O que fazer em Ecaterimburgo, Rússia: Tudo sobre a cidade

por Andressa Silva

Visitamos Ecaterimburgo ou Yekaterimburgo que é a quarta maior cidade da Rússia com população de 1.4 milhões de habitantes e uma bela estrutura. Portanto, aqui você verá a nossa lista sobre o que fazer em Ecaterimburgo com dicas e informações completas de viagem. 

Estivemos em Ecaterimburgo durante nossa viagem pela Rússia, quando fizemos todo o caminho da Transiberiana. Amamos passar alguns dias na cidade, ainda mais porque há uma mistura de cidade grande e moderna com as histórias da segunda guerra mundial.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Veja abaixo a nossa lista com o que fazer em Ecaterimburgo e temas abordados. Se preferir, clique no link que deseja ser encaminhado.

Quando viajar para Ecaterimburgo

Quando falamos sobre a Rússia, já pensamos no frio do inverno rigoroso que o país tem. Porém, alguns meses o clima é mais agradável, sendo exatamente quando as pessoas mais visitam a região e a cidade de Ecaterimburgo.

Isso quer dizer que nos meses de maio a agosto, os passeios ao ar livre são muito mais agradáveis e os turistas podem caminhar tranquilamente pela cidade. A partir de abril, por exemplo, as temperaturas na cidade começam a subir.

O alto verão, quando o clima fica mais quente ainda, são os meses de junho, julho e agosto. Por outro lado, nos meses de inverno as temperaturas chegam a -20°C, que foi exatamente o que vivemos quando estivermos por lá. 

E vai por mim, não é a melhor época! Falo isso porque estava muito frio e nós não conseguimos passar muito tempo nas ruas caminhando e conhecendo os locais, ou seja, não aproveitamos tudo que poderíamos.

Como chegar em Ecaterimburgo

O-que-fazer-em-ecaterimburgo-Russia
Centro da cidade de Ecaterimburgo

Ecaterimburgo fica a aproximadamente 1800 km de distância de Moscou, mas quando falamos do maior país do mundo, isso não é lá tão distante. A cidade está localizada no centro da Eurásia, onde está a fronteira entre a Europa e a Ásia, o que faz com que o local seja ainda mais interessante.

Para pesquisar as melhores rotas e horários de transporte, nós recomendamos o site 12Go. Essa empresa faz uma comparação de todos os tipos de transporte que estão disponíveis e mostra as melhores alternativas para você reservar.

Trem da Ferrovia Transiberiana

Viajar de trem é uma das melhores opções para se locomover na Rússia. Algumas das principais cidades que chegam na Estação Ferroviária de Ecaterimburgo-Sverdlovsk são Moscou, São Petersburgo, Novorossiysk e Krasnoyarsk, por exemplo.

Chegar ou sair da cidade com o trem pela transiberiana como nós fizemos, será uma experiência e tanto para qualquer viajante. 

Os valores variam bastante de acordo com a cidade de partida e classe escolhida. Contudo, você pode ver quanto custa viajar pela ferrovia transiberiana com detalhes, incluindo a nossa chegada e saída de Ecaterimburgo, num post que fizemos sobre isso.

Aluguel de carros na Rússia

Alugar um carro é uma ótima ideia, já que a CNH brasileira é válida na Rússia e as rodovias e estradas são boas. Sem falar que o tempo de deslocamento entre cidades diminui bastante e você tem liberdade nos horários para ir e vir.

A melhor forma de resolver a questão do aluguel de carros na Rússia, é antecipando a reserva pelo Rentcars no conforto da sua casa. Além de deixar tudo pronto, você só vai ter que buscar o carro no balcão da companhia.

Não esqueça de fazer a sua PID antes de viajar e ficar com a carteira de motorista internacional em dia. Ainda recomenda-se autenticar o documento em um consulado russo para ter maior segurança quanto a autorização para dirigir e alugar um carro no país.

Viajar de ônibus na Rússia

Você também pode chegar de ônibus em Ecaterimburgo, assim como viajar para outras cidades do país. No entanto, não recomendamos usá-los para viagens de longa distância como de Moscou para lá, pois a viagem dura 30 horas.

Existem boas rotas de ônibus de Ecaterimburgo como Ufa, Nizhniy Tagil, Chebarkul ou Lesnoi, por exemplo. Você deve chegar na estação rodoviária que fica próximo ao aeroporto da cidade.

