O que fazer em Sarajevo, a capital da Bósnia Herzegovina

por Flávio Mendes

Sarajevo, a capital da Bósnia, é uma cidade que há muito tempo queríamos conhecer , portanto estava em nosso roteiro de volta ao mundo. Fomos para lá e vamos te contar o que fazer em Sarajevo depois de passar alguns dias por lá.

Fazer turismo em Sarajevo, assim como em toda Bósnia é altamente recomendado. Isso porque o país é lindo, está bem no meio dos Balcãs e se encaixa facilmente em qualquer roteiro de viagem por essas bandas da Europa.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Antes de falar o que fazer em Sarajevo e seus principais pontos turísticos, queremos abordar outros temas interessantes. Portanto clique nos links abaixo para ir direto ao assunto que deseja neste artigo. 

Um pouco da história de Guerra na Bósnia

Cemiterio-Guerra-da-Bosnia
Cemitério dos heróis da Guerra da Bósnia

Em 1918 a região dos Balcãs, que era formada por diversas etnias e religiões, foi unificada. Essa região mais tarde se tornaria a Iugoslávia, que era composta por Eslovênia, Croácia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Bósnia. Além disso, haviam duas regiões autônomas chamadas Kosovo e Vojvodina.

Tudo era comandado pela Sérvia, mas sofreu a invasão da Alemanha Nazista, comandando o país entre 1941 e 1945. Contudo a Sérvia conseguiu expulsar o inimigo nesse último ano e Tito voltou a liderança da Iugoslávia, até 1980.

A guerra da Bósnia começou com a morte de Tito, pois a Iugoslávia foi se desmanchando, começando pela Croácia e Eslovênia, que se separaram em 1991. No entanto, em 1992 quando a Bósnia aprovou uma declaração de independência as coisas mudaram.

Oficiais bósnios de origem sérvia ordenaram o primeiro ataque ao país e tudo foi piorando. Os sérvios cercaram Sarajevo e perseguiram croatas e muçulmanos que foram assassinados, estuprados e torturados.

A guerra da Bósnia terminou em 1995, após 4 anos de lutas e batalhas, sob a interferência da OTAN. A Sérvia recuou e foi assinado um acordo geral de paz, mas estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham morrido, nesse que foi o evento mais devastador depois da Segunda Guerra Mundial.

Com tanta história, é recomendado fazer um tour sobre a história de Sarajevo. Nada como um morador local para explicar tudo de forma clara. Também é possível conhecer mais sobre a guerra em um tour sobre guerra e queda da Iugoslávia, que conta tudo o acontecimento.

Onde fica Sarajevo

Sarajevo é a capital da Bósnia e faz parte da região dos Balcãs, que contorna parte da Europa pelo mar Adriático. O país faz fronteira com a Croácia que rouba praticamente todo o seu litoral.

Isso porque a Bósnia ficou com uma extensão de apenas 5 km com acesso ao mar. O engraçado é que se você estiver viajando pela Croácia, mais precisamente entre Dubrovnik e Split, você vai cortar esse trecho. E sim, você terá que passar pela imigração na entrada e na saída desses 5 km. 

O país ainda é rodeado pela Sérvia e Montenegro, mas Sarajevo fica no meio disso tudo. Ela é cortada pelo rio Miljacka e cercada pelos Alpes Dináricos que fazem de lá um lugar único.

Como chegar em Sarajevo

Antes de saber o que fazer em Sarajevo, é importante saber como chegar, pois o aeroporto de Sarajevo recebe voos vindos de todas as partes da Europa. Aliás, é mais fácil chegar em Sarajevo vindo de algum país da Europa, mas infelizmente não há voos diretos do Brasil. 

Portanto, se você estiver saindo do Brasil para Sarajevo, antes você deve fazer conexão em alguma cidade da europa. Os países vizinhos ainda se conectam à Bósnia com vários tipos de transporte e chegam até a fazer excursão para lá.

Transfer: Ao desembarcar no aeroporto da cidade, uma boa forma de ir ao centro é usando o serviço de transfer. Dessa forma, a sua chegada será com conforto, pois o motorista te deixará direto no hotel. Também há serviço de transfer privado de Dubrovnik para Sarajevo se você quiser uma viagem super confortável.

Ônibus: Saindo de cidades como Zagreb, Belgrado, Mostar e Dubrovnik, há várias opções de ônibus que partem com frequência. Essa é uma das formas mais econômicas de viajar pela região. Confira o site da 12Go, nosso parceiro aqui do blog, e escolha a sua rota.

