Ksamil, Albânia: Guia completo da vila

por Flávio Mendes

Quase na fronteira com a Grécia fica a vila paradisíaca de Ksamil na Albânia. Ela é formada por diversas praias que compõem um cenário diferente de tudo na região. Por isso e muito mais é que viemos falar o que fazer em Ksamil para você aproveitar ao máximo a sua viagem ao paraíso.

Com águas cristalinas, de cor azul turquesa, chamam a atenção de quem planeja uma viagem pela Albânia. Suas praias são rodeadas de bares e restaurantes que oferecem cadeiras de praia e guarda sol para quem quer relaxar com mais conforto.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo vamos além do que fazer em Ksamil e abordar outros temas sobre a viagem à região. Portanto, clique nos links abaixo para ir direto ao assunto que deseja.

Como chegar em Ksamil, Albânia

A capital do país, Tirana, é a porta de entrada para quem chega de avião na Albânia. De lá serão pelo menos 4 horas de van ou carro, se você preferir alugar um. É o trecho mais demorado para quem quer conhecer Ksamil.

Por isso recomendamos pegar um voo até Corfu na Grécia e de lá um barco. Se você tiver conhecendo a Grécia na mesma viagem, é melhor ainda. Nós, por exemplo, chegamos em Saranda vindo de Atenas na Grécia, em um ônibus noturno. A viagem durou 8 horas e de lá fomos para Ksamil.

Ônibus: Os ônibus partem e chegam em Saranda com uma boa frequência e vão custar 100 Lek por trecho. Essa é a forma mais barata de chegar a Ksamil, mas você tem que ficar atento aos horários para não perder o último, como aconteceu com a gente.

Táxi: Partindo de Saranda você pode pegar um táxi que é o jeito mais fácil, porém é o jeito mais caro de ir porque vai custar entre 1000 e 1500 Lek.

Carro: Se você estiver viajando por todo o país, alugar carro é a melhor alternativa, porque o sistema de transporte entre cidades não é frequente e não há muitas opções. Nós alugamos para viajar em toda Riviera Albanesa e vimos que é realmente essencial.

Carona: Para os mais aventureiros como nós, é possível tentar uma carona na estradinha que conecta as 2 praias. Foi uma das melhores escolhas que fizemos, pois conhecemos pessoas incríveis.

Barco: Corfu é a última ilha da Grécia que faz fronteira com a Albânia a apenas 2 km de Ksamil. Entretanto não existem barcos que vão direto para lá, ou seja, você precisa pegar um ferry até Saranda e de lá um transporte até Ksamil. São pelo menos 5 companhias de ferry que fazem o trajeto diversas vezes ao dia, como a Sarris Cruises & Lines, Joy Lines e Ionian Seaways, por exemplo.

Onde ficar em Ksamil

Quem se pergunta qual é a melhor praia para ficar em Ksamil, nós damos a dica de ficar nas praias de frente às três pequenas ilhas. As opções de hotéis em Ksamil, são diversas, por isso listamos algumas para te ajudar com a pesquisa.

Villa Vela Ksamil: Essa é uma das opções mais simples e econômicas, porém muito agradável para quem quer ficar próximo ao centro e à praia. O local oferece apartamentos completos de até 2 quartos e cozinha básica.

Blue Moon Apartments: Este é outro local que também oferece apartamentos completos, tem excelente nota e comentários de quem já ficou hospedado por lá. Além disso, você poderá contar com boa localização e vista do mar.

Hotel Luxury: Praticamente na areia da praia, este hotel é uma excelente opção para ficar em Ksamil. Ainda mais porque ele é classificado com 4 estrelas e tem ótimas instalações e comodidades.

Poseidon Hotel: Com muito boa localização este hotel fica próximo de duas regiões que têm as melhores praias de Ksamil. Os quartos são confortáveis e ainda tem varanda com vista da cidade ou do belo jardim.

Ventus Hotel: Para finalizar as nossas dicas de hotéis em Ksamil, este hotel nós indicamos porque fica perto dos principais pontos da vila e da praia. Sem falar que os quartos tem muito conforto e são aconchegantes e novos.

Veja todas as opções de hospedagem em Ksamil.

Bares e restaurantes em Ksamil

Praia e vila em Saranda
Praia e vila de Ksamil

A comida do país não é nada exótica, o que torna fácil para nós brasileiros experimentarmos várias coisas. Além disso, há os restaurantes dos hotéis que normalmente servem comida internacional e aceitam pessoas que não estão hospedadas neles. 

Na frente da praia tem vários bares e restaurantes que oferecem espreguiçadeiras e guarda-sóis. Para usar, você terá que pagar a partir de 500 Lek pelo conjunto com duas cadeiras e um guarda sol, mas em alguns dos restaurantes, se você consumir, não paga nada.

