O que fazer em São Petersburgo, Rússia: dicas de viagem

por Flávio Mendes

Entre pontes, rios e prédios charmosos, se destaca uma das cidades mais bonitas da Rússia, São Petersburgo. Por isso e outros motivos, há uma longa lista para falarmos sobre o que fazer em São Petersburgo.

São Petersburgo já foi a capital do país por 2 séculos e com certeza foi uma das cidades que mais gostamos de conhecer. Além disso, hoje é Patrimônio Cultural da Unesco, com seus prédios históricos que lembram algumas cidades da Europa. 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Fizemos esse guia prático de São Petersburgo para que você possa incluir na sua lista de destinos. Abaixo estão os assuntos que falamos aqui no artigo e você pode clicar direto no tema desejado. 

História de São Petersburgo

A cidade de São Petersburgo foi fundada em 1703 por Pedro Alexeievich Romanov. Ele também era conhecido e chamado de “Peter the Great”, que quando traduzimos para o português, é “Pedro, o grande”.

São Petersburgo significa “cidade de Peter” mas teve seu nome modificado duas vezes. Uma das vezes foi chamada de Petrograd e depois Leningrad, logo após a primeira guerra mundial em homenagem ao comunista e revolucionário Vladimir Lenin. 

Contudo, a cidade voltou a ser chamada de São Petersburgo após a queda da União Soviética. Hoje em dia, a cidade é considerada capital cultural da Rússia e região mais ocidentalizada do país.

Quando viajar à São Petersburgo

Como toda boa cidade russa, o frio é intenso no período de inverno e faz um pouco de calor nos meses de verão. Os meses de temperaturas negativas vão de dezembro a fevereiro, mas no geral, também fica frio de novembro a março. 

Em abril a primavera chega, a neve começa a derreter e o calor alegra os visitantes. Em contrapartida, o mês de junho é o de maior movimento de turistas na cidade, quando o verão chega e o sol fica presente durante quase todo o dia e noite. 

Junho é especialmente visitado a partir do dia 11 até dia 2, mais ou menos, porque as “Noites Brancas” ganham presença e o sol se põe por apenas algumas horas. Já os meses de julho e agosto são os mais quentes com as temperaturas beirando os 22°C.

Ainda falando sobre o clima e as temperaturas em São Petersburgo, os meses de setembro a outubro têm clima moderado e acima de tudo, são super agradáveis, embora chuvas e ventos espantem um pouco os turistas. 

Como chegar em São Petersburgo

Existem diversas formas de chegar a São Petersburgo, pois a sua localização é de fácil acesso. Você pode pegar um voo saindo do Brasil com escala na europa ou pode usar outros meios de transporte no trecho final.

Avião: O aeroporto da cidade se chama Pulkovo (LED) e fica a 20km de distância do centro. Desta forma, é possível sair do aeroporto de ônibus que liga para a linha 2 do metrô, de táxi ou reservando o serviço de transfer

Trem: Nós chegamos na cidade vindo de Moscou pela Transiberiana, essa que aliás é uma das melhores escolhas. Falo isso porque você vai ter a experiência de estar na maior ferrovia do mundo.

Ônibus: Saímos de São Petersburgo para Tallinn numa viagem de ônibus. Sem dúvidas os serviços de transporte entre as cidades vizinhas são de ótima qualidade e você pode fazer essa ou outras rotas que estão disponíveis no site 12Go.

Carro: Alugar um carro é uma das melhores opções para chegar ou sair de São Petersburgo. Aproveite para rodar a cidade com o carro e conhecer lugares próximos num bate e volta. 

Bares e Restaurantes em São Petersburgo

Pyshka donut Russo
Pyshka com café

Opções para provar uma boa refeição da culinária russa é o que não faltam em São Petersburgo. Não apenas para comer algo local, como também provar alguma bebida russa, nem que seja um café quentinho. 

Em falar no café quentinho, a Bakery F. Volcheka é uma rede de cafeterias e espécie de padaria que serve pães, folhados e tortas. O lugar é perfeito para se esquentar, tomar café e experimentar um dos pães fresquinhos que são feitos por lá.