Carro: Como sempre falamos, viajar de carro é a forma mais rápida, confortável e foi assim que chegamos na cidade. Você pode alugar um carro para chegar a Sarajevo e viajar tranquilamente, pois as estradas são boas e o cenário é fantástico.

Tour privado: Se você estiver fazendo uma viagem pela Croácia e quiser fazer um bate e volta a Sarajevo, há opções. Dessa forma recomendamos fazer o passeio privado saindo de Split, ou pode fazer a excursão particular de Dubrovnik para lá.  

Onde ficar em Sarajevo, Bósnia Herzegovina

Rio-Miljscka
Rio Miljscka

As melhores regiões para se hospedar em Sarajevo são próximas ao centro histórico. Você pode escolher um hotel ao redor do rio Miljscka, no centro histórico ou no decorrer do bulevar que corta boa parte do centro de Sarajevo.

Listamos algumas opções de hotéis em Sarajevo, começando com os hostels para os mais econômicos até os hotéis mais luxuosos. 

The Good Place: Este hostel fica no centro da cidade, ou seja, tem ótima localização. O espaço tem uma decoração clean mas ao mesmo tempo aconchegante, principalmente por causa da recepção calorosa do anfitrião. 

Boutique Libris: Quem procura um lugar mais confortável e com privacidade, mas sem gastar muito, esta é uma opção. Este hotel além de bem localizado, tem quartos individuais, duplos e para famílias de até 5 pessoas. 

Old Town Apartments: Sarajevo tem muitas opções de apartamentos para quem busca um local que possa cozinhar e que não tenha serviços extras, como nos hotéis. Esta opção que recomendamos é uma das melhores, pois tem design moderno, é completo e fica numa das ruas principais da cidade.

Hotel President: Aqueles que querem ter dias de luxo em Sarajevo a recomendação vai para este hotel que oferece excelentes serviços, comodidades e estrutura. O terraço com varanda localizado na cobertura é um dos pontos altos deste hotel, pois tem uma bela vista da cidade.

Hotel Europe: Esta é outra excelente opção para quem busca um hotel 5 estrelas em Sarajevo. A localização é muito boa, pois está ao lado da cidade antiga e da ponte Latina. Ao mesmo tempo tem várias opções de bares, restaurantes e comércio ao redor.

Veja todas as opções de hospedagem em Sarajevo.

Restaurantes em Sarajevo

Burek-Bosnia
Burek com iogurte

O centro antigo de Sarajevo é uma mina da culinária local. Isso porque lá estão diversos restaurantes que oferecem pratos típicos do país e da região. Portanto, não deixe de experimentar algumas iguarias locais.

Para começar o dia, vá de Burek, que é vendido na maioria dos países dos Balcãs, mas com pequenas diferenças entre eles. É consumido mais no café da manhã, mas dá pra achar ao decorrer do dia. Nós experimentamos vários sabores no Buregdžinica Oklagija que fica no centro histórico.

Não deixe de experimentar um café bósnio, que foi herdado dos turcos, servido na jarrinha de cobre, por isso tem cor e sabor intenso. Quase todo restaurante na cidade velha serve esse tipo de café, então escolha um e aproveite. 

Diversos restaurantes ainda oferecem pratos da culinária local, como o Mrkva. Ainda mais se você gosta de pratos com carne, pois eles tem diversos kebaks com diferentes combinações.

Por fim, vale recomendar um passeio pela culinária, história e religião da cidade como parte da sua lista com o que fazer em Sarajevo. Esta será uma ótima oportunidade de provar pratos, cafés, doces e ouvir sobre diversos acontecimentos da região.

O que fazer em Sarajevo

Sarajevo tem o passado triste da guerra que aconteceu há pouco mais de 20 anos, mas hoje em dia está totalmente recuperada. Além disso, se tornou um ótimo lugar para viajar, é super segura e barata.

Abaixo estão informações das principais atrações turísticas e o que fazer em Sarajevo para que você possa conhecer toda a cidade. Com essas informações também será possível montar um roteiro para seus dias de viagem.

Praça dos Pombos e Cidade Velha

Praça-dos-Pombos-Sarajevo
Praça dos Pombos

A Praça dos Pombos, ou na língua local Sebilj, é a praça principal do centro velho de Sarajevo. Por ela e pela redondeza você vai encontrar várias lojas que vendem muitas coisas legais. São lustres coloridos, objetos de cobre e souvenir, do qual há bastante influência turca.