Na região da praia, você vai encontrar pratos como marisco, lula grelhada, lula recheada e massas, por exemplo. Contudo, em toda vila vimos diversos restaurantes, pizzarias e cafeterias, ou seja, há diferentes tipos de culinária para escolher. 

O que fazer em Ksamil, Albânia

As praias são o principal atrativo de Ksamil, mas existem outras atividades próximas que vamos indicar abaixo. Nós conhecemos a praia fazendo mais de um bate-volta a partir de Saranda, praia que fica 15 km ao norte.

Se a gente pudesse voltar, com certeza ficaríamos vários dias em Ksamil. Por isso, quem visita a Albânia, Ksamil não pode ficar de fora do roteiro. Até mesmo para quem visita a Grécia é possível encaixar esse cantinho da Albânia no roteiro.

Vila de Ksamil

Como já falamos, a vila de Ksamil é pequena, mas nela você vai encontrar tudo que precisa para suas férias. Há diversas opções de restaurantes e se precisar, há mercados para comprar coisa básica.

Além disso, há algumas ruas com lojas que vendem artigos de praia, roupas e lembrancinhas, por exemplo. Apesar do turismo na Albânia não estar super desenvolvido, podemos dizer que Ksamil atende bem nas questões turísticas.

A vila em si não tem nenhum atrativo especial, mas nos arrependemos de não ter dormido por lá. Isso porque as praias são espetaculares e apesar da vila ser pequena, é bem aconchegante e entra como atividade noturna quando falamos sobre o que fazer em Ksamil.

Praias de Ksamil, Albânia

Praia de Saranda
Praia de Ksamil

Quando falamos sobre o que fazer em Ksamil na Albânia as praias são as principais atrações. Para começar, indicamos descer até o final da vila e ir andando no sentido norte. Dessa forma, você vai passar por todas as praias, mas já adianto que as praias centrais são as que têm a cor da água mais azul e transparente.

Bora Bora: É uma das principais, localizada na região central e bem movimentada, pois fica na frente de três pequenas ilhas. 

Ksamilit: Do outro lado de uma pequena península fica esta praia que também está de frente às ilhas e bem é movimentada. Seguindo ao norte, você vai ver vários restaurantes no pequeno cliff. 

Ilhotas: Para quem curte nadar e fazer snorkeling, é possível atravessar nadando. Nós nadamos até as duas primeiras, mas acabamos não indo até a terceira porque estava sem máscara de mergulho e passava muita lancha. Na terceira ilha existe um restaurante com espreguiçadeiras para passar o dia.

Paradise: Seguindo mais ao sul fica esta praia que é um pouco mais tranquila e assim como todas as mencionadas anteriormente, tem bares e restaurantes.

Lori: Fica colada à praia anterior, tem um pequeno píer e é de areia fina, por isso a água fica turva.

Puerto Rico: Praia bem pequena com um bar que oferece um dos preços mais altos no conjunto de cadeiras, mas essa é uma das praias mais calmas.

Augusto: Uma pequena baía mais ao extremo da vila, a 15 minutos de caminhada do centro. Na praia tem espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar e alguns restaurantes de frente pro mar. 

Fazenda de mariscos em Ksamil

O lago Butrint passa bem atrás de Ksamil e é lar de diversos viveiros de marisco. De acordo com o proprietário do restaurante que conhecemos durante uma carona, são os melhores mariscos da região.

Isso se deve a água que vem de uma nascente chamada Blue Eye, que tem mais de 50m de profundidade e águas congelantes que podem ser visitadas. Existem tours que levam para conhecer e fazer uma degustação dos mariscos de Ksamil.

Passeio de barco e esportes aquáticos

Ilhas em Ksamil Albania
Ilhas em Ksamil

Pequenos barcos oferecem passeios tanto para as pequenas ilhas da região quanto para as praias que ficam isoladas entre Ksamil e Saranda. Você pode ver as melhores opções direto no seu hotel ou em alguma pequena agência em Ksamil, mas não deixe de fora da sua lista com o que fazer em Ksamil.

Para quem não quer nadar, é possível alugar um caiaque ou pedalinho para rodear as ilhotas de frente para Ksamil. Alguns dos pedalinhos tem até escorregador e são bem divertidos. Por outro lado, quem quer mais ação pode fazer outros esportes aquáticos e alugar jet ski.

Butrint National Park

Lago-Butrint-Ksamil-Albania
Lago Butrint

Bem próximo às praias fica o Parque Nacional de Butrint, com vestígios da civilização romana que tomava conta da região na época. O parque é lar de mais de 1200 espécies de animais e plantas. 

Além disso, você pode visitar o anfiteatro, a basílica, castelos e ruínas que datam do século 04 a.C. A melhor forma de conhecer Butrint é numa excursão guiada de um dia que sai do porto de Saranda.

