O que fazer em Siem Reap, no Camboja

por Flávio Mendes
Vendedor ambulante em Siem Reap - O que fazer em Siem Reap, no Camboja

Siem Reap é a cidade mais visitada do Camboja, atraindo milhares de turistas todos os anos, que vão explorar o famoso complexo de Angkor Wat. No entanto, há muito mais a ser descoberto pois a cidade também oferece outras atrações, entretenimento e lazer. Então, se você se pergunta “o que fazer em Siem Reap além dos templos?”, este post é para você!

Vamos apresentar uma lista de atividades imperdíveis que irão enriquecer sua experiência na cidade, que vão desde mercados noturnos a shows culturais. Você também não pode deixar de conhecer os museus da cidade que contam a rica história do Camboja e toda trajetória que o país passou desde o Império Khmer até a era moderna.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

Breve história de Siem Reap

A história de Siem Reap teve início com povos indígenas e depois foi dominada pelo Império Khmer. Sendo assim, passou a ser uma cidade provincial e um centro religioso e cultural. Sua incrível estrutura foi construída entre os séculos IX e XV onde milhares de habitantes formavam suas vidas na região.

No final do século XIII, o Império Khmer do Camboja entrou em declínio por falta de recursos naturais, guerras e inúmeras disputas por território. Parte do território foi dominado pelo Reino de Ayutthaya, que faz parte da atual Tailândia e fez com que os governantes Khmer abandonassem totalmente a região.

Apesar do Império Khmer estabelecer novo poder em Phnom Penh, o Reino de Ayutthaya foi mais forte e os enfraqueceu ainda mais. Até que no final do século XIX todo país foi tomado pelos franceses e a cidade de Angkor foi redescoberta pelo explorador Henri Mouhot. 

O Camboja retomou a independência pacificamente em 1953 através de negociações com o governo francês, mas passou por diversos conflitos internos com o Khmer Vermelho em 1975 que danificou significamente a estrutura do complexo de Angkor e toda a cidade de Siem Reap.

No entanto, após a queda do Khmer Vermelho, Siem Reap se recuperou rapidamente e passou a ser um dos destinos mais visitados do Camboja. Hoje é revelada entre os antigos templos do complexo de Angkor Wat com seus templos e ruínas. 

Quando viajar para Siem Reap

Pub Street - O que fazer em Siem Reap no Camboja
Pub Street

Para quem se pergunta quando viajar para Siem Reap e para o Camboja, saiba que a melhor época para visitar a região é de novembro a março, pois é a época mais seca. Nestes meses o clima é mais ameno e as temperaturas ficam em torno de 25 graus, sendo ótima para fazer todos os passeios. 

Esses meses são os mais visitados pelos turistas, por isso você deve encontrar a cidade cheia e com hotéis lotados. Se pensa em fugir disso tudo, recomendamos viajar para Siem Reap na época de chuva que vai de maio a outubro. Isso porque as chuvas são fortes, porém curtas, então você ainda pode desfrutar de muitas atividades ao ar livre durante o dia. 

No entanto, evite viajar durante a temporada das monções asiáticas, que vai de agosto a setembro. Nessa época do ano, há chuvas super fortes e você não vai aproveitar a cidade como deve. Sem falar que muitas atividades ao ar livre não acontecem nesse período do ano.

Como chegar em Siem Reap

Existem diversas maneiras de chegar a Siem Reap, dependendo de onde você está vindo. Você pode usar transporte terrestre como os ônibus e vans de viagem dentro do país ou de regiões vizinhas, assim como pode chegar de avião e carro. Aqui estão as opções mais comuns:

Avião: O Aeroporto Internacional de Siem Reap com a sigla REP, recebe voos nacionais e internacionais provenientes de vários países. Sendo assim, você pode pegar um voo partindo de Bangkok, Kuala Lumpur e Singapura, por exemplo. Ao desembarcar no aeroporto, você pode pegar traslado privado ou compartilhado, que é de maior confiança ou quem sabe um táxi ou ônibus para chegar ao centro de Siem Reap.

Ônibus e van: Há serviços de ônibus e vans que fazem a rota regularmente entre Phnom Penh, a capital do Camboja, e Siem Reap. Nós fizemos o trajeto de van e podemos dizer que a viagem não é tão confortável, porque dura de 5 a 7 horas. Há também rotas de ônibus de e para outras cidades do Camboja e até mesmo da Tailândia.

