Visto para China: Passo a passo de como tirar o seu

por Flávio Mendes
Visto da China

Há um bom tempo tínhamos muitas dúvidas de como tirar o visto para China. Ouvimos boatos de que era bem chatinho de fazer, mas acabamos de faze-lo e vamos mostrar como é bem fácil. Uma das nossas dúvidas era em relação a nossa volta ao mundo, onde ainda não temos um itinerário fixo e engessado.

É que um dos documentos que eles exigem é a passagem de entrada e saída do país, além da passagem de saída e retorno do Brasil. Como estamos indo só com a passagem de ida, ninguém conseguiu responder nossa dúvida se era possível tirar o visto para China utilizando apenas uma reserva de passagem no caso da volta.

Sabia que o Seguro Viagem Ásia é muito importante?

O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Acabou que nós mesmos resolvemos testar, reservando uma passagem de volta pela Ethiopian e correu tudo certo. Algumas cias aérea permitem que você reserve a passagem para então, fazer o pagamento dias depois.

E nem adianta mandar email perguntando isso ou com outra dúvida porque a resposta sempre vai ser a mesma. Eles apenas enviam o site e dizem que tudo está lá. Tentamos algumas vezes fazer isso e até ligar, e mesmo ligando lá eles disseram que não podiam responder nada por telefone.

Dentro do consulado

O consulado da China em São Paulo é bem pequeno e costuma lotar. Eu cheguei às 9h30 e já tinha muita gente, principalmente chineses. São 5 guichês, mas pelo que eu entendi, apenas 2 atendem nós brasileiros, 2 servem para chineses e o último para retirada de documentos e para despachantes.

O que era engraçado é que ao contrário de outros consulados, como dos Estados Unidos, que é super sério, o da China é uma bagunça. É chinês berrando pra todo lado e apesar dos avisos de que é proibido o uso de celular, o pessoal não tava ligando muito pra isso.

Não é preciso ser revistado na entrada e apesar de ter apenas 10 números na minha frente, esperei cerca de 1h10 para ser chamado. O motivo disso era que a maioria das pessoas estava com a documentação incompleta e quando voltava com o restante, furava fila. Após isso tudo foi feito em menos de 20 minutos.

Como tirar o visto para China

Visto da ChinaVisto para China

Antes de mais tudo vale lembrar que se você não puder ir pessoalmente até um consulado, é permitido que outra pessoa vá em seu lugar. E nem é preciso provar algum parentesco ou levar autorização pra isso.

Fui sozinho e fiz o visto da Andressa numa boa, levando toda a documentação necessária. Era incrível a quantidade de pessoas que não estava com a documentação exata para tirar o visto para China e tinha que voltar para conseguir os documentos faltantes.

Com todas essas dicas você poderá fazer seu visto com segurança, ao contrário do que aconteceu com a gente quando tivemos nosso visto para o Japão negado.

Validade e custo do visto para China

Desde outubro de 2017, o visto para China passou a ter 5 anos de validade e ser de múltiplas entradas. Com isso, seu preço também subiu bastante e está custando R$ 460. Vale lembrar que o passaporte tem que ter mais de 1 ano de validade para conseguir os 5 anos de visto. Pelo contrário, eles vão te dar apenas 180 dias.

Novamente, o passaporte da Andressa ainda tem 16 meses de validade e ela conseguiu os 5 anos. A moça que me atendeu até ficou em dúvida sobre isso, mas após tirar a dúvida com outra atendente liberou os 5 anos.

Quanto ao tempo de esperar pelo visto, aplicamos em uma segunda e na sexta já estava pronto, apenas 4 dias. Para quem preferir, ele pode ser enviado por Sedex para sua casa.

Documentos necessários para tirar o visto para China

  • Uma foto 3×4 com fundo branco;
  • Passaporte válido por 6 meses da data de retorno pro Brasil;
  • Cópia da página com as informações do passaporte;
  • Formulário de solicitação preenchido. Pode ser preenchido a caneta ou no computador igual fizemos;
  • Itinerário de viagem e comprovante impresso da reserva de todos os hotéis da viagem. Se for ficar na casa de alguém faça uma carta convite;*
  • Passagem aérea ou reserva da passagem, de entrada e saída da China (caso de um mochilão com mais países) e saída e retorno do Brasil (eles pedem tudo);

No caso de ainda não ter certeza dos hotéis que vai ficar, a reserva pode ser feita pelo Booking com cancelamento grátis e fazer as modificações necessárias depois.

