O que fazer em Tirana, Albânia

por Flávio Mendes

Se tem uma cidade que surpreendeu a gente foi Tirana na Albânia. A capital albanesa é muito mais viva e moderna do que esperávamos, afinal este é um país que saiu há poucos anos de um regime comunista extremo. Portanto, viemos mostrar o que fazer em Tirana para que você também possa conhecer da melhor forma possível.

A cidade que antes era cinza, vem ganhando cores através de artistas que colorem e deixam Tirana cada vez mais viva e alegre. Assim como o restante do país, ela é uma cidade encantadora e merece ser visitada. 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Separamos abaixo os principais pontos turísticos, o que fazer em Tirana e mais algumas informações de viagem. Sendo assim, clique no link abaixo se deseja ser direcionado a um assunto específico.

Como chegar em Tirana

Tirana é a porta de entrada da Albânia, principalmente para quem chega de avião, porém não há voos diretos partindo do Brasil. Dessa forma, ao viajar para a Albânia você deve pegar um voo para a Europa e seguir para a cidade num segundo voo ou com outro transporte. 

Avião: Há diversas rotas aéreas que chegam e partem do Aeroporto Internacional de Tirana Madre Teresa. São voos de Belgrado, Viena, Londres e Berlim por exemplo. Alguns fazem rotas com companhias low cost, mas alguns só com cias regulares.

Transfer: Saindo do aeroporto, a melhor forma de chegar ao centro é usando o serviço de transfer. Falo isso porque o motorista te pega no portão de desembarque e te deixa direto no hotel sem preocupações. 

Carro: Outra forma confortável e rápida de chegar a Tirana é alugando um carro, seja para rodar pelo país ou para vir de outros destinos. Você pode pegar o carro no aeroporto ou na cidade. Nós fizemos isso e foi uma das melhores experiências.

Ônibus: Existem algumas rotas de ônibus para chegar em Tirana, mas elas não são as mais populares. A rota Podgorica – Tirana, por exemplo, tem a duração de 3 horas chegando em Tirana central e dentro do país é possível fazer diversas rotas partindo da estação de ônibus regional.

Onde ficar em Tirana, Albânia

Sendo uma cidade pequena, em praticamente qualquer lugar que você ficar em Tirana será possível conhecer tudo a pé. O centro da cidade é o melhor lugar para se hospedar, já que a maioria das atrações turísticas ficam por lá.

Mesmo assim, separamos algumas opções de hotéis para todos os tipos de viajantes. Com essas dicas, você vai economizar tempo de pesquisa com essa lista dos melhores lugares na cidade.

D1 Hostel: Começando pelas opções mais econômicas, este hostel é um local para ficar numa boa acomodação sem gastar muito. Além disso, ele está no centro da cidade e dá para fazer tudo caminhando. 

Rooms Dionis: É uma opção de hotel bom e com preço baixo se pensarmos na relação custo-benefício, pois além de ser bem localizado tem excelentes acomodações segundo as avaliações no Booking.

Vila e Arte City Center: Este é um hotel ainda melhor, pois tem 3 estrelas e uma localização fantástica. O atendimento, as comodidades, o conforto e a localização fazem dele um bom hotel para ficar em Tirana.

MonarC Hotel: Quem busca um hotel com mais sofisticação, esta é uma dica para ficar em Tirana. Ele tem 4 estrelas e por isso oferece privacidade, conforto e instalações de muito bom gosto no centro da cidade. 

Maritim Hotel Plaza Tirana: Se você quer ainda mais luxo, este hotel 5 estrelas é um dos melhores da cidade. Nele você vai ter um centro de spa, sauna e banheira de hidromassagem, bar, restaurante e muito mais. 

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Tirana se ainda quiser ver mais hotéis.

O que fazer em Tirana, Albânia

É possível conhecer todas as atrações da cidade em apenas 1 dia, mas recomendamos ficar pelo menos 2 para curtir um pouco mais do clima de Tirana. Além disso, o turismo na Albânia tem crescido muito, o que significa que cada vez mais teremos uma boa estrutura para viajar pelo país. 

Se você procura o que fazer em Tirana, os 7 principais pontos turísticos estão abaixo para você se programar e montar um roteiro de viagem.

Praça Skanderbeg

Esta é a praça principal da cidade e um dos principais pontos turísticos de Tirana. É nela que ficam alguns dos lugares para visitar na cidade, ou seja, é uma boa base para começar seu passeio por Tirana. 

Na praça fica boa parte do que a cidade tem a oferecer, começando pela Torre do Relógio que já foi a construção mais alta da cidade. Além disso, nesta praça estão a Mesquita de Et’hem Bey, a Biblioteca Nacional e o Museu de História Nacional do país, que falaremos a seguir.

