Visto do Laos: Como Tirar, Quanto Custa e Dicas!

por Flávio Mendes
Visto do Laos

O Laos é um dos países que exigem visto para brasileiros, mas não precisa se preocupar, pois o visto do Laos é feito facilmente. Você terá diversas opções para tirar o visto do Laos de forma fácil e prática, seja na fronteira terrestre do país, direto nos principais aeroportos ou até mesmo online.

Portanto, neste post vamos te mostrar como tirar o visto do Laos de forma simples e prática, os documentos, exigências e demais países que também precisam do visto e demais autorizações. Também contaremos como foi nossa experiência fazendo o visto na fronteira entre a Tailândia e o Laos. Continue a leitura para saber mais!

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste post você vai ver: 

Laos precisa de visto?

Pessoas de apenas 15 países podem visitar o Laos sem precisar tirar o visto e mesmo assim há limite de tempo. Sendo assim, quem tem a nacionalidade de Brunei, Camboja, Indonésia, Malásia, Mongólia, Filipinas, Rússia, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia e Vietnã pode ficar até 30 dias no Laos, pois são isentos do visto. 

Por outro lado, quem é do Japão, Luxemburgo e Suíça têm permissão de ficar 15 dias no Laos sem o visto e quem é do Mianmar pode ficar 14 dias. Além disso, existe também uma lista de países que estão autorizados a entrar sem o visto do Laos e ficar por 30 dias se tiver o passaporte diplomático. No entanto, essa lista não inclui o Brasil, por exemplo.

A grande maioria das nacionalidades, como a brasileira, portuguesa, italiana e alemã, têm que tirar o visto do Laos em embaixadas, online ou aplicar ao chegar no país. As pessoas dessas nacionalidades pegam a permissão para passar até 30 dias no Laos contando com o dia da sua chegada e depois pode estender por até 90 dias.

Em resumo, se você vai entrar no Laos com seu passaporte brasileiro ou europeu (exceto de Luxemburgo e Suíça) deve fazer o visto antecipadamente e tem a permissão de ficar 30 dias no país contando com o dia da sua chegada. 

Por fim, os cidadãos desses países não têm permissão de fazer o visto na chegada ao Laos.

AfeganistãoIrãNauru
ArgéliaIraqueSenegal
BangladeshJordâniaSerra Leoa
BurundiLíbanoSudão do Sul
CamarõesLesotoSudão
CongoLibériaSuriname
RD CongoLíbiaSíria
EssuatíniMoçambiqueTonga
GanaNígerZâmbia
Guiné-BissauNigériaZimbábue
Costa do Marfim Paquistão

 

Tipos de visto do Laos

Fronteira Tailândia e Laos
Fronteira Tailândia e Laos

O Laos oferece diversos tipos de vistos diferentes, ou seja, quem deseja entrar no país com intuito de trabalho, estudo, missões ou turismo, por exemplo, tem que fazer um certo tipo de visto. Neste post vamos falar apenas do visto do Laos para viagem a turismo, mas se você tem intuito de tirar outro tipo de visto, deve entrar em contato com a embaixada do local que estiver. 

Agora que você já sabe os países que têm permissão de entrada no Laos sem visto e quais são os países que tem que fazê-lo, é hora de saber como é o processo, taxas, documentação necessários e demais burocracias.

Visto do Laos na chegada

O visto do Laos na chegada permite que você fique no país por até 30 dias. Então se programe e faça um roteiro para explorar cidades como Vientiane, Luang Prabang e Vang Vieng, dentro desse período. 

As fronteiras e aeroportos que permitem fazer o visto do Laos na chegada, também chamado de visa on arrival em inglês, são: 

  • Aeroporto Internacional de Luang Prabang
  • Aeroporto Internacional de Pakse
  • Aeroporto Internacional de Wattay
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge I (Vientiane)
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge II (Savannakhet)
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge III (Khammouane)
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge IV (Bokeo)
  • Fronteira terrestre Samliemkham (Tailândia e Mianmar)
  • Fronteira terrestre Tanalaeng – Nongkai (Tailândia)
  • Fronteira terrestre Daensavan – Lao bao (Vietnã)
  • Fronteira terrestre Veunkham – Nong nok khian (Camboja)
  • Fronteira terrestre Vang tao – Chongmek (Tailândia)
  • Fronteira terrestre Boten – Bo han (China)

Ao chegar no Laos, basta preencher o formulário e entrar na fila da imigração. Quando chegar sua vez, basta entregar o formulário, seu passaporte e a foto. O agente de imigração pode lhe pedir mais alguns documentos como comprovante do hotel nas cidades que você vai se hospedar e seguro viagem, por exemplo.

Quando fui, levei uma foto 3×4, mas vi alguns sites falando que a foto deve ser tamanho passaporte, mas aceitaram minha foto sem problemas. No caso de você não ter uma foto em mãos, eles vão cobrar U$1 para escanear seu passaporte. 