Voos para Ecaterimburgo

Pegar um avião é a forma mais rápida e confortável, mesmo para quem já está no país. Para quem sai do Brasil, tem que pegar um voo pela KLM ou Air France, por exemplo, para fazer escalas até chegar na Rússia.

Quem já está na Europa ou Ásia, pode pegar um voo de alguma das companhias aéreas low cost para o Aeroporto Ekaterinburg Koltsovo (SVX). Este é o principal aeroporto e fica a 16km do centro, sendo acessível ao centro da cidade.

Para sair do aeroporto de Ecaterimburgo para o centro, a melhor forma será reservar serviço de transfer. O motorista vai te buscar no aeroporto e deixar direto no hotel de forma rápida e segura. 

Utilizando o transporte público, o ônibus 01 é a forma mais barata e está disponível das 06h às 23h40 com partidas a cada 30 minutos. A viagem dura 1h e 5min e seu destino final é na estação central de trem.

Outra opção é a van 01 que é um pouco mais cara, mas você tem que pagar pela bagagem. As partidas iniciam às 05h30 e vão até 23h30, a cada 30 minutos, com viagem de 45 minutos até a estação central de trem.

O trem Koltsovo Express 6037 às 08h35 e o 6039 às 20h50, partem diariamente para a estação central numa viagem de 40 minutos. Pegando o trem no aeroporto é possível pagar a passagem dentro do trem mesmo. Quem quer ir para o aeroporto, deve pegar o trem 6038 às 06h50 ou o 6040 às 19h.

Como se locomover em Ecaterimburgo

Passear pela cidade e se locomover para locais que você ache mais distantes não será um empecilho. Isso porque Ecaterimburgo é uma cidade bem preparada e tem opções de transporte público e particular.

Transporte público: Há várias opções de transporte público, ou seja, o ônibus, bonde e metrô estão disponíveis para você rodar a cidade. Você vai perceber que dá pra fazer quase tudo andando, principalmente se ficar hospedado na região central da cidade.

Táxi: Você vai encontrar táxis facilmente no centro da cidade para ir para onde desejar. O ideal é ter a rota no Google em mãos para o motorista não te enrolar.

Carro: Nós achamos o trânsito da cidade meio louco e com muito movimento, mesmo no inverno, quando as pistas ficam molhadas e escorregadias. Por isso, indicamos que alugue carro para viajar para pontos fora da cidade ou se você tiver experiência ao volante, principalmente se tiver neve.

Onde ficar em Ecaterimburgo

Ecaterimburgo, Rússia
Centro de Ecaterimburgo

Das acomodações econômicas até opções mais luxuosas, a cidade tem bastante a oferecer. Por isso, podemos usar a região central e a Rua Vaynera como referência quando falamos sobre onde ficar em Ecaterimburgo. Essa é uma rua de pedestres muito conhecida que com certeza será um dos lugares que você vai visitar.

Hostel em Ecaterimburgo

Hostel é sempre a melhor opção para quem quer viajar de forma econômica e quer ficar num ambiente descontraído e jovem. Portanto, deixamos algumas sugestões de hostel na cidade.

Roomy Hostel: Com uma das melhores notas, o hostel é moderno, com boa qualidade e com excelente valor na diária. Todos os quartos têm ar-condicionado, gavetas e armários individuais.

ЛаKшеРи project: Quem quer ficar em hostel e fazer amizades, esta é uma ótima opção. O local é aconchegante, fica numa ótima localização e ainda oferece café da manhã continental para seus hóspedes.

Hostel Nikolskiy: Com lounge e cozinha compartilhada, este hostel oferece quartos e dormitórios com ótima relação de custo-benefício para quem quer economizar e ficar num lugar legal.

Hotéis econômicos em Ecaterimburgo

Hotéis econômicos são as melhores opções para casais que não querem gastar muito com acomodação em sua viagem ou para viajantes que desejam a privacidade de um quarto individual.

Hotel Centre: Essa foi a nossa escolha para ficar em Ecaterimburgo. Escolhemos o quarto com lareira que incluiu um simples café da manhã. O hotel está muito bem localizado e dá pra fazer tudo a pé.

London Mini-Hotel: Com decoração londrina, o hotel tem quartos compartilhados, quartos duplos e familiares com valores bem acessíveis. Ele fica a apenas 1,1 km da Catedral da Trindade.

