Luang Prabang respira paz, tem cara de cidade de interior, mas mesmo assim é a cidade mais turística do Laos. Tudo corre com calma pela pequena cidade e por isso você pode conhecê-la a pé ou de bicicleta para explorar seus pontos turísticos, cultura, edifícios históricos e a vida cotidiana.
Neste post vamos te mostrar o que fazer em Luang Prabang, como chegar na cidade, todas as atrações e passeios. Também deixamos dicas imperdíveis e como foi nossa viagem por essa cidade tão pacata e turística, que revela sua cultura e tradições em cada esquina. Continue a leitura e veja as informações completas.
O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Neste post você vai ver:
- Onde fica Luang Prabang, no Laos
- Como chegar em Luang Prabang
- Hotéis em Luang Prabang
- O que fazer em Luang Prabang
- Bate-volta em Luang Prabang
- Seguro viagem no Laos
- Passeios em Luang Prabang, no Laos
Onde fica Luang Prabang, no Laos
A cidade de Luang Prabang está localizada no norte do Laos, a pouco mais de 300 km da capital do país, Vientiane. Situada num vale, a cidade possui belas paisagens de montanhas e rios que formam um cenário único. Falando em rios, Luang Prabang está entre os rios Mekong, que atravessa parte do país e é super importante para a economia do páis, assim como Nam Khan, que corta a cidade, sendo bem menor pois é um um afluente do Mekong.
Como chegar em Luang Prabang
O Laos é um destino que costuma ficar fora do roteiro de viagem pelo sudeste asiático de algumas pessoas. No entanto, o país de forma geral e Luang Prabang, oferecem boas opções de deslocamento como avião, trem, van e ônibus.
Avião: Luang Prabang tem um aeroporto internacional que recebe voos de diversas partes do sudeste asiatico. Sendo assim, você pode contar com AirAsia que oferece voos de cidades como Bangkok, Chiang Mai e Kuala Lumpur, por exemplo. Antes de embarcar reserve o serviço de transfer para ir até a cidade com mais facilidade.
Ônibus e van: Essa é a forma mais tradicional para chegar em Luang Prabang. Ainda mais porque a cidade tem três estações que são: Terminal Rodoviário Norte, Terminal Rodoviário Sul e Estação de Minivan. As chegadas e saídas nessas estações são das principais cidades do Laos, como Vang Vieng, por exemplo. Acesse o 12Go para ver os preços, horários e comprar seu bilhete.
Carro: Se você pensa em alugar um carro, pode fazer a retirada em Vientiane ou no aeroporto da cidade. Nós sempre recomendamos alugar um carro na RentCars, pois além do site ser seguro e de confiança, você fará a pesquisa em dezenas de locadoras num só lugar.
No entanto, se você deseja alugar um carro para retirar em outro país e depois seguir para o Laos, fique atento às leis para passar pelas fronteiras. Caso tenha alguma dúvida, recomendo entrar em contato com o suporte ao cliente da RentCars.
Trem: Essa é a opção mais rápida, porém mais cara de se locomover por terra, mas vale a pena! Isso porque as estradas no Laos não são das melhores e sua viagem pode atrasar e levar bem mais do que o esperado. Acesse o site 12Go para ver os preços, horários e comprar seu bilhete.
Hotéis em Luang Prabang
Luang Prabang é uma cidade pequena, mas encontrar uma boa localização para ficar é essencial. Durante nossa viagem pela cidade, ficamos hospedados em dois hotéis que foram o Mekong Riverview Hotel, um hotel de ótima qualidade e estrutura excelente que fica localizado de frente ao rio e o segurando hotel foi o Chitchareune Mouangluang Hotel, que também possui uma boa estrutura, conta com piscina e diversas comodidades.
Além dessas opções, nós queremos indicar mais alguns hotéis em Luang Prabang para sua viagem:
- Avani+ Luang Prabang Hotel: Com 5 estrelas, este hotel com certeza vai te proporcionar uma boa hospedagem, onde você poderá recarregar suas energias com classe e alto padrão.
- Mekong Riverview Hotel: Como falamos anteriormente, este é um dos hotéis mais recomendados de Luang Prabang, não só pela sua localização, mas também pelo excelente serviço e estrutura.
- The Belle Rive Boutique Hotel: Outra opção de hotel 4 estrelas que é um verdadeiro oásis em meio às ruas bucólicas de Luang Prabang. Aqui você terá conforto e sofisticação num só lugar.
- Victoria XiengThong Palace: Neste hotel você terá uma estadia que certamente será muito agradável porque poderá contar com spa, bar, restaurante, assim como traslado gratuito ao aeroporto.
- Lotus Villa: Hotel 3 estrelas que releva uma boa acomodação, serviços agradáveis e diversas comodidades como recepção 24 horas, translado e estacionamento, por exemplo.
- Phousi Guesthouse 2: Esta é uma opção de hospedagem com tarifas baixas para quem vai viajar de forma econômica e não abre mão de um quarto individual ou duplo para ter mais privacidade.