Se busca um local simples para o fim da tarde, recomendamos muito que você conheça o Pyshechnaya. O local é quase que histórico e lá você vai poder tomar café com leite e se deliciar com o melhor Pyshka da Rússia, uma tipo de donut polvilhado com açúcar que pode ser servido com leite condensado.

Para almoçar, o Marketplace é nossa sugestão, pois é bem acessível, moderno e aconchegante. O almoço executivo inclui uma salada, prato principal e bebida à sua escolha. Além disso, o espaço oferece uma enorme diversidade de pratos, bancada de massas frescas, sobremesas e bebidas. 

Onde ficar em São Petersburgo

Você pode encontrar acomodação de todos os valores em São Petersburgo. A grande maioria fica no centro da cidade, em prédios históricos. Não esqueça de fazer suas reservas sempre pelo Booking.com para ser cliente preferencial Genius e ter mais descontos!! 

Abaixo ficam algumas sugestões de hospedagem em São Petersburgo:

Soul Kitchen Hostel: É uma espécie de hostel boutique com quartos individuais e compartilhados. A nota e as avaliações são excelentes, o que mostra uma ótima relação custo-benefício para o mochileiro.

Friends on Fontanka: Esta é uma opção com duas estrelas que oferecem um pouco mais de privacidade para quem quer economizar. São quartos para até 4 pessoas e studios compactos, porém completos.

Plus Centre Hotel: Quem deseja um hotel com mais luxo, recomendamos este 4 estrelas que faz parte da rede Best Western, tão conhecida pelos brasileiros. Com quartos modernos e localização central, temos certeza que a estadia será ótima. 

Saint-Petersburg Hotel: Super bem localizado, este hotel 4 estrelas oferece quartos com vista panorâmica do rio. Além disso, ele oferece piscina interna, lounge, spa e um restaurante na cobertura.

Dom Boutique Hotel: Por fim, mas não menos importante, este hotel 5 estrelas é sinônimo de uma viagem perfeita. Toda sua estrutura é pensada para o hóspede ter conforto total em suas comodidades luxuosas e sofisticadas. 

Veja todas as opções de hospedagem em São Petersburgo e faça a sua reserva!

O que fazer em São Petersburgo, Rússia

O centro histórico de São Petersburgo é cheio de prédios históricos e atrações. Dessa forma você pode perder horas e horas andando e observando a arquitetura local. Como há muito o que fazer em São Petersburgo, neste guia vamos colocar os principais pontos que visitamos e falar um pouco sobre cada um deles. 

Museu Hermitage

Museu Hermitage em Irkutsk na Rússia
Museu Hermitage

O Museu Hermitage é uma das principais atrações da cidade pelo seu tamanho e esplendor. Ele é um dos melhores museus do mundo, sendo popularmente chamado de ”Louvre da Rússia”. 

O museu teve suas exposições exibidas apenas no Pequeno Hermitage por muito tempo, porém ainda existe um complexo que inclui o Velho Hermitage. Todo o complexo é composto pelo Palácio Menshikov, Grande Hermitage, Teatro do Hermitage, Palácio do Estado Maior e Novo Hermitage.

Além disso, ainda existe o Palácio de Inverno que foi a residência oficial dos monarcas russos entre 1732 e 1917. Por lá, você verá exposições que vão desde a pré-história, passando pela cultura russa.

O ingresso do Museu Hermitage pode ser comprado com antecedência para evitar filas e ainda inclui áudio e guia. No entanto, você também pode fazer uma visita guiada com um especialista no assunto. 

Praça do Palácio

Praça-do-Palacio-o-que-fazer-em-Sao-Petersburgo
Praça do Palácio

A praça do palácio fica entre o palácio de inverno e o edifício do estado maior. Na praça está a grande coluna Alexander, também conhecida como coluna Alexandrina. Esse monumento foi levantado em homenagem ao imperador Alexandre I que lutou contra a França na invasão da Rússia na guerra patriótica.

Fazendo um passeio guiado para o Hermitage, você também terá a oportunidade de conhecer mais detalhes deste local. O guia vai te falar sobre o complexo numa apresentação completa.