Recomendamos fazer um city tour pelo centro de Tirana ou até mesmo um walking tour guiado para conhecer ainda mais da história da cidade. Isso porque você vai ter bem mais informações sobre a cidade, bem como da história dos locais.

Mesquita de Et’hem Bey

Mesquita Et’hem Bey em Tirana Albania
Mesquita de Et’hem Bey

Um dos principais edifícios da Praça Skanderbeg, esta mesquita foi construída no final do século 18. Ela foi um dos poucos centros religiosos a serem poupados de destruição entre igrejas, mesquitas e mosteiros. 

Isso porque muitos locais foram derrubados ou transformados em armazéns e ginásios durante o regime comunista. No entanto, em 1991 houve o início da queda do comunismo na Albânia e a liberdade religiosa voltou. 

Hoje em dia a mesquita está aberta e funcionando normalmente como um centro de atividades religiosas. Portanto, é possível fazer a visita para ver a arquitetura do local, bem como a decoração requintada com seus afrescos da arte islâmica. 

  • Endereço: Praça Skanderbeg.
  • Ingresso: Gratuito.

Museu de História Nacional da Albânia

Este é o maior museu da Albânia com tesouros históricos do país e de países vizinhos. Dentre os pavilhões estão o de antiguidade, renascimento, independência, guerra anti fascista, comunismo e até sobre a Madre Teresa.

Para quem quer conhecer um pouco mais da história da Albânia, que sem sombra de dúvidas é uma das mais interessantes, acho que vale a visita. Ainda mais se você fizer o tour guiado pelo museu para ter uma pessoa falando sobre cada detalhe durante a visita.

  • Endereço: Praça Skanderbeg.
  • Horário: Aberto de terça a domingo das 10h às 17h.
  • Ingresso: 500 Lek.

Bunk’Art 1

Com o regime comunista extremo e temendo sofrer uma invasão a qualquer momento, o ditador da Albânia, Enver Hoxha, mandou construir mais de 175.000 bunkers pelo país. Contudo, o país nunca foi invadido e os bunkers permaneceram no país até os dias de hoje. 

O bunker é um abrigo subterrâneo capaz de sobreviver a ataques nucleares e químicos, mas como é caro demolir, eles foram mantidos na Albânia. Com toda certeza você vai ver um durante sua viagem pela Albânia, pois vimos em montanhas, no meio das cidades e até nas praias.

Em Tirana fica os dois principais bunkers que foram transformados em atração turística. O Bunk’Art é o maior deles, que serviria de abrigo para o ditador Enver Hoxha e seu time. Tem 5 andares de profundidade e mais de 100 salas que você pode visitar e ver o museu que criaram dentro dele. 

Esse bunker fica fora do centro de Tirana, mas é o mais interessante dos dois e para chegar você pode pegar um ônibus na rua Ludovik Shllaku com destino a Linze.

  • Endereço: Rua Fadil Deliu.
  • Horário: Aberto de quarta a domingo das 9h às 16h.
  • Ingresso: 500 Lek.

Bunk’Art 2

BunkArt
BunkArt 2

O Bunk’Art 2 é um pouco menor, pois era reservado ao Ministério da Administração Interna. Dentro dele tem 24 salas e um apartamento reservado ao ministro, no entanto o ministro e o ditador nunca viram a obra terminar, pois morreram antes disso.

Esse bunker fica bem no centro da cidade e por isso não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Tirana. Nele há uma exposição de arte bem interessante que mostra um pouco mais da cultura da cidade.

No tour do comunismo você poderá fazer um tour pela cidade e ainda entrar no BubkArt 1 e 2. isso porque a excursão passa por diversos pontos da cidade entrando nas atrações com um guia que vai falando sobre todos os detalhes da época.

  • Endereço: Rua Abdi Toptani.
  • Horário: Aberto diariamente das 09h às 18h.
  • Ingresso: 500 Lek.

Novo Bazar – Pazari i Ri

Pazari-i-Ri-Tirana-Albania
Pazari i Ri

O Pazari i Ri é o mercado central da cidade, com diversas barraquinhas vendendo frutas, verduras, queijos e até lembrancinhas. Ele fica em uma região bem legal da cidade onde você pode chegar com facilidade.

Ao seu redor ficam diversos restaurantes e bares com bebidas e comidas típicas do país a preços irrisórios. Vale bem a pena andar pela região e ir parando para experimentar um pouco da culinária local.

  • Endereço: Praça Avni Rustemi.
  • Horário: Aberto todos os dias das 08h às 22h.
  • Ingresso: Gratuito.

Grande Parque de Tirana

Grande-Parque-Tirana-Albania
Grande Parque

São mais de 280 hectares de parque com um lago artificial no meio, ou seja, a natureza reina. É o lugar ideal para a prática de esportes e parte da rotina dos moradores de Tirana que você poderá ver de perto.

