Guinness Storehouse: Como é a visita a cervejaria em Dublin

por Flávio Mendes

A Guinness Storehouse é a antiga fábrica da Guinness que se tornou um museu, contando a história da cerveja e sua fabricação. O passeio na cervejaria mostra o passo a passo da fabricação de uma das cervejas mais famosas do mundo. 

Sempre bebi Guinness no Brasil e pra mim é uma das melhores cervejas que existem no mundo. Estivemos duas vezes na Guinness Storehouse enquanto morávamos em Dublin e podemos dizer que é um lugar que deve entrar na sua lista de passeios na Irlanda.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

História da Cerveja Guinness

Foi no ano de 1759, depois de receber uma herança de £100 de seu padrinho, que Arthur Guinness investiu no aluguel de uma fábrica antiga no centro de Dublin, a St. James Gate. O terreno foi arrendado em £100 por mês em um contrato de 9000 anos. 

Ao visitar você poderá ver o contrato na entrada da fábrica da Guinness. No contrato que existe até hoje, estava incluso a fábrica antiga e um terreno de 4 hectares, um estábulo com alguns cavalos e máquinas para a produção de cerveja.

Apesar de arriscado, o negócio deu certo e em dez anos a fábrica começou a exportar sua cerveja. Diversas campanhas publicitárias e comerciais de tv deram mais destaque à cerveja que hoje está no ranking das mais vendidas no mundo.

No antigo prédio da Guinness foi criado esse tour de forma similar ao passeio na Heineken Experience em Amsterdam. Ele tem sete andares e o formato de um copo gigante chamado pint. 

Se o prédio fosse enchido de cerveja, seriam necessários 14.300.000 pints de Guinness, o que é consumido ao redor do mundo diariamente. Junto a ele, fica a maior fábrica da cerveja Guinness que existe, onde você poderá ver as pessoas trabalhando.

Onde fica a Guinness Storehouse e como chegar

Para visitar a Guinness Storehouse é bem simples porque ela está localizada numa região central de Dublin. Portanto não se preocupe, pois há vários meios de chegar até lá, ainda mais se estiver conhecendo a cidade a pé. 

O endereço é na St. James Gate, em Dublin 8, que fica ao lado de Dublin 2, que é o centro da cidade. Você pode chegar caminhando pela margem do rio Liffey, por exemplo ou pela mesma avenida da Dublinia e Christ Church.

Para chegar de ônibus, a linha 123 passa na O’Connell Street e na Dame Street, duas avenidas principais e super conhecidas na cidade. O ônibus vai te deixar na James’s Street, que é a mesma rua da destilaria de uísque Pearse Lyons e do bar Guinness Open Gate. O número do ponto é 1940 e de lá você está a alguns passos da entrada.

Outra boa opção é pegar o ônibus turístico hop-on hop-off que faz uma parada na fábrica da Guinness. Além disso, esse ônibus tem a grande vantagem de passar por todos os principais pontos turísticos da cidade. 

Se você quiser pegar o tram de Dublin, que se chama Luas, a linha vermelha para na estação James’s. Esse será o ponto mais perto quando falamos de tram da cidade, pois depois ele parará antes do rio e ficará mais distante.

Por fim, caso você alugue um carro em Dublin, o museu da Guinness oferece um estacionamento gratuito. Este estacionamento fica na Crane Street, mas as vagas são limitadas e você poderá usar o estacionamento pago bem ao lado se precisar.

Onde ficar em Dublin perto da Guinness Storehouse

Passeios na Irlanda Dublin
Centro de Dublin

Como a fábrica da Guinness fica em Dublin 8, bem perto do centro da cidade, você terá várias opções de hospedagem. As opções de hospedagem nesta região são diversas e você poderá chegar com facilidade e a uma curta caminhada se desejar.

Se quiser mais dicas de onde ficar em Dublin, sugerimos acessar o nosso post que fala mais detalhes dos bairros e regiões turísticas da cidade. Além disso, damos sugestões de hotéis de diversas categorias para auxiliar na pesquisa.

De qualquer forma, abaixo há sugestões de hotéis do barato ao caro:

Generator Dublin: Este é um dos melhores hostels da cidade e fica próximo a fábrica da Guinness, porém do outro lado do rio Liffey. A estrutura é muito boa e você pode escolher entre dormitórios compartilhados ou quartos individuais.

Liberty Townhouses: Se você quer ficar numa casa tradicional irlandesa, esta opção é perfeita, pois está perto de muitas atrações e claro, da Guinness Storehouse. As casas ficam em Dublin 8 e são de 2 e 3 quartos com muito conforto em suas comodidades.

