Transiberiana: Como planejar a viagem pela maior ferrovia do mundo

por Flávio Mendes
Trem da Transiberiana

A Transiberiana ou Ferrovia Transiberiana sem dúvidas foi uma das experiências mais marcantes de nossa viagem de volta ao mundo (que ainda não terminou, viu?!). Quando soubemos que existia uma ferrovia que cortava toda a Rússia, há alguns anos atrás, nunca imaginávamos que viajaríamos por ela.

Foi então que a ideia veio em 2017, mas com planos de viajar durante o verão e chegar para a Copa do Mundo da Rússia. Mas nem tudo sai como planejado e tivemos que adiar nossa viagem, fazendo durante o inverno da Rússia, um dos mais frios do mundo.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Confesso que não houve muito planejamento, decidimos algumas cidades previamente e outras entraram no roteiro na hora, conforme íamos cruzando os países. Mas para quem não faz nem ideia do que é a Ferrovia Transiberiana, vamos explicar como tudo funciona e como planejar sua viagem de acordo com toda nossa experiência.

O que é a Transiberiana?

Mapa-Ferrovia-Transiberiana

A Ferrovia Transiberiana é a maior ferrovia do mundo, conectando a cidade de Moscou, capital da Rússia, até Vladivostok, cidade que fica no extremo leste do país.

Para vocês terem uma ideia, a circunferência da terra na parte mais extensa dela é de 40.075km. Nós percorremos apenas durante esses dia no trem 1/4 da circunferência do planeta, é muita coisa.

São exatamente 9.289km entre essas cidades, mas que não param aí. Fizemos uma variação dessa ferrovia que se chama Trans Mongoliana, que sai de Pequim na China, cruza a Mongólia e vai até Moscou na Rússia. 

Se você fizer a viagem sem parar em nenhuma cidade pelo caminho, serão pelo menos 7 dias dentro do trem durante essa rota da Transiberiana. Existem trens de luxo, chamados Expresso Transiberiano, que fazem esse trajeto em uma longa viagem.

A diferença é que são trens equipados com cabines de luxo, com banheiro e chuveiro, mas que custam alguns milhares de dólares. Diversas empresas vendem esse trajeto, basta procurar pelo termo no Google que você vai achar.

Nossos planos eram de viajar da forma mais barata possível e parar em algumas cidades pelo caminho. Também queríamos ter uma imersão cultural e escolhemos a 3ª classe para isso, já que não existem cabines fechadas.

Dessa forma não tem como escapar de conversar com algumas pessoas (pelo menos tentar) e ver como os moradores locais utilizam esses trens durante seu dia a dia como forma econômica de se deslocar pelo país.

Passagem-Ferrovia-TransiberianaPassagem de um dos trechos dentro da Mongólia

Mas então, como parar em cada cidade dessas? Aí que tá, os trechos são vendidos separadamente, entre cidades, como uma linha de trem convencional. É bem fácil comprar a passagem da Transiberiana direto na estação de trem, mesmo se  os atendentes não falarem inglês, que será o mais comum. Também é possível comprar online no site oficial da companhia.

Como planejar a rota Transiberiana

Vale pesquisar as cidades que ficam pelo caminho da ferrovia Transiberiana, que são dezenas, e escolher em quais você quer parar. Algumas delas são manjadas e bem conhecidas por quem faz o trajeto, como Ulan Ude, Irkutsk, Krasnoyarsk, Novosibirsk, Omsk, Cazã, Ecaterimburgo e Moscou, é claro. 

TransiberianaCabine da 2a classe

O ideal é escolher trechos não maiores do que 1500km, isso porque você vai passar dias dentro do trem. Nós mesmos quisemos cortar uma parte da Sibéria, já que o frio era intenso, e pegamos um trecho de 2600km, com uma viagem que durou 36 horas.

Tendo as cidades em vista, é legal ficar de olho nas passagens. Nós compramos tudo na hora, alguns tickets no dia da viagem, outros com um ou dois dias de antecedência. Vale comprar até antes disso parar garantir um bom lugar, um bom preço (eles aumentam conforme a viagem vem chegando) e a garantia de pegar um trem, já que sempre lota.

Transiberiana, Trans Mongoliana e Trans Manchuriana

São algumas das variações da Ferrovia Transiberiana que você deve levar em conta durante o planejamento da sua viagem. Nós fizemos o trecho Transmongoliano e vamos explicar, de acordo com o mapa acima, como funciona cada um deles.

