O que fazer em Adana, Turquia

por Andressa Silva

Quinta maior cidade da Turquia, encontrar o que fazer em Adana é fácil, pois a cidade antiga concentra a maior parte das atrações. Nós passamos 4 dias por lá e vamos falar todos os detalhes sobre a cidade neste artigo.

Nossa viagem aconteceu durante os últimos dias do ano, ou seja, estivemos na festa de réveillon da cidade. Apesar de parecer que a região não é a melhor para este período do ano, podemos afirmar que foi o melhor que tivemos em muito tempo. 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo damos todos os detalhes do que fazer em Adana e mais dicas de viagem. Por isso, abaixo está a lista que você pode clicar para ir direto a um tema que desejar.

Breve história de Adana

A história de Adana na Turquia vem de 10.000 a.C, mas uma das fases mais importantes foi durante o Principado Ramadânida, o que está mais presente hoje em dia. Apesar disso, andando pela cidade, podemos ver traços da história de diversos impérios. 

De acordo com a história, entre os anos 2.000 e 1750 a.C, existia no local o antigo reino de Anatólia chamado Quizuatena. A região foi dominada pelos Persas, Gregos, Seljúcidas e Mamelucos egípcios. Em seguida veio o principado Ramadânida, passou pelo império Otomano até o país se tornar independente e virar a República da Turquia.

Quantos dias ficar em Adana

Apesar de Adana ser a quinta maior cidade da Turquia, não há muitas atrações turísticas e passeios para ficar muitos dias. Isso quer dizer que com 2 dias você vai conhecer praticamente todos os pontos turísticos e as melhores regiões da cidade.

Você pode visitar as principais atrações e ainda vai ter tempo para ver as outras atrações que não são tão relevantes. Além disso, vai ter tempo para conhecer a região dos bares para ter uma noite agradável na cidade.  

Como chegar em Adana

Adana é uma cidade bem completa quando falamos em relação ao transporte. Isso porque há várias opções para chegar nela, principalmente partindo de cidades na Turquia de avião, ônibus ou trem. 

Avião: Nós chegamos em Adana de avião partindo da Antália e percebemos que há diversas rotas pelo país inteiro e que é bem barato viajar pela Turquia dessa forma. Além disso, o aeroporto de Adana fica muito próximo ao centro da cidade e à região turística. 

Ônibus: Saímos de Adana para Gaziantep de ônibus e também foi bem tranquilo. Compramos a passagem no centro da cidade numa avenida que tinha muitas empresas disponíveis. O serviço de transfer do centro até a rodoviária é incluído, mas você também pode ir direto para a rodoviária que fica a 5km do centro da cidade.

Carro: Quem prefere viajar com mais conforto e rapidez, alugar um carro é a melhor alternativa. Dentro da Turquia em geral, as estradas são boas e você vai conseguir dirigir com tranquilidade.

Trem: Você também pode chegar em Adana de trem pela TCDD, pois no país existem algumas rotas que levam até a cidade. A estação de trem fica na região central da cidade e também tem fácil acesso a diversos hotéis.

Veja rotas, valores e horários no site 12Go que faz uma comparação de todos os transportes.

Onde ficar em Adana

Idoso turco vestido com roupas tradicionais vendendo artesanato para mulher em Adana
Comprando artesanato no centro histórico de Adana

Nós diríamos que em Adana é fácil achar onde ficar, mas você deve ficar atento a região. Isso porque existem duas partes da cidade que são boas para ficar. A primeira é o centro comercial e a outra é uma parte mais organizada, tranquila e onde tem uma boa concentração de bares e restaurantes.

Abaixo estão as nossas dicas de hotéis para ficar em Adana

Hosta Hotel: Nós ficamos hospedados neste hotel e indicamos para quem quer economizar. Ele fica na parte comercial do centro e a partir de lá você pode fazer tudo andando, mas se quiser ficar lá, peça um quarto num andar alto, porque o barulho dos carros pode atrapalhar. 

Ibis Adana: Esse hotel já é um pouco mais confortável e está localizado entre a região comercial e o bairro dos bares de Adana. Nele, você também poderá conhecer a cidade toda a partir de uma caminhada.

Adana Yukselhan: Este hotel tem 3 estrelas e boa qualidade na hospedagem e serviços. Ele fica perto da estação de trem da cidade e da região dos bares e restaurantes de Adana, o que significa que você vai ficar numa ótima região.

Mavi Sürmeli: Esta é uma opção de hotel 4 estrelas para quem busca um hotel de maior qualidade. A sua localização é na parte do comércio no centro da cidade, mas você terá a vantagem de estar perto de tudo. 

Doubletree By Hilton Adana: Quem busca um hotel com mais luxo e sofisticação em Adana, pode contar com este hotel 5 estrelas. Além disso, você estará hospedado na região dos bares e restaurantes que é mais tranquila e organizada.

Veja todas as opções de hospedagem em Adana na Turquia e faça a sua reserva.

Bares e Restaurantes

A cidade de Adana tem muitas opções de bares e restaurantes para você provar o melhor da culinária turca. Nos dias que estivemos lá, fomos a vários lugares e por isso vamos indicar os melhores. 

