O que fazer em Bratislava, Capital da Eslováquia

por Flávio Mendes

Bratislava é a capital da Eslováquia, país que fez parte da Tchecoslováquia junto com a República Tcheca. A separação é relativamente recente e por isso a cidade é explorada pelo turismo a pouco tempo. Portanto, encontrar o que fazer em Bratislava não é desafiante, mas achar os pontos certos é super importante. 

Isso porque muita gente fica apenas um dia, mas você poderá ir muito além dos pontos básicos, da cidade velha e aproveitar ao máximo a sua viagem. Além disso, é importante saber que há lugares maravilhosos para explorar na região montanhosa, que vai fazer você ficar mais dias por lá.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem para Europa?

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem para qualquer emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do mundo afora. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguros para a sua viagem e ainda ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abordamos diversos temas além do que fazer em Bratislava, por isso clique abaixo e vá direto ao assunto que quiser.

Como chegar em Bratislava

Quem sai do Brasil deve ter em mente que não há voos diretos para Bratislava, tampouco para outras cidades da Eslováquia. Portanto, você deve pegar um voo para algum país da europa e em seguida fazer a conexão.

Bratislava faz fronteira com a Áustria e a Hungria, ou seja, tem fácil acesso partindo de Viena e Budapeste. Outra rota muito comum é a partir da Cracóvia, na Polônia, que apesar de ser mais distante, é procurada por muitos viajantes.

Avião: Quem está na europa, pode pegar voos para o Aeroporto de Bratislava-M. R. Štefánik (BTS). As companhias aéreas low cost estão disponíveis saindo de várias cidades para lá. 

Transfer: Saindo do aeroporto, o serviço de transfer está disponível para te levar ao seu hotel em qualquer lugar na Bratislava. Também existe o serviço de transfer saindo de Viena, bem como o traslado saindo da Cracóvia. A viagem é a mais confortável entre as opções porque você vai com motorista, chega rápido e estará num carro bom.

Carro: As estradas da europa são de boa qualidade e viajar por lá não será difícil. Portanto, uma boa opção é alugar um carro para chegar na Bratislava, bem como viajar pelo país.

Ônibus: Existem várias rotas de ônibus indo para Bratislava disponíveis no 12Go. Contudo, é importante ficar atento às conexões que muitos ônibus fazem, pois as vezes tem que trocar.

Trem: Fazer viagens de trem para a Bratislava é super comum. Saindo de Praga, por exemplo, a viagem dura 4 horas e é mais barata do que de ônibus.

Você pode ver as rotas, tipos de transportes e valores no site da 12Go, que é nosso parceiro. Aproveite para fazer as reservas com antecedência e não perca tempo durante a viagem.

Como ir de Viena a Bratislava

Bratislava fica muito próxima a Viena, capital da Áustria e por isso é a rota mais comum feita por viajantes. Tanto que muitas pessoas fazem um bate-volta porque Bratislava fica a pouco mais de 60 km de Viena e pode ser conhecida em apenas um dia.

A viagem de trem leva apenas 1 hora saindo de Viena para Bratislava. Os trens partem a cada hora das 2 estações da capital austríaca, Wien Westbahnhof (estação do oeste de Viena) e a Wien Hauptbahnhof (a principal estação ferroviária de Viena). 

A diferença é que saindo da Wien Westbahnhof, você precisa fazer 1 troca de trem, porque não existe trem indo direto para Bratislava. Por outro lado, se sair da Wien Hauptbahnhof, você consegue ir direto e chegar mais rápido.

Para os ônibus, as viagens também são frequentes e partem de duas estações ou do aeroporto de Viena. Uma delas é a estação de ônibus central, que fica na mesma região da estação de trem Hauptbahnhof. A outra é a estação de ônibus internacional chamada Vienna Erdberg ou Vienna International Busterminal (VIB).