Staycity Aparthotels: Na mesma região ficam esses apartamentos com serviço de hotel. Os apartamentos são bem equipados pois contam com sala e uma cozinha americana completa.

Ashling Hotel: Esta opção é uma boa sugestão para quem procura uma boa hospedagem, afinal estamos falando de um hotel 4 estrelas. A sua localização também é muito boa, pois está a 5 minutos a pé do museu da Guinness e do centro da cidade.

The Merchant House: Esta é a opção de hotel 5 estrelas mais perto do museu da Guinness. Ele está localizado na área do Temple Bar, oferece vários mimos e tem o estilo de pousada de charme, ou seja, é mais intimista e aconchegante.

Veja todas as opções de hospedagem em Dublin.

Entrada da Guinness Storehouse

Arthur-Guinness-Fundador-Cerveja-Guinness
Arthur Guinness

Logo ao entrar na antiga fábrica da Guinness você vai ver as bilheterias para comprar os ingressos. Contudo, essa parte normalmente tem filas grandes, por isso recomendamos que faça a sua compra online e com antecedência. 

Nosso parceiro Get Your Guide oferece os ingressos da Guinness Storehouse pelo mesmo valor que é vendido no local. Nós, por exemplo, usamos sempre esse site para antecipar a compra dos ingressos e passeios no mundo todo. Isso porque nós só indicamos e temos parceria porque usamos e confiamos. 

Outra forma de adquirir a entrada do museu da Guinness é com o Dublin Pass. Com o cartão de turismo da cidade, você vai ter esse e mais de 35 atrações para entrar gratuitamente. Além disso, você vai ganhar 10% de desconto no 1837 Bar & Brasserie e em tantos outros locais na cidade.

Guinness Storehouse Experience

Ao entrar no local, você verá a loja da Guinness que vende objetos da marca como copos, camisetas e imãs de geladeira, por exemplo. Nesta região também estão as bilheterias e suas filas enormes. 

Para evitar essa fila, compre seu ingresso online e passe direto para a área de conferência e entrada. A partir daí, você pode começar o tour por conta própria e ir caminhando entre as sessões da Guinness Storehouse Experience.

Visita a fábrica da Guinness em Dublin

Fábrica da Guinness Dublin
Fábrica da Guinness Dublin

Além da loja, no andar térreo há informações sobre a história e os ingredientes que são usados na cerveja Guinness para você começar o tour. No andar seguinte, você vai começar a conhecer a história de Arthur Guinness e o processo de fabricação. 

É neste primeiro andar que ficam os ingredientes, uma chaleira de cobre enorme e uma exposição mostrando como era feito o transporte da cerveja. Também há um trem da Guinness e como foi feita a construção dos barris.

No segundo andar é hora de sentir os cheiros e sabores da cerveja Guinness. Nessa parte está a experiência sensorial que é incrível. Em seguida e subindo mais um andar, veja a campanha publicitária que foi feita durante os anos que fizeram a cerveja ser mais vista pelo mundo.

Em seguida, no quarto andar, está o espaço para colocar a sua cerveja e fazer degustação. No quinto andar há dois restaurantes e no sétimo andar está o bar que descrevemos com mais detalhes a seguir. 

Degustação da cerveja Guinness

Degustação no museu da Guinness
Momento da degustação

No quarto andar está o que eles chegam de Guinness Academy, onde você vai aprender a colocar uma pint perfeita de cerveja Guinness. Também existe a Connoisseur Experience para provar quatro tipos de Guinness que são servidas pelo mundo.

Os pequenos grupos entram por vez e cada um aprende a colocar sua própria cerveja. A novidade é uma máquina para tirar sua foto e colocar na espuma da cerveja do seu copo, uma experiência única. 

A pint perfeita deve ser colocada em um ângulo de 45º até pouco mais da metade do copo. É necessário deixar a cerveja repousar por um minuto e logo depois você pode colocar a espuma por cima completando o copo. Dessa forma a cremosidade da cerveja Guinness é mantida e o copo perfeito é colocado.

O melhor e mais importante é que a pint que você colocou é sua e está inclusa no valor do ingresso. Como havíamos falado no início, o museu da Guinness é um lugar ideal para pessoas que querem experimentar uma cerveja perfeita.

Restaurantes da Guinness Experience

No quinto andar ficam os dois restaurantes onde você pode ter uma experiência gastronômica sem igual. Isso porque além de servir pratos típicos da Irlanda e sua culinária regional, há pratos feitos com cerveja.

O restaurante 1837 Bar & Brasserie serve pratos clássicos feitos com Guinness. Claro que todos são pensados para serem harmonizados com um belo copo de Guinness, mas você terá outras opções de bebidas. 

