Uma das capitais europeias mais bonitas e cheia de pontos turísticos, Dublin é daquelas cidades que ninguém imagina quanta surpresa pode achar por lá. Capital da República da Irlanda e maior cidade do país, Dublin é cortada pelo Rio Liffey que traz vida para a cidade.
A maioria dos pontos turísticos de Dublin estão no centro histórico da cidade. Portanto, se você ficar hospedado numa região também central, vai poder conhecer a maioria das atrações em uma breve caminhada.
Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Nesse post listamos os principais pontos turísticos de Dublin com dicas de como comprar os ingressos com facilidade e sem pegar fila. Portanto, se quiser ir direto a uma atração clique nos links abaixo.
- Catedral da Santíssima Trindade
- Catedral de São Patrício
- Cervejaria Guinness
- Destilaria do Whisky Jameson
- Phoenix Park
- Cadeia de Kilmainham
- Castelo de Dublin
- O livro de Kells e Trinity College
- Museu Nacional da Irlanda
- Croke Park e Aviva Stadium
- Falésias de Moher e Galway
- Glendalough e Wicklow
- Outros passeios em Dublin
Pontos turísticos de Dublin com Get Your Guide
Antes de mais nada nós temos parceria com a Get Your Guide, uma empresa de venda de ingressos para várias atrações turísticas. Comprando os ingressos com antecedência pela Get Your Guide, você vai ter uma experiência completa na cidade e não vai gastar tempo em filas.
Dessa forma, a compra é toda online em português com valores iguais ou até mais baratos do que no local. Você vai poder fazer vários passeios na Irlanda, visitar tudo que está em alta e ter o melhor custo-benefício na cidade.
Resumindo, são ingressos para atrações, passeios, vida noturna e gastronomia local que você poderá adquirir com antecedência. Além disso, com os ingressos em mãos e a sua visita programada para os pontos turísticos de Dublin, é só relaxar e aproveitar a cidade.
Dublin Pass
Se você está planejando viajar e quer conhecer bem a cidade, entrando em diversas atrações em Dublin, recomendamos o Dublin Pass. Com ele você terá entrada gratuita em 35 atrações em Dublin sem pegar fila para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias de visitação.
Além disso, quem tem o Dublin Pass ganha brindes, descontos em passeios, bem como descontos nos melhores restaurantes da cidade. O Dublin Pass inclui um guia impresso com mapa da cidade e bilhete do ônibus hop-on hop-off para você não se preocupar com gastos extras.
Fazendo as contas, se em um dia você pegar o ônibus hop-on hop-off, entrar na cervejaria Guinness e for para as duas principais catedrais de Dublin, já dá o mesmo valor de comprar o cartão de um dia. Ainda dá para ir em qualquer das outras 33 atrações que estão incluídas no Dublin Pass.
Compre seu Dublin Pass com antecedência e garanta a entrada nos melhores pontos turísticos de Dublin.
Principais Pontos Turísticos de Dublin
Depois de morar vários anos na cidade, podemos falar que conhecemos bem e sabemos indicar o que fazer em Dublin. Isso porque pudemos ir nas principais atrações e fazer os passeios na cidade.
Portanto aqui vai uma lista com tudo que você deve conhecer. Mesmo que tenha pouco tempo para passear por Dublin, dá para conhecer bem a capital irlandesa.
Catedral da Santíssima Trindade (Christ Church Cathedral)
A Catedral da Santíssima Trindade ou Igreja de Cristo, em inglês Christ Church, é a catedral medieval mais antiga de Dublin, construída há quase mil anos. Ela também tem a maior cripta da Irlanda que é do século 7, o piso todo em ladrilho e uma beleza inigualável.
Conhecer essa igreja vai ser um dos pontos obrigatórios na sua visita à cidade. Recomendo fazer o tour autoguiado e adquirir o ingresso com antecedência. Assim vai dar para explorar cada cantinho e a história da catedral.
Catedral de São Patrício (St Patrick’s Cathedral)
A Catedral de São Patrício é a segunda igreja mais antiga de Dublin, mas é a maior do país. A sua construção começou em 1220 em homenagem a São Patrício, o padroeiro da Irlanda. Uma paradinha por lá para fazer uma visita autoguiada, também é obrigatória.
Para saber mais sobre a história do local, você vai encontrar informações em português no local. Além disso, dependendo do dia que você for para a catedral, poderá ver o famoso coral que ainda se apresenta por lá.
Cervejaria Guinness (Guinness Storehouse)
Tirar uma foto num dos imponentes portões pretos da Guinness é sonho de muitos cervejeiros de plantão. Nós fizemos a visita à cervejaria Guinness várias vezes, principalmente quando recebíamos amigos em Dublin.
Assim, você vai poder comprar o ingresso com antecedência, ter acesso prioritário e uma cerveja Guinness grátis. Ao chegar no museu da cervejaria Guinness, você pode fazer o passeio por quanto tempo quiser.
Os livretos do local estão disponíveis em português e vão ajudar aos que querem saber mais sobre a história do local sem ter dificuldade com a língua. Ao final, você poderá experimentar sua cerveja Guinness no Gravity Bar com vista panorâmica da cidade. Quem não consome bebida alcoólica pode pedir um refrigerante ao invés da cerveja.
Destilaria do Whisky Jameson
Ainda falando de bebidas, um tema que o irlandês adora, a destilaria de Whisky Jameson fica pertinho do centro de Dublin. Em um tour guiado é possível conhecer todo o processo de fabricação do famoso uísque irlandês.
Apesar de eu não ser muito fã da bebida, fizemos o tour na destilaria do Whisky Jameson com degustação. Durante a visita eles mostram os diferentes tipos de uísques e você pode experimentar todas as variedades.