Veja todas as opções de rotas, dias e horários no site da 12Go

Excursão para Bratislava

Como falamos anteriormente, é muito comum as pessoas fazerem viagem de um dia para a Bratislava. O famoso bate e volta é possível por conta própria usando os serviços de ônibus ou trem, bem como através de excursões. 

Obviamente fazer a excursão é um modo mais rápido e de certa forma mais proveitoso para quem não tem muito tempo. Isso porque o guia vai estar com grupo o tempo inteiro indo aos lugares certos e dando explicações de cada local. 

Se você estiver em Viena, pode fazer uma excursão num pequeno grupo. O guia vai te levar nos principais pontos turísticos da cidade, vai te mostrar os monumentos da cidade velha e você ainda vai ter tempo livre.

Quem busca uma opção mais privada, deve fazer a visita particular saindo de Viena de carro. O bom dessa opção é que você pode ficar na cidade ou escolher o retorno de trem, barco ou carro.

Por último, quem estiver em Budapeste também pode fazer um bate e volta a Bratislava. A excursão de um dia inteiro te levará para conhecer o Castelo, a Catedral de St. Martin e a Cidade Velha, por exemplo.

Onde ficar em Bratislava

A melhor região para ficar em Bratislava é na cidade antiga, ou Stare Mesto, na língua local. Por lá, você poderá fazer tudo a pé e estará perto de lojas e restaurantes para provar o melhor da comida local. 

Abaixo deixamos algumas sugestões para você não perder tempo na escolha. 

  • Hostel Folks: Começando por uma opção mais econômica, este hostel está no centro da cidade e tem notas excelentes, o que significa boa qualidade a um preço bom. Você vai poder fazer tudo a pé e economizar ainda mais durante a sua viagem.
  • Ibis Bratislava Centrum: Hotel da rede ibis que é super conhecida, tem 3 estrelas, excelentes acomodações e fica colado com o castelo da Bratislava. Ficar nele é sinônimo de boa estadia e localização perfeita.
  • Hotel Perugia: Esta é outra opção de hotel 3 estrelas que fica na cidade velha da Bratislava. Está numa rua de pedestres que garante ao hóspede tranquilidade e acesso a tudo com muita facilidade.
  • Arcadia Boutique Hotel: É uma opção de hotel 4 estrelas que fica na melhor área da cidade. A decoração é de chamar atenção com seu estilo clássico cheio de detalhes que vai até o teto com mosaico de vidro.
  • Radisson Blu Carlton Hotel: Por último, mais um hotel que garante luxo e sofisticação na Bratislava. Além disso, este hotel tem uma localização fantástica e fica num edifício do século XIII, fazendo da estadia uma experiência.

Veja todas as opções de hospedagem na Bratislava!

Onde comer em Bratislava

Comidas-Tipicas-da-Eslovaquia-Slovak-Pub
Prato no Slovak Pub

Depois de ler diversas recomendações sobre o Slovak Pub, decidimos conhecer. Além de ser o maior pub da cidade, este local apresenta um pouco da história do país. Um dos pratos principais servidos lá é o tradicional Bryndzové halušky, um nhoque de batata com queijo de ovelha e bacon.

O exótico U.F.O Restaurant serve pratos internacionais e é muito conhecido da cidade. Ele tem o formato de disco voador e fica localizado na Ponte Nova (Nový most) que cruza o rio Danúbio. O restaurante é giratório e faz parte da Federação Mundial das Grandes Torres e também serve como deck de observação. 

Outra opção exótica é o restaurante do Botel Garcia, um barco que serve como hotel. O restaurante fica na parte de cima do barco com um ambiente bem agradável ao ar livre que vai te proporcionar uma vista incrível. A sua localização é a margem do rio Danúbio bem próximo ao castelo e à cidade velha.

O que fazer em Bratislava

A principal área para conhecer é a cidade antiga de Bratislava. Por lá, você vai encontrar diversos pontos turísticos e vai poder conhecer mais da história da cidade. Se você vai passar apenas um dia, indicamos fazer uma excursão com guia de pelo menos uma hora. Além disso, você pode otimizar o tempo usando o ônibus turístico que passa pelas principais atrações e ainda fala sobre cada local.

