Comida Típica da Malásia: Roteiro Gastronômico

por Flávio Mendes
Comida Típica da Malásia

Quando se pensa em comida típica da Malásia, facilmente vem na cabeça muita coisa frita e com molhos. Era isso o que pensávamos na primeira vez que visitamos o país, em 2016, quando acabamos não experimentando quase nada por causa da “mente fechada” que tínhamos na época.

Dessa vez, morando na Malásia por mais de 1 ano, vimos que estávamos bem errados quanto a isso. A culinária malaia é uma das mais famosas do mundo, isso porque mistura ingredientes de 3 etnias que são muito famosas quando o assunto é comida: Malásia, Índia e China. Sendo assim, vamos falar sobre os principais pratos da culinária típica da Malásia separados por países e falar mais sobre cada um deles.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver:

O que é comida Halal na comida típica da Malásia?

A maior parte da população da Malásia é islâmica e por isso comem apenas alimentos que são permitidos à religião. Daí vem o termo Halal, que significa “permitido”. Sendo assim, os pratos malaios são Halal e tudo que é halal não inclui carne de porco, de qualquer tipo, ou seja, presunto, salame e costela, por exemplo, não são permitidas. Além disso, é excluído o álcool, que não é vendido em muitos lugares.

O islamismo segue tão a risca a culinária halal, que eles nem tocar na carne de porco e nas bebidas alcólicas, por exemplo. Já aconteceu isso quando fomos ao supermercado e tivemos que ser atendidos por uma pessoa que não era da religião islâmica.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitas outras coisas que são halal e vão além da alimentação.

Onde comer a melhor comida típica da Malásia

Putu Piring
Putu Piring

A Malásia é formada basicamente por 3 etnias que vivem em harmonia e ajudam o país ser referência quando o assunto é comer bem. O mais legal é que você consegue encontrar restaurantes que vendem só comida malaia ou só comida indiana e também só comida chinesa.

Mas também dá pra achar lugares que vendem a culinária dos 3 países juntos. Tudo isso junto ao valor absolutamente barato para se comer, tornam a Malásia um dos melhores destinos gastronômicos do mundo.

Como a Malásia foi colonizada por ingleses até 1957, você ainda encontrará muita comida ocidental no país, além dos fast foods. Rosquinhas, bolos, salgados folhados e muito frango frito podem ser achados por todos os cantos que você for.

Sem sombra de dúvidas o melhor lugar para experimentar, seja as melhores comidas de rua ou os melhores restaurantes, fica na ilha de Penang. Ela é conhecida por ter a melhor gastronomia do país, misturando as 3 cozinhas presentes no país.

Vocabulário para comida típica da Malásia

Logo que chegamos, sentimos a necessidade de aprender pelo menos o nome das comidas típicas da Malásia e seus ingredientes. Como não estava podendo sair na rua por causa do Covid, estávamos pedindo comida pelos aplicativos e a maioria não vinha escrito em inglês.

Foi bem fácil decorar os principais pratos e ingredientes e vamos colocar abaixo o vocabulário básico para você não ficar perdido na hora de pedir seu prato.

  • Nasi – Arroz
  • Mee/Bihun/Maggi – Macarrão/Noodles
  • Kari – Curry
  • Goreng – Frito
  • Bakar – Na brasa
  • Sos – Molho
  • Roti – Pão
  • Ayam – Frango
  • Ikan – Peixe
  • Sotong – Lula
  • Daging – Carne
  • Kambing – Cordeiro
  • Udang – Camarão
  • Pisang – Banana
  • Telur – Ovo
  • Bawang – Cebola

Uma dica importante: a letra “C” se pronuncia como TCH. No caso do prato Roti Canai, o Canai se pronuncia Tchanai. Mesma coisa para o Cendol que se pronuncia Tchendol. O Ais Kacang se pronuncia Ais Katchang.

Qual comida típica da Malásia experimentar?

Ais Kacang
Ais Kacang

Abaixo listamos os principais pratos típicos da culinária da Malásia que você tem que experimentar quando estiver visitando o país. Sendo assim, sempre que quiser, clique nas palavras abaixo e vá direto ao prato desejado.

