O que fazer em Gaziantep, na Turquia

por Andressa Silva

Gaziantep, na Turquia, é um dos destinos mais procurados para quem quer conhecer a gastronomia do país. Além disso, tem grande importância cultural por ficar perto da fronteira com a Síria e por ter sido palco de batalhas da independência do país. É por isso e muito mais que achamos muitas atividades e o que fazer em Gaziantep.

Nós passamos quatro dias na cidade e viemos recomendar neste artigo o que há de melhor para conhecer e claro, para comer. São diversos museus que falam sobre os anos de luta e glória, bem como da cultura única que a cidade tem.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abordamos diversos temas para você saber detalhes sobre a viagem a Gaziantep. Portanto, clique nos itens da lista abaixo se quiser ser encaminhado direto a um assunto.

Como chegar em Gaziantep

Quando viajamos para Gaziantep, saímos de Antália e fizemos uma parada em Adana, para conhecer a região e partindo de Adana, pegamos um ônibus até Gaziantep. Embora tenhamos viajado por terra, existem outras opções para chegar lá. 

Avião: O aeroporto Gaziantep (GZT) tem voos chegando e saindo diariamente de várias partes da Turquia. A rota mais comum é saindo de Istambul para lá, numa viagem de 1h40min, mas para ver mais opções acesse o site 12Go na Turquia.

Carro: Você pode alugar um carro para viajar por toda Turquia sem problemas porque a Carteira de motorista internacional – PID junto a CNH é válida. Inclusive, você pode escolher retirar o carro no aeroporto de Gaziantep para chegar até o centro e rodar por lá.

Ônibus: Como mencionado anteriormente, nós chegamos em Gaziantep de ônibus numa viagem de 3 horas. Escolhemos o trecho, horários e compramos o bilhete sempre pelo site 12Go. Essa empresa é nossa parceira aqui no blog e temos total confiança, pois além de mostrar as melhores rotas, sempre tem os melhores preços.

Onde ficar em Gaziantep

Existem muitas opções de hotéis em Gaziantep e o melhor de tudo é que tem hospedagem para todos os bolsos. A região do centro da cidade na área comercial é um pouco mais agitada, mas é boa para fazer tudo andando, por outro lado, você também pode ficar na parte histórica entre as diversas pousadas que ficam nos casarões.

Essas duas partes ficam perto do castelo e da maioria das atrações, por isso deixamos abaixo algumas sugestões. 

Zeynep Hanim Konagi: Esta é uma das mansões do bairro Bey que se tornaram pousadas. Ela tem uma boa relação custo-benefício e é mais indicada para quem deseja economizar durante a viagem a Gaziantep.

Doganbey Konagi Butik Otel: Este boutique hotel é uma boa opção para quem quer ficar hospedado num casarão histórico. Você vai ter uma boa experiência quanto ao local e vai ficar bem acomodado, pois este hotel tem ótimas notas e avaliações.

Anadolu Evleri: Outro casarão histórico que virou uma pousada super charmosa e encanta a todos que ficam hospedados lá. Além disso, o local tem bons serviços e instalações. 

Hotel Kaleli: Nós ficamos hospedados neste hotel 4 estrelas e podemos afirmar que é uma boa escolha. Apesar dele ficar numa avenida super movimentada e barulhenta, dentro do hotel a paz reina, principalmente se você pedir um quarto para os fundos.

Grand Hotel: Esse é um dos hotéis mais conhecidos da cidade e com certeza tem boa qualidade, afinal estamos falando de um hotel 4 estrelas. Sua decoração clássica, bom serviço e ótimas instalações são essenciais para uma boa estadia.

Veja todas as opções de hospedagem em Gaziantep e faça já a sua reserva. 

Onde comer em Gaziantep: Pratos e Restaurantes

Chef do Restaurante Et se Et Sukret preparando prato da culinária turca
Chef do Restaurante Et se Et Sukret

Gaziantep é conhecida como a cozinha da Turquia e de lá já saíram mais de 500 pratos diferentes. Por isso, é super fácil de encontrar bons restaurantes e comida de ótima qualidade pela cidade. 

Para começar com nossas dicas de onde comer em Gaziantep, indicamos o Restaurante Metanet lokantası para você provar o Beyran, uma sopa de cordeiro, arroz, alho, servido com ou sem pimenta. No mesmo local também provamos o Ali nazik, um prato feito com berinjelas, molho de iogurte e alho, com churrasco em cima.

Outro prato muito bom é o Veli Nazik feito com beringela, tomate e pimentão cozidos na brasa, picados e misturados a temperos e gordura de cordeiro. O melhor prato da cidade é servido no Et-se Et Şükret. Aproveite para pedir o kibe de queijo e pistache que é uma exclusividade do restaurante. 

Ao visitar o Museu Zeugma, aproveite para almoçar no Kebapçı Halil Usta, um restaurante super tradicional que se destaca no bairro. Nós provamos dois churrascos de lombo de cordeiro, o Sade Küşleme que é sem temperos e o Kuşbaşı que é feito com especiarias locais.

