O Que Fazer Em Belgrado, Sérvia: Roteiro Completo

por Flávio Mendes

Conhecer a Sérvia foi uma daquelas surpresas durante o mochilão que fizemos em 2015 pela Europa. Achar o que fazer em Belgrado não foi tarefa difícil, já que a cidade reserva diversas atrações, muitas de graça.

A ideia de ir a Belgrado começou quando iríamos encontrar amigos na Europa e nosso voo estava adiantado em 3 dias. Portanto, tínhamos que colocar uma nova cidade no roteiro já que nosso voo chegaria em Budapeste com conexão em Lisboa.

Procurando por uma cidade ou país novos pelos arredores da Hungria, nossa opção foi Belgrado. E não tinha como ter feito a melhor escolha, pois a cidade é pequena, barata e reserva muitas atrações interessantes que vamos falar daqui pra frente.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Abaixo deixo a lista de assuntos abordado neste post sobre o que fazer em Belgrado. Clique no link e vá até onde deseja diretamente:

Um pouco de história

A Iugoslávia formou-se após a primeira guerra mundial com a união de territórios que faziam parte dos impérios Austro-Húngaros e Turco-Otomanos. Em outras palavras, era formada pelas repúblicas Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Sérvia e Montenegro e pelas regiões Vojvodina e Kosovo.

Graças a Tito, essa união se manteve formada mesmo após a segunda guerra mundial, mas ele, que comandava um regime socialista, faleceu em 1980. Por isso, a situação política do país começou a se agravar, já que a União Soviética queria interferir nisso. 

Em 1990 a crise econômica da Iugoslávia se agravou, fazendo com que alguns países começassem a se separar. O primeiro deles foi a Eslovênia, em seguida a Croácia e Macedônia.

A situação também ficou ruim na Bósnia-Herzegovina, país que era composto por grupos étnicos diversos. Os croatas e muçulmanos que viviam na Bósnia queriam a independência política, enquanto os sérvios que moravam na Bósnia queriam continuar pertencendo à Iugoslávia.

Um plebiscito aprovou a independência da Bósnia e sua capital Sarajevo em 1992, ocasionando uma grande guerra civil que durou anos. Porém, as populações foram massacradas, a destruição predominou e a Bósnia foi devastada por essa guerra que matou mais de 200 mil pessoas.

Em 1992 a antiga Iugoslávia tinha reduzido, sendo formada por Sérvia, Montenegro, Kosovo e Vojvodina. Em 2003 o nome Iugoslávia é abandonado, sendo renomeada para Sérvia e Montenegro. Isso até 2006, ano em que Montenegro ganhou sua independência e em 2008, o Kosovo foi reconhecido como estado independente, não pertencendo mais à Sérvia.

Para quem tiver ainda mais interesse sobre o comunismo do país, clique aqui para ver o passeio que conta toda a história da Iugoslávia.

Onde fica Belgrado

Belgrado é a capital da Sérvia, país que faz parte da região dos Balcãs na Europa e já foi a capital da antiga Iugoslávia. A Sérvia faz fronteira com 8 países, sendo o coringa na hora de planejar uma viagem por essas bandas da Europa.

É bem fácil incluir a Sérvia em um roteiro pelos Balcãs ou até mesmo pela região central e leste da Europa. Ainda mais porque o país é relativamente barato, sendo possível gastar entre €30 e €40 por dia com tudo incluso, mas a modela local é chamada Dinar.

Como chegar em Belgrado

Carros e pessoas na rua de Belgrado
Rua de Belgrado

Antes de saber o que fazer em Belgrado, veja como chegar na cidade para programar bem a sua ida. Não existem voos que conectam o Brasil direto com a Sérvia, sendo necessário fazer uma ou mais conexões em outros países da Europa. Contudo, quem já está na Europa tem mais facilidade, pois é possível chegar em Belgrado de avião, ônibus ou trem.

As rotas mais tradicionais são as que partem dos países que fazem fronteira com a Sérvia, como por exemplo a Hungria, Croácia e Bósnia. 

Ônibus para Belgrado

Costumamos utilizar os ônibus durante nossas viagens pela Europa e compramos com antecedência de forma online. Por isso, indicamos que você busque um site que faz a comparação de ônibus, trem e avião e mostra qual que sai mais em conta.

Partindo de Budapeste para Belgrado, os ônibus saem entre 08h30 e 23h, tanto da Könyves Kálmán quanto do aeroporto de Budapeste.

