Visto do Vietnam: como tirar o visto na embaixada e online

por Flávio Mendes
visto-do-vietnam

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnam, mas é preciso fazer isso antes de sair do Brasil. Diferente dos outros países do sudeste asiático em que é possível fazer o visto na chegada no país, para entrar no Vietnam é preciso uma autorização prévia ou tirar o visto na embaixada do Vietnam em Brasília. Vou explicar nesse post as duas formas de tirar o visto do Vietnam.

Como tirar o visto do Vietnam na embaixada de Brasília

Para dar entrada no visto do Vietnam é preciso enviar seu passaporte e uma série de documentos para a embaixada do Vietnam em Brasilia ou ir pessoalmente até ela. Para ambos os casos é necessário seguir os seguintes passos:

  • Preencher o formulário online que você encontra aqui;
  • Imprimir, assinar e anexar uma foto 3x4cm no caso de não conseguir realizar o upload da foto digital diretamente no formulário online;
  • Envio do passaporte original (validade mínima de 6 meses);
  • Cópia do passaporte (somente a página com informações pessoais);
  • Ticket de reserva da sua passagem aérea ou marítima;

Para visto de uma entrada no país: caso o viajante não tenha a passagem aérea que comprove a entrada no Vietnam, é obrigatório o encaminhamento das passagens aéreas de entrada e saída do Brasil. Caso a entrada seja por um país vizinho, você deverá encaminhar qualquer documentação extra que comprove a viagem; 

Para visto de múltiplas entradas no país é obrigatório a comprovação através de ticket de reserva, da entrada e saída do país mais de uma vez. Sem a comprovação do mesmo, o Setor Consular emitirá automaticamente o visto de apenas uma entrada no país e o valor das taxas não serão reembolsáveis;

  • É recomendável comprovar a reserva dos hotéis;
  • Enviar tudo em um envelope dos Correios, preferencialmente em envelope de plástico ou uma caixa dos Correios se o pedido for acima de 5 passaportes. Você não pode esquecer de colocar seu nome e endereço completos para o retorno do passaporte. Caso não fizer isso, a embaixada se recusa a mandar os passaportes de volta;
  • Comprovante de pagamento da taxa de visto e taxa de retorno do passaporte pelos Correios (caso seja retirado na Embaixada ignorar esta taxa). A Embaixada aceita apenas pagamento bancário, não aceitando dinheiro;
  • O recibo do pagamento deve ser anexado em uma folha de papel A4 e encaminhado com os demais documentos.

Endereço: Embaixada do Vietnam no Brasil – Setor consular. HHIS QI 09 – conjunto 10, casa 01, Lago Sul – Brasília / DF.

Horários: de segunda à quinta das 09h00 às 12h00.

Telefone: (61) 33645876.

Como tirar o visto do Vietnam online

Como não é possível chegar no Vietnam sem uma autorização, algumas empresas emitem essa autorização para você. Essa foi minha escolha, pois na época eu estava morando em Dublin.

Eles emitem uma carta, a qual será apresentada na sua chegada no Vietnam e tudo pode ser feito online. Existem várias empresas que fazem esse trâmite.

formulario-visto-do-vietnam
Site do Vietnam Visa Pró

A empresa que utilizei foi a Vietnam Visa Pró e paguei U$ 10 para o visto de uma entrada no país, válido para 30 dias. Esses valores variam de acordo com o número de entradas no país e o tempo de permanência. No caso de um mês, mas com múltiplas entradas, o valor sobe para U$14.

Para três meses com uma entrada custa U$22 e para múltiplas entradas custa U$30. Lembrando que esse valor é apenas para a carta que a empresa vai emitir para você.

Ainda vai ser necessário pagar a taxa do visto na chegava no Vietnam, mas isso falo mais pra frente. É necessário entrar direto no site deles, preencher o formulário e pagar lá mesmo que tudo será enviado para seu e-mail.

email-de-confirmacao-visto-do-vietnam
Confirmação de pagamento da carta

O pagamento pode ser feito via paypal, pay by invoice, western union ou transferência bancária. Achei mais fácil pagar pelo paypal mesmo.

É necessário colocar a data exata de chegada no país, pois o visto vai valer a partir dessa data por um mês ou três meses, dependendo do tipo de visto que você comprar.

Esse tipo de visto só vale se você chegar pelos aeroporto de Hanoi, Ho Chi Minh, Danang e Khanh Hoa.

Você vai receber em 1 ou 2 dias um e-mail falando tudo o que você precisa fazer. Eles mandam um link para download do formulário da imigração e sua carta em anexo.

carta
Carta
carta
Carta

Seu nome vai vir junto com o de outras pessoas, meio que como se fosse um lote de nomes. Perguntei sobre isso e a resposta foi essa mesmo, pessoas que fizeram o visto na mesma data que você.