Trans Siberiana: Como explicado anteriormente, é o trecho que conecta as cidades de Moscou e Vladivostok. Pode ser feito nos dois sentidos.

Trans Mongoliana: É a variação que fizemos que vai desde Moscou até Pequim na China, cruzando a Mongólia ao meio. Quando o trem chega na cidade de Ulan-Ude, se você estiver vindo de Moscou, a ferrovia irá fazer uma curva sentindo a Mongólia e em seguida descendo pra China. O trecho pode ser feito no caminho contrário, que foi nosso caso.

Trans Manchuriana: Essa variação da Transiberiana também vai de Moscou até Pequim, mas nesse caso ela não cruza pela Mongólia. A rota vai até a cidade de Zabaikalsk, que faz fronteira com a China e de lá segue pela China, dando a volta no final da Rússia e chegando em Pequim.

Como se divide o trem da Ferrovia Transiberiana

Os trens se dividem em 1a, 2a e 3a classes, mas todas presentes em todos os trens, separados por vagões de cada classe.

Basicamente a 1a classe é feita de cabines privadas para até 2 pessoas, com banheiros e chuveiros compartilhados no final de cada corredor.

Na 2a classe não tem chuveiro, as cabines são separadas, mas são 2 beliches em cada cabine (4 camas), que você irá compartilhar com outras pessoas.

Por fim, a 3a classe não tem divisória alguma, são os mesmos 2 beliches, mais 1 beliche na transversal no corredor do trem. Todos os vagões possuem banheiros, uns apenas de um lado e outros com um de cada lado do vagão. Foi a classe que utilizamos em 6 dos 7 trechos que fizemos.

Terceira-Classe-Trem-na-Russia3a classe dos trens da Ferrovia Transiberiana

Eles também tem um filtro com água quente, utilizada para fazer miojo, café ou chá. Nós não fomos atrás de um restaurante, que existe em alguns tipos de trem, mas eles vendem coisas básicas como chocolates, refrigerantes, café, chá, macarrão instantâneo e outros petiscos.

Leia também: Quanto custa viajar pela Transiberiana

As atendentes também passam vendendo alguns salgados russos e até refeições dependendo do tipo de trem que você pega. Praticamente todo mundo traz comida de fora e alguns montam até um banquete dentro do trem. A dica é comprar tudo que você achar que vai consumir, incluindo água, já que só tem água quente no trem.

Trans-Siberian-LunchPreparando o almoço

Outra coisa é que alguns trens são bem velhos, mas outros são um pouco mais novos. Nós mesmos experimentamos de todos os tipos. 

Qual classe comprar?

Preferimos sempre utilizar a 3a classe, já que nosso intuito era ter contato com moradores locais e pagar barato, é claro.

As camas têm preços diferentes e custam do barato pro caro na seguinte ordem:

  • Camas da parte de cima do corredor e do último compartimento ao lado dos banheiros são as mais baratas;
  • As 2 camas de cima, da parte de dentro;
  • As camas da parte de baixo, de frente pra mesinha.
Dentro-do-trem-Ferrovia-TransiberianaViajando no corredor, cama de cima e na 3a classe

O preço praticamente duplica entre elas, mas a cama de baixo sempre será a melhor. Nossa dica é pegar 2 camas do mesmo lado se você viaja com mais alguém.

Isso porque ninguém vai precisar sentar na sua cama, por exemplo, pra usar a mesinha de centro que tem entre os beliches, na hora da refeição ou pisar na sua cama pra subir pra cama de cima no caso de você estar utilizando a cama de baixo.

Outra coisa é que se você pegar só a cama de baixo, a pessoa de cima quase que com certeza vai querer ir sentada em baixo com você, tirando sua privacidade e conforto. As camas de cima são muito apertadas e não da pra ficar sentado. Existe um  compartimento para colocar as malas em cima de cada cama, reduzindo a altura.

Ferrovia-Transiberiana-3a-Classe-Tran-Siberian

Evite de todas as formas pegar as camas do último compartimento que ficam coladas ao banheiro. Isso porque as pessoas passam a toda hora batendo a porta, fazendo barulho, as vezes o cheiro do banheiro chega até lá e o frio também acaba entrando.

Como comprar a passagem para Transiberiana?