Castelo de Bratislava 

O-que-fazer-em-Bratislava-Castelo
Castelo de Bratislava

O castelo de Bratislava, ou na língua local Bratislavský hrad, fica em cima de uma colina e chama atenção pelo seu formato quadrado, branco e com 4 torres. Além disso, fica de frente para o Rio Danúbio e abriga atualmente o Museu Nacional de História da Eslováquia.

O castelo é o símbolo do país e a visita é mais que obrigatória já que estamos falando da principal atração. Você pode visitar o castelo e museu com um tour para conhecer melhor a história do local.

  • Endereço: Hrad, 811 06 Bratislava
  • Horários: Durante o verão, de 1º de abril a 31 de outubro abre diariamente das 10h às 18h. No inverno, de 1º de novembro a 31 de março abre diariamente das 9h às 17h.
  • Ingresso: €10 – Compre o ingresso do castelo e evite filas.

Catedral de São Martinho

Esta é a maior e mais antiga catedral de Bratislava, onde a Rainha Maria Teresa foi coroada. É o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, portanto deve entrar na sua lista do que fazer em Bratislava.

A catedral foi construída no local de outra igreja, pois quando Bratislava virou cidade a intenção era de que a catedral fizesse parte da região murada. Tanto é que a torre servia de bastião defensivo. 

  • Endereço: Rudnayovo námestie 1.
  • Horários: Aberto de segunda a sábado de 9h às 11h30 e 13h às 18h. Aos domingos fica aberto das 13h30 às 16h.
  • Ingresso: Gratuito.

Palácio Presidencial

Palacio-Presidencial-de-Bratislava-Eslovaquia
Palácio Presidencial de Bratislava

Este palácio foi construído para presidente da Câmara Real Húngara em 1760 para ser o palácio de verão. Na época, o local era muito procurado para eventos aristocratas, mas atualmente é a residência oficial do Presidente da República Eslovaca.

O Palácio Grassalkovich, como também é conhecido, possuía um belo jardim francês na parte de trás, contudo agora é um um parque. Você pode ir lá fazer uma caminhada, andar de bicicleta e relaxar. No parque tem a estátua da Imperatriz Maria Theresa, uma fonte e um parque onde as crianças podem brincar livremente. 

Na praça em frente ao palácio, você pode ver a troca de guardas que acontece diariamente em diversos horários.

  • Endereço: Hodžovo námestie 2978/1.
  • Horários: O jardim fica aberto entre janeiro e março todos os dias das 10h às 19h. Entre abril e maio aberto todos os dias das 10h às 20h. De junho a setembro abre todos os dias das 8h às 22h e entre outubro e dezembro abre todos os dias das 10h às 19h.
  • Ingresso: Não é permitido entrar no palácio, mas o jardim é gratuito.

Michael’s Gate

Michalska-Brana-Bratislava
Michalska Brana

É um dos símbolos da Bratislava com uma grande importância histórica e onde fica o marco zero da cidade. A torre, único portão da cidade entre as fortificações medievais, foi modificada e atualmente tem o estilo barroco com 51 metros de altura e sete andares. 

De lá é possível ter a melhor vista da cidade velha de Bratislava e com certeza é uma das melhores experiências que você pode ter na cidade. Dentro também está o Museu das Armas, mas tudo encontra-se fechado para reforma.

Na área externa há ruelas com comércio, bares e restaurantes. Você pode procurar a placa “zero quilômetro” que indica as distâncias para 29 capitais pelo mundo.

  • Endereço: Michalská ulica 22 806/24.
  • Horários: Fechada por pelo menos 2 anos desde 1° de dezembro de 2020.
  • Ingresso: Não disponível.