Gold Garden: Este hotel tem a decoração toda branca e dourada, os pequenos quartos são aconchegantes e confortáveis. Ele está a apenas 100 metros da rua de pedestres Vaynera o que significa estar na região central da cidade.

Hotéis de Luxo em Ecaterimburgo

Os viajantes que desejam investir um pouco mais em hospedagem, podem contar com hotéis de 4 e 5 estrelas. Estas são boas opções de estadia que trazem todo o conforto e alta qualidade desejada. Veja abaixo os melhores hotéis de luxo que indicamos.

Novotel Ekaterinburg Center: Quem busca um hotel mais luxuoso, a sugestão vai para este 4 estrelas no centro da cidade. Nele, você vai ter todos os serviços com a qualidade da rede Novotel e ainda pode desfrutar do Olive Brasserie & Lounge.

Vysotsky Hotel: Este hotel 5 estrelas é localizado no mesmo espaço do observatório de Ecaterimburgo, ou seja, você vai ficar hospedado em uma das atrações turísticas da cidade. Os quartos começam do 39° andar do prédio que dão a garantia da vista panorâmica da cidade. Ainda é possível ficar em apartamentos ou studios no Apartments Vysotsky, na mesma localização.

Hyatt Regency Ekaterinburg: Localizado num dos prédios mais modernos da cidade, este hotel 5 estrelas é provavelmente o mais caro e fica a poucos passos do centro. Além disso, os hóspedes podem contar com academia, sauna, banho turco e banheira de hidromassagem, por exemplo.

Ainda não achou o hotel que deseja?! Então, veja todas as opções de hospedagem em Ecaterimburgo e faça a sua reserva.

Onde comer e beber em Ecaterimburgo

Bares em Ecaterimburgo
Bar em Ecaterimburgo

Ecaterimburgo tem várias opções para experimentar a comida local, bem como europeia de forma geral. Portanto, temos algumas dicas de onde comer e beber para aproveitar os sabores da Rússia. 

Ao lado dos nomes de cada local está a faixa de valores sendo barato ($), médio ($$) e caro ($$$) para ajudar na sua escolha quando estiver por lá.

Restaurantes em Ecaterimburgo

Alguns dos melhores exemplares da culinária russa e uma das melhores opções para vegetarianos está no Restaurante Pashtet ($$). Este é um local super aconchegante com decoração que faz você se sentir numa daquelas casas de revista.

Se você quer comer barato e experimentar uma boa comida russa, as opções ficam para o Byuro Nakhodok ($) e para o Vilka-Lozhka ($) que estão na região central da cidade. Por outro lado, o Restaurante Vertikal ($$$) é ótimo para quem busca a alta gastronomia europeia com uma das melhores vistas da cidade no 50º andar.

Ainda falando de restaurante com vista panorâmica, o Panorama A.S.P ($$$) tem pratos da cozinha japonesa, mediterrânea, europeia, asiática e russa. Tudo isso num ambiente luxuoso e também mais intimista.

Bares e vida noturna em Ecaterimburgo

Como chegamos numa noite de sexta feira, apesar de cansados, ainda fomos atrás do agito da cidade e escolhemos o Intouch Cocktail Bar ($$). Este bar tem uma mistura de coquetéis sofisticados com decoração de super heróis.

A cidade é cheia de bares e clubes que oferecem uma noitada com vodkas russas. O Gordon’s Doctor Scotch ($$) é um pub escocês e o The Rosy Jane ($$$) é um pub inglês, onde ambos tem decoração, bebidas e comidas típicas dos seus países.

Por outro lado, quem quer economia pode ir no Craft Mini Bar ($) como o nome já fala, é um bar bem pequeno onde você só vai encontrar cervejas e cidras artesanais feitas na Rússia. O local ainda oferece narguilé de diversos sabores para quem gosta de fumar. 

Já o U-bar ($) tem de tudo um pouco, com valores super baixos em relação aos outros bares que fomos. Ele é um daqueles bares de “fundo de garagem” que tocam bandas locais de rock e música alternativa.

Se você quer experimentar algo com a cara da Rússia e de Ecaterimburgo principalmente, os dois últimos bares são os melhores. Isso porque eles têm mais moradores locais se divertindo.