Os agentes da imigração vão verificar todos os documentos e em seguida emitir o visto. Você deve pagar a taxa de U$50 no segundo guichê, mesmo local onde você vai pegar seu passaporte de volta. Tudo deve ser pago em dólares americanos e o valor do visto do Laos pode mudar de acordo com sua nacionalidade.

Visto do Laos online

Em julho de 2019 o Laos lançou o visto online, ou eVisa, que facilitou a vida de muitos viajantes. Então, veja a seguir quem pode fazer o visto do Laos online antes mesmo de viajar e veja como é o processo para fazer e toda documentação necessária.

Quem pode solicitar o eVisa do Laos

AlbâniaDominicaLuxemburgoSanta Lúcia
AndorraRepública DominicanaMacauSão Vicente e Granadinas
AngolaEquadorMacedôniaSamoa
Antígua e BarbudaEgitoMadagáscarSão Marino
ArgentinaEl SalvadorMaláuiSão Tomé e Príncipe
ArmêniaGuiné EquatorialMalásiaArábia Saudita
AustráliaEritreiaMaldivasSérvia
ÁustriaEstôniaMaliSeicheles
AzerbaijãoEtiópiaMaltaCingapura
BahamasFijiIlhas MarshallEslováquia
BahreinFinlândiaMauritâniaEslovênia
BarbadosFrançaMauríciolhas Salomão
BenimGabãoMéxicoSomália
BielorrússiaGâmbiaMicronésiaÁfrica do Sul
BélgicaGeórgiaMoldáviaEspanha
BelizeAlemanhaMônacoSri Lanka
BolíviaGréciaMongóliaSuécia
Bósnia e HerzegovinaGranadaMontenegroSuíça
BotsuanaGuatemalaMarrocosTaiwan
BrasilGuianaMianmarTadjiquistão
BruneiHaitiNamíbiaTailândia
BulgáriaHong KongNepalTimor-Leste
Burkina FasoHondurasHolandaTogo
ButãoHungriaNova ZelândiaTrinidad e Tobago
Cabo VerdeIslândiaNicaráguaTunísia
CambojaÍndiaNoruegaPeru
CanadáIndonésiaOmãTurcomenistão
República Centro-AfricanaIrlandaPalauTuvalu
ChadeIsraelPanamáUganda
ChileUcrâniaItáliaPapua Nova Guiné
ChinaParaguaiJamaicaEmirados Árabes Unidos
ColômbiaJapãoPeruReino Unido
ComoresCazaquistãoFilipinasTanzânia
Costa RicaQuêniaPolôniaEUA
CroáciaQuiribátiPortugalUruguai
CubaKosovoCatarUzbequistão
ChipreKuwaitCoréiaVanuatu
República ChecaQuirguistãoRomêniaVenezuela
Coréia do Norte LetôniaRússiaVietnã
DinamarcaLiechtensteinRuandaIémen
DjibutiLituâniaSão Cristóvão e Nevis

Como tirar o visto do Laos online – eVisa

Os documentos necessários para tirar o visto do Laos online são basicamente o passaporte e foto tamanho passaporte que mede 4×6. No entanto, ao dar entrada no eVisa você vai precisar preencher o formulário online, e fazer o upload da sua foto e do passaporte. 

O site do governo laosiano pede atenção ao fazer o upload do passaporte, pois a página  biográfica tem que estar completa incluindo o MRZ (Machine Readable Zone), aquele código de duas linhas que fica  na parte inferior da página.

Em seguida, você vai pagar a taxa de U$50 para brasileiros (não reembolsável) no site oficial do eVisa e vai aguardar a resposta que leva até 3 dias úteis. Depois de receber o visto do Laos, você terá até 60 dias para viajar.

Ao chegar no país você deve apresentar o visto e o mesmo passaporte que fez o visto. Além disso, o agente da imigração pode solicitar documentos como comprovante de hotel nas cidades que você vai se hospedar e seguro viagem, por exemplo.

Fique atento às fronteiras e aeroportos que aceitam o visto eletrônico, eVisa do Laos, pois não é aceito em todos os lugares e saiba que a permissão para ficar no país é de 30 dias, contando com o dia da sua chegada.

  • Aeroporto Internacional de Luang Prabang
  • Aeroporto Internacional de Pakse
  • Aeroporto Internacional de Wattay
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge I (Vientiane)
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge II (Savannakhet)
  • Fronteira terrestre Thai-Lao Friendship Bridge IV (Bokeo)
  • Estação Ferroviária de Boten (Luang NamTha)
  • Fronteira terrestre Boten (Luang NamTha)

Por fim, vale comentar que apenas quem tem passaporte comum pode fazer o eVisa do Laos, ou seja, passaporte diplomático não pode fazer esse visto eletrônico.