Os cafés e restaurantes completam o lugar, que pode ser visitado tanto de dia quanto à noite. Dá pra perder algumas horas andando pelas ruelas e comércio que compõem essa região da cidade. 

É lá que você deve passar uma boa parte dos seus dias, afinal, é na cidade velha que ficam muitas atrações turísticas que vamos citar no decorrer deste artigo. Contudo, recomendamos que faça uma excursão a pé com guia para ficar por dentro da história do centro antigo. 

Prefeitura de Sarajevo Vijećnica

Prefeitura-de-Sarajevo
Edifício da Prefeitura de Sarajevo

Próximo à Praça dos Pombos fica a Prefeitura de Sarajevo que existe desde 1896, exercendo atividades administrativas. Este edifício é o mais extravagante da cidade e chama muita atenção, por isso ele se tornou o símbolo mais importante entre os turistas.

A prefeitura foi bombardeada em 1992 durante a Guerra da Bósnia e passou por um incêndio que a destruiu quase por completo. Era lá que ficava o acervo da Biblioteca Nacional, mas muita coisa se perdeu durante os conflitos e o incêndio. 

No entanto, em 1996 o governo iniciou um projeto de reforma da prefeitura de Sarajevo que foi finalizada em 2014. Hoje em dia, podemos fazer uma visita ao local para conhecer a área interna e sua arquitetura em estilo mourisco.

  • Endereço: Obala Kulina Bana, 1.
  • Horário: Aberto todos os dias das 09h às 18h.
  • Ingresso: 10 BAM.

Mesquita Hadžijska

A Mesquita Hadžijska é uma das mais antigas da região, datada de 1541 e atualmente faz parte dos Monumentos Nacionais da Bósnia-Herzegovina. Ela é um dos raros exemplos de mesquita que não leva nome de uma pessoa, mas sim da ocupação da pessoa que patrocinou a construção dela.

Além de sua arquitetura, essa mesquita tem importância histórica pois foi incendiada e saqueada por otomanos. Contudo, a população ajudou na reconstrução, pois fazia parte do cotidiano de muitos e era ponto de encontro de quem fazia peregrinação para a Meca.

Numa breve visita, você poderá ver o pátio com diversas lápides. Entre elas estão a de Vekil Harč Mustafa, que construiu a mesquita e dos famosos irmãos Morić, que foram líderes da rebelião contra os otomanos em 1757.

  • Endereço: Veliki Alifakovac.
  • Ingresso: Gratuito.

Mesquita do Imperador 

A Mesquita Emperor foi a primeira construída na cidade em 1457 logo após a fundação de Sarajevo. Ela também é uma das mesquitas mais antigas do país e por isso tem grande importância religiosa e histórica.

Sua construção foi feita em homenagem ao Sultão Mehmed II, o Conquistador, conhecido por conquistar Constantinopla. O prédio que vemos hoje em dia foi feito pelo Sultão Suleiman, o Magnífico, depois do local ter passado por grandes danos durante um dos ataques à cidade.

Ao visitar, você deve ficar atento a vestimenta e horários que vai chegar lá. Para homens não é permitido entrar de short e as mulheres não podem entrar com calças curtas, mangas curtas e saias curtas, ou seja, os joelhos e ombros devem estar cobertos. As mulheres também devem cobrir a cabeça com um lenço, portanto tenha sempre um na bolsa ou pegue emprestado na mesquita.

  • Endereço: Obala Isa bega Ishakovića.
  • Horário: Aberto de segunda a sábado após a oração da tarde das 17h às 21h.
  • Ingresso: Gratuito.

Museu Sarajevska Pivara e Cervejaria de Sarajevo

Cervejaria-de-Sarajevo
Cervejaria de Sarajevo

Na Cervejaria de Sarajevo está o Museu Sarajevska Pivara ou simplesmente chamado de museu da cerveja de Sarajevo. Acredita-se que ela tenha sido a primeira fábrica de cervejas da Bósnia, funcionando desde 1864.

Ela também é conhecida por ter sido a única cervejaria européia que não parou sua produção durante o Império Otomano. Além disso, ela passou pela Monarquia Austro-Húngara, o Reino da Iugoslávia e a Iugoslávia Socialista. 