Barco: Você pode chegar em Siem Reap pelo rio Tonle Sap num cruzeiro a partir de Phnom Penh com duração de 8h ou pode pegar um ferry local. Este é um modo mais lento, porém cênico, para chegar em Siem Reap.

Carro particular: Se você preferir, também pode contratar um carro particular para chegar em Siem Reap, partindo de Phnom Penh ou pode alugar um carro. Nesse caso, recomendamos que acesse o comparador de aluguel e escolha onde retirar o seu. 

Independentemente do meio de transporte que você escolher, verifique os horários e as tarifas com antecedência. Acesse o site 12Go que é de confiança e faça suas reservas de voo, ônibus e van pela região.

Onde comer em Siem Reap

Prato de comida típica do Camboja - Khmer Fish Amok
Prato de comida típica do Camboja – Khmer Fish Amok

A culinária do Camboja é muito rica em temperos e especiarias com pratos feitos com legumes, carnes bovinas e peixes, por exemplo. Para provar o que há de melhor, recomendamos explorar a grande variedade gastronômica de pratos tradicionais do Camboja e culinária internacional servida com toque Khmers.

Na Sivutha Blvd. você vai encontrar muitos bares e restaurantes, e pode aproveitar para provar um novo sabor e descobrir seu local favorito. Para comer bem, alguns dos lugares recomendados são o Haven, o WILD – Creative Bar & Spring Rolls Restaurant e o Khmer Kitchen Restaurant

Para tomar uma cerveja gelada e um bom drink, locais como o The Angkor What? Bar e o Miss Wong Cocktail Bar são bem recomendados, assim como o X-Bar que tem música e agita a madrugada. Você vai encontrar muitos outros bares bacanas e bem frequentados na região de Pub Street.

Onde ficar em Siem Reap

A cidade de Siem Reap oferece diversas opções de hospedagem que vão do hotel 5 estrelas com luxo e sofisticação, ao hostel com quartos compartilhados, ambientes simples e diárias econômicas. Veja a seguir algumas opções de hotéis do caro ao barato para você escolher um que encaixa com seu perfil, estilo de viagem e com seu bolso.

  • Mane Village Suites: Este hotel 5 estrelas te dará conforto em todos os momentos. Na hora de dormir, aproveite o seu quarto bem equipado. Na hora de se deliciar, aproveite as iguarias de café da manhã à janta, bem como os bares do hotel. E na hora de relaxar, aproveite a piscina e o jardim. 
  • Two Seasons Siem Reap Hotel: Outra opção de hotel 5 estrelas que garante ambiente agradável, moderno e sofisticado. Além da ótima localização, o hotel oferece piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e terraço.
  • Memoire d’ Angkor Boutique Hotel: Este hotel 4 estrelas é tudo que você pode querer durante as férias, pois oferece spa, piscina para se refrescar e ambientes super agradáveis e bem decorados.  
  • The Twizt – Lifestyle Hostel: Um híbrido entre hotel de luxo e hostel com quartos compartilhados, essa hospedagem oferece espaços para todos os tipos de viajantes que desejam um estilo de vida único.
  • Onederz Siem Reap: Com ambiente simples, este hotel oferece acomodações econômicas para os viajantes que estão fazendo mochilão pelo Camboja. Você estará a poucos minutos das principais áreas da cidade, mercados noturnos, bares e restaurantes. 

Acesse a lista completa de hospedagem em Siem Reap e encontre o seu favorito

O que fazer em Siem Reap – Atividades ao ar livre

As atividades ao ar livre estão entre as principais coisas a se fazer em Siem Reap, pois a cidade faz calor o ano todo. Entre as atrações durante o dia, visitar o complexo do Angkor Wat está em primeiro lugar, mas não se engane em acreditar que Siem Reap se resume a isso, pois há parques nacionais, rios e cachoeiras para visitar. Continue a leitura e descubra as maravilhas do Camboja.

Angkor Wat e seu complexo

Victoria Gate no complexo Angkor Wat
Victoria Gate no complexo Angkor Wat

Essa é a principal atração da cidade, junto com seus diversos templos que contam a história de uma civilização, de um povo e de um país. Ao visitar o Angkor Wat você descobrirá encantos únicos do Camboja e como foi a vida e os costumes do povo Khmer na região. Para saber mais informações e detalhes da visita, recomendamos que acesse o nosso post exclusivo sobre o Angkor Wat aqui no blog

A seguir, deixo algumas dicas de passeios incríveis pelo complexo do Angkor Wat para você fazer durante sua visita. 