O restaurante Yesil é simples, mas muito recomendado, pois tem um dos melhores Adanas Kebabs da cidade. Eles também servem frango, costela de cordeiro e uma cebola feita no carvão com especiarias que tem um sabor único. 

Foi no Bar Bolmonti que nós passamos o réveillon e tivemos a melhor experiência que poderíamos ter na cidade. Esse é o lugar para você tomar uma boa cerveja acompanhado de um petisco. Ele fica numa rua que tem muitos bares e na mesma região tem muitos restaurantes.

Para provar doces e pães recomendamos a doceria Özgelinkaya Cafe. Ela fica na parte do centro comercial de Adana e serve dezenas de lanches e doces. Na frente da doceria você poderá ver o cozinheiro preparando os doces na hora e as pessoas vão se servindo para pagar no final.

Aproveite que está no centro de Adana para tomar suco numa das diversas casas de suco da cidade. Além disso, não deixe de provar o salgan, um suco feito de nabo, bem azedinho e diferente de tudo.

O que fazer em Adana

Como falamos anteriormente, você pode visitar quase todas as atrações de Adana num dia só. Isso porque as atrações ficam perto uma das outras e você pode montar um roteiro a partir do seu hotel para ir caminhando e conhecendo todas.

Museu Monumental Kuruköprü e Casa Tradicional

Casa Tradicional Turca em Adana
Casa tradicional turca

A história desse local começou em 1839 quando o governo da época deu direitos às pessoas não muçulmanas de construir igrejas e escolas. Foi então que a sociedade grega mandou construir essa igreja católica que hoje é o monumento. 

Logo na entrada da igreja podemos ver um sol que está no frontão triangular da entrada, representando a iluminação. Além disso, há uma placa de mármore com inscrições gregas e portões de ferro.

Ao lado da igreja você também pode visitar uma casa tradicional com 4 ambientes e uma varanda. Na varanda há algumas placas que falam sobre as tradições das famílias locais e nos ambientes você verá uma sala de estar, uma sala de tecelagem, um quarto e a cozinha.

  • Endereço: Kuruköprü, Ziyapaşa Blv. 118
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: Entrada gratuita

Bairro Tepebag

Casa antiga no bairro Tepebag em Adana na Turquia
Casa antiga no bairro Tepebag

Tepebağ é o nome do primeiro bairro de Adana e está no centro velho da cidade. Caminhando por lá você poderá encontrar muitas casas tradicionais com uma arquitetura diferenciada e uma área de escavação. 

Na área de escavação do Monte Tepebag, que está em andamento, já foram encontrados diversos artefatos desde a Idade do Bronze. Em outras palavras, as escavações mostram que a área é povoada até os dias atuais.

Igreja do bebê

Essa é talvez a única igreja católica italiana de Adana e está localizada num bairro histórico da cidade. A história dela começou em 1880 quando foi construída em nome de São Paulo. Ela foi muito frequentada pelos armênios que moravam na região, mas depois da guerra da independência a igreja ficou quase sem uso.  

Na igreja tem estátua da virgem Maria que parece um bebê, por isso o pessoal passou a fazer referência a igreja falando que era a igreja do bebê e assim ficou até hoje. Aos domingos acontecem missas, mas ela fica aberta à visitação durante a semana.

Mesquita do Óleo

Em meio ao centro comercial fica esta mesquita que na língua local se chama Yag Cami. O nome original dela era Mesquita Velha, mas por causa de um mercado de óleos que tinha bem em frente, ela passou a ser chamada mesquita do óleo.

Primeiramente o espaço foi uma igreja, mas em 1501 foi convertido em mesquita e 24 anos depois o seu mirante foi construído. No entanto, há diferentes histórias quanto à construção desta mesquita, pois ela tem características típicas de uma grande mesquita no estilo seljúcida, que não tem nada a ver com a estrutura de uma igreja.

Na parte de fora podemos reparar nos beirais que foram importantes na marcenaria da época, e o pátio cercado de pequenas salas e um portão monumental que contrasta com a simples estrutura da mesquita. Apesar de tudo isso, sua estrutura não é toda original, pois uma parte dela sofreu com o grande terremoto de 1998.

Grande Torre do Relógio

Torre do relógio de Adana
Torre do relógio de Adana

O Büyük Saat é a grande torre do relógio de Adana que tem 32 metros de altura e 35 metros de fundação. Ela foi construída entre 1881 e 82 com pedras lapidadas e um relógio que foi trazido da Alemanha. 

Na época que a torre foi construída haviam muitas torres em diferentes cidades do império otomano, mas essa era a mais alta de todas e teve grande importância na época. Hoje em dia essa torre ainda tem grande importância pela história e localização. Por fim, vale comentar que a torre do relógio é toda original, pois não sofreu com o terremoto de 98.

Mansão Ramazanoğlu

A Ramazanoğlu Madrasa é uma mansão que foi construída em 1495 por Ramazanoğlu Halil Bey, na época que Adana era um principado. Nesta região você ainda poderá ver o Hamam e a Mesquita do Palácio, mas nenhum deles é aberto para visitação. 