Quer saber mais sobre a Albânia? Assista nosso vídeo!

Durante nossos dias na Albânia, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre as cidadee e como foi nossa visita. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Além disso, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo e pode ser um dos primeiros a saber das novidades!

Passeios na Albânia

Ksamil na Albânia é um dos lugares imperdíveis para quem viaja pelo país, principalmente por ser uma região com praias paradisíacas. Portanto, agora você já sabe o que fazer em Ksamil e pode fazer as reservas com antecedência com o nosso parceiro Get Your Guide. Tudo fica mais fácil, pois você não vai se preocupar com esse tipo de coisa durante a viagem. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
8 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Miguel
Miguel
9 meses atrás

Bom dia, primeiro que tudo, obrigado pela partilha, para poder ajudar outras pessoas a disfrutarem da viagem. Estou neste momento em ksamil, mas tenho reparado que todas as praias aqui são privadas, e os preços de aluguer das espreguiçadeiras são altíssimos, a partir de 20000 Lek os mais baratos, sendo o mais normal entre 25000 e 30000. Pesquisei no google maps pela praia de ksamil, mas aparece-me nesta zona onde tenho estado. Haverá algo que não estarei a pesquisar bem? É porque de 500 lek por um aluguer a 25000 vai uma diferença muito grande. Obrigado pela ajuda.

Andressa Silva
Admin
9 meses atrás
Responder para  Miguel

Olá Miguel, obrigada você! Nós viajamos para Albânia em 2019 e esses eram os preços praticados na época, mas não acho que os preços tenham subido tanto assim em pão pouco tempo, pois mesmo convertido para euros está super caro. Vi em comentários no google maps, pessoas falando que está 1500 a 2000 lek. Você pode olhar no google maps por “Ksamil public beach” ou “Plazh publik” ou ir para a “Paradise beach” que é pública, segundo o google. Nós caminhamos por várias praias pequenas e acabamos simplesmente abrindo a toalha no chão e sentando numa parte que estava sem… Read more »

Miguel
Miguel
9 meses atrás
Responder para  Andressa Silva

Obrigado pela resposta, vou tentar ir a essa praia amanhã. As praias que ficam aqui mais próximas do sítio onde estou,mango beach, bora bora beach, 25000 Leks duas espreguiçadeiras e um chapéu de sol, e são dos mais baratos, já vi sítios a 30 000 e a 40000 Leks, dependendo se são os lugares mais à frente ou mais atrás…aliás eu fui pesquisar ao trip servidor, e apareceu-me o site espanhol e os primeiros comentários negativos falavam exatamente do mesmo. É porque uma coisa é eu querer ter essas espreguiçadeiras, outra coisa é ser obrigado a ter de pagar. Mais… Read more »

Miguel
Miguel
9 meses atrás
Responder para  Miguel

Peço desculpa mas pus um zero a mais, são 2500 a 3000 Leks,que equivale a aproximadamente 25 e a 30€

RENATA VILLACA EPAMINONDAS
RENATA VILLACA EPAMINONDAS
1 ano atrás

Olá Flávio, tudo bem? Estou organizando uma viagem para Albânia entre os dias 04/07 até 13/07 e gostaria de tirar algumas dúvidas. Eu marquei dois dias inteiros para conhecer Tirana, é suficiente ? Depois vamos de carro para Saranda e vamos ficar de 07 até 11 lá e depois mais 2 dias em Ksamil e voltamos dia 13. Estes dias você acha muito tempo? Será que vale a pena ir para Korfu e ficar pelo menos 2 dias lá ? Saranda é tão perto de ksamil que não vale a pena ficar em Saranda ? Melhor Ksamil ? Me ajuda,… Read more »

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás

Oi Renata, como vai? Dois dias em Tirana é suficiente. Você poderá fazer um passeio pela região central histórica e conhecer tudo com tranquilidade. Você também pode fazer um free tour (acesse aqui), por exemplo, para conhecer as principais atrações de forma mais objetiva. Saranda e Ksamil são ótimas, mas têm perfil diferentes. Saranda é uma cidade um pouco maior e tem um calçadão na praia, já Ksamil tem o mar mais bonito, é menor e tem hotéis com pé na areia. Quando nós fomos, ficamos em Saranda e fizemos bate e volta para Ksamil, mas hoje em dia nós… Read more »

Ana
Ana
11 meses atrás
Responder para  Andressa Silva

Boas vou para a semana para a Albania , os mariscos é fiavel comer la´?

Andressa Silva
Admin
11 meses atrás
Responder para  Ana

Oi Ana, sim, pode comer tranquila principalmente se estiver na temporada, pois são bem frescos. Espero que tenha uma ótima viagem! Abraços.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

8
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x