Phoenix Park
O Phoenix Park é um dos maiores parques da Europa. Ele tem 7,07 km² e é quase impossível caminhar por ele todo. Frequentemente nós íamos fazer caminhas por lá,
mas é possível alugar bicicleta na entrada.
No entanto, para quem não tem muito tempo na cidade, recomendamos pegar o ônibus turístico hop-on hop-off que passa em todo o parque com algumas paradas. Nele, você também vai poder ouvir sobre a história de cada local que ele passa.
Algumas atrações no Phoenix Park são o Wellington Monument, Magazine Fort e o Dublin Zoo, por exemplo. Quem viaja em família, fazer uma visita ao Zoológico de Dublin é essencial.
Cadeia de Kilmainham (Kilmainham Gaol)
A Cadeia de Kilmainham faz parte da história de luta do povo irlandês na busca pela independência, quando o país fazia parte da Inglaterra. No passeio dentro da prisão é possível conhecer mais da história dos líderes políticos e militares que ficaram presos lá.
Castelo de Dublin
O Castelo de Dublin não é nada do que você está imaginando. Isso porque o que está por lá atualmente é uma mistura de épocas e histórias que fazem a sua estrutura ser bem diferente.
No castelo de Dublin é possível visitar o State Apartments (Apartamentos Estatais) construído para abrigar presidentes e pessoas importantes até hoje. As outras atrações dentro do complexo do Castelo de Dublin são o Medieval Undercroft, uma fortaleza viking com restos da construção original do castelo do século 7 e a Chapel Royal, a capela real.
Além disso, você pode visitar o jardim do castelo que foi o local da então Black Pool – ‘Dubh Linn’, que dá nome a cidade.
O livro de Kells na Biblioteca da Trinity College
A Old Library (antiga biblioteca) que fica na Trinity College, é a maior da Irlanda com um acervo de mais de 6 milhões de livros e manuscritos, além de ser a maior biblioteca de teto abaulado da Europa.
Lá está o Livro de Kells, um manuscrito de mais de 1200 anos com os 4 evangelhos escrito em latim. Ainda está uma das mais antigas arpas da Irlanda, que representa o símbolo do país, juntamente a outras preciosidades da história.
Em combinação com o Castelo de Dublin, dá para fazer um tour guiado na famosa biblioteca Book of Kells, com ingresso incluído. Dessa forma, você vai conhecer mais detalhes da rica história de Dublin através de um guia local e não pegar a fila constante que tem lá.
Museu Nacional da Irlanda
O Museu Nacional da Irlanda é dividido em 3 unidades que abordam diferentes temas sobre o país. A unidade do Museu Nacional de Arqueologia tem exposições de artefatos de ouro pré-histórico e exemplos da arte celta e medieval.
Já o Museu Nacional de Artes Decorativas e História tem exposição de peças de prata, cerâmica e vidro mostrando um pouco da vida folclórica e costumes locais.O terceiro é o Museu de História Natural que tem milhões de espécies em exibição nos seus famosos armários vitorianos.
Cada um fica num endereço diferente, mas ficam na região central de Dublin. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita todos os dias.
Croke Park e Aviva Stadium
Os amantes de esporte devem saber que a Irlanda não é forte em futebol, mas tem grande destaque em esportes como o hurling, futebol gaélico e rugby, por exemplo. Por isso, é possível conhecer o estádio Aviva com o Dublin Pass ou ir para alguma partida no Croke Park, outro estádio famoso na cidade.
Passeios na Irlanda
Quem vai ficar hospedado na cidade, pode aproveitar o tempo para ir além dos pontos turísticos de Dublin. A forma mais rápida, proveitosa e barata para fazer um passeio fora de Dublin é seguindo algumas dicas e destinos abaixo.
Contudo, lembre-se que há várias cidades que você pode conhecer pela Irlanda. Um bom exemplo que podemos dar é a ida a Cork, que é a segunda maior cidade do país, ficando atrás apenas de Dublin.
Outro bom exemplo para um passeio na região é ir a Belfast, que fica na Irlanda do Norte, mas faz parte da mesma ilha. Você também pode fazer um bate e volta saindo de Dublin se quiser, mas recomendamos reservar um hotel para passar alguns dias.
Falésias de Moher e Galway
A primeira dica de passeio para fazer a partir de Dublin é provavelmente um dos lugares mais bonitos do país. Estamos falando das falésias de Moher ou cliffs of Moher em inglês, que fica a algumas horas da capital irlandesa.
Você pode fazer a excursão para as falésias de Moher, Galway e ao parque nacional Burren. Contudo, vale alertar que existem opções de passeios de meio dia com paradas rápidas para foto em algumas localidades ou excursão de um dia inteiro.
Glendalough e Wicklow
Cenário dos filmes Coração Valente e P.S. Eu Te Amo, Glendalough ficou ainda mais linda e romântica depois dos filmes. Nesse passeio dá pra conhecer mais do que o famoso lago, pois há história, montanhas e uma floresta densa que faz parte da região.
Esse passeio é definitivamente um encanto a cada segundo. Estivemos por lá duas vezes e recomendamos de olhos fechados a excursão a Glendalough e Wicklow que pode ser feita pela manhã ou à tarde.
Passeios em Dublin
Com todas as informações e dicas que te falamos neste post, é hora de se programar, criar o seu roteiro e fazer suas reservas. Como falamos anteriormente, nossa sugestão é deixar tudo reservado antes mesmo de sair de casa para não ter preocupações, por isso deixamos os passeios em Dublin abaixo.