 38 graus.

Almoçamos no próprio barco um churrasco de peixe, legumes, arroz e um yakissoba, acho que foi a melhor refeição das Filipinas. Em seguida, partimos para um segundo mergulho que seria em um naufrágio e com correnteza. Mergulhamos até os 18m e rodeamos o naufrágio Lusong Gunboat, navio afundado por um submarino durante a segunda guerra mundial.

Demos a volta completa por ele, nadando contra a correnteza e após contornar sua proa, seguindo o resto do caminho a favor da correnteza. Diversos corais se formaram com o tempo em todo o navio, assim como dezenas de animais fazem dele sua moradia.

Demos uma boa descansada e partimos para o terceiro mergulho no naufrágio East Tangat Gunboat. Foi outro mergulho bem fundo, até os 16m e também contornamos o naufrágio e pude entrar na parte de cima em uma das cabines e ver alguns equipamentos que permanecem lá até hoje.

Depois dos mergulhos, ainda ganhamos um cooler cheio de cervejas que estava incluso no valor do pacote. Assim como viajar pelas Filipinas é algo muito barato, mergulhar também não fica atrás.

Lagoas de Coron Island

Barracuda Lake em Coron Island
Barracuda Lake

Durante os passeios de barco, você conhecerá algumas das melhores lagoas de Coron Island. No entanto, a região possui pelo menos uma dezena desses lagos, mas alguns deles só a população local conhece e sabem como chegar.

Uma das principais é a Barracuda Lake que para acessar você deve pegar uma pequena trilha construída em madeira no meio das rochas por 5 minutos de caminhada. A água do lago é uma mistura de água doce com salgada, sendo assim, o corpo afunda mais fácil do que no mar. 

A visibilidade da água é absurda, muito mais do que a água do mar e quase não existe vida, apenas alguns pequenos peixes que habitam as profundezas. Mas segundo a lenda, há apenas uma barracuda de 2 metros de comprimento que raramente pode ser vista nadando por lá. 

Outro lugar famoso são as Twin Lagoons, 2 lagoas idênticas, conectadas por um túnel onde é possível cruzar quando a maré está baixa. Também é possível conhecer a Hidden Lagoon para snorkeling, a Kayangan Lake, que é um lago do mesmo estilo do Barracuda, só que muito maior. 

No Kayangan Lake, eu consegui saltar de um mini penhasco de 6m e depois entrei em uma caverna aquática. O Kayangan Lake possui uma jangada feita de bambus que é possível ficar flutuando e navegando pelo lago. Também possui um deck de madeira que dá a volta em uma boa parte dele.

Seguro Viagem para Filipinas

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pela Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas. 

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Filipinas e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.

Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios em Coron Island

Agora que você sabe tudo sobre a Coron Island, nas Filipinas, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem. Para te ajudar com essa programação, abaixo você verá diversas sugestões de passeios pelo país e seus pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
19 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria Gonzalez
Maria Gonzalez
4 anos atrás

As Filipinas são um país lindo, interessante e rico em culturas. Você pode fazer tantas coisas legais lá, fiquei tão impressionado com o mergulho em particular, Olympia Maru. foi um sonho tornado realidade!
Excelentes fotos!

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Oi Flávio! Li seu relato, devo ir a Coron em no final de fevereiro, gostaria de saber o horário que os passeios saem.
Abraço!

Igor Araujo
Igor Araujo
6 anos atrás

estou indo em março de 2018, vou sair de bkk, quanto eu levo p la?

Janine
Janine
6 anos atrás

Oi, tudo bem? Estou indecisa entre Coron e Cebu… Coron só tem mergulho? Tem praia boa para passar o dia na areia? Não curto mergulhar…

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

19
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x