  • Nasi Lemak
  • Mee Goreng
  • Nasi Kerabu
  • Laksa
  • Nasi Goreng
  • Roti Canai
  • Murtabak
  • Pão Naan
  • Frango Tandoori
  • Banana Leaf
  • Char Kway Teow
  • Wan Tan Mee
  • Char Siu
  • Apam Balik
  • Putu Bambu
  • Ais Kacang
  • Cendol
  • Ice Ball
  • Kaya

Comida boa não vai faltar enquanto você estiver viajando pela Malásia. E olha que não citamos nem 20% dos pratos que você vai encontrar pelo país. Portanto, recomendamos deixar o preconceito de lado e experimentar tudo que puder enquanto estiver na Malásia.

Comida típica da Malásia na Cozinha Malaia

Os pratos típicos da culinária malaia quase sempre levam o arroz como base e as pessoas comem arroz em todas as refeições e não é pouquinho não. Junto a isso, o frango acaba vindo em primeiro lugar por ser o mais barato e versátil. 

Dessa forma, há diversos pratos com frango, seja cozido ou frito e sempre acompanhado de algum tipo de molho. O frango pode ser substituído por carne de cordeiro ou vaca, assim como peixe, camarão e outros frutos do mar. Além disso, os vegetais normalmente são fritos na chapa com molhos.

Uma boa forma de experimentar tudo isso de uma só vez, é indo a um tipo de restaurante chamado Nasi Campur. Nele você se serve, como nosso restaurante por quilo, mas não paga pelo peso e sim pelo tipo de comida que pegar.

É o jeito mais barato de comer, já que os valores vão desde 1RM até 5RM. Por exemplo, em Langkawi comemos um prato com uma porção de arroz (1RM), 2 pedaços de frango (2RM cada) e às vezes uma porção de legumes (1RM).

Eu gasto normalmente entre 5RM e 6RM por um prato caprichado. A Andressa gasta menos ainda por pegar menos coisa. Sai mais barato do que comer em um restaurante normal e vale super a pena se você vai comer todos os dias na rua.

Nasi Lemak

Nasi lemak
Nasi lemak

O nasi lemak é o prato símbolo da Malásia. Você vai encontrar diversos locais vendendo normalmente pela manhã, servindo como café da manhã para os malaios. É bem baratinho, vem embalado em pacotinhos de papel ou dentro de uma folha de bananeira.

Você vai achar desde os mais baratos, vendidos em barraquinhas de rua, nas ruas e estradas do país, até alguns mais sofisticados que em restaurantes. Portanto, recomendo que sempre peça mais de um, principalmente se tiver vários sabores.

Na receita, o arroz é cozido com folha de pandan, uma planta bem comum que dá sabor a diversos pratos não só malaios, mas de outros países do sudeste asiático. Junto ao arroz e ao pandan ainda vai leite de coco e gengibre. 

O Nasi Lemak normalmente está acompanhado de sambal (pasta de pimenta feita a base de camarão), um pedaço de ovo cozido, anchovas secas fritas, fatias de pepino e amendoim torrado.

Existem variações dessa comida típica da Malásia que vem com frango frito, lula frita ou o acompanhamento que você escolher. Custam a partir de 1RM.

Mee Goreng

Mee Goreng - comida típica da malásia
Mee Goreng

O macarrão frito é achado praticamente em todos os países do sudeste asiático, com pequenas diferenças em cada um deles. Aqui é utilizado pasta de pimenta na base dos molhos e dá para escolher entre alguns tipos de macarrão, alguns feitos de arroz e outros de farinha.

  • Mee: é o macarrão médio, o mais básico que é utilizado nos pratos;
  • Maggi: e o macarrão igual o quem vem em pacotes de macarrão instantâneo;
  • Bihun: é o mais fininho de todos, parecido com o cabelinho de anjo;
  • Kway Teow: é mais grosso e borrachudo.

Você pode escolher dentre um dos tipos de macarrão e o acompanhamento que pode ser com frango, só verduras ou frutos do mar.