O que fazer em Ecaterimburgo, Rússia

Ecaterimburgo é uma cidade cheia de atividades culturais, atrações turísticas e pontos interessantes para conhecer. Só no centro da cidade e na linha vermelha são 35 atrações, fora os museus e tantas outras coisas para fazer fora do centro ou a partir de um bate e volta.

Para fazer um passeio conhecendo todos os detalhes de alguns desses locais, a visita guiada com duração de 3 horas é uma opção de passeio. Um carro particular com guia credenciado te mostrará diversos pontos turísticos. 

Linha vermelha

Prédio administrativo de Ecaterimburgo
Prédio administrativo de Ecaterimburgo

Quando você caminha pelo centro de Ecaterimburgo, frequentemente verá uma linha vermelha no chão. À primeira vista pode parecer estranho e há quem diga que é uma linha para bicicletas, mas na verdade é a linha que traça a rota turística da cidade.

A linha vermelha passa por muitos pontos turísticos de Ecaterimburgo e guia o turista da melhor forma possível. Por isso, não importa onde você comece a seguir a linha, você vai acabar no mesmo ponto do início, porque ela tem um sistema circular.

O caminho todo tem no total 5,5 km e a caminhada é de mais ou menos 3 horas e meia. Isso quer dizer que percorrendo a linha toda você passará pelos 35 pontos turísticos que a rota possui.

Praça 1905

Centro da cidade em Ecaterimburgo
Centro da cidade em Ecaterimburgo

Esta é a praça principal da cidade e também uma das mais antigas. Sua história começou em 1930, quando a catedral Bogoyavlensky foi destruída e as duas praças que a catedral dividia, viraram uma só. 

Apesar disso, o nome da praça é devido à tragédia de outubro de 1905, quando conflitos e mortes aconteceram no local. Hoje em dia, a praça além de ser um dos principais pontos da cidade com seus edifícios e monumentos históricos, também é um local para celebração de eventos.

Nos meses de inverno e principalmente no final do ano, a praça ganha vida com esculturas de gelo que fazem parte do festival internacional de escultura em gelo Europa-Ásia. Tudo isso com temas natalinos e uma linda árvore de Natal. 

Você pode conhecer esse e outros pontos turísticos num passeio de Natal que acontece especialmente no inverno. Nele, você será guiado por um profissional que contará histórias e lendas natalinas da cidade. 

Aterro Rabochaya Molodezh

Lago Iset congelado em Ecaterimburgo, na Rússia
Lago Iset congelado

Localizado na margem direita do lago Iset, a rua é uma das mais antigas da cidade. O espaço guarda casas históricas de personagens importantes, como o teatro de drama junto à academia de drama e a casa do governo da região de Sverdlovsk, por exemplo.

Praça Histórica Plotinka

Praça Histórica Plotinka na Rússia
Plotinka

Esse é um dos principais pontos de encontro dos moradores locais que a chamam de “Plotinka”. Por lá, o Pátio Monetário de Ecaterimburgo foi aberto e durante 140 anos, moedas russas de cobre foram fabricadas. 

Anos depois o Pavilhão Kaslinskiy foi criado na praça, levando o prêmio de maior complexo arquitetônico feito de ferro fundido. Como o nome já fala, a Praça Histórica é um local que você deve incluir na sua lista do que fazer em Ecaterimburgo.

Casa Sevastyanov

 Casa Sevastyanov em Ecaterimburgo
Casa Sevastyanov

Um dos edifícios mais bonitos do centro histórico da cidade, a Casa Sevastyanov é atualmente a residência do presidente da Federação Russa. Anteriormente pertenceu ao funcionário público N. Sevastyanov, que de tão rico mandou fazer várias reformas até ser o que encontramos hoje em dia.

Igreja do Sangue

Esta igreja foi construída em 2003 no local onde foi a casa que serviu de prisão do ex-imperador Nikolay II junto com sua família. A história deste local é triste, mas vale visitar, pois faz parte da cidade.

Foi lá que toda a família do ex-imperador foi assassinada, a casa foi demolida e ali colocaram uma cruz. No entanto, o conselho de bispos da Igreja Ortodoxa Russa resolveu glorificar e canonizar a família, então construíram a Igreja do Sangue logo em seguida.

Teatro de Ópera e Balé

A história do teatro começou em 1898 com seu projeto, mas apenas em outubro de 1912 o teatro foi inaugurado com um espetáculo de ópera chamado “A vida de Tsar”. O local passou por vários anos no regime soviético, mas hoje em dia funciona normalmente. 