Antigo Prédio da Prefeitura

Cidade-Velha-de-Bratislava
Cidade Velha de Bratislava

A antiga Câmara Municipal é datada da época da cidade medieval no século XIII. Ela foi a casa do prefeito da cidade, mas virou propriedade do governo. Logo depois outras duas casas foram anexadas, fazendo do local a prefeitura e o tribunal municipal. 

Atualmente, no espaço funciona o Museu da Cidade de Bratislava, o mais antigo da cidade. Por lá você poderá ver uma exposição sobre o sistema de justiça feudal e a mobília original do tribunal, por exemplo.

  • Endereço:  Hlavné námestie 501/1.
  • Horários: Aberto de terça a sexta das 10h às 17h, sábado e domingo das 11h às 18h.
  • Ingresso: €5.

Palácio do Primaz

Também conhecido como palácio dos primados, este é um dos prédios mais bonitos da cidade. O Primaciálny Palác, em eslovaco, foi construído em 1781 com estilo classicista desde a fachada. 

Ao visitar, você poderá ver uma rara coleção de tapeçarias inglesas, bem como retratos de governantes húngaros. Além disso, pode conhecer os diversos salões do palácio com móveis de época, assim como o Salão dos Espelhos.

  • Endereço: Primaciálne námestie 2.
  • Horários: Aberto de terça a domingo das 10h às 17h.
  • Ingresso: €3.

Igreja Azul

O nome oficial da igreja azul é Igreja de Santa Isabel da Hungria. Contudo, todos a chamam assim por causa da cor azul que está presente em toda a parte interna e externa, bem como no telhado. Esta é uma igreja relativamente nova, pois foi construída no século XX e consagrada em 1913.

  • Endereço: Bezručova, 811 09.
  • Horários: Aberto segundo, quarta e sexta das 14h30 às 17h.
  • Ingresso: Gratuito.

UFO

Nós já mencionamos este local como restaurante, mas você pode visitar sem necessariamente comer lá. Isso porque o local tem uma plataforma de observação a 95 metros de altura de onde é possível ter a vista de toda cidade.

Com formato de nave espacial, o UFO fica localizado no meio da Ponte Nova que passa no Rio Danúbio e é próximo ao centro antigo. Este é um dos melhores locais para ver o pôr do sol na cidade.

Durante o verão o Skywalk é aberto para quem gosta de adrenalina. Em outras palavras, você vai poder andar no parapeito da janela do restaurante e até se pendurar, acompanhado de instrutor, claro. 

  • Endereço: Nový most.
  • Horários: Bar e deck de observação abre todos os dias das 10h às 23h, já o restaurante fica aberto todos os dias das 12h às 23h.
  • Ingresso: €8,90 para entrar uma vez ou €11,90 para ir de dia e à noite. Quem consome pelo menos 1 prato principal do menu do restaurante não paga para o mirante. O Skywalk custa €45.

Sinagoga de Bratislava

Esta sinagoga judaica foi construída entre 1923 e 1926 com estilo cubista. Ela é a única da cidade e por isso considerada um monumento cultural nacional. Apesar da sua imponência e beleza, o local ainda funciona como casa de culto para as pessoas da religião.

O Museu da Comunidade Judaica fica no primeiro andar, contudo só fica aberto para o turista no período de verão. 

  • Endereço: Heydukova 11-13.
  • Horários: Consulte as datas e horários da próxima temporada no site oficial.
  • Ingresso: €6

Galerias de Arte

Existem duas galerias de arte em Bratislava que ganham destaque e que podem fazer parte do seu roteiro. A primeira delas é a Galeria Multium que tem seis espaços exibindo espelhos e ilusões de ótica, incluindo a exposição de Matej Kren conhecida mundialmente.

A outra é a Galeria Nedbalka que apresenta uma grande coleção de arte moderna do país. Esta coleção é de mais de 500 pinturas do século XIX até os dias atuais. Ao final, você ainda deve desfrutar de bolo e café para relaxar.