Este é o lugar onde os turcos vêm para ter um pouco de paz e fugir do burburinho do centro comercial. Há um belo jardim e você poderá sentar para tomar um café turco ou chá, rodeado de prédios históricos que chegam a ter mais de 700 anos.

Ali perto também é possível visitar o Museu İlter Uzel Tıp ve Diş Hekimliği, que é uma espécie de museu da medicina. Ele é pequeno, mas tem exibições de materiais antigos usados em hospitais e clínicas, bem como remédios e livros sobre saúde e medicina. 

Grande Mesquita de Adana

A Ulu Cami é a grande mesquita de Adana que é um dos edifícios mais importantes da cidade em termos de tamanho e história. Na mesquita há 3 inscrições que revelam que ela fez parte dos períodos Seljuk, Mamluk e Otomano, pois teve sua construção iniciada em 1513, mas só foi concluída em 1541.

Logo na entrada do pátio podemos ver dois grandes portões e uma estrutura feita em mármore preto e branco. Na mesquita em si, que tem o formato retangular, vemos colunas altas com arcos e azulejos históricos que são belíssimos.

Ao sair da mesquita, recomendamos caminhar até o rio para visitar a Ponte de Pedras que foi construída no período romano. Nela é possível ver diversos vendedores, pescadores e pessoas jogando pães para gaivotas que ficam por lá.

Museu do cinema de Adana

Este é um pequeno museu com exibições dos cineastas, atores e escritores da Turquia. Alguns desses artistas são também de Adana, o que faz a visita ser mais interessante, pois é possível conhecer um pouco mais da cultura local.

Apesar do local não ser uma grande atração, nós recomendamos a visita porque faz parte da história e cultura de Adana. Dentro do museu, você poderá ver algumas estátuas de cera, cartazes, fotos e filmes antigos. 

  • Endereço: Kayalıbağ, Seyhan Cd.
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: 2,50 TL

Museu Atatürk

Museu Ataturk em Adana na Turquia
Museu Ataturk

Este museu fica num prédio histórico do século 19 que foi uma casa tradicional de Adana. Ela foi usada para hospedar Atatürk e sua família quando eles visitaram Adana em 15 de Março de 1923. 

O espaço virou um bem cultural, foi desapropriado, restaurado e em 1981 virou museu. Ao visitar, além de conhecer uma casa tradicional de Adana, você verá a casa toda completa com móveis da época que foram usados por eles e uma exposição de fotos, jornais, livros e roupas antigas.

  • Endereço: Kayalıbağ, 26009. Sk. No:1
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h30 às 17h
  • Preço: Entrada gratuita

Mesquita Central Sabancı Merkez

Mesquita central de Adana Turquia
Parque e Mesquita Central

Esta é a mesquita central de Adana com capacidade total para 28 mil pessoas nos seus 6.600 metros quadrados. Ela foi construída no estilo da arquitetura otomana clássica e tem sua estrutura parecida com a Mesquita Azul que fica em Istambul.

Sua estrutura é impressionante, pois ela tem a cúpula principal com diâmetro de 32 metros, 6 minarete com 99 metros que representam o 99° ano de Ala. Além disso, no pátio você poderá ver as 28 cúpulas representando os 28 profetas mencionados no Alcorão.

De frente a Mesquita Central, fica um grande parque que é chamado de Parque Central onde os moradores locais vão passear e praticar esportes. No dia que visitamos, estava acontecendo uma competição esportiva entre escolas da região e nos divertimos um pouco.

Caminhando pelo parque, você vai ver uma ponte nas margens no rio que liga a outro parque para visitar a cafeteria que fica na torre para ver a cidade do alto. Contudo, recomendamos que vá ao final da tarde para ver o pôr do sol.

Seguro viagem para Turquia

É obrigatório contratar seguro viagem para Turquia? Não é obrigatório, mas é altamente recomendado! Dessa forma, você poderá contar com um seguro que garante que você vai aproveitar sua viagem sem preocupações. Isso porque o seguro viagem para Turquia tem cobertura para imprevistos, como malas extraviadas ou emergência médica, por exemplo.

Ao viajar para a Turquia, existe a possibilidade de que você tenha que fazer escala em algum país no Espaço de Schengen, e nesses países, o seguro viagem é obrigatório. É melhor prevenir do que remediar! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem, não apenas pelas questões de saúde, mas para evitar possíveis problemas legais.

Clique no botão a seguir e faça um orçamento sem compromisso. Você descobrirá que um seguro viagem não custa nem 5% do seu orçamento de viagem!

Quer saber mais sobre Adana na Turquia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Adana, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios na Turquia

Agora que você já sabe o que fazer em Adana, na Turquia, e conhece um pouco da história local, é hora de se programar. Portanto, deixamos abaixo diversas sugestões de passeios pelo país para você ter uma viagem completa.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Wilson
Wilson
1 ano atrás

Sou fã de Adana !!

Mirna
Mirna
1 ano atrás
Responder para  Andressa Silva

Tem sim, é só ir num dia de verão com sensação de 43 graus 🥵

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x