Quando estiver em Ecaterimburgo, aproveite para visitar o teatro em apresentações de ópera e balé. Você pode ver diversos tipos de espetáculos, inclusive o Teatro Bolshoi de Moscou já se apresentou lá.

Rua Vayner (Ulitsa Vaynera)

Plotinka Ecaterimburgo
Plotinka Ecaterimburgo

Popularmente chamada de “arbat” pelos moradores locais, a rua de pedestres da cidade tem de tudo um pouco, desde cafés e restaurantes até lojas de roupas e esculturas. De um lado você vai ver edifícios históricos, como as mansões de comerciantes ricos que moraram no local, por exemplo, e do outro lado, os prédios do século XX.

Outros monumentos que chamam bastante atenção na cidade são o Monumento ao Teclado, um teclado gigante que simboliza a comunicação entre a Europa e Ásia, e o Monumento à banda The Beatles, que foi o primeiro dedicado à banda.

Uma sugestão é o passeio sobre a história da cidade durante os dias da URSS, onde o turista se torna um espião durante um dia. Neste passeio você vai descobrir segredos e enigmas da segunda guerra mundial passando por muitas atrações da cidade.

Observatório Visotsky

O Visotsky é um moderno prédio em Ecaterimburgo e um dos mais altos da Rússia, com 54 andares em seus 189 metros de altura. Ele está localizado na área comercial da cidade e tem até um deck de observação para turistas, de onde dá para ver toda a cidade especialmente no pôr do sol.

O prédio tem um hotel, spa, restaurante e um museu aberto à visitação. O museu de Vladimir Visotsky é único e não vai ser possível encontrar em nenhum outro lugar do mundo. Isso porque ele conta sobre a vida do poeta, que dá nome ao prédio, de forma harmoniosa e interessante.

Circo do Estado de Ecaterimburgo

Há quem diga que ir ao circo é coisa de criança, mas quem não adora ser criança por algumas horas? Por isso, indicamos visitar o circo de Ecaterimburgo, que além de ser uma atividade super gostosa, definitivamente é uma atividade histórica e arquitetônica. 

A estrutura do circo é uma das melhores e mais impressionantes da Europa que você terá o privilégio de conhecer. Se estiver com crianças, não deixe de visitar este local e já inclua na sua lista do que fazer em Ecaterimburgo.

Centro Presidencial Boris Yeltsin

Inaugurado em 2015, o centro cultural e educacional leva esse nome em homenagem ao primeiro presidente da Rússia, Boris Yeltsin. Ele foi o primeiro museu da cidade construído com novas tecnologias e pensando no futuro, que além de tudo é lindo e vale a pena separar uma hora do seu dia para visitar.

Bate e volta de Ecaterimburgo

Letreiro da Rússia copa 2018
Letreiro da Rússia

Aproveite o seu tempo na cidade para explorar e ir um pouco mais além. Algumas das atrações estão a apenas alguns quilômetros do centro. Portanto, você poderá conhecer lugares incríveis num bate e volta de um dia.

Ganina Yama

O Mosteiro dos Santos Portadores da Paixão Czarista, Ganina Yama, está localizado na vila de Koptyaki a 15 km da cidade de Ecaterimburgo. Este lugar completa a história que você vai conhecer na Igreja do Sangue sobre a execução de Nikolai II, pois foi lá que esconderam os corpos da última família real da Rússia.

Fronteira Europa e Ásia

Um obelisco representa a fronteira entre a Europa e Ásia numa das estradas que ligam a cidade. É possível chegar lá com carro, caso você alugue um ou de táxi, pois não achamos opções de ônibus que vão até o ponto. 

Não deixe de tirar uma foto com um pé em cada continente e estar em dois lugares ao mesmo tempo. Temos certeza que será uma experiência única que você não terá em lugar algum.

Montanha Shunut

Durante o inverno, a grande diversão é ir para as montanhas esquiar ou fazer alguma atividade na neve. Pensando nisso é que indicamos ir para o ponto mais alto das Montanhas Urais Centrais com 726 metros.

Passeios na Rússia

Com todas as informações sobre o que fazer em Ecaterimburgo, é hora de se programar. Não esqueça de reservar os seus passeios antes mesmo de sair do Brasil, assim você garante as atividades em cada cidade e ainda pula as filas.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x