  • Ingresso para o Angkor Wat: Se programe e compre seu ingresso com antecedência para evitar filas e perda de tempo na bilheteria. Escolha o passe de 1, 3 ou 7 dias e pague o mesmo preço da bilheteria oficial.
  • Nascer do sol no Angkor Wat: Fizemos esse passeio e podemos recomendar de olhos fechados. Você vai viver um momento mágico no Camboja ao ver o sol nascer no templo mais importante do país.
  • Excursão por templos com pôr do sol: Neste passeio você terá a companhia de um guia especializado e terá a oportunidade de ver o espetáculo do sol de pondo no complexo do Angkor Wat.
  • Angkor Wat em uma excursão de bicicleta: Conheça diversos templos e pontos importantes do complexo do Angkor Wat fazendo um tour de bicicleta. Nós conhecemos a região dessa forma num dos dias e super recomendamos.
  • Visita aos templos de jipe: Com esse passeio você fará uma visita guiada de forma privativa para você e seus amigos ou familiares. Além de toda vantagem de ter um guia ao seu lado, você estará num jipe super confortável. 

Parque Nacional Phnom Kulen

Considerado um local sagrado, o Parque Nacional Phnom Kulen é uma joia em Siem Reap e vale a pena fazer um passeio pela região. Isso porque você vai encontrar um local histórico, por ser o local de nascimento do Império Khmer em 802 d.C, assim como por ter cachoeiras e montanhas envoltas em uma vegetação exuberante. 

Além disso, esse parque nacional tem um grande significado religioso para quem segue a religião budista e hindu, pois tem esculturas de Shiva e Buda, bem como um belo templo. Portanto, não deixe de visitar esse local e se refrescar na cachoeira Kulen e nas águas do rio Mil Lingas.

Tonle Sap e Kampong Phluk

Localizado ao sul de Siem Reap, Tonle Sap é o maior lago de todo o país e abriga uma pitoresca vila construída sobre palafitas. A vila flutuante é composta por muitas casas onde moradores locais vivem suas vidas tranquilamente, e tem apoio de um hospital flutuante, um templo e comércio. 

Você pode visitar fazendo um passeio pela manhã com direito a visita a diversos locais flutuantes e a cafeteria para observar o ritmo de vida local e se deliciar com uma comida local. Outra opção é fazer o passeio à tarde para ver o belo pôr do sol sobre o lago, fica a sua escolha!

Angkor Silk Farm

Do mesmo grupo do Artisans Angkor, há outro local chamado Angkor Silk Farm, uma fazenda de seda na região rural de Siem Reap. Você poderá visitar a fazenda e ver como é feita a produção de seda e as técnicas usadas na criação e colheita do bicho-da-seda.

Para conhecer esses locais com conforto, você pode fazer o Siem Reap City Tour de dia inteiro que é privado. Você terá a companhia de um guia e motorista o dia inteiro para visitar diversos locais interessantes de Siem Reap, como estes.

Quadriciclo ATV 4×4

Vendedor ambulante em Siem Reap - O que fazer em Siem Reap, no Camboja
Vendedor ambulante em Siem Reap

Um tour guiado te leva em uma aventura com as bikes de quatro rodas off road, preparadas para todo tipo de terreno. É possível escolher o quadriciclo para uma ou duas pessoas para fazer a rota que passa pelos lugares mais afastados da cidade, onde as famílias vivem de forma tradicional. O tour também passa por fazendas de arroz com uma paisagem verde muito interessante. 

Existem diversas opções de passeios de quadriciclo para fazer durante o dia em Siem Reap e alguns incluem a ida a atrações como a Crocodile Farm, por exemplo. No entanto, os passeios mais comuns são como a aventura off-road para ver o pôr do sol que tem duração de 1h30. 

Passeio de Balão

Para os que não têm medo de altura e gostam de se aventurar durante a viagem, é possível fazer um passeio de balão na região do sítio histórico de Angkor. Durante o voo você poderá passar próximo ao Angkor Wat e de todo seu complexo de templos podendo ter uma nova visão da região. 

O balão pode passar por templos históricos, campos de arroz e vilarejos onde é possível ver casas e crianças cambojanas acenando. As viagens acontecem durante o nascer do sol ou ao final do dia para ver o pôr do sol, ou seja, será um momento singular na sua visita a Siem Reap.