Para sobremesa, prove diversos tipos de doces turcos com pistache como a famosa Baklava, por exemplo. Dois locais de ótima qualidade são o Çelebioğulları Baklavacı, que dá até um prato de pistache torrado para acompanhar os doces, e o İmam Çağdaş.

Não deixe passar em branco o Katmer, um doce feito com uma massa muito fina, açúcar, creme e pistacho ralado. Nós fomos no Katmerci Zekeriya Usta que é super conhecido da região e valeu muito a pena.

Nos mercados públicos, você também poderá provar muita coisa como o Queijo Pişken ou Kelle, por exemplo. Esse queijo é feito com leite de pequenos bovinos que pastam apenas em Gaziantep.

O que fazer em Gaziantep, Turquia

Gaziantep, na Turquia, é cheia de atrações que vão fazer a sua viagem ser incrível. Ainda mais quando falamos que a cidade tem um castelo e muitos museus para visitar. Nós, por exemplo, adoramos a mistura que a cidade tem entre o lado histórico, cultural e gastronômico.

Veja abaixo as principais atrações da cidade, pois elas devem estar na sua lista do que fazer em Gaziantep. Falo isso porque a lista poderia ser enorme, mas vamos citar apenas os principais museus e locais para visitar.

Castelo de Gaziantep

O que fazer em Gaziantep Castelo
Cidadela de Gaziantep

Este é um dos mais belos exemplares de Castelo da Turquia, mas não se sabe exatamente quando e nem quem o construiu. Apesar disso, durante as escavações descobriram que a região foi fundada a 6 mil anos atrás e que ali existia uma cidade chamada Tebano.

Além disso, uma torre de vigia que foi construída pelo império romano deve ter sido o ponto inicial e a partir dali, o castelo foi se expandindo com o tempo. A cidadela que vemos hoje  ganhou a forma durante o império bizantino, quando foi comandado pelo imperador chamado Justiniano, conhecido como o arquiteto dos castelos que também fez o de Diyarbakir.

Contudo, durante o tempo que os mamelucos egípcios e os otomanos estiveram na região, houveram reformas e novas construções. Um bom exemplo disso é a casa de banhos e a mesquita otomana, do qual podemos ver as ruínas. 

Ainda existem 12 torres no castelo e 12 baluartes, mas acredita-se que haviam 36 baluartes no total e que muitos estavam na parte de fora da muralha principal. Também pudemos ver a trincheira onde foram encontrados muitos artefatos como balas e canhões.

  • Endereço: Seferpaşa, Naip Hamamı Sk. No. 01
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: 10 TL

Museu Panorama

Meuseu Panorama em Gaziantep na Turquia
Frente do Museu Panorama

Esse museu não pode ficar de fora da sua lista com o que fazer em Gaziantep. Isso porque nele você vai saber tudo sobre a batalha de Antep, um dos acontecimentos mais importantes da cidade. 

O museu é bem novo e fala da história da cidade de forma interativa com fotos, vídeos e tem até um grande cenário da guerra na cidade. Ao final, você pode tirar uma foto com um cenário dos heróis da guerra, imprimir ou enviar gratuitamente para o seu email.

  • Endereço: Seferpaşa, Derekenarı Cd No. 39
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: 10 TL

Museu de Arqueologia de Gaziantep

Bem próximo a região do castelo está o Museu de Arqueologia da cidade. É nele que você poderá ver exibições de artefatos que foram achados em escavações arqueológicas. As exibições são desde o período paleolítico até o início da República da Turquia.

  • Endereço: İncili Pınar, s/n.
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: 12,50 TL

Museu do Mosaico Zeugma

Museu Zeugma Mosaico Gaziantep
Museu Zeugma

Zeugma foi uma antiga cidade que fazia parte do antigo Reino de Comagena que hoje é a região de Gaziantep, na Turquia. Ela foi anexada a Roma e logo fez parte do império romano, sendo o local das casas de muitos oficiais de alta patente do império romano.

As casas de Zeugma e de toda a região tinham uma decoração impressionante com muitas pinturas e mosaicos. Tudo foi descoberto, resgatado e hoje está em exposição no museu do mosaico. 

O prédio é enorme e expõe dezenas de mosaicos de tamanhos impressionantes que estão praticamente inteiros. Além disso, neste museu você poderá ver o mosaico “Garota Cigana” que foi feito com as mesmas técnicas da monalisa, porém a mais de 2 mil anos atrás.

  • Endereço: Hacı Sani Konukoğlu Bulvarı Tekel Cd, No. 02
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: 40 TL

Mercados Públicos

Mercado do cobre em Gaziantep
Mercado do cobre

No centro antigo de Gaziantep é possível conhecer diversos mercados públicos. Todos eles ficam na mesma região e ao caminhar pela região, você vai acabar conhecendo vários ao mesmo tempo sem perceber, pois eles estão conectados. 