O outro local é o Arthur’s Bar, que tem um menu reduzido e por isso serve mais sanduíches apesar de terem pratos como sopa e torta irlandesa, por exemplo. O foco do bar é na bebida, afinal eles servem todas as cervejas Guinness.

Você para num desses locais durante a sua visita, mas é importante fazer uma reserva. O lado bom é que você também poderá ir a estes locais sem precisar visitar a cervejaria, pois há a opção de acesso direto.

Para completar, ainda deixo a dica do Guinness Open Gate que fica na mesma região, porém é fora da Guinness Storehouse. Neste bar, você vai poder experimentar outras cervejas da Guinness que são criadas em pequenos lotes.

Gravity Bar – O bar na antiga fábrica da Guinness

Gravity Bar na Guinness Storehouse
Gravity Bar

Subindo para o último andar, o sétimo e mais bonito de todos, você vai chegar no Gravity Bar. Um bar redondo que é todo de vidro, na cobertura do prédio da Guinness. 

Ele tem uma vista privilegiada da cidade em 360° e até mostra a direção de alguns pontos turísticos da cidade. Isso porque no vidro tem o desenho e o nome da atração que você poderá ver naquela direção que está olhando. 

Dessa forma, você poderá observar a cidade e se programar para ver mais pontos turísticos de Dublin, ou quem sabe ver o que já visitou. Portanto aproveite e tire muitas fotos do melhor mirante da cidade.

Lá é possível comprar mais pints de Guinness e continuar aproveitando o dia. Se você ou seus amigos e familiares não bebem cerveja, no bar tem outros tipos de bebidas não alcoólicas.

Loja da Guinness

Cervejaria-Guinness
Loja na cervejaria Guinness

Como falamos anteriormente, a loja da Guinness fica na entrada da antiga fábrica e onde você vai começar o seu passeio. Nela, você vai encontrar diversos tipos de produtos e lembrancinhas com o símbolo da cerveja Guinness. 

Além disso, você poderá fazer o pedido de uma pint, o copo de 500ml que serve a cerveja Guinness, totalmente personalizada. Dá para comprar garrafas e latas de cerveja e até doces e molhos que são feitos com a Guinness.

Esta loja pode ser visitada a qualquer hora de sua visita, seja no início ou no final.Você também poderá ir na loja mesmo sem comprar ingressos. Isso porque ela fica no andar térreo e é toda aberta.

Horários de funcionamento da Guinness Storehouse

A Guinness Storehouse Experience abre de domingo a quinta das 10h às 17h e nas sextas e sábados das 10h às 19h. Os horários podem mudar sem aviso prévio porque estão havendo várias mudanças durante a pandemia. 

Além disso, os horários podem ser mais extensos durante o verão. Quando nós fomos, por exemplo, a fábrica da Guinness ficava aberta até as 20h e abria mais cedo, então é bom dar uma conferida no horário quando comprar os ingressos com antecedência

O Arthur’s Bar abre todos os dias das 12h às 19h para você beber e provar o melhor da culinária local. Por outro lado, o 1837 Bar & Brasserie tem vários horários que mudam conforme os dias da semana. 

Ele abre de segunda a quarta das 13h às 16h, na quinta das 13h às 17h, na sexta e sábado das 13h às 20h e finalmente, no domingo das 13h às 16h. Lembrando que o melhor caminho é fazer uma reserva para ir a estes locais, pois eles são pequenos.

A Guinness Open Gate Brewery abre apenas na quinta e sexta das 17h às 20h, sábados das 15h às 20h e domingo das 14h às 18h.

Tour de cerveja em Dublin

Para complementar a visita na fábrica da Guinness, é possível fazer alguns passeios. Um bom exemplo é o tour guiado junto com a Jameson Experience num só dia. Você vai poder provar dois tipos de bebidas diferentes que são o clássico do país. 

Se você tem dificuldades com o inglês, pode fazer o passeio na fábrica e depois fazer o tour de cerveja em espanhol. Nesse caso, o guia vai te levar a alguns locais da cidade explicando fatos sobre as cervejas, incluindo a tão amada Guinness.

Outra opção é fazer a clássica maratona de bares, ou pub crawl, como é chamado em inglês. Você vai beber uma pint de Guinness e vários shots numa noite divertida indo de pub em pub pela cidade.

Passeios em Dublin

Com as informações de como visitar a Guinness Storehouse é hora de comprar seu ingresso e se programar para viajar. Para conhecer mais atrações e fazer passeios em Dublin, deixamos abaixo o que há de melhor. 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x