  • Endereço: Nedbalova 485/17.
  • Horários: Aberto de terça a domingo das 13h às 19h.
  • Ingresso: €14

Estátuas de Bronze

Durante a sua caminhada pelo centro histórico de Bratislava, você vai ver algumas estátuas interessantes. As mais famosas são a Schöne Náci e Rubberneck Čumil. A primeira, Schöne Náci, é de um morador local do século XX, que foi muito conhecido pela elegância e bondade. A segunda é a do soldado napoleônico Čumil, saindo de um canal no chão.

Você pode descobrir e aprender sobre a história dessas e de outras estátuas e locais escondidos de Bratislava com um jogo no seu celular. A cada dica, você vai descobrindo mais informações e locais diferentes.

  • Endereço: Schöne Náci está na Rybárska brána 217/1 e Rubberneck Čumil está na Panská 251/1.
  • Horários: 24h.
  • Ingresso: Gratuito.

Cervejarias 

U-Matěje-Praga
Cerveja Pilsner Urquell

A bratislava tem se destacado bastante com suas cervejarias que produzem artesanalmente e com muita qualidade. Algumas delas são bem indicadas como a Monastic Brewery que produz cerveja pilsner com malte moído na hora.

  • Endereço: Námestie SNP 469/8
  • Horários: Aberto de terça a sábado das 10h às 23h.
  • Ingresso: Tour a partir de €10

Outra opção para você visitar é o Beer Palace. Esta não é uma cervejaria, mas fica num prédio histórico que já foi uma pousada de luxo. O seu diferencial é ter um tanque da cerveja Pilsner Urquell não pasteurizada, ou seja, o sabor é mais limpo e fresco.

  • Endereço: Gorkého 5.
  • Horários: Aberto de segunda a quinta das 11h à 00h, sexta e sábado das 11h às 01h e domingo das 08h às 23h.
  • Ingresso: Gratuito.

Para conhecer mais locais, recomendamos fazer o tour de cerveja artesanal.

Casas de Vinhos

Outra bebida que o país tem se destacado são os vinhos, tanto que produzem diversos tipos nas regiões montanhosas na Eslováquia. Mas para quem fica na Bratislava, pode conhecer os tipos e sabores dos vinhos em algumas casas da cidade.

Alguns lugares que você pode conhecer e apreciar os vinhos locais são a Galeria de Vinho Grand Cru, o bar de vinho Vinimka e o bar e loja Trunk. Todos ficam no centro antigo e tem fácil acesso.

Por fim, a Coleção Nacional de Vinhos da Eslováquia, um lugar único em toda a Europa. Por lá você verá os 100 melhores vinhos eslovacos e poderá fazer uma degustação com sommelier de até 72 rótulos. 

Eurovea

Ao lado do centro histórico e às margens do Danúbio, o Eurovea é uma região moderna e agitada de Bratislava. Por lá estão muitos prédios comerciais, lojas e restaurantes, bem como acontecem feirinhas constantemente. 

Você pode aproveitar para passear pelo calçadão e descansar um pouco observando o ritmo de vida local. 

  • Endereço: Pribinova 8.
  • Horários: Aberto todos os dias das 10h às 21h.
  • Ingresso: Gratuito.

Castelo Devín

Saindo um pouco da região central, este castelo está a 10 km a oeste do centro da Bratislava. Você deve incluir este castelo na sua lista do que fazer em Bratislava em 2 dias.

Isso porque o castelo é espetacular e foi construído no topo de um penhasco na confluência do rio Danúbio e Morava. Atualmente é possível visitar as ruínas, pois foi explodido em um ataque do exército de Napoleão.

O mais recomendado é conhecer através de uma excursão que sai do centro da cidade para ter explicações do guia. Além disso, você vai poder experimentar produtos locais e vinhos da região.