Durante a visita, você poderá ver garrafas antigas de cerveja, vários rótulos e logotipos que foram usados durante o tempo de produção dela. Ainda tem o Pivnica Hs Pub, que fica no andar térreo do prédio e oferece a melhor cerveja com diversos acompanhamentos. 

  • Endereço: Franjevačka, 15.
  • Horário: Aberto de terça a domingo das 10h às 18h.
  • Ingresso: 5 BAM.

Ponte Latina

Ponte-Latina-Most-Gavrila-Principa
Ponte Latina

Ela é uma das pontes mais antigas da cidade, que começou sua história sendo de madeira e depois de pedra. Contudo, ela foi destruída por uma enchente e reconstruída no formato que podemos ver atualmente.

A ponte tem este nome por causa do bairro ao lado esquerdo do rio Miljacka que era onde os católicos viviam na época. Anos depois o nome da ponte passou a ser Principov Most homenagem a Gavrilo Princip que assassinou o herdeiro do trono Austro-Húngaro, o Arquiduque Franz Ferdinand e sua esposa Sophie.

Os dois foram assassinados a tiros durante uma comitiva, fato que gerou o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. Isso fez com que a Áustria declarasse guerra à Sérvia e que isso envolvesse suas aliadas.

A morte do herdeiro do trono serviu como desculpa para a guerra, pois os países europeus já estavam em conflito antes desse evento. Para saber mais detalhes recomendamos ir ao Museu Austro-húngaro com o tour sobre o assassinato do Arquiduque

  • Endereço: Obala Kulina bana bb.
  • Horário: 24h.
  • Ingresso: Gratuito.

Museu Judaico da Bósnia-Herzegovina

Esse museu está localizado onde funcionava a antiga sinagoga da Bósnia, datada de 1581, e por isso é considerado um dos espaços de exibição mais bonitos do país. O museu conta toda história dos judeus da Bósnia e por tudo que eles passaram durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, há exibições de manuscritos, livros de orações e candelabros, por exemplo. A coleção que está exibida no museu é considerada pequena, porém tem muito valor cultural e histórico.

  • Endereço: Velika avlija bb. 
  • Horários: Aberto de segunda a sexta das 10h às 18h e domingo das 10h às 13h.
  • Ingressos: 3 BAM.

Museu Nacional da Bósnia-Herzegovina

Outro museu bem interessante e talvez o mais importante e imponente do país é o Museu Nacional. Isso porque ele mostra fatos sobre a história desde os tempos remotos até os dias de hoje. 

Está dividido em arqueologia, etnologia e ciências naturais, bem como abriga uma biblioteca. A parte da arqueologia tem milhares de peças exibidas que foram encontradas na cidade inclusive dentro do interior do palácio. 

O setor de ciências naturais exibe, por exemplo, o esqueleto de um abutre barbudo que era um pássaro gigante. Por fim, o item mais famoso do museu é a Hagadá de Sarajevo que foi deixada pelos judeus sefarditas da Espanha.

  • Endereço: Zmaja od Bosne, 3.
  • Horários: Aberto de terça a sexta das 10h às 19h, sábado e domingo das 10h às 14h.
  • Ingressos: 8 BAM ou apenas 3 BAM entre 18h e 19h.

Mercado Pijaca Markale

Pijaca-Markale
Mercado Público de Sarajevo

O mercado central da cidade é conhecido por ter sido bombardeado duas vezes pela Sérvia, causando a morte de dezenas de inocentes. Com isso, a OTAN interveio na guerra bombardeando a Sérvia que recuou, levando ao Acordo de Paz de Dayton, e ao fim da guerra na Bósnia. 

É possível visitar o mercado, que vende frutas, verduras, souvenirs e obras de arte. Ele funciona normalmente até os dias de hoje e por isso deve entrar na sua lista do que fazer em Sarajevo, para conhecer a vida dos moradores locais.

  • Endereço: Mula Mustafe Bašeskije, 4a.
  • Horários: Aberto todos os dias das 06h às 17h.
  • Ingressos: Gratuito.

Sarajevo Tunnel

O Túnel da Esperança, como também é conhecido, foi construído passando por dentro da casa de moradores locais. O local era bem escondido, por isso servia como rota de entrada e saída de tropas e mantimentos, sem que a Sérvia conseguisse perceber. 

Hoje em dia existe um museu no local e uma sala de multimídia para ver um pequeno filme antes de entrar no túnel. Dá até pra reservar seu passeio online e já chegar lá com tudo certinho e ainda visitar outros locais.