Nasi Kerabu

Nasi Kerabu
Nasi Kerabu

É um dos nossos pratos favoritos da culinária da Malásia. O arroz é cozido junto com pétalas da flor de ervilha borboleta azul (Clitoria Ternatea), deixando com cor. De acompanhamento vem frango frito que é empanado com capim limão, tornando ele totalmente diferente de outros frangos, mas ainda dá para escolher carne e peixe.

Vegetais picados e temperados ainda acompanham o prato além de ovo cozido salgado, pasta de pimenta, molho de pimenta e biscoito de peixe. O jeito certo de comer é misturando todos os ingredientes com o arroz. Você vai notar que é o prato mais saboroso que tem na culinária típica da Malásia.

Laksa

Laksa - comida típica da Malásia
Penang Asam Laksa

Laksa é uma sopa forte com sabor azedo que você encontra em diversas versões na Malásia. Dizem que o melhor deles, você encontra em Penang. Nos ingredientes há sardinha seca, molho de tamarindo, capim limão, condimentos e pimentas. Outras versões ainda incluem gengibre, abacaxi e pasta de peixe, tudo isso junto ao macarrão de arroz, que vem servido em potinhos em muitos lugares do país.

Nasi Goreng

Nasi Goreng
Nasi Goreng

O nasi goreng é o arroz frito malaio, feito na wok com vegetais, pimenta, condimentos e acompanhando camarão, lula ou frango. Você encontra esse tipo de arroz em praticamente todos os países do sudeste asiático, assim como o mee goreng. No entanto, a Malásia tem seu toque único e sabor diferente dos outros países. 

Normalmente, os turistas que ainda estão se acostumando à comida asiática pedem esse prato porque é o mais básico de todos. Sem falar que costuma ser bem barato, a partir dos 3RM.

Comida típica da Malásia na Cozinha indiana

Não só na Malásia, mas em diversos lugares do mundo, os indianos estão sempre presentes. Como no país eles têm facilidade de moradia, existe uma grande comunidade indiana, tanto que estima-se que 6% (quase 2 milhões) da população da Malásia é indiana.

Roti Canai

Roti Canai - comida típica da Malásia
Roti Canai

O Roti é um pão indiano, mas todas as pessoas na Malásia consomem. A receita trazida por imigrantes indianos há muitos anos, hoje tem versão malaia. Os temperos não mudam muito de um restaurante malaio para um restaurante indiano, mas os molhos malaios acabam sendo menos saborosos.

Por isso, recomendamos sempre provar os rotis em um restaurante indiano para sentir o verdadeiro sabor. O roti canai é o mais básico, feito de farinha, água e ovo. Eles pegam uma bolinha de massa e esticam até deixar bem fininha, dobram em 4 partes ou deixam em formato redondo e fritam na chapa com manteiga.

As pessoas normalmente servem o roti com dois tipos de molhos: o Dal, que é uma sopa a base de lentilha e o molho de curry vermelho, feito a partir desse condimento. Você vai encontrar rotis pela manhã, já que as pessoas locais consideram esse pão um tipo de café da manhã na Malásia, mas também dá para encontrá-lo durante a noite em alguns lugares.

Além disso, você vai encontrar outras versões do roti com ovo, chocolate, banana e tudo que você imaginar. Custam a partir de 1RM e nesse valor acompanha os molhos.

Murtabak

Murtabak
Murtabak de carne

De origem indiana, o murtabak também acaba sendo outro prato vendido em todos os cantos da Malásia. A base dele se parece com a do roti, fazendo a massinha de fora, mas dentro tem recheado com carne, cordeiro ou frango picados, que ao misturar com condimentos como garam masala, açafrão e ovos batidos, fica uma delícia. Tudo isso vai dentro da massa dobrada em formato quadrado ou redondo e dá origem a uma versão tunada do roti. É um dos nossos lanches preferidos aqui na Malásia.

Pão Naan

Chicken Tandoori e Naan Bread no Restoran Kapitan em Penang
Chicken Tandoori e Naan Bread no Restoran Kapitan em Penang

O pão naan tem mais cara do pãozinho que conhecemos, feito no forno. Os ingredientes são basicamente os mesmos: farinha, água e fermento. No entanto, a diferença está em ser assado dentro de um forno de barro que se chama tandoori. Existem diversas versões desse pão, desde a simples até outras com alho e queijo.

