Culinária russa: 8 pratos que você deve experimentar

por Andressa Silva

Entre as aventuras de comer pelo mundo, a Rússia foi um local fácil de saborear pratos diferentes e deliciosos. Talvez porque temos uma certa familiaridade com a culinária russa através do estrogonofe no Brasil.

Os tipos de comida variam um pouco entre algumas cidades, afinal, estamos falando do maior país do mundo. No entanto, aqui vão algumas comidas típicas que adoramos e encontramos em quase todas as cidades, sendo essas as que consideramos mais populares.   

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

A nossa lista de pratos da culinária russa é repleta de coisas diferentes, por isso, você pode escolher uma e ir direto ao assunto se desejar. 

  1. Peixe Omul
  2. Pozi
  3. Salada Olivye
  4. Salada Lanche
  5. Sopa Borsch
  6. Plov 
  7. Piroshki
  8. Pyshka

Pratos da Culinária Russa para experimentar

A culinária russa é muito vasta, mas durante a nossa viagem por todo país, pudemos conhecer o que há de mais delicioso no país. Além disso, percebemos que há alguns pratos que são comuns em todo país. 

Portanto, reunimos abaixo as melhores opções de pratos russos que encontramos por lá. Apesar de estarmos falando do maior país do mundo, e ter uma vasta variedade de culturas, quando fizemos a viagem pela Transiberiana, vimos que algumas comidas estavam em todo canto. 

Abaixo está a nossa lista com os nomes em português e em russo, para que você possa identificar os pratos durante a sua viagem. Além disso, damos dicas dos ingredientes e como fazer algumas receitas da culinária russa. 

1 – Peixe Omul (байкальский Oмуль)

Peixe Omul da Culinária Russa
Peixe Omul

Esse é um peixe único e vem apenas do lago Baikal, que é um dos maiores e mais profundos lagos do mundo. Foi de frente ao lago que provamos o peixe omul quentinho e defumado, porém ele é servido de diversas formas, como frito e grelhado, por exemplo. 

Quem vai à Irkutsk, Listvyanka ou às cidades na região do lago Baikal, definitivamente tem que provar essa iguaria. Você pode ter a sorte de encontrar este peixe em outras cidades da Rússia, porém não tem em todos os restaurantes como tem nas cidades ao redor do lago.

2 – Pozi (Позы)

Pozi Russia Comida Russa
Fazendo Pozi

Este prato é uma espécie de bolinho como a guioza, é bem típico da região da República Buriácia, mas bem fácil de ser encontrado em toda a Rússia. A primeira vez que provamos o Pozi foi na versão chinesa que é chamado Jiaozi e feito de porco. 

Também provamos em Ulan Bator, na Mongólia, onde o Pozi é feito com carneiro e chamado de Buuz. Contudo, ao chegar em Ulan Ude, na Rússia, tivemos a oportunidade de cozinhar o Pozi com nossos anfitriões do couchsurfing

Esse prato na culinária russa é feito com a massa recheada de carne moída, que pode ser de boi ou misturada com carne moída de porco. Além disso, na receita do recheio vai cebola, alho, pimenta do reino e sal.

3 – Salada Olivye (Cалат Оливье)

Salada Olivye da Rússia
Salada Olivye com outras saladas

Salada típica do inverno russo, esse prato nos marcou durante a viagem pelo país. Falo isso porque foi um tipo de salada que achávamos em todos os restaurantes e supermercados.

Este prato da culinária russa é uma salada de maionese maravilhosa, que por sinal é muito tradicional no ano novo. Todas as pessoas comem durante as festividades no final do ano e por isso também falamos que ela é uma salada de inverno.

A salada Olivier parece muito com nossa maionese brasileira, porém seus ingredientes são um pouco diferentes. Se você quiser fazer, cozinhe batata, cenoura e ovos, em seguida faça uma mistura com cebola, ervilha e pickles adicionado de salsicha ou salame picadinho. 

Por fim, não esqueça de adicionar um pouco de mostarda e muita maionese para ficar ainda mais gostosa. Aproveite esta receita da culinária russa para impressionar os seus amigos e familiares num almoço ou jantar.

4 – Salada Lanche (Салат Закусочный)

Quando traduzimos o nome desta sala em russo, é chamada de “salada de lanche” ou “salada de lanchonete”. Isso porque este prato é divertido e pode ser consumido como um pequeno lanche da tarde. 

Esta salada é feita com tirinhas de pepino, de presunto ou salame, de queijo e por cima um pouco de maionese. Portanto, não há outra palavra para dizer a não ser, deliciosa com tantos ingredientes bons. 

Nós provamos esta salada e ela nos marcou bastante pela simplicidade e sabor, por isso ficamos de olho para achar em outras cidades. Achamos em vários locais pelo país todo e provavelmente você também poderá comer em sua viagem à Rússia. 

