Home Ásia Cu Chi Tunnels e atirando de AK-47 no Vietnam

Cu Chi Tunnels e atirando de AK-47 no Vietnam

por Flávio Mendes

É no distrito de Cu Chi que fica localizado os Cu Chi Tunnels. A cidade fica a 70km da antiga Saigon, no Vietnam. Esses túneis eram utilizados pelos Vietcongs na guerra do Vietnam que durou entre 1961 a 1975.

O que são os Cu Chi Tunnels?

A rede de túneis Cu Chi Tunnels chegava a 120km de extensão escavados no chão, feitos em diversos níveis, muitas vezes a 10m de profundidade. O mais incrível é que os túneis foram feitos apenas com enxadas, sem utilizar nenhuma tecnologia.

Esses túneis eram eficazes na guerra, sendo muito estreitos e baixos, dificultando que os americanos conseguissem entrar. Era aí que os vietnamitas tinham vantagem por serem muito mais baixos e magros. Existia de tudo dento dos túneis: hospitais eram construídos por lá para cuidar dos feridos das guerras, escolas para as crianças não deixarem de ter aula, era lá que eles cozinhavam e se alimentavam e tudo mais que era necessário para não sair e ser visto.

Mapa do túneis

Mapa dos túneis

Os vietcongs surpreendiam os americanos, pois todas as saídas eram camufladas. Alguns dos túneis passavam por debaixo da base americana que estava montada em Cu Chi. Os vietnamitas saiam, atiravam e voltavam e os americanos não sabiam da onde vinham os tiros.


Reserve seu hotel com o melhor preço no Booking

   Veja todas as opções de hotéis em Ho Chi Minh


Muitas armadilhas eram montadas mesmo dentro dos túneis, como alçapões envenenados ou passagens falsas que caiam em armadilhas, pois os americanos treinavam soldados baixos e magros para confrontarem com os vietcongs dentro dos túneis.

Floresta em Cu Chi Tunnels

Os alimentos também eram cozidos lá dentro, mas a fumaça era desviada para bem longe, para disfarçar. A água era captada de poços feitos no solo assim como também do rio. Muitos desses túneis se conectavam com outros, o que criava uma rede gigantesca. Foi através desses túneis e com a força que eles tiveram de ficarem ali entocados – muitas vezes doentes ou feridos – que eles conseguiram vencer o exército americano que era muito mais forte.

Como é o passeio

Contratei o passeio para os Cu Chi Tunnels em meu próprio hotel em Ho Chi Minh City que tinha uma agência no térreo, mas é possível comprar em diversas lojas pela cidade. O passeio custa em média 150000 dongs, algo em torno de U$ 8,00. O micro ônibus passou no hotel para pegar por volta das 9h00 e a viagem até os túneis durou 1 hora e meia. 

Cu Chi Tunnels

Começamos com um video breve sobre como os túneis eram construídos e como os vietnamitas viviam. Seguimos pelo meio da floresta, onde foi mostrado o lugar exato de onde aconteceram as guerras. Pude ver uma cratera formada pela explosão de uma granada. Também nos mostraram um tanque americano utilizado na época que foi abatido por uma mina terrestre.

Tanque de guerra em Cu Chi Tunnels

As chaminés que eram utilizadas quando cozinhavam, ficavam camufladas em rochas falsas como se fizessem parte da natureza. Chegamos até uma parte em que foram mostradas as armadilhas. Alguns alçapões giratórios, que eram camuflados no chão, com lanças enferrujadas ou envenenas eram acionadas quando o inimigo caia no buraco. Algumas lanças entravam na barriga, outras saiam do chão, mantendo o inimigo vivo.

Armadilha

Armadilha

Armadilha

Chegamos na parte dos túneis, mas apenas uma pequena parte de 120m de comprimento é aberta para entrarmos, por motivos de segurança. Eles disseram que essa parte foi alargada exatamente para os turistas poderem entrar e sentir como era na época.

O guia disse que quem quisesse entrar era a hora, que o túnel tinha 7 saídas nesses 120m e para claustrofóbicos tomarem cuidado. A metade do grupo desistiu de entrar, a outra metade só foi até a primeira saída e desistiram, mas eu e mais 2 sobreviventes fomos até o fim.

Entrando no túnel

Entrando no túnel (Foto: Viaje Leve)

De início nos descemos alguns degraus e fomos andando de boa, mas a partir de primeira saída, os níveis foram ficando mais baixos e mais estreitos. Eu tava andando praticamente com minha cara no meu joelho e mesmo assim tava difícil. Imagino na época diversas pessoas vivendo ali e guerreando, naquele buraco.

Os túneis estavam iluminados com lâmpadas, mas na época acho que não tinha toda essa mordomia. Saí de lá todo imundo e completamente suado, na selva já estava quente, lá em baixo estava insuportável.

Dentro dos Cu Chi Tunnels

Saímos dali direto para uma lojinha de souvenir e onde era possível atirar com diversas armas como: AK-47, M60, M16, M30 entre outras. Escolhi a arma que sempre quis atirar, a AK-47, por causa dos tempos de Counter-Strike.

O instrutor me recomendou outras por terem um tranco mais forte, mas continuei com a AK-47 mesmo. Cada bala custou o U$ 2,00, mas comprei o pente inteiro, U$ 40 que não durou nem 30 segundos direito.

O tranco dela é levinha, no video nem parece fazer barulho, mas era porque minha gopro tava dentro da caixinha. O barulho de diversas dessas armas atirando ao mesmo tempo é ensurdecedor.

Comecei atirando tiro a tiro, mas tava bem sem graça e pedi para o instrutor colocar em modo automático. Aí que não durou mesmo o pente, quando vi já tinha acabado. Os detalhes do bang-bang vocês podem ver no video abaixo.

Seguindo em frente com o tour, nos foi oferecido o alimento dos vietcongs na época: Mandioca, mas que eles chamavam de Tapioca. Disseram que era o principal alimento deles na época, para dar bastante energia. Em seguida fomos até um buraco que eles usavam para entrar e sair, mas no tamanho real. O guia nos mostrou que era muito apertado e chamou quem quisesse para tentar entrar. Claro, que de novo eu fui, consegui passar, mas era muito apertado.

Tamanho real dos buracos

Tamanho real dos buracos (Foto: Viaje Leve)

Informações adicionais: Cu Chi Tunnels

  • Localização: Phạm Văn Cội, Hồ Chí Minh,Vietnã;
  • Preço: paguei 150000 dongs, mas varias de lugar pra lugar;
  • Horários: diariamente das 9h00 às 16:00. Se for por conta própria não vá muito tarde, pois os túneis ficam muito escuros.

Por volta das 13h00 voltamos para Ho Chi Minh City, que não tem muita coisa para fazer. Recomendo que percam metade de um dia e façam esse passeio pelos túneis que vale muito a pena. Esse passeio ainda pode ser combinado com outros, tornando um passeio de dia inteiro.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio em Ho Chi Minh


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x