Zip line e Ecoturismo

A floresta e parque arqueológico de Angkor tem árvores esplendorosas e muito altas. Lá é possível fazer o Zipline Eco-Adventure Canopy Tour, um passeio ecológico diferenciado que inclui transfer de/para o hotel e trilha educacional sobre a natureza. Para os corajosos, o passeio inclui skybridge, plataformas, zipline simples e duplo, super tirolesas bem como a ponte do homem aranha e tantas outras atrações.

O que fazer em Siem Reap – Atrações na região central da cidade

Agora que você tem várias dicas e informações nas mãos para fazer uma viagem completa à Siem Reap, é hora de conhecer as atrações da cidade e ver nossas dicas do que fazer além do Angkor Wat. Isso porque a cidade oferece mercados com muita gastronomia, presentes e um estilo de vida próprio, que vale a pena conhecer.

Psah Chas Old Market

Psar Chas Old Market
Psar Chas Old Market

O Psah Chas é o antigo mercado de Siem Reap que funciona durante o dia. O local atrai pessoas de todos os tipos, desde moradores locais que vão em busca de insumos para o dia a dia, até turistas curiosos que querem conhecer mais a cultura e viver momentos entre a comunidade local. 

No mercado você vai encontrar todo tipo de comida, temperos, peixes e afins. Além disso, há muitas lojas de souvenirs e até restaurantes e bares que chamam a atenção dos turistas que desejam provar a culinária local e se refrescar com uma cerveja gelada. 

A visita é válida se você busca o que fazer em Siem Reap além do Angkor Wat, principalmente se fizer um city tour que abrange o mercado e tantos outros pontos turísticos interessantes.

Artisans Angkor

Artisans Angkor
Artisans Angkor

O Artisans Angkor é um complexo com diversas oficinas que empregam jovens com problemas auditivos. Nele são confeccionados estátuas, quadros, vasos e todo tipo de arte. Tudo que é produzido e está em exposição também é vendido em uma loja que fica lá, no mesmo local. Você poderá comprar presentes e lembrancinhas ajudando as pessoas da comunidade local ao mesmo tempo.

A entrada é gratuita, mas existe um guia que se oferece para te mostrar o local e passar informações e ao final você paga o quanto achar que valeu. Vale a pena visitar para conhecer a cultura local e ajudar os artistas de Siem Reap.

Museu Nacional de Angkor

O Museu Nacional de Angkor conta com 8 galerias que contam de forma cronológicas as origens do Império Khmer, as diferenças entre Angkor Wat e Angkor Thom e muito mais. Você poderá visitar a grande galeria com 1000 estátuas de Buda e observar diversas exposições interessantes que falam sobre costumes, tradições e crenças locais.

Antecipe a compra do seu bilhete para o museu e tenha o traslado em tuk-tuk incluído de ida e volta para o seu hotel. Ao chegar no museu, você vai ganhar um mapa para não deixar de passar em nenhuma galeria. 

Sombai

Loja de Sombai em Siem Reap, no Camboja
Loja de Sombai

Sombai é um vinho de arroz local, também chamado de uísque local, que é produzido em vários sabores. Dentre eles, banana com canela, pimenta e gengibre, por exemplo, são os mais populares. São mais de dez sabores diferentes que vêm dentro de garrafas pintadas a mão, perfeitas para levar de presente para os amigos e familiares no Brasil. 

A visita é grátis e nela você pode degustar os diversos tipos de Sombai e comprar diversas unidades e sabores. Aproveite para fazer a visita numa excursão gastronômica noturna que inclui um passeio pelos cheiros e sabores do Camboja.

Museu da Guerra 

A 5km do centro fica o Museu da Guerra do Camboja, que é o único museu de guerra do país com equipamentos que foram usados durante a guerra. Sendo assim, ao visitar você poderá conhecer mais sobre a triste história do país e como a guerra se deu em todo território. Além disso, poderá atirar com algumas armas e ter a sensação de batalha contra os inimigos.

Recomendamos fazer o Siem Reap City Tour que é privado e tem duração de um dia inteiro. Você terá a companhia de um guia especializado e motorista que te busca e deixa no hotel com todo conforto.

Museu das Minas Terrestres

O Museu das Minas Terrestres é um local onde o passado e o presente se encontram. Durante a visita a este museu, você poderá ver uma infinidade de minas terrestres e conhecer mais sobre a história do Camboja. O museu também ajuda na educação e dá suporte às pessoas que foram afetadas pelas minas. O museu abre todos os dias das 08h às 17h, então dá para você encaixar na sua programação pela cidade.