  • Itens extras: Eu levei meu imposto de renda impresso que não foi pedido e também levei os recebimentos do blog, já que sou autônomo, mas também não foi pedido.

Com tudo isso reunido é necessário se dirigir até um consulado da China. Eu fui até o de São Paulo, que fica no bairro de Jardim América. Tudo sendo aprovado, eles vão te dar um papel que deve ser levado até alguma agência do Bradesco para ser pago.

Comprovante de pagamento - Visto da ChinaComprovante de pagamento

Você deverá pagar a taxa e nem é preciso voltar no consulado para mostrar o comprovante. Ele deve ser levado no dia da retirada do visto. Existe uma agência do Bradesco bem na esquina, saindo do consulado, para o lado esquerdo.

Lembrando que eles avisam e vem escrito no comprovante que os R$ 460 da taxa do visto para China deve ser pago em dinheiro e na boca do caixa. Não pode ser pago com cartão de crédito, depositado no caixa eletrônico, pago pela internet e nem com cheque. Basta levar esse comprovante e pegar seu passaporte no dia estipulado.

Onde ficam os consulados da China no Brasil

Aqui vão as informações para que você possa se programar, quanto a localização, para fazer o seu visto da China.

Consulado da China em São Paulo

  • Rua Estados Unidos, 1071
  • Jardim América – São Paulo
  • Segunda a sexta: 09h às 12h (atende até às 11h30)
  • Telefone: (11) 3069-9877

Setor do consulado da China no Rio de Janeiro

  • Rua Muniz Barreto, 715
  • Botafogo – Rio de Janeiro
  • Segunda a sexta: 09h às 12h
  • Telefone: (21) 3237-6600

Consulado da China em Recife

  • Rua Ferreira Lopes, 142
  • Casa Amarela – Recife
  • Segunda a sexta: 09h às 12h
  • Telefone: (81) 3049-9528

Embaixada da China no Brasil

  • Avenida das Nações Unidas, Quadra 813, Lote 51
  • Brasília – Distrito Federal
  • Segunda a sexta: 09h às 12h
  • Telefone: (61) 2195-8200

Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate o seu passeio na China


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest
6 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Liandra Neves
Liandra Neves
6 meses atrás

Boa tarde,

No site diz que o solicitante necessita estar presente para a coleta da biometria. Não precisa mesmo?

Andressa Silva
Admin
6 meses atrás
Responder para  Liandra Neves

Oi Liandra, quando fizemos (em 2018) não houve a necessidade, mas atualmente é necessário ir pessoalmente ao consulado e fazer coleta das impressões digitais e imagem facial na Embaixada ou Consulados-Gerais.
Obrigada pelo seu comentário e atenção aos fatos. Vamos atualizar esse post em breve e adicionar esta informação.
Abraços e boa sorte com o pedido do seu visto.

kesfe
kesfe
5 meses atrás
Responder para  Andressa Silva

Boa tarde, sou brasileira e espanhola, irei fazer o visto no brasil porem minha passagem saira de madrid para china e retorno china madrid pois nao irei retornar para o brasil, nesse caso eles nao aceitam?

Andressa Silva
Admin
5 meses atrás
Responder para  kesfe

Oi Kesfe, o país de saida não interessa muito, no entanto que tenha as passagens e toda documentação certinha. Se você fizer o visto no Brasil com seu passaporte brasileiro, entre e sai da China com o mesmo. Abraços!

Robson Pereira
Robson Pereira
5 meses atrás

Oi, Voce tirou seu visto em 2018 ou em julho de 2023?
Se foi Julho, precisou agendar?

Andressa Silva
Admin
5 meses atrás
Responder para  Robson Pereira

Oi Robson, fizemos em 2018 e o post não foi atualizado recentemente. Para ver como está sendo o processo atualmente acesse o site oficial http://br.china-embassy.gov.cn/por/lqfw/lqfw2/

Estamos viajando pelo mundo desde 2015 e mostrando tudo para vocês aqui no Viaje Leve. Quer conhecer o mundo de uma forma diferente? Vem com a gente que te mostramos!

Sobre o Blog

Brasil

ViajeLeve.net © 2015 – 2023. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

6
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x