O que fazer em Irkutsk, Rússia

por Andressa Silva

Irkutsk é conhecida como a “Paris da Sibéria” e foi nossa segunda parada na Rússia quando fizemos a Transiberiana. Não é difícil achar o que fazer em Irkutsk, pois a cidade oferece várias atrações turísticas e históricas. Além disso, ela é uma das principais cidades da região da Sibéria.

A cidade recebeu muitos artistas e nobres na época do exílio da revolta Dezembrista que transformaram a arquitetura da cidade. Dessa forma, hoje em dia podemos ver a história através das casas de madeiras com seus ornamentos entalhados a mão.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo também falamos dicas de viagem a Irkutsk, por isso clique no link se desejar ir direto a um assunto. 

Como chegar em Irkutsk

A cidade de Irkutsk fica no meio da Ferrovia Transiberiana, estando a 3 dias de viagem para cada extremo. Em outras palavras, partindo de Irkutsk leva 3 dias de viagem na transiberiana para chegar a Moscou e 3 dias de viagem para chegar a Vladivostok.

Todo o percurso da ferrovia é feito beirando o Lago Baikal, que é outra atração. Portanto, se você fizer essa rota, recomendamos pegar o trem durante o dia para apreciar a vista. Nós fomos de Ulan Ude, de trem, em uma viagem de pouco mais de 08h, mas ainda é possível chegar de avião. 

O aeroporto de Irkutsk (IKT) tem voos chegando e partindo para as principais cidades do país como Moscou e São Petersburgo, por exemplo. Do mesmo modo, há voos internacionais disponíveis para China e outros países da Ásia.

Quando visitar Irkutsk

Os meses de verão são os mais agradáveis para viajar na Rússia, e Irkutsk principalmente, por ficar na região da Sibéria. Dessa forma, os meses mais comuns de visitação são junho, julho e agosto quando as temperaturas estão entre 20° e 25°.

Quando nós fomos para Irkutsk era final de ano e inverno e foi praticamente impossível ficar na rua. Portanto, não recomendamos que viaje no inverno, pois é extremamente frio e você vai acabar não aproveitando tudo na cidade. Nós, por exemplo, pegamos os dias beirando os -30°, bem típico da Sibéria. 

Onde ficar em Irkutsk

Irkutsk tem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Quem gosta de viajar no clima de mochilão e prefere o clima jovem de hostel, existem boas opções. Além disso, há muitos hotéis 3 estrelas com bom custo-benefício, bem como os hotéis com 4 e 5 estrelas para quem procura uma hospedagem com luxo.

Deixamos abaixo, algumas dicas de hospedagem de todos os níveis e valores. 

Super Hostel: Este hostel é perfeito para quem está querendo economizar em Irkutsk, pois ele tem boas acomodações e está perto de atrações da cidade. Além disso, a cozinha compartilhada é bem equipada e muito boa para quem quer fazer suas refeições e economizar mais.

Ibis Irkutsk Center: Quem quer ficar num hotel mais confortável, porém sem gastar muito em acomodação, esta é uma boa opção. O Ibis tem 3 estrelas e conta com quartos bem equipados com a mesma boa qualidade que os hotéis da rede tem em todo o mundo.

Historic Hotel Central:  Para os que desejam ainda mais conforto, este hotel 4 estrelas é uma boa escolha, ainda mais pela sua localização. Os serviços, a limpeza e o conforto são muito bem elogiados no Booking.

International Hotel Sayen: é um ‘design boutique hotel’ com diversas opções de quartos que acomodam até 4 pessoas com conforto. Além disso, o hotel disponibiliza um bom café da manhã incluído.

History Boutique Hotel: Para finalizar nossas dicas de hotéis em Irkutsk, deixamos este hotel 5 estrelas que é considerado um dos mais luxuosos da cidade. Ele tem uma decoração belíssima, serviço de alta qualidade e comodidade luxuosa para satisfazer qualquer um. 

Veja todas as opções de hospedagem em Irkutsk e faça a sua reserva com antecedência.

O que fazer em Irkutsk

Existe uma variedade grande de atrativos para ter o que fazer em Irkutsk. Consequentemente, há uma grande lista que você pode ver abaixo com detalhes do que tem em cada pedaço da cidade.

Linha Verde

Roteiro em Irkutsk na Igreja do Salvador
Igreja do Salvador

Irkutsk tem muita história que é mostrada nos seus prédios históricos. Para ajudar os viajantes, há uma rota que liga toda a cidade passando pelos principais pontos turísticos de Irkutsk. A rota tem 5 km de extensão e inclui 30 atrativos para conhecer, entre museus, casarões, igrejas e monumentos. 

Cada atração tem uma placa contando um pouco da história do local e o que aconteceu por lá desde sua fundação.  Escrevemos sobre as 30 atrações da linha verde de Irkutsk num artigo exclusivo aqui no blog.

Se você não quiser fazer o roteiro sozinho, pode fazer um passeio guiado pela cidade. Com este passeio, você terá a oportunidade de conhecer vários pontos turísticos que estão nesta lista da linha verde.

130 Kvartal

Na visita a Irkutsk é essencial ir até a 130 Kvartal, seja durante o dia ou à noite, pois é uma rua cheia de lojas, cafés, bares e restaurantes. Contudo, o grande diferencial está na estrutura dos estabelecimentos, porque a maioria fica numa casa tradicional de madeira. 

Portanto, aproveite a área comercial para comprar suas lembrancinhas de viagem. Por fim, vale comentar que na entrada desta rua tem a mítica estátua de bronze do Babr, uma besta que está presente no brasão municipal de Irkutsk. 

Passeio de barco no Rio Angara

Rio Angara em Irkutsk na Rússia
Rio Angara

Conhecer Irkutsk através do principal e mais importante rio da cidade é uma forma diferente de ver a história. As excursões acontecem durante uma hora num grande barco a motor que parte do pier Moskovskiye Vorota (Mосковские ворота). 

Os passeios normalmente acontecem às 14h, 17h e 20h. Eles partem do pier Gagarin Boulevard (Бульвар Гагарина) 15 minutos depois e você ainda tem direito a um áudio guia disponível em inglês ou russo.

Casas antigas

A arquitetura original de Irkutsk é de casas feitas em madeira com detalhes talhados a mão. Como muitos arquitetos foram exilados em Irkutsk, a cidade acabou sendo toda projetada por eles e ganhando uma cara nova. 

Existem algumas ruas onde é possível ver mais casas originais, bem como outros prédios com arquitetura diferenciada que também são de madeira. Portanto visite a Rua Khalturin, a Rua Dekabr’skikh Sobytiy, a Rua Babushkina, a Rua Karla Libknekht, a Rua Bodgan Khmelnitskiy e a Rua Gryaznov.

Você pode fazer um passeio pela cidade com um guia que vai te levar para conhecer algumas dessas casas. Além disso, durante o passeio, você também vai conhecer outras atrações de Irkutsk.

Passeios em Irkutsk

Agora que você já sabe o que fazer em Irkutsk, pode programar a sua viagem e fazer as reservas. Por isso, aproveitamos para deixar abaixo mais opções de passeios na cidade e pela região para complementar a sua viagem.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x