Wat Thmey

O Wat Thmey, também conhecido como Killing Fields, ou em português, campos de matança, é um templo budista que mostra um pouco mais da Guerra Civil do Camboja, o Khmer Vermelho, que aconteceu de 1975 à 1979. Neste templo há uma pequena estupa que representa um memorial das vítimas mortas durante esse triste período do país, com exposição de crânios e ossos, por isso é considerado um museu e recebe visita de pessoas de todos os lugares do mundo.

O que fazer em Siem Reap à noite

A noite de Siem Reap é agitada, pois tem muitas opções de lazer e diversão. Alguns dos locais mais agitados você vai encontrar na Pub Street que é famosa por ter dezenas de bares. Esses locais oferecem entretenimento, comida boa, coquetéis exóticos e muita cerveja gelada. 

Para quem quer um programa mais tranquilo, pode contar com diversas opções de restaurantes com o melhor da culinária local. Além disso, é possível visitar mercados noturnos, provar comida de rua, fazer compras e ver shows culturais. Você não vai passar as noites em Siem Reap trancado no seu quarto do hotel, né mesmo?!

Pub Street

Pub Street - O que fazer em Siem Reap no Camboja
Pub Street

É nessa ruazinha que toda noite rola muita música e onde todos se encontram para tomar uma cerveja, que por sinal sempre está gelada e custa super barato. Em outras palavras, você vai encontrar uma rua cheia de bares super arrumados com preços baixíssimos, boa comida e animação.

Na região de Pub Street, você também pode sentar em um restaurante mais calmo e relaxar, assim como fazer uma massagem. Se tiver coragem, você pode ir num carrinho de insetos ou ir a uma barraca que prepara comida de rua. Nós passamos uma das noites dando voltas pelas ruas da região e descobrindo lugares incríveis. 

Phare, the Cambodian Circus

A magia do circo nunca acaba na criança que temos dentro de nós, por isso ir a um circo é uma das opções de atividade noturna em Siem Reap. Com ótimos comentários a respeito, o “Phare, the Cambodian Circus”, de Siem Reap, é diferente de todos os outros shows locais, pois tem uma mistura de teatro, dança e música ao vivo. Durante o espetáculo, o elenco do circo mostra histórias sobre a vida local, tradicional e moderna. 

Além do show, o circo tem uma escola para educação circense, arte e música gratuita, dando oportunidade às crianças cambojanas de um futuro melhor. Os shows acontecem todos os dias às 20h com ingressos a partir de U$18, mas recomendamos que compre seu ingresso com antecedência e chegue cedo para garantir o melhor lugar!

Art Center Night Market

O Art Center Night Market, é mais uma opção de atração noturna e como todo bom mercado tem opções para se divertir, comprar, comer e se distrair pela noite de Siem Riep. Nele são vendidos enfeites, quadros e diversas outras coisas feitas e construídas por artistas locais. Apesar do mercado estar localizado na outra margem do rio, tem acesso fácil para os visitantes. 

Night Market

Siem Reap Night Market
Siem Reap Night Market

É o lugar ideal para fazer aquelas compras de lembrancinhas e presentes para a família toda. São souvenirs, roupas, enfeites e comidas locais, tudo a preços bem em conta, mas claro, vale pechinchar! Ao contrário da Tailândia, a pechincha no Camboja é bem mais fácil e aceitável, então prepare todo seu vocabulário e vá às compras, pois vale muito a pena e tem muita coisa bacana e diferente para comprar.

Apsara Dance Show

Acredita-se que as Apsaras são mulheres enviadas do céu feitas para encantar as pessoas com sua dança de movimentos suaves e hipnotizantes. Durante um show de dança Apsara você verá a representação da autêntica arte folclórica do Camboja através de movimentos, vestimenta e música.

Reserve seu lugar para assistir ao show de dança Apsara com antecedência, pois lota rápido. Ele acontece todos os dias, a partir das 19h e tem duração de aproximadamente 1h. O espetáculo tem cinco blocos de show e o jantar e passa enquanto o espetáculo acontece. Nós fomos ao show e adoramos tanto a experiência gastronômica quanto cultural. 

Seguro viagem para o Camboja

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas. 

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para o Camboja e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.

Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios em Siem Reap

Agora que você já sabe o que fazer em Siem Reap e conhece as diversas opções de atrações, passeios, shows e mercados, é hora de se programar e viajar! Antes de ir, não deixe de fazer as reservas do seu hotel em Siem Reap e principalmente de reservar seus passeios e ingressos. Veja mais opções abaixo e garanta sua diversão!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x