Você vai perceber que esse tipo está presente no preparo de diversos pratos da culinária indiana e assa o pão em minutos por causa da temperatura que ele consegue chegar. Sem falar, que esse forno é a lenha e todas as comidas feitas nele ficam com um sabor de churrasco, muito bom. 

Frango Tandoori

Frango Tandoori - comida típica da Malásia
Frango Tandoori

Um dos melhores frangos que já comi na vida está num restaurante em Penang. Pedaços de frango são marinados em uma mistura de iogurte grego com garam masala, pimentas em pó, suco de limão, alho e gengibre.

Todos esses ingredientes dão uma cor bem avermelhada ao frango que posteriormente vão para os espetos e ao forno tandoori. As pessoas normalmente servem esse frango com arroz biryani ou pão naan, que acho a melhor combinação.

Se for experimentar esse prato, vá ao Restoran Kapitan, em Penang. Ele serve o melhor frango tandoori da Malásia. Peça o pão naan com queijo, mas peça o extra chamado Cheesy Cheesy. Esse prato custa a partir de 12RM.

Banana Leaf

Banana Leaf
Banana Leaf

Prato indiano servido na folha de bananeira do qual você deve comer com a mão. Uma porção generosa de arroz é colocada no meio, junto com dal (sopa de lentilha) acompanhado de diversos condimentos em pequenas porções ao redor.

Dentre eles: papadam, molhos e vegetais ao curry. Algumas versões acompanham iogurte, peixe ou frango. O jeito certo de comer é jogando a lentilha em cima do arroz, misturando alguns dos ingredientes e fazendo pequenos bolinhos com as mãos para levar à boca.

Comida típica da Malásia na Cozinha chinesa

A culinária chinesa está bem difundida na Malásia, já que parte da sua população (estimada em 20%) é composta por chineses. Mesmo assim, existem lugares que não estão presentes, então ficará mais difícil achar pratos originais feitos com porco, no caso.

Lugares como a ilha de Langkawi, tem uma comunidade chinesa pequena. Nós fomos uma região onde tem mais restaurantes chineses, mas vimos que poucos lugares oferecem pratos com porco no cardápio, por exemplo.

Sendo assim, indicamos que o melhor lugar para experimentar pratos chineses à base de porco é em Penang, onde os chineses estão em maior quantidade até do que os malaios.

Char Kway Teow

Apreciado em todo país, mas com versões diferentes, podemos dizer que a versão chinesa, principalmente a de Penang, é a melhor de todas. Neste prato, as pessoas usam o macarrão mais largo, chamado de Kway Teow. Ao inserir ingredientes como broto de feijão, cebolinha, ovo, camarão e salsicha chinesa, por exemplo, misturar e fritar em uma panela fica uma delícia. A versão malaia tem menos sabor e não leva salsicha na receita.

Wan Tan Mee

Wan Tan Mee
Wan Tan Mee

Um dos nossos pratos chineses preferidos da comida típica da Malásia, mas claro que tem que saber o lugar certo para comer. Sempre íamos em um carrinho em Penang que faz o melhor de todos e sempre tem fila.

Na receita, aquele macarrão chamado Mee, churrasco de porco, bolinhos wantan cozido e frito (massinhas recheadas de carne de porco), pimenta, verduras e uma mistura de 4 molhos, dá um sabor todo especial.

Char Siu

Por fim, o char siu, um churrasco de porco servido com arroz. Apesar de ser difícil achar na Malásia, costumávamos comer bastante em Penang. As pessoas preparam a carne de porco em tirinhas e adicionam um molho escuro à base de feijão vermelho fermentado, molho de soja, molho de ostras e outras especiarias. O sabor meio adocicado é uma delícia, e faz toda a diferença no prato. Sem falar que deixa a carne de porco e o arroz branco, que acompanha o prato, muito mais saboroso.

Comida típica da Malásia: Doces e Sobremesas

Quando o assunto é sobremesa, sinto muito dizer, mas a Malásia não está entre os melhores lugares para experimentar algo bom. Boa parte das sobremesas do país tem um monte de gelo com alguns docinhos coloridos jogados em cima, que não são nada doces. Mesmo assim, tem alguns que valem a pena experimentar e vamos falar um pouco deles abaixo.