Edifício do Estado Maior

O prédio serviu de sede do estado maior, para o ministro das relações exteriores e de finanças do país. O prédio é monumental, com seus incríveis 580 metros de largura e conta com um arco do triunfo em homenagem à vitória da guerra. 

Para visitar o Edifício do Estado Maior, você deve comprar o ingresso com antecedência. Durante a visita você terá um áudio guia para te apresentar as exposições de arte contemporânea e pinturas francesas, por exemplo.

Avenida Nevsky Prospekt

Casa Singer e Livraria Dom Knigi em Irkutsk na Rússia
Casa Singer e Livraria Dom Knigi

A Nevsky Prospekt é uma das principais avenidas da cidade e numa breve caminhada já é possível ver muito do que fazer em São Petersburgo. Por lá, é essencial a visita à Casa Singer, que também é conhecida como a casa dos livros. 

A Casa Singer abriga uma grande livraria chamada Dom Knigi, onde é possível ver desde obras clássicas russas, até livros atuais. O prédio foi feito pela empresa Singer no mesmo formato da sede em Nova York, porém bem mais baixa. Isso porque na época de sua construção nenhum outro prédio poderia ser mais alto que o palácio de inverno.

A Catedral de Nossa Senhora de Kazan também fica na avenida. Ela passou pela guerra patriótica que aconteceu um ano após a finalização de sua construção, mas ainda assim sua arquitetura continuou incrível. Isso se dá aos pilares em toda área externa que se estendem por 90m de comprimento.

Forte Peter e Paul

Fortaleza Peter e Paul em Irkutsk
Fortaleza Peter e Paul

Lá está uma das estátuas de Pedro, o Grande, ou seja, de Peter Alexeyevich que foi o fundador de São Petersburgo em 1703. Ele construiu a fortaleza para proteger a capital da guerra do norte, mas acabou não sendo utilizada. 

Anos depois foram construídos os 6 baluartes da cidadela e serviu de palco de execuções e foi uma prisão no governo Bolshevik. Atualmente o local é visitado por milhares de turistas, pois abriga a Prisão do bastião de Trubetskoy e a Catedral de Peter e Paul. 

Você ainda pode fazer o passeio com um guia que vai falar detalhes da história do local e te apresentar toda a região da fortaleza. 

Navio Aurora em Irkutsk na Rússia
Museu do Navio Aurora

Navio de guerra russo que está preservado e hoje é um museu aberto à visitação. Ele foi o primeiro dos 3 navios que foram construídos em São Petersburgo, do qual esteve envolvido na guerra russo-japonesa e na segunda guerra mundial. 

Os outros dois navios acabaram sendo naufragados durante as batalhas e apenas o Aurora voltou para casa. Para visitar, você pode comprar City Pass de São Petersburgo que inclui essa e dezenas de atrações na cidade.

Igreja do Salvador do Sangue Derramado

Igreja-do-Sangue-Derramado-o-que-fazer-em-Sao-Petersburgo
Igreja do Sangue Derramado

Essa igreja foi construída em homenagem à morte do imperador Alexandre II que morreu naquele local. Sua arquitetura é bem diferente de todas as outras igrejas em São Petersburgo, pois o estilo é o medieval russo. 

Para visitar, uma boa opção é fazer uma visita com guia para ter mais detalhes da coleção de mosaicos, por exemplo. Outra opção é fazer o passeio dos 30 destaques de São Petersburgo, mas não inclui ingresso dos locais.

Catedral Santo Isaac

A Catedral de Santo Isaac é a maior igreja da Rússia e a segunda maior igreja ortodoxa do mundo. A estrutura gigantesca da igreja que vemos hoje em dia, foi a quarta a ser construída no local e durou 40 anos para finalização.

Durante a segunda guerra mundial, a cúpula foi pintada de cinza para não chamar a atenção de aeronaves inimigas. Com o ingresso em mãos, você pode visitar a catedral e subir os 262 degraus que levam à colunata.

Passeios em São Petersburgo

Finalizando nossa lista sobre o que fazer em São Petersburgo deixamos mais sugestões de passeios pela cidade. Você pode escolher as melhores excursões e fazer as suas reservas com antecedência com o Get Your Guide, nosso parceiro de confiança no mundo todo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x