Bhaktapur, no Nepal, é uma das antigas cidades reais do país e fica bem perto de Kathmandu, ou seja, é bem fácil conhecê-la em um bate-volta de um dia. É famosa por suas cerâmicas e artesanatos, sendo um dos melhores lugares para fazer compras no país.
Neste post nós vamos explorar o que fazer em Bhaktapur, sua história e deixar dicas de como chegar e onde ficar, para você fazer uma viagem completa e possa aproveitar suas aventuras ao máximo.
O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene às vezes não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Um pouco de história
A história de Bhaktapur vem desde o século VIII, já foi uma das capitais do Nepal entre os séculos XII e XV. Ficava no meio da antiga rota indiana de comércio de artesanato que ia da Índia até o Tibet.
Apesar do terremoto de 2015, ela ainda é a mais preservada das capitais do Nepal. Além disso, os carros são proibidos de circularem na região de Durbar Square, o que torna o passeio mais agradável.
Como chegar em Bhaktapur no Nepal
É possível chegar de duas formas em Bhaktapur: táxi e ônibus. A cidade fica a apenas 13 km de Kathmandu e você pode conhecer num passeio de um dia.
- Taxi: essa é a alternativa mais cara, só que a mais confortável e rápida. Os táxis custam entre 800 Rs e 1200 Rs. Essa opção é legal para quem está com uma galera, porque dá para rachar a corrida. A viagem dura entre 20 e 30 minutos.
- Ônibus: foi a alternativa que eu usei, pois o valor é totalmente desproporcional ao táxi, custando apenas 40 Rs. Os ônibus partem de um estacionamento de ônibus que fica ao lado do Ratna Park. A viagem dura entre 40 minutos e 1 hora, dependendo do trânsito.
Onde ficar em Bhaktapur
Para quem procura sossego, ficar alguns dias em Bhaktapur pode ser uma opção. Também é possível passar uma noite na cidade e até estava nos meus planos, mas achei os hotéis um pouco caros para o meu orçamento na época da viagem.
O que fazer em Bhaktapur
Todas as atrações da cidade se concentram na região da Durbar Square (praça real). É necessário pagar 1500 Rs para entrar, transitar ou cruzar essa região. Se sua intenção é ficar mais de um dia por lá, pegue uma permissão para poder circular por uma semana dentro da Durbar Square, pagando o mesmo valor.
Na hora de comprar seu ticket basta mostrar seu passaporte e dizer que vai se hospedar nessa região. O ticket dá direito a circular na região de Durbar Square, Pottery Square, Taumadhi Square e Dattatraya Square.
Pottery Square
A Pottery Square é uma das praças de Bhaktapur onde ficam expostos vasos de cerâmica, como o nome já fala ao traduzir para português. Sendo assim, no local você pode ver os artesãos fazendo seus vasos e potes de cerâmica em antigas rodas de madeira. Tudo é exposto e vendido ali mesmo na rua.
Taumadhi Square
É a segunda praça mais importante de Bhaktapur, no Nepal. Nela se concentram alguns dos mais bonitos templos da cidade e por isso recomendos que você aproveite para visitar com calma e observar a região ao redor com seus costumes e cultura.
Nyatapola Temple
É uma grande pagoda que fica em Taumadhi Square. Nela, você pode subir seus degraus e tirar fotos com uma vista de parte de Bhaktapur. Além disso, você pode observar e fazer boas fotos com as estátuas ao lado da escadaria!
Durbar Square
A praça real de Bhaktapur é uma das 3, junto com a de Kathmandu e Patan, que existem nas antigas capitais do Nepal. Nela se concentram os principais templos e atrações da cidade. Boa parte desses templos foram destruídos pelo terremoto de 2015, mas mesmo assim ainda é possível ver muitas coisas.
Fifty Five Window Palace e Golden Gate
É o palácio real de Bhaktapur onde ocasionalmente acontecem cerimônias. Não é possível visitar seu interior, mas vale a visita em seu entorno, pois é bem interessante. Também recomendo fazer uma pausa numa das cafeterias da região.
Vatsala Durga
Foi um dos templos destruídos pelo terremoto. Era um pequeno templo com uma escadaria onde é possível subir e ver a cidade do alto e tinha até um sino que era possível tocar e hoje infelizmente não temos mais o prazer de ouvir o som dele.
Dattatraya Square e Temple
A Dattatraya Square é a praça mais antiga da cidade e por isso os visitantes consideram o local como um museu a céu aberto com muitas coisas construídas em madeira. Já o Dattatraya Temple é um templo feito em madeira que diz a lenda ter sido feito a partir de um único tronco de árvore. O templo é dedicado a Dattatraya que é uma mistura de Brahma, Vishnu e Shiva.
Peacock Window
Para finalizar, indico que conheça a Peacock Window, uma escultura de pavão, toda talhada em madeira, com diversos pássaros ao redor. Isso porque o local é conhecido e considerado como uma das mais belas esculturas do país.
Passeios em Bhaktapur
Agora que você já sabe o que fazer em Bhaktapur, no Nepal, e viu minhas dicas de visitas na região, pode considerar fazer alguns passeios. Abaixo deixo as dicas de passeios na cidade e em toda região para você fazer bate e volta, ou quem sabe um passeio guiado para ter mais informações e conhecer pessoas durante sua viagem.