O ônibus de Zagreb para Belgrado, parte de vários lugares da cidade entre 04h50 e 23h55. Portanto, procure embarcar na Estação de trem Gajnuce, Estação de trem Remetinec, Estação de trem Maksimir ou na Rodoviária Kolodvor e Vrapce.

Chegando em Belgrado, os ônibus param na Sava Centar, BAS e Studentski Grad, dependendo da companhia de ônibus que você utilizar. Normalmente a empresa de ônibus Flixbus para em algum ponto demarcado no ticket em alguma rua, não utilizando rodoviárias em diversas cidades pela Europa.

Trem para Belgrado

Os trens para Belgrado podem chegar por diversas estações na cidade. Dentre elas estão a Novi Beograd, Beograd Topcider e Beograd Centar.

Vale lembrar que hoje em dia os trens podem sair mais caros do que os voos em cias aéreas low cost da Europa. Por outro lado, usar trem é mais rápido já que não tem toda a burocracia de check in e tempo de espera pré voo.

Avião para Belgrado

O Aeroporto Internacional de Belgrado se chama Nikola Tesla e fica a 18km do centro da cidade. Seu código é BEG e ele serve de hub para empresas como a Air Serbia e Wizz Air que conectam a capital sérvia a diversas cidades por toda Europa. 

A melhor forma de chegar até o centro é de táxi, mas tome cuidado com os golpes que explico no final desse post. Por isso, se quiser mais segurança, você pode utilizar algum aplicativo de carro.

Onde ficar em Belgrado

Pedrestrian street
Rua Knez Mihailova

As áreas mais indicadas para ficar em Belgrado são no centro antigo e na cidade nova, pois você vai ficar perto de tudo que há para fazer em Belgrado. O centro antigo de Belgrado é pequeno, por isso você pode fazer tudo a pé. Quem se hospeda na parte nova da cidade, ainda assim consegue se locomover em Belgrado sem precisar usar táxi ou transporte público.

Além dessas áreas, existem outras regiões para se hospedar em Belgrado, mas ficam fora desse perímetro e talvez não sejam tão interessantes para ficar. Sendo assim, vamos indicar alguns tipos de hospedagens nas 2 principais regiões de Belgrado logo abaixo.

Cidade Velha de Belgrado – Stari Grad

Se sua intenção é ficar ao lado de todos os principais pontos turísticos de Belgrado, essa região é pra você. Falo isso porque é uma região bem servida de restaurantes e a vida noturna agitada.

Veja algumas sugestões de hotéis na cidade velha de Belgrado: 

  • Quem busca um hostel na cidade velha, pode contar com o White Owl Hostel que é um local bom e barato no centro da cidade.
  • O City Nest Modern & Cozy Suites é uma ótima opção com valor mediano no centro da cidade, ou seja, fica perto de tudo.
  • Outra opção é o SuperB Luxury Suites é um hotel 4 estrelas que oferece suítes e apartamentos para grupos e famílias.
  • Um 5 estrelas no coração da cidade, o Square Nine Hotel Belgrade é luxuoso e atende aos viajantes mais exigentes.
  • Por fim, o Hotel Opera Garni é um hotel completo que está a apenas 200 metros da Praça da República, um dos pontos principais da cidade.

Clique aqui para ver todas hospedagens na cidade velha de Belgrado.

Cidade Nova de Belgrado – Novi Grad

Atravessando para o outro lado do rio Sava fica a nova Belgrado, a região moderna da cidade. A região parece ter sido toda planejada, com quarteirões largos e edifícios modernos. Com tudo isso, essa região é bem servida não só de hotéis, mas em sua maior parte de apartamentos, ideais para quem viaja em grupo ou família.

Abaixo nossas sugestões de onde ficar na cidade nova:

  • Para começar, o Modern and Cozy Place é um apartamento confortável, bem localizado e ainda tem muitos comentários positivos no Booking.com.
  • Para economizar, o San Art Floating Hostel & Apartments é uma ótima opção de hostel para os mochileiros. Além disso, ele está num flutuante no Danúbio.
  • Um hotel de rede, o Tulip Inn Putnik Belgrade é completo, tem quartos confortáveis e funcionários super gentis.
  • O Crowne Plaza Belgrade é um 4 estrelas que está num prédio super moderno e luxuoso no centro financeiro de Nova Belgrado para você ter uma experiência sem igual.
  • Você pode se hospedar no Hyatt Regency Belgrade pois tem a garantia da qualidade 5 estrelas da rede Hyatt.

Veja todos os hotéis da cidade nova de Belgrado clicando aqui.