Visto do Laos nas embaixadas

Por fim, se você preferir, pode entrar em contato com alguma embaixada na cidade e país que estiver localizado para fazer o visto antecipadamente. No geral os documentos exigidos são: 

  • Duas fotos recentes em tamanho passaporte
  • Passaporte original com validade mínima de 6 meses
  • Cópia do passaporte
  • Taxa do visto
  • Formulário para aplicação preenchido

A taxa do visto vai variar de acordo com sua nacionalidade, porém normalmente fica em torno de U$50. O formulário de aplicação está disponível diretamente nas embaixadas do Laos no país que você estiver. Além disso, vale comentar que depois que você tiver o visto do Laos em mãos, você tem que viajar dentro de 30 a 60 dias, podendo variar de acordo com as regras das embaixadas.

Chegando no Laos por terra

Imigração terreste no Laos
Imigração terreste no Laos

Aqui você vai saber como foi nossa experiência chegar no Laos por terra e como foi o processo para fazer o visto do Laos na chegada. Isso porque fizemos a viagem de turismo entre a Tailândia e o Laos pela fronteira terrestre da Thai-Lao Friendship Bridge I que vai para Vientiane.

Sendo assim, primeiro passamos pela imigração da Tailândia entregando o formulário de saída do país e seguimos em direção a imigração do Laos. Ao chegar, primeiro foi preciso preencher o formulário e entregar uma foto 3×4  junto. Depois pagamos a taxa que era de U$30 na época. 

Como falei anteriormente, levamos foto 3×4, mas vimos informações de que é necessário uma foto 4×6 que é o tamanho do passaporte. Decidimos fazer isso, pois sabíamos da possibilidade de pagar a taxa extra para escanear.

Para quem vem de Chiang Mai e Chiang Rai, vai cruzar a fronteira da cidade de Chiang Khong, na Tailândia, para Huay Xay, no Laos. Já quem vem de Udon Thani, na Tailândia, vai cruzar a fronteira para Vientiane, a capital do Laos.

Eu fiz esse segundo caminho inverso quando saí do país e tudo correu bem sossegado. Fique esperto em algumas fronteiras como no caso do Camboja para o Laos, pois existem policiais corruptos que cobram pequenas taxas em postos de imigração falsos.

Chegando no Laos pelo ar

Forlumário do Visto do Laos
Forlumário para Visto do Laos

Quem chega no Laos voando, tem uma grande facilidade, pois o processo é mais confortável e a viagem não é cansativa. Numa outra viagem para o Laos, chegamos ao país pelo aeroporto de Luang Prabang e no próprio avião ganhamos um formulário de entrada no país, o que adiantou todo processo. Ao desembarcar, fizemos as mesmas coisas que falei sobre a entrada por terra, já que o tipo de visto foi o mesmo.

Ainda não tivemos a experiência de fazer o visto do Laos online, mas quando tiver, atualizaremos este post. 

Seguro viagem para o Laos

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas em uma viagem pelo sudeste da Ásia, é mais importante ainda. Isso porque a região é conhecida pela sua diversidade de comidas exóticas e o clima é quente, onde infecções e insolação são frequentes entre os turistas. 

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos da viagem. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem para o Laos e embarque com uma segurança extra para qualquer emergência.

Clique abaixo, conheça os planos e faça uma cotação com o nosso parceiro, Seguros Promos.

Passeios no Laos

Agora que você sabe como tirar o visto do Laos, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem pelo país. Para te ajudar com essa programação, deixamos abaixo diversas sugestões de passeios por todo Laos e seus pontos turísticos imperdíveis. Então, aproveite e acesse para ver os preços, detalhes e fazer suas reservas com segurança!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Beatriz Hadler Boggiani
Beatriz Hadler Boggiani
6 anos atrás

Olá, Flavio!
Li seu relato sobre o visto, obrigada pela explicação. Uma coisa que me preocupa são os pontos “Nome e telefone de alguém no Laos” e “endereço de estadia”, além de que li em outros lugares que pedem para mostrar também a passagem de saída do Laos. Você saberia me explicar como isso funciona? Obrigada!

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás
Responder para  Beatriz Hadler Boggiani

Oi Beatriz, tudo bem?

No caso, eu sempre coloco o nome do hotel, apenas, sem endereço. No caso de não ter reservado um hotel, vejo algum nome de hotel no país e coloco e nunca tive problemas.
No caso de nome e telefone de alguém do Laos que eu me lembre, não preenchi esse campo, até porque acho que serve se você for ficar na casa de alguém por lá…

ABraços

Fernando Rodrigues de Carvalho
Fernando Rodrigues de Carvalho
1 ano atrás

Setembro/22: o visto agora custa USD 40 e a conversão para Bahts foi boa. Todos turistas que entraram comigo pagaram na moeda tailandesa.

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás

Show! Obrigada pela atualização!!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x