Turismo na Albânia: Tudo sobre o país

por Flávio Mendes

Viajar pela Albânia foi uma das surpresas da nossa volta ao mundo e nos surpreendeu bastante. Pensando nisso, viemos mostrar o que você deve saber antes de fazer turismo na Albânia através deste guia prático pelo país.

A Albânia tem uma mistura de montanhas e história, com praias belas e paisagens de tirar o fôlego. Além disso, o país é acolhedor, com um dos povos mais humildes e hospitaleiros que já conhecemos pela Europa.

Se você assim como nós ama sol, calor e praias, esse lugar foi feito pra você. Mas se também ama se aventurar por montanhas, fazer trilhas e conhecer sobre as civilizações passadas, esse artigo ainda continua sendo para você.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo abordaremos diversos temas sobre o turismo na Albânia, assim como fatos sobre o país para você saber antes de viajar. Portanto, abaixo deixamos a lista com esses temas para você clicar e ir direto ao assunto que desejar.

O que saber antes de fazer turismo na Albânia

Se estiver planejando uma viagem para a Albânia não deixe de ler esse artigo até o fim, pois falaremos tudo sobre a Albânia e o que saber antes de planejar sua viagem. Dessa forma, você poderá fazer turismo na Albânia sem preocupações, afinal, estamos falando de um país que não é muito popular entre os viajantes brasileiros.

Onde fica a Albânia

Mapa da Albânia
Mapa da Albânia

A Albânia fica na Europa, na região conhecida como Balcãs e faz fronteira com Macedônia e Kosovo ao leste, Montenegro ao norte e Grécia ao sul e sudeste. É um país relativamente pequeno, mas de difícil locomoção devido às estradas montanhosas e ao transporte público precário.

O país tem um dos mares mais bonitos da região, mas com a vantagem de ser muito mais barata do que seus vizinhos Croácia e Grécia. Poderíamos falar que muitas praias da Riviera Albanesa são bem melhores do que as da Grécia, por exemplo, porque conhecemos bem ambos os países.

Visto para Albânia

A Albânia não faz parte do Tratado de Schengen, mas está em negociação para fazer parte da União Europeia. Portanto, o tempo de estadia no país é contato de forma separada. Assim como em países como a Bulgária, Ucrânia e Romênia, por exemplo, nós brasileiros podemos ficar até 3 meses como turistas.

Não necessitamos de visto prévio e ainda pode acontecer do agente de imigração não carimbar seu passaporte, como aconteceu com a gente. Apesar de estranho, dizem que é normal, que tem hora que eles carimbam e outras não.

Ficamos preocupados com isso, já que na saída do país poderia dar problema. Consultando com brasileiros que haviam visitado o país, vimos que alguns deles também não tinham o passaporte carimbado e ficamos mais tranquilos.

Língua da Albânia

Língua da Albânia
Língua da Albânia

O albanês é a língua falada no país, sendo classificada como uma língua indo-europeia. Inicialmente pode ser parecida com o italiano ou grego e até o sotaque soar parecido, mas logo você vai perceber que a língua albanesa não tem relação com nenhum desses idiomas.

É uma língua bonita, porém difícil já que as palavras são completamente diferentes das que conhecemos e herdamos de outras línguas. Ela ainda se divide em 2 dialetos principais chamados Tosk e Gheg. A língua albanesa ainda é falada por parte da população de países vizinhos como a Macedônia e o Kosovo, por exemplo.

Por último, vale comentar que você não precisa falar a língua para fazer turismo na Albânia, mas é essencial que saiba inglês para se comunicar. Isso porque algumas pessoas de lá falam bem o idioma e é a melhor forma de se comunicar em qualquer lugar do mundo.

Moeda da Albânia

Nota de 200 Lek Albanês
Nota de 200 Lek Albanês

A moeda da Albânia se chama Lek albanês (ALL) e por isso ela é utilizada apenas no país. O lado bom é que a Albânia é um país barato para viajar, porque tem uma das economias mais fracas da Europa.

Quem está indo fazer turismo na Albânia, o recomendado é levar Euro e trocar nas casas de câmbio (que são poucas) ou sacar em caixas eletrônicos. Cartões de crédito não são aceitos tão facilmente pelo país.