Bares e Restaurantes em Belgrado

Em resumo, a culinária sérvia é bem parecida com a dos outros países dos Balcãs que fizeram parte da antiga Iugoslávia, baseada em carnes, cordeiros, batatas e legumes recheados. Por isso, um dos petiscos de rua mais tradicionais do país é o Burek, um delicioso lanche feito de massa folhada recheada com carne ou queijo.

As cervejas desses países da Europa são muito boas e baratas, por isso recomendo experimentar algumas delas. Nós, por exemplo, experimentamos a cerveja Zaječarsko, uma das mais tradicionais do país. Porém, se quiser experimentar um licor tradicional sérvio, vá de Rakija. 

Se você quiser ir mais a fundo, recomendamos fazer um Beer Tour pelo centro da cidade experimentando as melhores cervejas.

Para encontrar bons restaurantes, vá até a Knez Mihailova, também conhecida como “pedestrian street”, por exemplo. Agora se o que você procura é vida noturna, barzinhos e restaurantes mais simples, a Skadarlija é a rua mais famosa para isso.

O que fazer em Belgrado: Os principais pontos turísticos

Chegamos sem saber o que fazer em Belgrado, mas conforme fomos andando, fomos encontrando muitas coisas pelo caminho. Porém é bem fácil, já que a cidade se divide entre lado antigo e novo.

É no lado antigo que ficam todas as atrações turísticas da cidade, também sendo o melhor lugar para se hospedar e sentir o clima que a cidade tem.

O lado novo de Belgrado é todo dividido em grandes quadras, onde ficam edifícios modernos, escolas e universidades. Demos uma volta por lá, mas não achamos muito o que fazer

Abaixo listamos os principais pontos turísticos de Belgrado:

Praça da República

Praça da República de Belgrado
Praça da República de Belgrado

A Trg Republike, em português, a Praça da República de Belgrado, é a principal praça da cidade, onde ocorrem eventos e tem alguns restaurantes e bares. É nela que ficam o Teatro Nacional e o Museu Nacional, ou seja, são mais duas atrações em um só lugar.
Da Praça da República parte o passeio a pé guiado pelo centro da cidade que vale muito a pena fazer. Esse é um daqueles passeios em grupos onde um guia vai contando a história dos principais lugares. Adoramos fazer esse tour, já que normalmente o guia é um morador local, ajuda no turismo e você aprende muita coisa sobre a cidade.

  • Endereço: Trg Republike – Beograd.
  • Horário: Aberto 24 horas.

Fortaleza de Belgrado

Fortaleza de Belgrado Kalemegdan
Fortaleza de Belgrado Kalemegdan

Kalemegdan é a antiga cidadela de Belgrado, uma fortaleza que no passado servia de moradia para a população da cidade. Ela fica em uma posição estratégica, na confluência dos rios Danúbio e Sava.

Dentro dela ficam outras atrações como um parque com uma feirinha de artesanato, ideal para comprar souvenir, descansar e esquecer do tempo, por exemplo. O mais legal mesmo é ver o tempo passar sentado no gramado de frente pro rio.
Na Fortaleza de Belgrado também ficam uma capela, um museu com máquinas de tortura, diversos equipamentos de guerra como canhões e outras ruínas. Além disso, o Kalemegdan é ponto de encontro de turistas e moradores locais, sem falar que é gratuito.

  • Endereço: Kalemegdan bb 11000 – Beograd.
  • Horário: Aberto 24 horas.

Rio Danúbio e Sava

Rio Danubio
Rio Danubio

É possível vê-los desde a Fortaleza Kalemegdan ou indo até a ciclovia que margeia o rio. No verão, a ilha Ada Ciganlija, que fica bem no meio da confluência dos 2 rios, é aberta a visitação, sendo possível visitar até uma praia formada em uma de suas laterais

Embora sejam apenas rios, não deixe de visitar, pois eles fazem parte da história e cultura da cidade. Ainda mais porque você pode fazer um passeio de barco e ver o ritmo de vida local e entender mais sobre Belgrado.

Museu Nikola Tesla

Um dos gênios mais injustiçados que existem na história, Nikola Tesla tem um museu só dele em Belgrado. Mesmo não ganhando o título, que foi roubado por nada menos que Thomas Edison, foi ele quem revolucionou a eletricidade no mundo.

Outras criações desse gênio foram o motor elétrico, ignição elétrica de motores à gasolina e a famosa bobina de Tesla, que permitiu comunicações sem fio com rádios e televisores, sendo usada hoje em dia em nosso wi-fi.

Se você procura algo autêntico, com toda certeza essa é uma das atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro sobre o que fazer em Belgrado. O Museu Nikola Tesla mostra muitas de suas invenções e vale o passeio. Ele abre de terça a domingo das 10h00 às 20h00.