Nesse parque, que é imenso, ficam o Zoológico de Tirana e o Jardim Botânico. Também estão nele o Palácio Presidencial e a Igreja de São Procópio, que você pode visitar enquanto faz a sua caminhada pela região.

Se você visitar a cidade durante o verão, é uma boa para fugir um pouco do calor que faz em Tirana, pois frequentemente acontecem eventos nele.

  • Endereço: Rruga Herman Gmeiner.
  • Horário: 24h.
  • Ingresso: Gratuito.

Bate e volta de Tirana

Existem vários passeios que você pode fazer num bate e volta partindo de Tirana. Uma das cidades bem legais que visitamos e recomendamos é Shkodra que fica ao norte da cidade ou as praias da Riviera Albanesa que vão estar ao sul.

Abaixo ainda deixamos mais algumas opções que são bem próximas e fáceis de chegar e que entram no roteiro de quem fica mais de um dia em Tirana, Albânia. 

Montanha Dajti

Os aventureiros que têm mais tempo para viajar por Tirana na Albânia, a recomendação é conhecer a Montanha Dajti. Além disso, é uma boa oportunidade para ficar em contato com a natureza e fugir um pouco da cidade.

Este é um dos lugares que você pode ver neve em Tirana, mas também pode fazer um trekking ou hiking. Com 1.613 metros de altura, você pode subir andando ou de teleférico, que é chamado de Dajti Express.

Kruja

A cidade de Kruja fica 30 km ao norte de Tirana, Albânia e vale a pena conhecer nem que seja numa excursão de um dia. Ela é terra do herói do país, George Kastriota Skanderbeg, que dá o nome a principal praça de Tirana.

Como outras pequenas cidades da Albânia, se prepare para subir ladeiras no calor escaldante que faz no país. Ao chegar lá, visite o Castelo de Kruja e o Museu de Skanderbeg. Contudo, não deixe de conhecer o Pazari i Vjeter, um mercado local que vende artesanatos feitos pelos artesãos da região.

A cidade é bem pequena, por isso você pode conhecê-la em apenas algumas horas fazendo uma viagem a Durres e Kruja no mesmo dia. Isso porque a excursão e o guia vão te levar direto para os locais certos. Outra opção é parar por lá se estiver indo para alguma cidade ao norte da Albânia, como Shkodra, por exemplo.

O que fazer de graça em Tirana

Alguns dos locais que já mencionamos neste post são de graça, mas você também pode visitar vários monumentos da cidade. A exemplo disso está o monumento da independência e o monumento “The Cloud” of Sou Fujimoto.

Além disso, você pode fazer um passeio de graça com guia pela cidade. O free tour de Tirana começa na praça central e passa por diversos pontos importantes onde o guia vai te falando a história de cada local. 

Passeios em Tirana

Com todas as informações do que fazer em Tirana, agora é hora de fazer as suas reservas. Aproveite todos os links que deixamos neste artigo, pois são dicas de passeios, hotéis e transporte que você pode usar durante a sua viagem. O nosso parceiro Get Your Guide oferece vários passeios na Albânia e no mundo todo para você fazer uma viagem perfeita.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
5 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Roberto
Roberto
1 ano atrás

Olá! Muito bom o seu relato. Bem rico e detalhado. Pretendo ir com minha família em outubro. Onde vc trocou o dinheiro? No aeroporto? Para andar de ônibus lá eles acetam pagamento em dinheiro? OBrigado.

Liliane
Liliane
1 ano atrás
Responder para  Roberto

A passagem pode ser paga em dinheiro, inclusive é assim que pago nos ônibus por aqui, tem sempre o motorista e uma pessoa no ônibus que é o “cobrador”.

Ana Militão
Ana Militão
1 mês atrás

Boa tarde Flávio!
Vou passar uma semana na Riviera Albanesa,mas quero passar um dia em tirana, para conhecer.
Como é que você fez para ter dados móveis na Albânia?
E outra questão, é melhor levar dinheiro para evitar levantar pagando taxas ou aconselha outro método?
Obrigada pelo post. Vou tentar ir aos locais que mais me interessam

Andressa Silva
Admin
29 dias atrás
Responder para  Ana Militão

Oi Ana, A riviera é muuuito bonita, espero que você goste! Para celular, a gente comprou um chip local porque ficamos um bom tempo lá, então valeu a pena. É só você pesquisar as cias de telefonia móvel e comprar um chip pré pago. Não recordo qual compramos. Quanto ao dinheiro, a melhor coisa é você levar um cartão multimoeda internacional como a Wise, mas claro ter um pouco de papel moeda (dólares americanos ou euros) em mãos. Hoje em dia, só usamos o cartão da Wise para todos os países que viajamos e tem sido tranquilo e fácil de… Read more »

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

5
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x