- Downtown Hostel: Opção boa e barata para quem vai viajar para o Laos num mochilão. Aqui você também poderá conhecer pessoas e fazer amizades.
Acesse a lista completa de hospedagem em Luang Prabang e faça sua reserva com antecedência!
O que fazer em Luang Prabang, no Laos
Depois de conhecer Luang Prabang, explorar suas ruas e observar seus costumes, queremos deixar dicas do que conhecer, as melhores atrações e atividades únicas que são imperdíveis. Mas antes de começar a falar sobre as atrações, deixamos o Festival do Elefante que normalmente acontece em fevereiro todos os anos.
Esse festival é basicamente o encontro de dezenas de elefantes que andam pelas ruas da cidade durante 3 dias. Além disso, o evento tem o objetivo de aumentar a sensibilização da proteção dos elefantes asiáticos que são parte do património cultural e natural vital do Laos e países vizinhos.
Se você viajar durante o mês de abril, terá a oportunidade de conhecer o Pi Mai ou Songkran, que é o ano novo deles. Tanto no Laos, como na Tailândia e países da região comemoram o ano novo com festas o dia inteiro onde as pessoas jogam água umas nas outras e se divertem.
Royal Palace – National Museum
O Royal Palace foi a residência do Rei Sisavang Vong entre os anos de 1905 e 1959, hoje está aberto ao público como um museu e seu encontro está rodeado por muita vegetação. Quem vai pelo lado esquerdo do complexo logo verá a estátua do Rei e atrás um teatro onde acontecem danças locais alguns dias da semana. Já do lado direito do complexo fica o templo Haw Pha Bang.
Paga-se uma taxa de 30,000 kip para entrar no casarão onde estão os objetos pessoais da família real e não é permitido tirar fotos lá dentro. No entanto, a entrada no complexo é grátis e você pode andar pela região e fazer muitas fotos.
Se deseja fazer um passeio bem completo para conhecer essa atração e tantas outras da cidade, recomendamos que faça um tour guiado. Isso porque você estará acompanhado de um guia que te mostrará detalhes dos locais e irá falar sobre a história e curiosidades locais.
Mount Phousi
É uma montanha que fica bem no meio de Luang Prabang. Para chegar nela, você deve subir uns 300 degraus até o topo, de onde terá uma vista em 360 graus da cidade. Apesar do esforço, vale muito a pena, pois além da vista é possível ver um templo que fica lá dentro, o Wat Chom si, diversas estátuas de Buda e uma caverna.
Existem duas entradas para a montanha, uma de cada lado do morro e há uma taxa de 20,000 kip de entrada. Você pode fazer todo esse trajeto acompanhado de um guia ao fazer um passeio completo pela cidade.
Ronda das Almas
Todos os dias por volta das 05h30 os monges saem em busca de doações de alimentos. Eles passam pela rua principal arrecadando alimentos e o que mais for oferecido. Não consegui ver pois não acordei a tempo, mas já vi em outras cidades da Tailândia. Nada é como em Luang Prabang, pois são diversos monges que andam pelas ruas ao mesmo tempo, vale a pena acordar cedo para ter essa experiência.
Night market de Luang Prabang
Todas as noites acontece um mercado noturno em Luang Prabang. Ele toma conta praticamente da Sisavangvong Road inteira. Por lá, você irá encontrar diversos artesanatos locais como luminárias, cachaça local (Lao Lao) e roupas, por exemplo, sendo ótimo para comprar presentes e lembrancinhas.
Além disso, uma parte do mercado é voltada para comidas, onde tudo é bem barato e delicioso. Se preferir conhecer os mercados locais durante a manhã, procure o Dara Market, o morning market e o Phosy Market.
Templos em Luang Prabang
Existem centenas de templos em Luang Prabang, por isso se programe para visitar alguns deles e não ache que são iguais aos dos países vizinhos, pois não são. Alguns dos principais são Wat Xiang Thong, que fica de frente pro rio Mekong, o Wat Chom si, que fica no Mount Phousi, o Wat Mahathat e o Wat Sene, que fica na rua principal.
Uma boa dica é fazer um passeio customizado, onde você pode escolher o que visitar na cidade que o guia te leva.
Centro de Artes Tradicionais e Etnologia
Esse é um ótimo local para quem gosta de explorar a cultura local, suas tradições e histórias. Isso porque o Centro de Artes Tradicionais e Etnologia tem exposições que mostram roupas, artefatos culturais e religiosos, bem como instrumentos de trabalho usados pela população local. A entrada custa 30,000 kip e fica aberto de terça a domingo das 9h às 21h.
Garavek Storytelling e o Royal Ballet Theatre
Em meio as ruas históricas da pequena cidade de Luang Prabang, você encontrará dois pequenos teatros. Um deles é o Garavek Storytelling que tem o objetivo de promover as histórias tradicionais do Laos, mostrando através de um espetáculo, com música ao vivo, os mitos, folclore, lendas e contos populares.
O local conta com apenas 30 lugares, então você deve se programar e ir ao teatro com antecedência para garantir sua vaga. O show acontece todos as noites das 18h30 às 19h30 e a entrada custa 90.000 kip por pessoa.