  • Endereço: Tuneli 1, 71210 Ilidža – Donji Kotorac.
  • Horários: Aberto todos os dias entre abril e outubro das 09h às 17h. Entre novembro e março, abre das 09 às 16h.
  • Ingressos: 10 BAM.

Olimpíadas de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 aconteceu em Sarajevo no alto da montanha Trebevic, um pouco distante do centro da cidade. O que sobrou da pista de bobsled, por exemplo, foi tomado pela natureza, mas foi grafitado e pode ser visitado por turistas.

A pista foi construída para os jogos de inverno que aconteceram na cidade, na época, parte da Iugoslávia. Contudo, com a guerra e o cerco da cidade, tudo foi levado ao esquecimento e destruição.

Você pode conhecer a Montanha Trebevic e a Pista de Bobsled, a Olympic Facility em Zetra, bem como o Museu Olímpico. A melhor forma de chegar lá é fazendo a excursão dos jogos olímpicos de inverno, pois vai a locais onde aconteceram os eventos.

Fortalezas de Sarajevo

A Fortaleza Amarela (Žuta Tabija) fazia parte da proteção da cidade velha. Hoje em dia abriga um restaurante, mas também é possível visitar apenas para tirar algumas fotos e ter uma vista panorâmica da cidade.

Um pouco mais afastada fica a Fortaleza Branca (Bijela Tabija), que também servia como proteção, no vale de Sarajevo. Pode ser cansativo subir até a fortaleza amarela e mais ainda até a branca.

Nós recomendamos que faça um passeio guiado ao cerco de Sarajevo que vai a alguns pontos de visita como as fortalezas e áreas dos jogos olímpicos, por exemplo. Isso porque você poderá conhecer várias atrações que ficam distantes do centro de uma vez só.

O que fazer de graça em Sarajevo

Além de todos os pontos turísticos que falamos anteriormente, como as mesquitas, o mercado e as fortalezas, por exemplo, ainda é possível fazer um free tour em Sarajevo. Você poderá conhecer mais detalhes sobre a história de Sarajevo e seus pontos turísticos fazendo uma excursão a pé com guia. 

O melhor de tudo é que é totalmente gratuito, mas você pode ajudar o guia dando uma gorjeta conforme a sua satisfação com o passeio. Com a nossa parceira Civitatis, você pode fazer passeios pelo mundo todo, incluindo vários free walking tours.

Passeios em Sarajevo

Com todas as informações do que fazer em Sarajevo, você pode montar um roteiro de vários dias pela cidade. Além disso, poderá fazer as reservas com o Get Your Guide, nosso parceiro aqui no blog. São diversos passeios e excursões em Sarajevo e ao redor para fazer a sua viagem ser ainda mais completa.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fernanda
Fernanda
11 meses atrás

Boa tarde, Flávio. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Material de excelente qualidade! Estamos programando uma viagem para os Balcãs no início de 2024. Compramos passagem para Munique e estamos planejando o roteiro de carro, passando por Viena, Bratislava, Budapeste, Belgrado, Sarajevo e Zagreb. Retornado ao Brasil por Munique. Estamos com dificuldade de entender a questão das zonas 1, 2 e 3 especificadas pelas locadoras. Na nossa interpretação, não poderíamos entrar na Bósnia e na Sérvia com o veículo alugado, devido às restrições de zona. Você teve algum problema? Houve alguma informação por parte da locadora nesse sentido? A segunda… Read more »

Andressa Silva
Admin
11 meses atrás
Responder para  Fernanda

Oi Fernanda, acessa esse link aqui, que é da RentCars, nossa parceira de aluguel de carros e entra em contato com eles por whastapp ou telefone para entender melhor essa questão. Quando nós fizemos essa rota, estávamos de carona com dois rapazes que viajavam com carro próprio e mesmo para isso eles tinham uma espécie de passaporte do carro. Quanto as rotas de Belgrado para Sarajevo e depois para Zagreb, são feitas somente de ônibus. Entrei nos sites das empresa de trens e não tem essa disponibilidade para ir direto. A unica coisa que consegui foi um trem de Balgrado… Read more »

ADELIO CLAUDIO BASILE MARTINS
ADELIO CLAUDIO BASILE MARTINS
1 ano atrás

PARABENS PELA MATERIA

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás

Oi Adelio. Obrigada!!

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

4
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x