Geografia e população

Montanhas do litoral da Albânia
Montanhas do litoral da Albânia

O país é de um lado montanhoso, enquanto do outro é contornado pelo mar. Normalmente as estradas que contornam o mar ficam a altas altitudes com pequenas pistas que descem e dão acesso às praias, muitas vezes só acessíveis de carro.

Como falamos anteriormente, viajar pelo país cheio de estradas montanhosas e pouquíssimas opções de transporte público, pode ser um pouco complicado. Por isso, recomendamos que alugue um carro para viajar por lá.

A extensão territorial da Albânia é de 28.748km2 com uma população de 3 milhões de habitantes. Cerca de 1/3 desses habitantes vivem em Tirana, que é a capital e maior cidade do país.

Quem gosta de praias, vai ficar super satisfeito ao viajar para a Albânia, afinal são quase 450 km de costa, com praias lindas de mar azul turquesa como nossa favorita, Ksamil. Os mares Adriático e Jônico fazem um show à parte e por isso é o principal atrativo para o turismo na Albânia.

História e economia

BunkArt
BunkArt 2

A Albânia fez parte do Império Otomano por mais de 400 anos, por isso você vai perceber diversas características na arquitetura e monumentos históricos. O país fez parte do regime comunista, mas rompeu relações com a União Soviética em 1961.

Em seguida se aliou à China, mas em 1978 o ditador Enver Hoxha rompeu suas relações com ela e com todos os países do mundo. Isso fez com que a Albânia se tornasse o país mais isolado do mundo por quase 50 anos.

Durante este tempo poucas pessoas podiam entrar ou sair do país, excluindo total possibilidade de turismo na Albânia. Contudo, isso durou até 1990, quando a Albânia começou a procurar laços com o ocidente.

Em 1992 o partido democrata ganhou as eleições e entrou no governo. A partir daí as coisas melhoraram, em relação a abertura do país, mas a Albânia ainda vem se reerguendo e se recuperando do atraso de todos esses anos.

Um dos principais influenciadores desse crescimento tem sido o turismo na Albânia que vem crescendo a cada ano. Sobretudo, a Albânia tem se mostrado cada vez mais um destino de verão.

Bandeira da Albânia

Bandeira da Albânia
Bandeira da Albânia

A bandeira da Albânia se destaca por sua cor vermelha, com uma águia de duas cabeças estampada. O desenho vem de Gjergi Kastriot Skanderbeg que liderou a revolta contra o império Otomano no século 15.

Mas nem sempre foi dessa forma, pois essa batalha trouxe a independência da Albânia por 35 anos apenas, que foi entre 1443 e 1478. Após esse tempo, a Albânia voltou a pertencer ao império Otomano.

A partir daí a bandeira passou por pequenas transformações e voltou a ser utilizada apenas em 1912, com a independência do país.

Religião da Albânia

Mesquita Et’hem Bey em Tirana Albania
Mesquita de Et’hem Bey em Tirana

A religião predominante do país é o Islamismo, mas não vimos mulheres usando burca, por exemplo. Acreditamos que seja algo mais leve, pois é praticado por 40% da população. 

Ainda assim, outros 30% são Cristãos, esses divididos entre Católicos e Ortodoxos que estão espalhados pelo país. O restante da porcentagem pode ser contada como ateísta ou praticam outro tipo de religião.

É perigoso fazer turismo na Albânia?

Pessoas de frente a praia de Ksamil
Amigo que fizemos na Albânia

Antes de viajar para a Albânia, ouvimos comentários e alertas de ser um país perigoso. Contudo, desconfiamos e fomos ver como realmente é, pois entre tantos lugares que já fomos, muitos boatos são falados. 

Durante as diversas caronas que pegamos no país algumas perguntas vinham à tona, como: Já te falaram que aqui era perigoso? Já te falaram que aqui só tem gângster? A verdade é que tinham nos falado, mas acabamos dizendo “não” em todas as vezes. 

