Viajar de carona na China é, sem dúvida, uma experiência única. Nossa primeira carona durante a viagem pelo país foi entre Xangai e Hangzhou, duas cidades dinâmicas e culturalmente ricas, localizadas a apenas 180 km uma da outra. Como o conceito de carona não é muito comum por lá, ficamos inseguros sobre como funcionaria — mas, surpreendentemente, foi mais fácil do que imaginávamos.
Neste relato, vamos compartilhar o passo a passo de como conseguimos uma carona de Xangai até Hangzhou, as estratégias que utilizamos para contornar as barreiras culturais e linguísticas, e algumas dicas essenciais para quem deseja tentar essa aventura pela primeira vez na China.
O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Carona de Xangai até Hangzhou: Passo a Passo
O trajeto entre Xangai e Hangzhou é curto, considerando o tamanho do país, então só precisamos de uma única carona para completar o percurso. Aqui está um guia passo a passo de como fizemos:
- Deslocamento até o Ponto de Carona: Pegamos o metrô da linha 9 (¥7) até a estação Songjiang Sports Center. Da saída número 3, atravessamos a avenida em frente e viramos à esquerda na outra avenida, encontrando o pedágio da rodovia G60.
- Escolha do Local: Tentamos aguardar depois do pedágio, mas fomos orientados pelo funcionário a esperar antes dele. Essa área era mais confortável, com sombra das árvores e um fluxo mais lento de carros, facilitando para quem quer pegar carona de Xangai até Hangzhou porque os carros vão mais devagar.
- Estratégia e Comunicação: Como a carona é algo incomum na China, preparamos uma placa improvisada: escrevemos “carona” em chinês (搭便车 – Dabianche) e o nome da cidade de destino (杭州市 – Hangzhou) em folhas de papel para facilitar o entendimento. Além disso, o gesto tradicional do dedão para cima não é muito reconhecido, mas usamos em conjunto com a placa, um sorriso e sem óculos escuros para passar confiança.
Se você nunca pegou carona e quer se aventurar, recomendo que leia nosso post com dicas essenciais da China.
Como foi a Carona de Xangai até Hangzhou
Aguardamos cerca de 1h30 até que um carro parasse. Dois homens nos ofereceram carona, e mesmo sem falar inglês, foram simpáticos e tentaram se comunicar durante o percurso. A viagem durou pouco mais de uma hora, com uma parada rápida para o banheiro. Eles até nos ofereceram água antes de seguirmos viagem.
Ao final, nos deixaram em uma estação de metrô em Hangzhou, facilitando nossa chegada ao destino final.
Seguro Viagem para Aventuras de Carona na China
Viajar de carona, especialmente em um país como a China, pode ser uma experiência emocionante e enriquecedora. No entanto, é fundamental garantir que tudo corra com segurança. Ao pegar uma carona de Xangai até Hangzhou, por exemplo, há sempre a possibilidade de imprevistos, como dificuldades de comunicação, problemas mecânicos ou até mesmo questões de saúde.
Ter um seguro viagem na China que cubra atendimento médico, extravio de pertences e até assistência em situações de emergência é essencial para evitar preocupações. Além de trazer tranquilidade, o seguro oferece apoio em caso de qualquer contratempo, tornando a aventura mais segura e muito mais tranquila.