5 – Sopa Borsch (Борщ)

Sopa Borsh da Rússia
Sopa Borsh com creme misturado

Esta é a sopa mais tradicional da Rússia sendo perfeita para se esquentar nos dias de inverno rigoroso. Em todas as cidades que passamos, vimos e acabamos tomando um pouco, pois não resistimos ao sabor.

Você também encontrará essa sopa em diversos países do leste europeu, como Polônia e Romênia, por exemplo. Isso porque a sopa borsch tem origem da Ucrânia, mas foi popularizada na Rússia.

Experimentamos diversas versões dessa sopa que tem carne na receita tradicional, porém ela pode ser vegetariana ao retirar a carne. Quando ela é feita em casa pode mudar um pouco, pois além dos ingredientes principais, a pessoa pode adicionar um toque pessoal, como foi uma das que provamos em nossa estadia na casa de um local. 

Na receita original vai carne, beterraba, batatas, cenouras, repolho e cebola. Tudo isso bem temperado com aneto para dar o toque final. Ao servir, você sempre terá uma porção de nata azeda, o famoso sour cream. 

6 – Plov (Плов)

O Plov é um prato da culinária russa feito com arroz, algum tipo de carne e cenouras misturados. Ele também pode ser chamado de pilau ou pilaf, pois é tradicional de outros países da região passando pelo oriente médio e ásia central.

Simples, delicioso e reconfortante, é como definimos esse prato, afinal, quem não gosta de um arroz bem feito e temperado?! Nós provamos num restaurante, mas vimos que também é vendido em supermercados que oferecem comidas prontas. 

Este prato é daqueles que se faz numa panela só com pedaços de carne ou frango. Além disso, a receita inclui alho, cebola, cenoura e temperos como sal, pimenta do reino, páprica, cominho e folha de louro misturados ao arroz. 

7 – Piroshki (Пирожки)

Piroshki típico da Culinária Russa
Piroshki de repolho

O lanche dos russos é o Piroshki e claro que provamos e adoramos. Ele é uma espécie de pãozinho recheado e frito. Nós provamos com recheio de repolho e cenoura ralada, que apesar de ser um recheio um pouco exótico, é um salgado bem gostoso. 

Há diversos sabores que não provamos, mas os mais populares são de carne moída com arroz, purê de batatas com cogumelos, ovos com cebolinha e, de maçãs e cerejas. Ao visitar a Rússia, aproveite para fazer um lanche típico com os Piroshki.

8 – Pyshka (Пышки)

Pyshka donut Russo
Pyshka com café

É uma espécie de donut, só que a massa é bem aerada e muito leve. Apesar de frito, dá pra comer diversos, acompanhado de um café com leite formando uma combinação perfeita. O Pyshka é servido com açúcar de confeiteiro e você pode passar leite condensado pra ficar melhor ainda.

Para achar um bom e tradicional talvez seja um pouco difícil. Nós, por exemplo, comemos na cafeteria Pyshechnaya, um dos melhores lugares em São Petersburgo. Contudo, só conhecemos este lugar porque a anfitriã que nos hospedou pelo Couchsurfing nos apresentou e por isso deixamos como dica.

Excursão de Culinária Russa

Decidimos indicar alguns passeios sobre a culinária russa para que você possa conhecer os pratos ainda melhor quando viajar ao país. Nossas escolhas ficam para Moscou e São Petersburgo porque são os destinos mais populares e diversificados para conhecer a comida local.

Veja abaixo algumas dicas de passeios para conhecer o melhor da comida russa: 

Caminhada em Moscou com degustação: Comece seu dia encontrando o guia no metrô de Moscou e se divirta entre as ruas da cidade. Nesse passeio você poderá provar até 15 tipos de comidas diferentes.

Jantar tradicional franco-russo: Neste tour culinário, você vai ter a experiência de jantar na casa de moradores locais. Durante o jantar será servido uma mistura da cozinha francesa e russa que é sem igual. 

Degustação de caviar: O caviar é super popular na Rússia e você terá a oportunidade de provar essa iguaria em São Petersburgo. São servidos 3 tipos de caviar acompanhado de petiscos e uma taça de champagne ou vodka.

Aula de Culinária Russa: Se você quer aprender a fazer alguns pratos, essa é a melhor oportunidade. Em São Petersburgo, você poderá provar vodkas, cozinhar Pelmeni que é o ravioli russo e outras delícias da culinária russa. 

Passeios na Rússia

Agora que você já sabe tudo sobre a culinária russa, é hora de programar a sua viagem ao país. Portanto, deixamos várias dicas de passeios históricos e gastronômicos abaixo, para você fazer a sua reserva e não perder nada!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
2 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Derenice
Derenice
8 meses atrás

Gostei muito de saber sobre a gastronomia,gosto de receitas novas,amo cozinhar.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x