Para quem chega por terra  é necessário tirar o visto em algum dos países vizinhos ao Vietnam.

Chegando no aeroporto de Hanoi

Na chegada do aeroporto é necessário ir para a fila do visto. Você vai precisar entregar sua carta, o formulário preenchido (aquele que eles enviaram o link no seu email), duas fotos 4×6 e seu passaporte.

Tudo é bem bagunçado e é necessário ficar atento quando chamarem seu nome. É meio difícil de entender o que eles falam, portanto fique ligado.

Assim que chamarem seu nome, dirija-se ao balcão. Vai ser necessário pagar seu visto, esse valor variando de acordo com o número de entradas e tempo de permanência no país.

O meu visto custo U$45 dólares que teve que ser pago em dólares americanos. Esse valor serve tanto para o visto de um mês quanto visto de três meses com uma única entrada no país.

Feito isso é só ir para a fila da imigração que eles vão colar o adesivo do visto em seu passaporte. Bom proveito!

Leia também: Passeio em Cu Chi tunnels


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio no Vietnam

 


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Miguel Fonteles
Miguel Fonteles
11 meses atrás

Excelentes os seus comentários,
Eu vou passar em navio de cruzeiro por algumas horas no porto de Nha Trang, Vietnã. Para esta situação também precisa de visto?

Andressa Silva
Admin
11 meses atrás
Responder para  Miguel Fonteles

Oi Miguel, como é uma parada rápida, eu realmente não sei te informar, já que o próprio navio é considerado espaço internacional, mesmo os que rodam apenas no Brasil. Te aconselho a entrar em contato com o pessoal da empresa do navio que você vai viajar ou com um consulado do Vietnã.

Rosemilce Borges Kock
Rosemilce Borges Kock
11 meses atrás

OLÁ
Minha nora mora no Canadá, é vietnamita, e casou com meu filho brasileiro. E quer ir para o Brasil visitar.
Gostaria da orientação de vocês de como fazer para tirar o visto dela?

att

Rosemilce Borges Kock

Andressa Silva
Admin
11 meses atrás
Responder para  Rosemilce Borges Kock

Oi Rosemilce, infelizmente não temos esse tipo de informação, por isso indico que ela procure o site de imigração do Brasil ou o site de algum consulado vietnamita no Brasil para mais informações. Você também pode ligar no consulado do Vietnã aqui no Brasil e perguntar como é o processo de entrada da sua nora. Boa sorte!! Abraços.

elizeu alves
elizeu alves
1 ano atrás

Olá Bom Dia , pretendo ir ao vietnã em abril 2023 e entrei em contato com a embaixada pelo email: embavina@yahoo.com e mandaram um passo a passo que não continha as informações de enviar pelo correios o envelope e pagar a taxa de retorno e o formulário para preencher e por a foto o valor ficou em 550,00 . suas informações foram vital mas ainda tenho dividas do valor do visto .

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  elizeu alves

Oi Elizeu, tudo bem? No momento (jan 23) nosso artigo não está atualizado e por isso as informações contidas aqui e enviadas pela embaixada são divergentes. Você pode acessar o site oficial https://visa.mofa.gov.vn/Homepage.aspx ou ligar na embaixada do Vietnam em Brasília.

Fernando Rodrigues de Carvalho
Fernando Rodrigues de Carvalho
1 ano atrás

O Brasil faz parte agora dos países permitidos a entrar com o E-VISA, emitido diretamente pelo site oficial do governo (https://evisa.xuatnhapcanh.gov.vn/web/guest/home). Basta seguir o passo a passo, pagar os USD 25 e em 3 dias úteis o visto é emitido. Não ha mais a necessidade do visa on arrival ou de contactar empresas terceiras, como anteriormente. Não tive qualquer problema, mas ouvi de viajantes que o governo solicitou informações complementares e atrasou a emissão em alguns dias, mas nada de demais.

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás

Mais uma vez obrigada Fernando. Vamos atualizar as informações no artigo.

SALMAR
SALMAR
1 ano atrás

OLA FERNANDO,OBRIGADO PELAS INFORMACOES VALIOSAS NO POST.UMA DUVIDA QUE TIVE FOI SOBRE O E-VISA.A SOLICITACAO DELE DISPENSA A FILA PARA O STAMP E NAO HÁ NENHUMA OUTRA TAXA EXTRA A SER PAGA NO AEROPORTO?
OBRIGADO

Fernando
Fernando
1 ano atrás
Responder para  SALMAR

A fila da imigração é obrigatória, mesmo com o evisa. Não é necessário pagamento de nenhuma outra taxa.

Luciana Cavalcanti Maia Santos
Luciana Cavalcanti Maia Santos
6 anos atrás

Parabéns. Muito bem explicado !!!

Flavio Mendes
Flavio Mendes
6 anos atrás

Obrigado pelo comentário Luciana

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 - 2024. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

12
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x