  • Endereço: Muránská 1050/10, 841 10 Devín
  • Horários: Entre março e outubro abre de terça a domingo das 10h às 16h. Entre abril e setembro abre de terça a domingo das 10h às 17h, mas fecha entre 13h e 14h. De novembro a fevereiro abre todos os dias das 10h às 16h.
  • Ingresso: De abril a outubro custa €5 e de novembro a março custa €2.

O que fazer em Bratislava a noite

Bratislava tem a vida noturna bem agitada. No centro histórico mesmo, é o melhor lugar para passar a noite entre pubs, cervejarias e casas de vinhos. Além disso, os restaurantes da região são ótimos para provar a culinária local ou se viajar entre pratos internacionais.

As principais ruas para quem quer curtir a noite na cidade são Michalská, Obchodná e Ventúrska. Contudo, se você quiser viver uma noite com mais pessoas locais, a rua Karpatská tem ganhado destaque porque é bem hipster.

O KC Dunaj é outro lugar mais hipster que tem DJs, shows e exibição de filmes, por exemplo. Está localizado no centro histórico e pode ser um bom lugar para ter uma noite diferente na Bratislava.

Uma das boas atividades para começar a noite é uma degustação de cerveja artesanal ou a degustação de vinhos de 30 ou 100 minutos, fica a sua escolha.

O que fazer em Bratislava no inverno

O inverno na Bratislava, assim como em boa parte da Europa, pode ser bem frio e até nevar. Contudo há algumas atividades regulares que são especiais no inverno, bem como existem atividades especiais. 

Falando em atividades especiais, é em dezembro que acontece o mercado de natal na cidade. Mas se você quiser ficar em locais fechados, uma boa recomendação é o Hangair Action Sports Academy. Este é um daqueles locais cheios de camas elásticas e piscinas com blocos de espuma para você se jogar. 

Outra atividade legal para fazer em local fechado, são os escape rooms como o Trapped e o BrainTeaseLava, por exemplo. Elas são aquelas salas de jogos cheios de enigmas que você tem que decifrar para sair. 

Além disso, praticamente todas as dicas do que fazer na Bratislava que demos neste post, estão abertas no inverno. 

Seguro viagem pelo mundo

Sabemos que é importante contratar um bom seguro em todas as viagens, mas ao viajar pelo mundo, é mais importante ainda. Isso porque você estará exposto a diversas condições e só de estar fora de casa já é um motivo mais do que suficiente para estar protegido.

Além disso, um seguro viagem cobre imprevistos como malas extraviadas e atrasos de voos, por exemplo. Em todos os casos, é melhor prevenir do que remediar! Por isso, recomendamos que tenha em mãos o seguro viagem de boa qualidade e alta cobertura para embarcar com uma segurança extra em qualquer emergência.

Acessando o site da nossa parceira, Seguros Promo, você terá uma lista completa com as melhores seguradoras, preços acessíveis e descontos incríveis. 

Passeios em Bratislava

Com tantas informações sobre o que fazer em Bratislava, você poderá fazer um roteiro de 1, 2 ou até 3 dias. Portanto, agora é hora de fazer as suas reservas e escolher os passeios que deseja. Para te ajudar com essa programação, abaixo deixo diversas sugestões de passeios imperdíveis com a GetYourGuide, uma empresa de confiança que oferece passeios, ingressos e experiência no mundo todo!

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paulo
Paulo
7 anos atrás

Muito massa, cara. Parabéns pelo blog. Uma curiosidade: que câmera vc usa?

Maria Bernadete Malerbo
Maria Bernadete Malerbo
7 anos atrás

Olá Flávio, iremos no próximo ano para a Europa, especificamente de Cracóvia pra Budapeste. Iremos a Bratislava num bate-volta a partir de Viena. Minha dúvida é: em Bratislava há um guarda volumes na estação/rodoviária? É que estaremos chegando de Budapeste e se houver essa facilidade poderemos ir primeiro para lá e depois para Viena. Amei suas dicas, apesar de conhecer Budapeste também retornarei lá e farei o seu roteiro. Muito bom. Parabéns

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x