  • Endereço: Krunska 51, Beograd.
  • Horário: Segunda a sexta das 10h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h.

Museu Nacional da Sérvia

O Narodni Muzej, o Museu Nacional da Sérvia, é o maior e mais antigo museu sérvio que existe. Nele é possível ver coleções de relíquias que foram juntadas desde sua abertura, em 1844. Além disso, ele conta detalhes da antiga Iugoslávia e dá para aprender um pouco mais sobre sua história.

Aproveite se estiver na cidade num domingo, pois a entrada é gratuita. Em dias regulares, o ingresso vai de 300 RSD a 600 RSD, dependendo das áreas que visita.

  • Endereço: Trg republike 1а, Beograd.
  • Horário: Terça, quarta, sexta e domingo das 10h às 18h, quinta e sábado das 12h às 20h e fecha na segunda.

Se perder pelas ruas de Belgrado

Belgrado é recheada de museus, prédios antigos, street arts e muita história. Pra mim, um dos melhores programas quando visito cidades européias, é andar sem rumo, descobrindo cada cantinho e registrando tudo. 

Em Belgrado, você vai ver muitos grafites pelos muros da cidade e prédios que foram bombardeados mas permanecem de pé. Em outras palavras, considero a cidade um museu a céu aberto, por isso, só basta sair sem rumo.

O que fazer em Belgrado: bate-voltas a partir da capital da Sérvia

Prédios bombardeados em Belgrado
Prédios bombardeados em Belgrado

Que tal conhecer algumas cidades vizinhas em viagens de bate-volta. Dou essa dica porque  Belgrado fica no meio das rotas de cidades e parques nacionais. Por isso vamos falar mais abaixo, já que ela pode ser ponto de partida para viagens de um dia ou até mesmo uma viagem de carro pelo país.

Para viajar pelo país, a forma mais confortável é de carro, por isso, acesse a RentCars aqui para alugar carro. Você pode fazer a retirada e entrega no aeroporto ou na cidade e aproveitar a sua viagem da melhor forma possível.

Novi Sad

Não tão conhecida como Belgrado, Novi Sad é a segunda maior cidade do país e merece uma visita. Falo isso porque sua arquitetura e seus parques chamam atenção porque tira aquela cara de cidade grande.

A cidade foi fortemente bombardeada durante a guerra do Kosovo, mas se reergueu e hoje em dia é uma das cidades mais bonitas do país. Além disso, Novi Sad é sede do maior festival musical da Sérvia que acontece todos os anos.

Sremski Karlovci

Sremski Karlovci é mais uma pequena cidade que fica colada a Novi Sad e pode ser combinada na mesma viagem. Ela é famosa por seus vinhedos e vinícolas, mas também por suas construções no estilo barroco e neoclássico.

Portanto, recomendamos que você faça o passeio que inclui Novi Sad e Karlovci no mesmo roteiro, bem como uma degustação de vinhos, caso não esteja de carro.

Parque Nacional Fruska Gora

Fruska Gora é o maior parque nacional da Sérvia. Há milhões de anos atrás era uma ilha que ficava bem no meio do mar da Panônia, antes dele secar. O que era ilha virou montanha e a natureza fez o serviço bem feito, tomando conta de todo ao seu entorno com floresta densa.

Hoje em dia você pode visitar Fruska Gora, que tem 15 mosteiros dos séculos 16 e 17 e vinícolas construídas pelas entranhas do parque. O rio Danúbio passa bem ao lado, junto com a cidade de Novi Sad, que também pode ser combinada na mesma viagem.

Fortaleza de Golubac

Debruçada na beira do rio Danúbio fica a fortaleza de Golubac que já foi governada por diversos impérios, incluindo búlgaro, húngaro, otomano, sérvio e austríaco.

Com toda certeza é uma visita bem diferente, ainda mais por ser um algo que não pode ser visto em qualquer lugar. Além disso, você pode combinar o passeio com o parque Djerdap, que falaremos a seguir.
Para completar, recomendamos fazer um cruzeiro pelo rio Danúbio incluindo a Fortaleza de Golubac e o Parque Nacional Djerdap. Com certeza é uma experiência única para ter na vida.

Parque Nacional Djerdap

Este parque fica colado à Fortaleza de Golubac e divide a fronteira com a Romênia. Além disso, ele é um dos parques nacionais mais bonitos do país. O que chama mais atenção é seu desfiladeiro, com mais de 100 km de extensão. 