No Royal Ballet Theatre você verá outro tipo de espetáculo, com danças e cores representada por mais de 60 artistas locais. As apresentações acontecem durante a alta temporada que vai de outubro a março às 18h e durante o resto do ano às 18h30 todas as segundas, quartas, sextas e sábados.
UXO Luang Prabang Center
Você sabia que o Laos foi o país mais bombardeado, per capita, da história, durante a guerra do Vietnã? Em Luang Prabang você pode conhecer o UXO Center, um pequeno museu que mostra informações sobre munições não detonadas e suas histórias por todo país. A visita se torna interessante para entender a relação do Laos com a guerra do Vietnã e para aprender como tudo aconteceu. A entrada e tour no local são gratuitos, mas você pode deixar uma boa contribuição para a instituição.
O que fazer em Luang Prabang – Bate e volta
Aqui queremos deixar um destaque em Luang Prabang para quem gosta de conexão com a natureza. Veja a seguir dois locais espetaculares que se unem ao Mekong River e você não pode deixar de visitar em Luang Prabang.
Passeio de barco no rio Mekong
Ao viajar para Luang Prabang, você não pode deixar de fazer um passeio de barco pelo rio Mekong. Isso porque o rio é um dos principais do país e tem grande influência na cultura e modo de vida local. Além disso, você terá a oportunidade de fazer o passeio num barco diferenciado, pois é bem comprido e com uns bancos de carro adaptados.
Caso você decida fazer o passeio quando já estiver na região, pode ir até a rua Khem Khong – a rua que margeia o rio Mekong – e tentar conversar com um dos barqueiros que ficam oferecendo o passeio. Normalmente eles têm um valor fixo independente do número de pessoas que vão, mas você sempre pechincha.
Agora, se você quer fazer um passeio verdadeiramente agradável, recomendamos contratar o Mekong Sunset Cruise, que acontece ao pôr do sol. Além de ser um passeio super agradável, você terá junta tradicional incluída e poderá se deliciar.
O nosso passeio durou uma hora e percorre boa parte do rio, subindo contra a maré e descendo a favor. Durante todo caminho, você verá alguns templos na borda do rio e famílias de pescadores que vivem nas margens.
Kuang Si Falls
A Kuang Si Falls é um conjunto de cachoeiras azul turquesa que fica a 30km de Luang Prabang. A água não estava tão clara quando fui, mas em dias de sol a cor fica bem diferente. Lá dentro também existe uma parte destinada aos ursos negros resgatados e um belo complexo para explorar.
Portanto, vá com tempo, leve sua comida e bebida se desejar fazer um piquenique, pois é permitido e aproveite ao máximo. No parque da cachoeira existe um restaurante, caso não queira levar nada.
No entanto, se você quer fazer um passeio mais confortável, seguro e agradável, fica a dica de fazer o passeio do bamboo experience e ir para Kuang Si Falls. Nesta excursão de um dia inteiro, você terá a oportunidade de entrar de cabeça na cultura do Laos, participar de um processo de tecelagem, provar um almoço tradicional e visitar Kuang Si Falls.
Outra opção interessante é visitar uma fazenda de Arroz e as Cachoeira Kuang Si no mesmo dia. Neste passeio, você viverá uma experiência sem igual, pois poderá conhecer todo o processo de plantação de arroz e vivenciar as cachoeiras de Kuang Si.
Pak Ou Caves
Localizada no sentido oposto da Kuang Si, as cavernas Pak Ou são símbolos religiosos de Luang Prabang. Para entrar nas cavernas há escadarias íngremes, por isso vá bem preparado, mas fique tranquilo porque tudo é seguro e bem equipado. Você verá duas grutas e aproximadamente 4.000 pequenas estátuas que representam Buda.
Para conhecer, recomendamos fazer um cruzeiro para cavernas Pak Ou. Essa experiência fantástica inclui a visita às Kuang Si Falls, você terá almoço e ainda poderá provar uísque de arroz.
Seguro viagem para o Laos
Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas.
Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para o Laos e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.
Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.
Passeios no Laos
Agora que você sabe o que fazer em Luang Prabang, no Laos, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem pelo país. Para te ajudar com essa programação, não esqueça de fazer o visto do Laos, assim como reservar os hotéis com antecedência e reservar seus passeios. Por isso, deixamos abaixo diversas sugestões de tours por todo Laos em pontos turísticos imperdíveis. Aproveite e acesse para ver os preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!
O melhor natal da minha vida foi em Luang Prabang! Além de ter sido uma experiência única trocar idéia com um noviço. Laos apesar de pequeno é um país de natureza selvagem!
Próxima vez com certeza quero conhecer tudo! Especialmente Viang Viena!
E ai Eduardo
O Laos é mesmo diferente de tudo. Vang Vieng é bem legal e fiz a besteira de colocar apenas 2 dias lá achando que só ia ter gringo bebado que só vai pra lá pra isso. Foi um engano, devia ter ficado mais.