Isso porque a Albânia foi um dos países onde nos trataram da melhor forma possível por entre tantos que passamos até hoje. Com toda certeza viajar e fazer turismo na Albânia não é perigoso, ainda mais com um povo solidário, sorridente e sempre disposto a ajudar.

Não é difícil alguém puxar papo com você e te oferecer um café e uma boa conversa. Assim como não é difícil pegar carona ou alguém te oferece ajuda. Nós, por exemplo, pegamos 20 caronas de norte a sul do país, percorrendo quase 500 km.

Não precisamos esperar mais do que 10 minutos para alguém parar e vir nos ajudar e quando falávamos que éramos brasileiros o sorriso vinha na hora. Eles amam nosso país e claro, o futebol. 

Em resumo, achamos o país super seguro e em momento algum nos sentimos intimidados ou com medo. É bem triste ver um país sendo taxado dessa forma por pessoas que às vezes nunca pisaram lá. 

Por último, a dica que podemos dar é para você ir o quanto antes, pois o turismo na Albânia ainda não caiu na moda, não está superlotado e caro.

Quer saber mais sobre a Albânia? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias na Albânia, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre as cidadee e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Passeios e turismo na Albânia

Agora que você já tem diversas informações e dicas sobre o turismo na Albânia, é hora de se programar. Então, que tal fazer as reservas dos passeios e excursões pelo país? São dezenas de destinos e opções para você que gosta de montanhas ou praias paradisíacas.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
20 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ana Paula
2 anos atrás

Não vejo a hora de podermos voltar com as nossas temporadas de viagem! A Albânia está na nossa lista e eu amei o post cheio de dicas!

Andressa Silva
Admin
2 anos atrás
Responder para  Ana Paula

Oi Ana, todo mundo doido pra viajar ne?! haha também estamos assim!
Espero que dê tudo certo e quem sabe nos encontramos na Albânia um dia 🙂

Renan
Renan
1 ano atrás

A Albania nāo faz parte da União Europeia. Moro na Itália e existem diversos albaneses irregulares aqui exatamente por causa disto.

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Renan

Oi Renan, tudo bem?
A Albania ainda está em negociação para fazer parte da União Europeia.
Arrumamos o artigo. Obrigada!!

Rodrigo Fragoso
Rodrigo Fragoso
1 ano atrás

Oi, Andressa! Tudo bem? Parabéns pelo artigo. Eu estou planejando uma viagem para a Albânia com a minha e esposa e gostaria de saber quanto seria o ideal levar de dinheiro em euros para trocar no aeroporto pensando em uma viagem com duração de 9 dias no país, por favor. Nós alugaremos um carro para nossos deslocamentos por Tirana, Berat, Gjirokaster e Sarandë. Esse valor do aluguel já pagaremos pela internet mesmo. E também pagaremos a hospedagem pelo airbnb, portanto não usaremos o dinheiro em espécie para hospedagem ou aluguel do carro. Apenas para pagamentos de passeios, combustível e alimentação.… Read more »

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Rodrigo Fragoso

Oi Rodrigo, tudo bem e você? Obrigada por nos acompanhar!! Bem, falar de gastos é mio difícil porque o estilo de viagem de cada pessoa varia, logo o gasto varia… mas você pode considerar que o país é bem barato, principalmente comparado com o vizinho Grécia. Como você já tem transporte e acomodação, os gastos provavelmente serão alimentação, gasolina, bebida, aluguel de cadeira na praia, ingressos… por ai! Considera mais ou menos 25 euros para refeição completa para duas pessoas em restaurante bom, as cervejas em restaurantes custam 1,50 euro, gasolina 1,50 euro por litro. Dá uma olhada nesse site… Read more »

Isabella Barros
Isabella Barros
1 ano atrás

Oi Andressa, boa noite, tudo bem?. Me chamo Isabella e estou indo para a Albânia em julho, estaremos em Corfu e vamos para Sarande de ferry porém depois temos que ir para Budva e pelo que vi na internet teria que pegar um ônibus de Sarande para Tirana e de lá ir para budva. Porém não consigo encontrar site para comprar o trecho Sarande – Tiranda, por acaso você conseguiria me ajudar?