Apam Balik

Apam Balik
Apam Balik

Massa bem fina feita à base de ovo, como se fosse uma panqueca recheada normalmente com pasta de amendoim, manteiga, milho e dobrada ao meio. Você encontra em quase todos os mercados noturnos pela Malásia.

Tem a versão feita em uma massa mais grossa e em alguns restaurantes você pode encontrar recheado de chocolate e leite condensado. É muito barato e dá para comprar uma sacola cheia deles. Custa a partir de 0,50RM.

Putu Bambu

Putu Bambu
Putu Bambu

O putu é um doce feito com farinha de arroz. Com essa massa as pessoas montam um bolinho recheado de coco e açúcar de palma, em seguida levam a uma panela a vapor quente para cozinhar. Eu digo putu, porque existem diversas versões do mesmo doce, só que todos têm quase o mesmo mesmo sabor, porém, formatos diferentes. 

O putu bambu tem o formato cilíndrico, pois seu cozimento acontece dentro de um bambu. Já o putu piring tem o formato redondo e achatado, porque vai para pequenas formas circulares. O putu perak parece bolinhos, já que seu preparo se dá em uma forminha em formato de flor.

As versões acabam mudando de região para região. Já experimentamos mais de uma versão do mesmo doce pelo país. Mesmo não sendo tão doce, esse acabou sendo um dos nossos doces preferidos da Malásia, mas não encontramos com tanta facilidade pelas ruas.

Ais Kacang

Ais Kacang
Ais Kacang

Para refrescar no calor intenso que faz durante todo o ano na Malásia, o Ice Kacang ou também chamado de ABC, é uma das sobremesas preferidas dos malaios. A mistura é um tanto esquisita e confesso que não gostei muito, mas vale a pena experimentar.  

Feito de gelo em um pote e coberto com diversas coisas como feijão vermelho doce, creme de milho, gelatina, amendoim e em algumas versões, adicional de sorvete de coco. Tudo isso derrete bem rápido e vira uma melequeira aguada com sabores diversos.

Cendol

Cendol
Cendol

O cendol é um pouco parecido com o Ice Kacang, mas com algumas mudanças. Em cima do gelo raspado vai leite de coco misturado com pandan, açúcar de palma, gelatina e feijão vermelho. O sabor é um pouquinho melhor do que o anterior, já que tem mais açúcar e leite de coco, mas também é algo que para nós brasileiros, vai parecer bem sem graça quando comparado aos nossos doces.

Ice Ball

Quem gosta de raspadinha, aquele gelo raspado que vende na praia vai gostar do Ice Ball, afinal fica bem parecido. A única diferença é  que no Ice Ball, como o nome já fala, o gelo fica em formatos de bola e a groselha e o leite condensado vão por cima. Talvez você goste dessa sobremesa, principalmente porque refresca o dia de qualquer pessoa. 

Aqui eles raspam o gelo em uma máquina, forma uma bola que é espetada por 2 palitos de churrasco e coberta com calda que você escolher.

Kaya

A kaya é um creme feito à base de ovo, leite de coco, açúcar e folha de panpan que tem o sabor parecido com nosso quindim e apesar de ter o nome de geléia de coco na Malásia. Você vai encontrar a Kaya em potinhos no supermercado, mas também dá para achar as versões artesanais e com alguns toques de sabores diferentes. Acho que é o doce mais doce que comemos na Malásia e o que a gente mais gosta. Você pode consumir puro se comprar o pote, mas as pessoas normalmente comem com pão e até mesmo com o roti.

Quer saber mais sobre a comida típica da Malásia? Assista nosso vídeo!

Durante o tempo que passamos na Malásia gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a região e seus costumes. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Seguro Viagem para Malásia

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas. 

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para Ásia e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.

Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios na Malásia

Agora que você conhece as comidas típicas da Malásia, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem pelo país. Para te ajudar com essa programação, abaixo você verá diversas sugestões de por toda Malásia e seus pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x