Dá para comprar online direto pelo site da rodovia ou direto nas estações. Nós utilizamos os dois métodos, mas em boa parte compramos direto nas estações com um dia de antecedência. Só quando não deu para ir até a estação foi que compramos online. Escrevemos um tutorial de como comprar passagem da Transiberiana com detalhes.

Como faz pra dormir?

Todas as classes são providas de camas, que durante o dia se transformam em sofás/poltronas. O preço da passagem já inclui a roupa de cama. Sua passagem é conferida no momento que entra no trem e assim que o trem sai. É nesse momento que o comissário passa distribuindo um pacote lacrado com a roupa de cama limpa.

No pacote vem 2 lençóis, uma toalha de rosto e uma fronha pro travesseiro. O travesseiro e a coberta ficam no compartimento do trem, basta pegar, forrar e usar. Alguns trens dão uns trancos, dificultando na hora de dormir e eles também balançam um pouco.

O que levar no trem da Transiberiana

É sempre bom deixar alguns itens essenciais separados em sua mala de mão. Isso te dará muito menos trabalho na hora de utilizar esse itens. Algumas coisas essenciais são:

  • Papel higiênico
  • Lenço umedecido
  • Comida
  • Powerbank
  • Água
  • Livro, revista ou algo para se ocupar.

É seguro viajar de trem na Rússia?

Nós achamos bem seguro viajar pela Ferrovia Transiberiana, mas em alguns trechos passamos o cadeado na nossa mala de eletrônicos. Dá um certo medo de alguém que vai descer no meio da madrugada antes de você simplesmente passar e pegar sua mala. Mas isso talvez seja coisa da mentalidade brasileira mesmo.

Vale levar em conta todos os cuidados que você teria durante uma viagem, sem deixar seus pertences jogados de qualquer forma na sua cama ou na mesa de centro.

O que fazer no trem durante a viagem

Tempo não vai faltar dentro do trem da Transiberiana, mas achar o que fazer vai depender da sua imaginação. Nós até tentamos fazer amizades, mas não rolou muito. Há quem de sorte de pegar uma galera animada pra isso.

Em apenas um trem, na rota Transiberiana da Mongólia, fizemos amizade com uma família gigante e fomos até convidados pra um aniversário na cabine deles (foi nosso único trem na 2ª classe). Era uma família da Mongólia, mas que estava indo visitar parentes no Cazaquistão.

Ferrovia-TransmongolianaFomos convidados para um aniversário no trem

Tem internet no trem?

Não, pelo menos na terceira classe não existia e o sinal do 4G só funcionava perto das cidades e vilas que o trem parava. A dica para quem quer utilizar o celular é baixar algum jogo que não requeira internet, ler um livro, assistir filmes/séries ou trabalhar como a gente, em algo que não necessite conexão. Um jogo de tabuleiro também pode ser a saída se você pegar as camas debaixo, de frente pra mesinha central.

Tem tomada no trem da Transiberiana?

Vai variar entre as classes e entre o tipo de trem que você pegar. Na 3ª classe, que foi a que utilizamos, tinham tomadas USB em alguns trens mais novos, em outros tinha mas não funcionavam e nos trens mais antigos não tinham.

Outra dica importante é ter um powerbank para carregar seu celular durante a viagem. Tente carregar seu powerbank em todas as cidades que parar, ele vai te salvar na hora de se achar assim que chegar nas cidades do seu roteiro pela Transiberiana.

Pode beber no trem?

Não, não pode beber. Essa regra entrou em vigor alguns anos atrás e até que em quase todos os trajetos que pegamos a galera respeitou. Apenas um trecho que era visível que um grupo de russos estava bebendo, mesmo escondendo a bebida. O cheiro de cachaça era sentido de longe.

Contrate seus passeios pelo mundo!

Agora que você já sabe tudo ferrovia Transiberiana, já pode se programar e reservar seus passeios! Veja abaixo diversas dicas de passeios que você pode fazer durante sua viagem pelos países da Transiberiana e se divertir. Faça já sua reserva e se divirta ao máximo.

Já viajou ou tem planos de viajar pela Ferrovia Transiberiana? Conta pra gente nos comentários!!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pedro Fantinatti
Pedro Fantinatti
2 anos atrás

Olá, gostei da postagem. Boas dicas. Só faltou dar uma ideia de valores gastos.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x