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Isabella Barros

Oi Isabella, tudo certinho e por aí?? Pegar ônibus por lá é mais complicado que pegar carona hahahah e foi por isso que a gente meteu as caras e pegou muita carona por lá!! Dei uma olhada no site de turismo do país e tem rotas saindo de Tirana para Saranda 5 vezes por dia, sendo as 7 : 00 , 8:00 , 9:30 , 10 : 30 , 12 :30 , 16:00. No sentido contrário deve ser algumas horas depois, por isso te indico tentar entrar em contato com o pessoal do site, mas se não tiver resposta, confirma… Read more »

Helen
Helen
1 ano atrás

Pessoal, tudo bem? Para conseguir alugar o carro, que documentos foram pedidos?

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Helen

Oi Helen, tudo certinho e contigo?
Para lugar um carro na Albânia, você vai precisar da Carteira de habilitação nacional – CNH, da Carteira de habilitação Internacional – PID do Passaporte, Cartão de Crédito Internacional e o Voucher da Reserva se fizer com a Rentcars, conforme indicamos aqui no site.
Dá uma olhada no site da Rentcars clicando aqui, que você pode fazer a pesquisa da cidade e ver os valores, locais de retirada, informações do aeroporto e da documentação.
Espero que tenha uma ótima viagem!!

Tatiana Dantas
Tatiana Dantas
1 ano atrás

Como se moveram pelo pais? Autocarro? Carro?

Jonathan Barbosa
Jonathan Barbosa
1 ano atrás

Olá Flávio e Andressa, tudo bem? Eu tô a ponto de fazer essa viagem…gostei muito das dicas e vou passar a acompanhar o vlog de vocês, vocês tem canal no YouTube?

Flávia
Flávia
1 ano atrás

Olá Flávio e Andressa, tudo bem com vocês? Estamos planejando uma viagem para a Albania em Abril, a idéia é ir da Grécia para Albania de carro, vocês sabem se existe algum restrição para atravessar de uma país para o outro de carro?

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Flávia

Oi Flávia, é importante que antes de alugar o carro na Grécia você avise ao pessoal que vai mudar de país, pois a companhia tem que estar ciente e se necessário, vão adicionar documentação ao carro. Ah! E o preço o aluguel também vai mudar. Eu vi que é necessário ter um Green Card, espécie de seguro para viajar de um país para o outro. A gente dirigiu dentro de ambos países e foi tranquilo, só não passamos a borda. Espero que tenha uma ótima viagem!! Abraços!

Camila
Camila
1 ano atrás

Olá!
o que recomenda para quem viaja sozinha?

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Camila

Oi Camila, achamos o país bem seguro e tranquilo, por isso você pode conhecer tanto o litoral quanto o interior. Inclusive conhecemos algumas estrangeiras que estavam viajando sozinhas e elas falaram que estava tudo tranquilo também. Espero que tenha uma ótima viagem!! Abraços.

Dereck
Dereck
1 ano atrás

Olá! Estarei indo com uma amigo para a Albânia em junho e tenho uma dúvida que gostaria de perguntar. Sobre o transporte, vi que é mais fácil de se locomover de carona do que de ônibus. Terei de sair de Sarada para Kotor (Montenegro), ou seja, cruzar o país, mas ainda tenho muito receio de como pegar carona lá. Existe algum app que facilite isso? É só chegar em qualquer rodovia e acenar pedindo que da certo também? No meu caso quanto tempo você acha que demoraria pra fazer todo esse trajeto? Se pudesse explicar um pouquinho melhor ficarei muito… Read more »

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Dereck

​​Oi Dereck, nós saímos de carona da Albânia direto para Sarajevo, mas tivemos muita sorte de conseguir uma pessoa que também estava indo para lá! Dentro do país também pegamos várias caronas e foi tranquilo… Existem ônibus de viagem, já procurou essa rota? Algumas dicas para pedir carona são: Saia de manhã cedo, sua viagem pode demorar o dia todo e pegar um hotel no meio do caminho pode sair mais caro que a viagem de ônibus. Leve comida e água. Busque um ponto que os carros passem devagar e tenha espaço para parar, como radar, lombada, ponto de ônibus,… Read more »

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

20
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x