Zincirli Bedesten Market: Pequeno mercado com lojas de especiarias e lembrancinhas. Este mercado é mais organizado do que os demais, porque é coberto e climatizado, ou seja, é mais confortável para fazer compras. 

Elmaci Pazari: Neste mercado você também vai encontrar muitas especiarias e diversos tipos de castanhas. Por lá, é possível comprar pistache da melhor qualidade e experimentar doces locais.

Bakırcılar Pazari: Este é o mercado de cobre onde é possível ver lojas uma ao lado da outra vendendo vários tipos de peças feitas em cobre e outros metais. Além disso, você pode apreciar o trabalho dos artesãos que ficam fazendo suas peças na hora.

Mesquita Kurtulus

Mesquita Kurtulus Gaziantep
Mesquita da Independência

Essa mesquita se chama em português, Mesquita na Independência e teve início como uma igreja armênia no final do século 19. Contudo, depois da batalha de Antep, ela foi abandonada, porque os armênios ficaram contra a Turquia e acabaram fugindo da região porque perderam a batalha.

Depois disso, o local serviu como prisão até 1934 e depois foi convertida a mesquita. Da torre do sino da Igreja, fizeram o minarete onde são anunciadas as orações muçulmanas diversas vezes ao dia.

Bairro Bey

Entrada de uma cafeteria no bairro Bey em Gaziantep na Turquia
Cafeteria no Bairro Bey

O bairro Bey é um dos melhores lugares para passear em Gaziantep e se perder em suas ruas cheias de casarões históricos. É nessa região que você poderá ver pequenos museus como o Museu em Memória de Atatürk, que está na casa onde ele se hospedou quando visitou a Gaziantep em 1933.

Na região, você também vai ver muitas cafeterias e pode aproveitar para fazer uma pausa e tomar um chá típico do país ou quem sabe um café turco.

Museu da Cozinha Emine Gogus

Comida turca chamada Veli Nasik do Restaurante Et-se Et Şükret
Comida turca chamada Veli Nasik do Restaurante Et-se Et Şükret

Decidimos adicionar este museu como uma boa atração para quem quer conhecer mais sobre a gastronomia do país em geral. O museu está localizado num casarão histórico que pertenceu à família Emine Gogus e fala sobre a culinária turca e seus ingredientes. 

Nas salas do museu, você poderá ver exposições de peças como panelas, pratos e talheres tradicionais e históricos, bem como ingredientes e especiarias locais. Além disso, há uma breve exposição sobre a vida das famílias locais e como é a relação com os pratos locais.

  • Endereço: Karagöz Mah. Sadik Dai Sok. No. 16
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: 5 TL

Mesquita Omeriye

Esta é a mesquita mais antiga de Gaziantep, que em turco se chama Ömeriye Cami. Ao visitar esta mesquita, você poderá ver algumas inscrições que falam que foi construída em 1210, mas não se sabe ao certo quem mandou construí-la.

O minarete da mesquita foi todo feito em pedras pretas e brancas, o que dá um destaque e revela uma arquitetura diferente das demais. Neste minarete é possível ver marcas de balas que foram da defesa de Antep, a batalha pela independência da Turquia.

Jardim Botânico de Gaziantep

O jardim botânico da cidade fica um pouco afastado do centro, mas vale muito a pena visitar. Isso porque é lá que você poderá ver várias árvores de pistache, um dos frutos de maior qualidade do país.

Na mesma região vai abrir um museu do pistache que acreditamos que será uma inovação, pois nunca vimos um deste tipo em lugar nenhum do mundo. Quando você for lá, verifique se o museu já está aberto, pois deve ser uma ótima experiência para saber mais sobre o tema.

Seguro viagem para Turquia

É obrigatório contratar seguro viagem para Turquia? Não é obrigatório, mas é altamente recomendado! Dessa forma, você poderá contar com um seguro que garante que você vai aproveitar sua viagem sem preocupações. Isso porque o seguro viagem para Turquia tem cobertura para imprevistos, como malas extraviadas ou emergência médica, por exemplo.

Ao viajar para a Turquia, existe a possibilidade de que você tenha que fazer escala em algum país no Espaço de Schengen, e nesses países, o seguro viagem é obrigatório. É melhor prevenir do que remediar! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem, não apenas pelas questões de saúde, mas para evitar possíveis problemas legais.

Clique no botão a seguir e faça um orçamento sem compromisso. Você descobrirá que um seguro viagem não custa nem 5% do seu orçamento de viagem!

Quer saber mais sobre Gaziantep na Turquia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Gaziantep, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios na Turquia

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Gaziantep e suas atrações, é hora de fazer as suas reservas e programar a viagem. Por isso, deixamos abaixo várias sugestões de passeios por todo o país, através do Get Your Guide, uma empresa especializada em passeios no mundo inteiro e que é nossa parceira aqui no blog.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x