Todo parque fica a beira do rio Danúbio, mas você também irá encontrar diversas cavernas e cachoeiras. Nesse sentido, a visita ao parque nacional, vira uma aventura pela Sérvia, já que a natureza oferece tantas coisas para ver.

Mais dicas sobre Belgrado

Em conclusão das nossas dicas de Belgrado, nada mais importante do que os itens a seguir para você ter uma viagem sossegada. Portanto fique atento as informações abaixo para viajar sem dor de cabeça.

Segurança e golpes

Um golpe que é muito conhecido na cidade é o do táxi com a placa branca. Por isso, não utilize esse táxi se sua opção é se locomover utilizando esse meio de transporte. Eles não são táxis oficiais da cidade e sempre dão golpes em quem os utiliza.

Quando você pega um táxi desses, aparece um valor no taxímetro, mas no momento que chega no destino final, o preço muda absurdamente. Por exemplo, uma simples corrida que custaria algo em torno de € 5 sobe para mais de € 100.

Sempre é bom tomar os cuidados básicos de viagem, porque mesmo que a Sérvia seja um país bem seguro para viajar, batedores de carteira sempre estão presentes. Portanto não deixe seus pertences soltos em estações de trem e rodoviárias.

Junto a isso, a recomendação é sempre viajar protegido contratando um seguro viagem na Europa. Ele não é obrigatório para viajar pela Sérvia, porém sempre recomendamos viajar com proteção em caso de qualquer incidente.

Quando o assunto é seguro viagem, sempre falamos da Seguros Promo, pois é uma empresa que faz a comparação dos melhores seguros do mercado e te dá o melhor preço.

Contratando aqui pelo blog você ganha 15% de desconto utilizando o cupom VIAJELEVE15 e mais 5% pagando no boleto. Você não paga nada a mais por utilizar nossos links, mas nos ajuda a manter o blog e a continuar produzindo conteúdo.

FAZER COTAÇÃO

Qual a melhor época para visitar Belgrado

A melhor época para visitar Belgrado vai de abril até outubro, pegando a primavera, o verão e o outono. O verão é de junho a agosto, mas pode se tornar um pouco quente com temperaturas chegando aos 30oC, por outro lado, tem os dias mais longos.

Para quem não curte temperaturas muito quentes, recomendamos visitar a cidade durante os meses de abril, maio, setembro e outubro, pois as temperaturas giram em torno de 18oC e 25oC.

O inverno é de dezembro a fevereiro e faz bastante frio, com temperaturas beirando os -3oC até 5oC. Apesar de não ser a cidade mais fria da Europa, quem não curte frio deve evitar essa época do ano, sem contar que os dias são bem mais curtos.

Esperamos que você tenha curtido ler esse artigo. Se tiver alguma dúvida sobre a cidade é só deixar um comentário aqui.

Contrate seu passeio em Belgrado

Agora que você já sabe o que fazer em Belgrado é hora de programar os passeios pela cidade. Por isso, deixamos abaixo os principais passeios oferecidos pela Get Your Guide, uma empresa que é nossa parceira aqui no blog. Nós sempre compramos por ela pois sabemos que é seguro e de qualidade, ainda mais que evita muita dor de cabeça durante as viagens.

Imagem destacada: Créditos – ZlatanJovanovic (Own work) | Creative Commons CC BY 3.0 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Adriana
Adriana
1 ano atrás

Oi, obrigada pelas dicas. Estive agora em Belgrado, e elas ajudaram. Eu diria que a questão do taxi é bem complicada. Nós utilizamos do aeroporto para o hotel e depois para voltar para o aeroporto, no mais fizemos tudo a pé. A ida para o hotel pegamos o ticket dentro do aeroporto, eles teem um valor fixo para cada regiao da cidade e pagamos 1.700,00 RSD (embora dentro do aeroporto os taxistas diziam que a gente nao iria encontrar ninguém que aceitasse este valor, mas o primeiro que perguntamos já aceitou, o pagamento é direto com o motorista) e na… Read more »

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Adriana

Oi Adriana, que bom que as nossas dicas te ajudaram!
E obrigada por deixar informações tão valiosas.. é muito bom saber a experiência que você teve, vai ajudar a muitos viajantes!
Abreaço forte!

Paula
Paula
1 ano atrás

Morei 8 anos na Sérvia, amo este país. Povo amável e simpático, amam os brasileiros. O frio lá é intenso, peguei – 28, morei na cidade de Pančevo, cerca de 30 km da capital Belgrado.

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  Paula

Oi Paula, que máximo… Deve ter sido uma experiência ótima!
Abraços.

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x